Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Dell vai vender servidores com SUSE Linux

Notícia publicada por brain em outubro 27, 2004 09:58 PM | TrackBack


O relacionamento da Dell com o Linux avançou mais um passo: o LWN publicou a íntegra do anúncio em que a empresa informou ao mercado que irá passar a oferecer servidores de sua linha PowerEdge pré-instalados e com suporte para o SUSE Linux Enterprise Server. O anúncio informa que a nova disponibilização dá aos clientes da Dell mais escolhas de sistemas operacionais com suporte completo, e dá aos clientes da Novell uma nova opção para empregar o Linux em sua infra-estrutura de TI.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo Vivan Borro () em 27/10 22:36

O custo do suporte citado na reportagem é de 175 dólares anuais por CPU ($269 para duas CPU's).
Alguém está a par do custo de um Windows 2003 equivalente, apenas para comparações?

Aparentemente a aquisição da SUSE pela Novell está abrindo muitas portas para o Linux :^)


» bebeto_maya () em 28/10 04:48

__O interesse da Dell no Linux é meramente financeiro, não existe nenhum caso de 'amor' ou ética com o Linux, a contribuição tecnológica é mínima, uma dia desses eles deram um pé na bunda até na AMD. . .Ou seja nenguém confie na Dell, ela é a Corel 1000 vezes pior, vivem e morrem pelo dinheiro.Desenvolvimento sustentável e humano não fazem parte do vocabulário da Dell, aliás de nenhuma grande corporação, a diferença é que a Dell é uma ''cobra em pele de cobra''!


» MediaSonic () em 28/10 09:40

E o que tem de errado em uma empresa que quer faturar? O Linux é pra ser usado ou venerado como uma religião? Se queremos que o Linux seja usado, comentários como este não acrescentam nada, absolutamente nada!

Não entendo isso, por um lado querem ver a Microsoft sendo esmagado pelo Linux, por outro criticam se uma empresa o adota como plataforma de negocios. Se a DELL é o que diz, a IBM, Compaq, etc. etc. etc. estão na mesma caracterização. O objetivo de uma empresa é ganhar dinheiro, simples assim. Uma empresa é como um ser vivo, precisa ser viável.

Na minha opinião, independente das intenções da DELL, isto é uma boa iniciativa e pode alavancar ainda mais o Linux no ambiente corporativo.


» CWagner () em 28/10 09:54

As críticas quanto aos modelos de negócios das empresas são válidas, visto que a empresa que não retornar os ganhos em forma de contribuição para o desenvolvimento da sociedade da qual tira o seu sustento está fadada ao fracasso.

A Dell está apenas se aproveitando do Linux e Software Livre? Eu não sei. Não conheço os seu planos de atuação junto à comunidade de SL, não sei dos contatos que mantém com os projetos que utiliza em seus servidores, etc... Mas reconheço que um empresa precisa progredir e lucrar, mas não concordo com a idéia de que apenas ela deva fazer isso apenas enquanto tudo aquilo no qual ela se apóia está dando certo, se começar a afundar foge como rato para o próximo e mais "sólido" navio que estiver por perto, talqual parasita que suga todas as forças de seu hospedeiro até matá-lo, e se deslocando para outro para reiniciar o ciclo.

Espero um dia ver as empresas colocarem a mão na consciência e perceberem que devem ajudar os seus parceiros a progredir junto com ela, por que só assim as sociedades, humanas e jurídicas, pderão contribuir com o progresso de todas as pessoas que delas fazem parte, e não apenas de seus associados.


» MediaSonic () em 28/10 10:31

Acredito que a contribuição que a DELL pode dar é exatamente este: Proliferar a plataforma, visto que ela é uma empresa de Hardware. Além disso, não creio que ela possa contribuir(atualmente) ativamente no desenvolvimento como a IBM, por exemplo pode, já que a IBM é uma empresa mista (hardware e software).

A DELL vende muitos servidores e se existir a possibilidade de ter um servidor e uma distribuição suportada, ótimo, ponto para o Linux.

Se a DELL for uma hospedeira, ela só vai perder (nestes quesitos) se o Linux começar a perder, então existe um interesse mútuo, movido por razões diferenciadas, mas que criam uma sinergia.

A DELL pode começar a contribuir, portando drivers ou pressionando fabricantes a isso, apesar de que drivers em plataformas de hardware corporativas estão deixando de ser problema.


» André () em 28/10 11:16

Neste caso a Dell é apenas usuária, quem tem que ter postura de suportar o modelo de desenvolvimento de software livre é a Novell que é a fornecedora do software.

A Dell é apenas uma "montadora" e revendedora de hardware, não contribui com desenvolvimento de software. Por exemplo, certa vez a Dell comprou os direitos pelo sistema AmigaOS (do falecido Amiga/Comodore), mas achou besteira e vendeu estes diretos para outra empresa.

O negócios dos caras é apenas hardware, essa decisão de usar Linux é apenas para ter um pé dentro deste mercado e a opção pelo SuSE é para não ter de investir em suporte, afinal quem fará isso será a Novell.

Não confundam a Dell com a IBM que também é uma empresa de hardware porém investe em desenvolvimento de tecnologia portanto há desenvolvimento de software pela empresa.

Como exemplo, se a IBM desenvolve um software baseado em uma tecnologia livre, depois fecha um pacote comercial com esse software e não devolve a contribuição para o projeto original, aqui temos corrupção do modelo de software livre, aqui teríamos sacanagem.


» rofor () em 28/10 21:51

Mais um fornecedor, e não são muitos, com a opção de Servidores com Linux; pois o usual, eh compra o Servidor com Win,e depois trocar o SO pelo Linux.


» rofor () em 28/10 21:59

Mais um fornecedor, e não são muitos, com a opção de Servidores com Linux; pois o usual, eh compra o Servidor com Win,e depois trocar o SO pelo Linux.


» rofor () em 28/10 21:59

Mais um fornecedor, e não são muitos, com a opção de Servidores com Linux; pois o usual, eh compra o Servidor com Win,e depois trocar o SO pelo Linux.


» rofor () em 28/10 21:59

Mais um fornecedor, e não são muitos, com a opção de Servidores com Linux; pois o usual, eh compra o Servidor com Win,e depois trocar o SO pelo Linux.


» Henrique Paiva () em 28/10 22:29

bebeto_maya

vc acha mesmo que a ibm e a novel não estao nessa por dinheiro. elas apenas tiveram a visão de o linux vai dar certo, e oferecem serviços e produtos baseados neste. por dinheiro, claro.

ah mas elas cooperam com a comunidade ! sim, mas por que assim elas tendem a ganhar, a acreditam no software livre como modelo de negócio. no fim tudo termina em "negócio". é esse o objetivo. elas estao nessa por dinheiro. e se algum o software livre decair e surgir algum outro novo modelo de negócio revolucionário, elas vão embarcar tb.

eu nao as culpo. pelo contrário, sendo honesta e cumprindo a lei, tudo vale!


» bebeto_maya () em 29/10 04:58

Henrique. . .
''vc acha mesmo que a ibm e a novel não estao nessa por dinheiro. elas apenas tiveram a visão de o linux vai dar certo, e oferecem serviços e produtos baseados neste. por dinheiro, claro.

ah mas elas cooperam com a comunidade ! sim, mas por que assim elas tendem a ganhar, a acreditam no software livre como modelo de negócio. no fim tudo termina em "negócio". é esse o objetivo. elas estao nessa por dinheiro. e se algum o software livre decair e surgir algum outro novo modelo de negócio revolucionário, elas vão embarcar tb.''

eu nao as culpo. pelo contrário, sendo honesta e cumprindo a lei, tudo vale!''

__Não disse isso, lógico que a IBM e a Novell só tão nessa por grana.A diferença é que eles, mesmo a HP, dão retorno científico ao Linux, ou quando nada, intermediam com os fabricantes de hardware para obterem device drivers, não é bondade, é investir na comunidade para ter um bom negócio e retorno, é como respeitar o meio-ambiente pra não morrer de câncer amanhã!
__Quando crítico a Dell, é exatamente pelo fato do valor em relações públicas dela para o Linux ser mínimo, já que eles não dão retorno científico nenhum.Nesse aspecto a Dell é apenas um Caça -Níques, que usa a tecnologia existente para ganhar, e não desenvolve nada, liga pra lá e pede um desktop Linux para você ver a resposta!

__AS empresas podem e devem ganhar dinheiro, mas devem ter um mínimo de ética com os desenvolvedores, colaboradores e consumidores senão vira um selva capitalista!Eu particularmente jamais compraria um computador-desktop da Dell, em geral são caros e ruins, e ainda me obrigam a pagar pelo XP e softwares que sei que nunca vou usar!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.