Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux como opção viável para a navegação em cyber cafés

Notícia publicada por brain em outubro 15, 2004 09:49 PM | TrackBack


Ivan (ivan""giboia.org) enviou este link e acrescentou: "Artigo sobre o aumento do uso do Linux nos cybers e relato de casos práticos em que as aplicações de navegação nesses espaços se tornaram sucesso."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Henrique Vicente () em 15/10 23:22

Seria legal.. e que os cyber-cafés incentivassem também.. e acho até melhor usar live cds para os clientes que fossem acessar conta de bancos... :)


» Henrique Vicente () em 15/10 23:23

Seria legal.. e que os cyber-cafés incentivassem também.. e acho até melhor usar live cds para os clientes que fossem acessar conta de bancos... :) ou então a cada cliente novo a conta de acesso fosse deletada e criada uma nova idêntica...


» bebeto_maya () em 16/10 00:20

Utilizar linux em Cyber-Cafés é bem lógico, e reduz drasticamente casos de infecção com vírus e invasões, além disso, a navegação com Linux/Mozilla, é bem mais rápida, devido a estabilidade do Linux, menos Spyware, menos ferramentas de invasão que no Windows, total dispensa de licenças caras, que inviabilizam o negócio...Ou seja cyber-café com Linux é tão superior, que o cara pode até criar um live-cd Knoppix, customizado, para ser usado durante o dia e quando for para desligar as máquinas, tchau!Não tem nem como ser infectado ou invadido. . .É mais um filão que precisa ser explorado, porque Cyber-Café com Internet Explorer já saturou. . .


» Matheus Villela () em 16/10 01:00

Recentemente tive que ir num cyber pra imprimir um formulário.

Sofrível aquelas máquinas rodando Windows 98, socados de spyware, janelas de propaganda abrindo toda hora, sempre na metade do preenchimento do formulário acabava não dando tempo(era longo) e o IE travava com "operação ilegal".

Acabou que depois de terceira tentativa eu desisti, aqui tem cerca de 3 cybers mas acabei ficando de cabeça quente e nem tentei em outro deles, vai que tinha uma máquina pior ainda... acabava acabando com meu dia só por passar por aquele inferno de novo.

Agora eu imagino.. quantas pessoas não deixam de ir num lugar desses por terem uma má impressão da internet? Digo de que não tem PC em casa mesmo. A maioria das lans aqui é só pra navegar mesmo que o povo usa, zera configs de user todo logon e manda abrir o firefox de cara, não tem erro, se eu tivesse $$ pra investir eu faria pois eles ganham uma grana razoável com isso e eu acabava com a concorrência fácil fácil.

Porém quem que instala esse tipo de rede? Uns troxas que ganham a vida a base dos bugs do windows, aqui pelo menos os donos não entendem nada de computadores, sequer são do ramo, dois dos cybers por sinal são juntos com telefônica.

Mesmo que existam uns 30% de usuários que achem usar IE melhor que um Firefox ou um Opera(muitos que usam IE usam pq é padrão e nem fazem idéia que podem usar outros) o nicho de mercado que alguém podem alcançar com máquinas Linux é um que o Windows não alcançaria, só se o longhorn vier muito revolucionário e bastante superior, de qq forma duvido muito e isso tá bastante longe ainda.


» Juarez Otavio () em 16/10 08:14

Veja :

http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/viewtopic.php?p=36830#36830
http://www2.uol.com.br/debate/1174/cidade/cidade16.htm

Existem diversas "LANs" com linux no país.

(senão na loja inteira, pelo menos com algumas maquinas - e sempre o usuario tem a possibilidade de levar seu "live-cd" e usar o SO preferido )


» Manoel Pinho () em 16/10 10:15

Infelizmente a maioria das pessoas são comodistas e têm medo a princípio de usar algo diferente. Se tiver 10 máquinas linux e 1 com windows, as pessoas tendem a ir primeiro na com windows. Eu sei disso porque no nosso laboratório de informática acontecia isso (e eram alunos universitários !).

Se tivesse um ciber-café, cobraria mais barato o uso das máquinas linux, como fizeram nessa notícia:

http://portal.softwarelivre.org/news/2977

Um cybercafé em portugal cobra preços diferentes para quem usa a Internet através do Windows e através do Linux. Navegando via Linux o usuário paga EUR 1,75/h, e EUR 2,00/h via Windows.


E para quem quer administrar ciber-cafés com linux ou mistos windows/linux, já existem alguns programas livres para isso, como esse aqui:

http://cyborg.sourceforge.net/


» Cyber () em 16/10 14:23

Já tive experiências com Cyber Café usando Linux.

Realmente é fenomenal.

Usuários com conta, usando NIS, NFS e Quota, podendo logar e acessar seus arquivos em qualquer máquina do Cyber Café, imprimir em rede, etc.

Problemas:

- Por culpa de pseudo-webmasters, que não seguem O PADRÃO ainda existem páginas que só abrem no Internet Explorer. Talvez nem saibam que existe um padrão.

- O GAIM é ótimo!!! Apenas não exibe webcam nem faz conferêcia por voz. Existe o Gnomemeeting, mas se não me engano, dois contatos atrás de NATs vão ter problema para se conectarem. Existem soluções mas ainda não as examinei. Existe um fork do GAIM para uso multimídia, mas também ainda não o testei.

- Para os clientes que acham "esquisito" o desktop do linux, existem diversos Temas que simulam perfeitamente o tema do sistema windows.

- Alguns clientes querem baixar fotos de máquinas digitais, que não possuem suporte no Linux.

- Alguns clientes trazem CDs de revistas, ou da empresa, com programas ou cursos para estudar, e os mesmos são feitos para serem instalados ou executados apenas no windows.

O detalhe é que o caso das máquinas digitais e dos CDs com programas são raros. Já o caso dos sites feitos para Internet Explorer são mais comuns.

Uma opção para resolver isso seria ter apenas uma máquina com Linux e Windows, e cobrar mais caro para quem quiser usar Windows, visto que o custo do Windows é mais caro (aquisição e manutenção).

Além de todos estes benefícios do Linux, ainda há o caso de podermos utilizar computadores lentos como Pentium 133 com 32Mb de RAM, conectados em máquinas mais velozes, usando XDMCP.

Conclusão: Linux é tudo de bom.


» Manoel Pinho () em 16/10 18:34

Cyber,

Algumas dicas:

1) Para o caso dos sites "enjoados" é interessante instalar no linux também o Opera. Ele se identifica como IE e aceita jvascripts mal-feitos (o que é o suficiente para muitos sites). Ele junto com o Mozilla ou Firefox já conseguem acessar mais de 95% dos sites. Eu uso essa estratégia de usar o Opera como backup nos meus desktops linux.

2) Essa idéia de usar computadores velhos como terminais é para mim perfeito para computadores que só servirão para navegar. Além de economizar licenças de software ainda dá para colocar mais computadores com o mesmo dinheiro. Na minha experiência um Pentium 100 com 32MB de RAM dá um excelente cliente de um LTSP ou solução similar.

3) Para o caso de alguma aplicação windows que se use esporadicamente, há a possibilidade de uso de usar um windows como servidor de terminais.

Usar um servidor Windows Server com o terminal services habilitado é caro pela necessidade de pagar as TS-CAL (licenças de conexão), mas existem alternativas mais baratas como o Winconnect Server XP:

http://www.thinsoftinc.com/products_winconserver_info.html

É preciso tomar cuidado, entretanto, com a questão de licenciamento dos softwares que irão rodar nesse servidor. Para um M$ Ofice, por exemplo, seria necessário adquirir uma cópia para cada computador que se conectasse ao servidor (o que normalmente inviabiliza ese tipo de coisa).


» Henrique Vicente () em 16/10 22:11

Matheus Villela,
com certeza eu e você e qualquer outro que leia isso conhece no mínimo três pessoas que diz que computador é muito complicado, vive dando problemas... quando na verdade acham isso por causa não do computador mas sim do windows...
uma solução robusta e de administração simples poderia ser colocada em vários lugares como padarias, cafés(sem necessariamente transformá-lo num cybercafé)... restaurantes.. e muitos outros lugares.. numa boa... com custos de aquisição e mão de obra barato...
Que tal um sistema onde só precisasse ligar as maquinas e o servidor(se não ficasse ligado direto)? Isso é perfeitamente possível... já no windows, é possível, mas os problemas que acontecem...
Esse LongHorn vai ser uma tremenda porcaria na certa... ele talvez tenha algumas coisas (quando ele sair daqui uns.. trezentos anos) que temos hoje no Gnome, KDE... mas ainda assim tenho certeza absoluta que será tecnicamente uma porcaria.. porque sem ser tecnicamente é óbvio que será uma porcaria... basta ver os screenshots de versões beta dele...


Cyber,
boa idéia.. para os clientes que quisessem poderia ser criado uma conta... e para os passageiros que sabe-se que nunca irá voltar.. eles usariam uma conta comum que seria renovada cada vez que o cliente saisse..

sobre os problemas que você falou.. acho que com o aumento de usuários do Firefox, principalmente, e de outros browsers verdadeiros isso com certeza irá diminuir...
Existe um programa que suporta webcam e faz conferência baseado no gaim sim... só não sei o nome...
Não acho que um cliente usuário de windows ou mesmo de qualquer outra coisa.. ou mesmo que não use computadores... :) vá achar um KDE ou gnome esquisito... se achar poderia aproveitar até que economizou $ com licenćas e criar um sistema para na hora que logar o cliente escolher a cara que ele quer do ambiente de trabalho... seria bem legal.. Agora temas de windows..., eca :)
Poucas são as maquinas que não possuem suporte "universal"... só as de baixíssimo custo normalmente e olhe lá.. uma que funcione com PTP em geral funciona normalmente... e uma que funcione como um HD removível nem se fala :)
A minha por exemplo funciona das duas formas...

Esse ponto de trazer cds de revistas.. acho um perigo.. que é um dos pontos de ajudar o ruwindows dar pau :) com um sistema operacional confiável seria bem melhor.. porque normalmente boa parte das "coisas" estão em PDF, PS, documentos de texto.. que não precisam ser usados especificamente em windows...
- Alguns clientes trazem CDs de revistas, ou da empresa, com programas ou cursos para estudar, e os mesmos são feitos para serem instalados ou executados apenas no windows.
Sobre cobrar mais caro o uso do windows, concordo, deveria ser 4x mais caro :)

Não acho legal usar maquinas mais modestas...
é uma solução boa sim, mas acho que é muito.. mão de vaca para um cybercafé que quer oferecer o melhor aos clientes :)
Se bem que alguma solução assim bem bolada poderia dar certo... por exemplo...
No servidor estar os drivers de cd, dvd, gravadores de cd... então quem precisasse entregaria para o administrador do cybercafé.. e o cliente acessaria via NFS normalmente como fosse algo local... uma impressora serviria...
webcam, etc..? algumas usb resolveriam..
Ai colocariam alguns computadores(thinclients são bem caros...) sem HD mesmo... ou com algum HD mais "simples"... fazendo boot remoto(portanto que fosse algo bem elaborado) ou ainda com memória flash dependendo do preço.. mas sem ser uma cpu só com mouse/teclado/monitor... tivesse também o que eu falei.. possibilidade para colocar webcam... microfone, caixa de som(ou fone de ouvido..)


» Cyber () em 17/10 01:47

Sobre os computadores mais modestos, é uma saída para quem não está em condição de comprar computadores mais potentes.

Claro que se houver dinheiro suficiente, deve-se investir em bons computadores.

Sobre o fato de cobrar mais caro para usar windows, é até "justo", pois a diferença no valor é para cobrir o custo da aquisição do software, e do trabalho que dá remover virus e spywares, manter o sistema configurado, reinstalá-lo mensalmente, etc...

Uma informação muito interessante sobre o assunto, é um sistema de gerenciamento de cyber café: o CybOrg.

O CybOrg é um sistema desenvolvido em PERL (fantástica linguagem). Utiliza um servidor http, preferivelmente o Apache, e usa o PostgreSQL como bando de dados.

Os clientes rodam o aplicativo zbdesk, cliente do Ziberbude, outro interessante programa de gerenciamento de Cyber Café.

Há aplicativos cliente para linux e para windows.

Com o CybOrg você pode controlar um cyber café com máquinas rodando Linux e/ou Windows.

http://cyborg.sourceforge.net/

http://zeiberbude.sourceforge.net/

Sobre os sites feitos "for Internet Explorer" por pseudo-webmasters, realmente o Opera ajuda muito, acabei de experimentar algumas páignas defeituosas, cujos scripts não rodam no Firefox, mas rodaram no Opera.


» Matheus Villela () em 17/10 03:09

Opa, sobre o lance da webcam e gaim vou deixar a dica do gaim-vv, nunca usei mas já recomendei pra dois camaradas que disseram que é bom:

http://gaim-vv.sourceforge.net/

É um "fork amigável" e deverá se juntar ao branch oficial do gaim em breve ;)


» Henrique Vicente () em 17/10 16:02

Quando não há dinheiro concordo que seja uma saida...

alguém aqui conhece algum programa para cybercafé que seja um embebeed system do KDE?


» Cyber () em 17/10 16:14

O Ziberbude é feito em QT, e funciona bem.

Um problema que percebi no sistema do Ziberbude, é que ele bloqueia máquinas baseado no IP dos computadores.

Se tivermos um servidor com 2 máquinas conectadas via XDMCP, não sei o que aconteceria.


» Manoel Pinho () em 17/10 16:36

Cyber,

De qualquer jeito (mesmo até que se usasse uma solução LTSP) as três máquinas teriam IPs diferentes e, portanto, o bloqueio por IP funcionaria sim.

O máximo de cuidado que talvez fosse necessário é, no caso de usar um servidor DHCP, fornecer um IP fixo (baseado no MAC da placa de rede) para cada terminal.


» CWagner () em 17/10 17:46

Outro dia estava instalando o Linux no laboratório de uma escola e pesquisando no Freshmeat.net descobri esse link. Achei bem interessante e creio que tenha a ver com o tópico da notícia.

http://openkiosk.sourceforge.net/

Um gerenciador para lan houses. Funciona em Linux/KDE e Windows.


» http://www.e-slots.info () em 30/10 13:34

2246 http://www.e-slots.info slots click here to play
online slots


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.