Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Fórum de Certificação Digital reúne Governo e iniciativa privada

Notícia publicada por brain em outubro 14, 2004 09:28 PM | TrackBack


Simone Zanella (simonezanella@vianews.com.br) enviou este link do evento e acrescentou: "Vem aí o 2o Fórum de Certificação Digital, que reunirá especialistas e representantes do Governo, de 23 a 25 de novembro, em Brasília – DF. Organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, da Casa Civil da Presidência da República, e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o evento apresenta as grandes questões que envolvem a disseminação, a implementação e a regulamentação da assinatura digital no País. Paralelo ao evento, será realizado um fórum virtual que permite a participação antecipada nos debates que também irão acontecer no fórum presencial. Para se cadastrar, basta acessar o link acima , de 4 de outubro a 17 de novembro. TEMAS: O Fórum Virtual aceita contribuições até 17 de novembro, dentro de oito eixos pré-definidos, relacionando o sistema nacional de certificação digital com governança eletrônica, poder judiciário, com as aplicações para a sociedade, com o marco regulatório e com a máquina bancária brasileira. Já o Fórum presencial consta de tópicos, seguidos de sub temas e cases. Entre os tópicos estão Gestão Eletrônica de Documentos (GED); Datação Eletrônica; Sistema ICP-Brasil e a Usabilidade do Certificado Digital no Mundo Jurídico; o Sistema Bancário e o CPF; a ICP-Brasil, o Programa de Interoperabilidade Governamental; Dispositivos Digitais para Certificação Digital, a ICP-Brasil; a ICP-Brasil e o Cidadão; Segurança Física.

A Certificação Digital permite que as informações e documentos transitem pela Internet de forma segura, garantindo quem foi o autor de uma transação ou mensagem. Com ela é possível agilizar, por exemplo, os processos de arrecadação, contabilização e guarda de documentos. Ao utilizar o Certificado Digital, Governo, iniciativa privada e população em geral evitam que crackers ou criminosos digitais interceptem ou adulterem as comunicações realizadas via Internet. Mais informações sobre o 2o Fórum de Certificação Digital no link acima."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marlon () em 19/10 17:38

caros,
é profundamente lamentável que o discurso "dourado" da certificação digital ainda impressione nossos governantes a ponto de estes a colocarem acima da segurança da informação. é paradoxal que sejam investidos milhares de reais numa estrutura para proteger certificados e chaves públicas quando sabemos que existem graves problemas de segurança da informação no poder público, desde equipamentos instalados em lugares fisicamente vulneráveis até funcionários destreinados e prováveis vítimas de ataques de engenharia social.
abraço,
marlon.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.