Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Nova versão do kernel Linux

Notícia publicada por brain em outubro 19, 2004 10:09 PM | TrackBack


Morvan (morvan000@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "Saiu a nova versão do kernel linux. No changelog podem ser vistas várias melhorias, inclusive com relação ao vazamento de memória e problemas com gravação de CDs e DVDs." Já o Henrique Ruiz Poyatos Neto (henrique@inventivehouse.com.br) enviou o link do changelog e complementou: "Lançado hoje, dia 19 de Outubro, a versão 2.6.9 do kernel Linux. Alguns patches UML podem ser observados no Changelog, assim como o bigfix no filesystem XFS e arquiteturas PPC32 e 64."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» LION () em 20/10 00:11

Alguém pode me dizer porque não está vindo compilado em nenhuma distro que usei (CL10, Suse 9,1, Debian Sarge, Sid, etc) a gravação em NTFS...
Ter que recompilar kernel só por isso é chato... hehehehe


» Enkhrypthor () em 20/10 02:09

Acho que é por questoes de seguranca...


pelo menos ao meu ver :)


» Morvan () em 20/10 08:30

acho, mesmo concordando que seja uma chatice, compilar um kernel por algo tão pontual, que, mesmo neste caso, o acesso a NTFS é algo que não aproveita ao usuário comum. mesmo porque, no caso do XP, o sistema de arquivos default é fat32. a compilação "customizada" do kernel é mais justificável quando se dá no intuito de mudar uma característica preestabelecida, como por exemplo, a velocidade "default" da porta com/IRDA. ademais, corroborando este raciocínio, a base de windows padrão corporativo, com relação a estações é o 9x.


» Ricardo Rabelo Mota () em 20/10 10:24

Bem, muitos já "piratearam" a nova versão XP, que pode ser instalada direto em partição NTFS. Talvez por isso fosse adequado ter a gravação já pré-compilada. Ou seja, visando justamente o usuário final.


» Douglas Augusto () em 20/10 10:43

Bom, já compilei e instalei esta nova versão do quérnel. Até o momento, na minha experiência, tudo indica que tenha sido um lançamento mais feliz do que a série 2.6.8.

No entando, parece que esta versão quebra a compilação do driver nvidia mais recente (6111), mas felizmente pode-se facilmente reverter a situação. No arquivo 'arch/i386/mm/init.c', do fonte do quérnel, inclua na linha 44:

EXPORT_SYMBOL(__VMALLOC_RESERVE);

Ficará assim:

43 unsigned int __VMALLOC_RESERVE = 128 << 20;
44 EXPORT_SYMBOL(__VMALLOC_RESERVE);

Então prossiga normalmente com a compilação do núcleo e depois do driver Nvidia.

PS: A dica foi coletada no OS News, e não cheguei a confirmar esta incompatibilidade do driver Nvidia com o fonte do núcleo. Mas sei que com esta alteração tudo funcionou normalmente.


» Lordello () em 20/10 18:12

Pelo que eu sei, o suporte a escrita em partições NTFS oficial do Linux não é estável, por isso não é compilado por padrão nas distribuições. O driver usado para escrita nesse formato é o "Captive NTFS", que é um projeto separado do Linux.
Em distribuições como RedHat e Fedora o suporte ao formato ntfs não é incluído por questões de patentes.
Numa boa, quem precisa de escrita que use fat32, é perfeitamente compatível com Linux, e de quebra vai ganhar muitos megas em velocidade de disco, ô sistema de arquivos Lixo esse ntfs....
Falou ae!


» Morvan () em 21/10 16:56

mandou bem, lordello. muitas pessoas, desavisadamente pensam que o NTFS é um sistema veloz. na verdade, o mais veloz dos sistemas "MSDOS-Like" é o Fat16, obsoletizado por não atender a certas normas (vide C2, por exemplo) e por ser um "devorador de bytes", por causa do tamanho dos setores. o NTFS, por atender a citada norma, C2, é o ideal somente em se tratando de credenciamento e controle de acesso. é bem lento e causa muito "OverHead".


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.