Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Introdução às macros do OpenOffice.org

Notícia publicada por brain em outubro 19, 2004 10:58 PM | TrackBack


O NewsForge publicou um artigo introdutório sobre macros no OpenOffice.org. Macros são um recurso tipicamente usado para automação de funções em aplicativos, podendo variar desde a mais simples digitação automatizada de textos repetitivos até as mais complexas formatações condicionais de documentos, e este artigo do NewsForge apresenta as informações básicas para quem quer começar a experimentar com as macros do OpenOffice.org.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» terceira_vez () em 20/10 08:04

Esta é a terceira vez que vejo esta notícia aqui.


» Augusto Campos () em 20/10 09:52

Não é, não. Mas o assunto de macros e automação do OpenOffice já foi mencionado aqui várias vezes.


» Cristao () em 20/10 14:34

O OpenOffice trabalha com mala-direta ???

e compativel com a do ms word ??

Obrigado


» Sierra () em 20/10 17:23

O OpenOffice.org trabalha com mala direta, só que infelizmente ele não importa as malas diretas do Word... você terá que fazer isso manualmente, criando uma planilha no CALC e copiando os dados das tabelas do Word.


» Roger de Almeida () em 20/10 19:24

É bom ver que a comunidade está criando opções de automatização para o OpenOffice.

Gostaria de expor um problema grave que ocorre no OpenOffice. O problema é o tratamento que se dá ao conteúdo de uma tabela, quando esta ultrapassa o limite da página.

É um verdadeiro pandemônio. Um show de horror, pois o usuário (que tem muita demanda por tabela) fica sem saber o que fazer. Diante disso, ele liga para o suporte, te xinga e fala que esse OpenOffice é uma MERDA, "cadê meu word" e etc. Além disso tive o desprazer de ver alguns projetos de migração ficar na berlinda, por conta desse problema.

A coisa fica mais feia, quando se utiliza dados provenientes de banco de dados. Ai o caboclo fica sem saída mesmo.

Tudo por conta de um maldito BUG, que vem desde os tempos do StarOffice e não teve a devida atenção nas versões 1.0.0 até a atual. Todavia, a equipe do OpenOffice, disse que o problema já foi corrigido, mas apenas na versão 2.0. A luz existe!!!

Baixei a versão 1.9.56-1 para ver se pelo menos dava para quebrar o galho enquanto a versão final não vem, mas.... o problema continua.

Enfim, não há solução para a versão 1.alguma.coisa. Nada que minimize o problema. Nenhum documento oficial.

Anatomia do problema:
Crie uma simples tabela: 2 linhas e 2 colunas.
Escreva os títulos das colunas
Insira um texto bem grande, a ponto dele ultrapassar o tamanho da página.
O que acontece? O texto é engolido
Pressione a tecla tab na célula problemática. O que acontece? O número de páginas vai aumentando, e não o número de linhas da tabela.
Coloque em modo on-line. Parece que o problema foi colucionado. Uma miragem!!
Imprima o arquivo. Uma dor de cabeça!!

Tentei de todas as maneiras, pesquisei inúmeros suportes, me cadastrei no OO para votar no BUG 2109 (de repente eles dão uma olhadinha e dão mais atenção ao BUG), entrei em contato com o BUGZILLA da Conectiva. Enfim, tudo que me era possível.

Já que a notícia é sobre macros, será "elas" podem minimizar este problema?

Abraços
Roger de Almeida


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.