Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lendo emails do Yahoo no Evolution

Notícia publicada por brain em outubro 25, 2004 11:22 PM | TrackBack


Welington R. Braga (welrbraga@yahoo.com.br) enviou este link do FetchYahoo e acrescentou: "Desde que o Yahoo tornou comercial o acesso via pop3, estou quebrando a cabeça para descobrir como acessar meus e-mails do Yahoo sem precisar abrir a página do sistema. A solução que eu cheguei a pensar foi a de criar um script que fizesse a leitura da pagina como se fosse um browser e decodificasse o texto que me interessasse, no caso os e-mails. Vasculhando o repositório do Debian eu achei um pacote chamado fetchyahoo que faz exatamente o que eu queria e com a vantagem de eu não precisar programar uma linha de código. A página oficial do projeto está hospedada no nosso bom e velho conhecido sourceforge (link acima). A instalação é bem simples e eu vou considerar a instalação a partir de um sistema Debian, que torna mais simples ainda, mas nada impede que você baixe os arquivos do site oficial e instale em qualquer distribuição Linux. " Veja abaixo a continuação da dica do Welington, publicada aqui sob a licença GNU FDL a pedido dele.

INSTALANDO O FETCHYAHOO

Para instalar o fetchyahoo no seu sistema (Debian) use os comandos a seguir:
# apt-get update
# apt-get install fetchyahoo

Vale lembrar que quando me refiro a Debian me refiro também ao kurumin, kalango, knoppix, ubuntu etc. Uma vez instalado você poderá baixar os seus e-mails para a sua máquina e lê-los com todo o conforto que o evolution te dá (ou outro leitor de e-mails)


USANDO O FETCHYAHOO

Para baixar os seus e-mails use o comando a seguir:

$ fetchyahoo --username=LOGINYAHOO --password=SENHAYAHOO --logout --allmsgs --folder=Inbox

Lembre-se de substituir o LOGINYAHOO e o SENHAYAHOO pelos dados da sua conta. Se você separa os seus emails em várias pastas no yahoo poderá substituir o "Inbox" pelo nome das outras pastas que quiser baixar o conteúdo, também. Por exemplo "Bunk" baixaria o conteúdo da pasta de "spams", "Trash" baixaria a lixeira e "patroa" baixaria a pasta chamada "patroa" que eu tenho no yahoo para guardar os e-mails da patroa ;-)


DOWNLOAD AUTOMÁTICO DAS MENSAGENS DO YAHOO

É claro que ficar digitando aquele comando todo sempre que quiser saber se tem e-mail é muito chato por isso eu uso o CRON para agendar o download das mensagens.

Para editar o crontab do seu usuário use o comando a seguir:
$ crontab -e

A lista de tarefas agendadas será aberta no editor "vi" e você deverá teclar "INSERT" para agendar suas tarefas.

A linha que eu inclui foi a seguinte:
*/10 * * * 1-5 fetchyahoo --username=welrbraga --password=MINHASENHA --logout --allmsgs --folder=Inbox

Com essa linha eu pego os e-mails do Yahoo (a pasta Inbox, somente) a cada dez minutos (*/10) de segunda a sexta (1-5) consulte o manual do crontab para mais informações.

Agora salve a lista com "ESC" e em seguida ":q" "ENTER"


CONFIGURANDO O CLIENTE DE EMAIL

Para ler os seus e-mails localmente agora você só precisa configurar o seu cliente de e-mail com uma conta cujo servidor seja do tipo "fila ou diretório mbox do unix" e cujo caminho seja "/var/mail/SEULOGINNAMAQUINA". Por exemplo na máquina que estou usando agora meu login é "powerbest" então eu configurei o caminho do email como "/var/mail/powerbest" (IMPORTANTE: isso é o login na sua máquina local e não no yahoo)

O passo a passo para o Evolution (que eu amo de paixão) é o seguinte:
FERRAMENTAS >> CONFIGURAÇÕES >> CONTAS DE CORREIO >> ADICIONAR

Aqui você está na introdução. Clique em "AVANÇAR"

Preencha aqui com seus dados. Clique em "AVANÇAR"

Em tipo de servidor escolha "Fila ou diretório mbox padrão do Unix"
e em caminho (geralmente ele já aponta pro local certo (no meu exemplo /var/mail/powerbest) depois clique novamente em "AVANÇAR"

Marque a opção "Verificar automaticamente novas mensagens a cada 10 minutos" e se quiser configure o restante. Logo em seguida clique em "AVANÇAR"

Na configuração do SMTP configure o SMTP de uma conta qualquer de sua preferencia (a do seu provedor é uma boa sugestão). Clique novamente em "AVANÇAR"

Defina um nome para essa conta e clique em "AVANÇAR"

E pra concluir clique em "APLICAR"

Prontinho agora a cada dez minutos o sistema baixará seus e-mails do Yahoo e você poderá le-los sempre que abrir o seu cliente de e-mail!

Este sistema foi testado com 100% de perfeição (pelo menos ainda não achei qualquer problema) no
Debian Sarge com Gnome 2.8, evolution 2.0.2 e fetchyahoo 2.8.6 e é a forma que eu tenho usado a cerca de uma semana sem precisar abrir o site do yahoo

Qualquer dúvida estamos ai.


Welington Rodrigues Braga
GTK+BR - Primeiro site sobre GTK do Brasil
http://gtk-br.cjb.net

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» job () em 25/10 23:44

UE, eu ainda to acessando o yahoo pop3 sem problemas com o Thunderbird


» Vidal () em 25/10 23:51

pois é, eu também, não entendi o problema do Welington ...


» Raphael () em 26/10 00:07

Vocês podem passar os servidores que vcs estão usando?
Tenho conta do yahoo há uns 5 anos, e nem sabia que tinha acesso pop3 liberado... só usava o webmail, mesmo.

E se eles ainda liberam, ou é condição especial, ou é alguma manha... o próprio Yahoo Mail, que eu tinha em uma máquina windows, abria a página do site, e não usava nenhuma conta pop3.


» X () em 26/10 00:23

O Yahoo Brasil deixa de utilizar o POP3 , o Yahoo.com nao.

No caso do Yahoo Brasil é so ir na parte OPCOES e procurar Acesso POP3/Redirecionamento , e entao mandar liberar


» TUX () em 26/10 00:27

pop.mail.yahoo.com

smtp.mail.yahoo.com


» River de Morais (amonati) () em 26/10 08:57

pop.mail.yahoo.com.br

smtp.mail.yahoo.com.br


» Edson () em 26/10 09:37

Eu tenho e-mail no yahoo e não tenho problemas, recebo todos no Evolution.


» =welrbraga= () em 26/10 11:26

Galera,

A alguns anos atrás o Yahoo deixou de oferecer gratuitamente o serviço POP, cobrando uma taxa para uso deste serviço, desde então eu nunca mais consegui acessa-lo usando qualquer cliente de e-mail. Eu até tentei algumas outras vezes mas nunca consegui a não ser usando o fetchyahoo.

Como até hoje não consigo e com certeza muita gente não consegue (tanto que este programa foi criado). Eu inclusive acabei de testar os endereços de servidores POP que o Tux e o River de Morais indicaram, mas continua na mesma: O Evolution autentica no Yahoo (o que comprava que o endereço, login e senha estam corretos), mas simplesmente nenhuma mensagem é baixada.

De qualquer forma fica registrado aqui os endereços POP. Quem conseguir baixar direto ótimo, quem não não conseguir use o fetchYahoo


Abraços


» Fi () em 26/10 12:20

O fi, vc eh bem burro em.

Pop3 é liberado no caso do Yahoo do Brasil !!!
O Yahoo.com q cobra .

E vc tem q liberar o acesso a POp3 no webmail antes de poder baixar alguma mensagem..

Eh cada mané.


» Fi () em 26/10 12:21

O fi, vc eh bem burro em.

Pop3 é liberado no caso do Yahoo do Brasil !!!
O Yahoo.com q cobra .

E vc tem q liberar o acesso a POp3 no webmail antes de poder baixar alguma mensagem..

Eh cada mané.


» Paulo Zambon () em 26/10 17:30

Com toda sinceridade, fiz um email no yahoo.com.br e não consegui receber nem mandar email através do evolution 2.02 e no kmail 1.70. Fiquei mais de uma horas tentando todas as configurações possíveis. Não sei o que há.


» leonardo () em 26/10 19:41

Oi.

Para receber os emails do yahoo em pop3 você tem que habilitar o serviçoi no menu opções, como alguém já citou lá em cima.


» =welrbraga= () em 26/10 20:45

Leonardo,

Esta opção só está disponível para quem tem conta no Yahoo.com.br (Brasileiro). Os que possuem conta no yahoo.com (Internacional) não há esta opção, dai o motivo de terem criado este programa!!


» Fábio () em 27/10 01:11

http://help.yahoo.com/help/br/mail/pop/pop-02.html

O Yahoo! Brasil oferece acesso POP ao Yahoo! Mail como um recurso exclusivo e gratuito para os membros do Yahoo! Direto. Se você concordou em receber ofertas especiais em seu e-mail ao se registrar no Yahoo! Mail, automaticamente você se tornará membro do Yahoo! Direto*.

Bom pessoal eu configurei tudo, a opcao ai de cima e habilitei o pop no propio site e tb ja configurei usando os dois servers de e-mail com final .com.br e .com ja que meu e-mail é .com e ate agora nada. (Antes de comecarem a cobrar eu usava normalmente so nao lembro quem autenticava).


» Alexandre () em 27/10 12:56

Só funciona pra emails .com.br, como já disseram...


» Paulo () em 28/10 08:59

Eu estava recebendo normalmente os e-mails no thunderbird usando o pop.mail.yahoo.com, mas anteontem (26/10/04) a autenticação passou a falhar. Na página de ajuda via webmail diz que o correto é pop.mail.yahoo.com.br, tentei esse mas também não funcionou...


» Estevam () em 29/10 09:21

Realmente o yahoo Brasil (.com.br) está liberado no POP / SMTP, o americano é que cobra.
Eu uso um programinha grátis chamado Yahoopops, que tem no Sourceforge:

http://yahoopops.sourceforge.net/

Tem versões para Linux e Windows, eu uso no Windows porque já tinha meus e-mails lá e não queria ficar dividindo as mensagens em dois sistemas, no Outlook Express funciona sem problemas, é só seguir as instruções direitinho.
Acredito que no Linux funcione também, eu não instalei porque uso o Kurumin e ele não tem no apt-get, e eu me enrolo para instalar coisas que não vem prontinhas (falta de tempo e de cérebro...).
Espero ter ajudado.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.