Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novell planeja lançamento de Linux para o desktop

Notícia publicada por brain em outubro 4, 2004 10:53 PM | TrackBack


Davi C. Silva (davi_carvalho _ at _ yahoo dot com) disse: "O OSNews informa que a Novell planeja lançar seu Desktop Linux. Ainda de acordo com a reportagem, a empresa fez uma demonstração do novo Linux cuja aparência e características eram semelhantes ao Microsoft Windows. O objetivo, segundo um executivo da empresa, seria proporcionar ao usuário que está migrando do S.O. da Microsoft uma interface mais familiar (?). A turma da Novell demonstrou ainda como o novo Linux vai executar aplicativos de terceiros (ex. Microsoft Office). Outro trecho interessante (tradução livre): " ...a Novell está também desenvolvendo mais uma versão de Linux para servidores: é o Open Enterprise Server, que deverá unir o NetWare 7 e o SuSE Linux Enterprise Server 9 em uma interface única de gerenciamento...". É esperar para ver." Pela descrição, parece uma evolução tecnológica do antigo produto desktop da SUSE acrescido de alguns ingredientes da própria Novell, incluindo softwares livres e proprietários.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pierre () em 04/10 23:01

Finalmente meu DVD chegou!!!
Vou finalmente conhecer o camaleão.
Sobre a noticia, coloco muita fé na Novell, acredito que o Suse vai evoluir muito mais ainda.


» Marcelo Ulianov () em 04/10 23:03

Espero que não façam com a Novell o mesmo que fizeram com a Corel... Ainda hj ouço muita gente reclamar que só tem " firminhas" nessa de linux... Afinal de contas, para o público normal, leigo, Red Hat ou Mandrake, não significam nada, à vista que a Corel é um nome respeitado, assim como a Novell, sempre lembrada por seus softwares de rede...


» MArcos () em 04/10 23:29

Os meus chegaram tbm, pena não ter os ISO para AMD64...
Gostei do SUSE, no meu Laptop fico redondo, não me deu trabalho algum, muito prático, espero que a NOvell continue evoluindo com ele.


» Eduardo Linux () em 05/10 00:05

Os meus DVDs chegaram também. Estou impressionado com a quantidade de conteúdo que tem aqui! Inclusive, estou no SuSe Linux Professional 9.1, que acabei de instalar do DVD 1C, o terceiro. Ainda há muito o que experimentar aqui! Mas até agora tenho gostado do pouco que vi!


» ThLux () em 05/10 07:18

É inquestionável realmente a qualidade do SUSE mas apenas um detalhe: Essa de ficar fazendo desktop Linux com cara de windows apenas pra facilitar as coisas é duro de engolir. No meu ver, perde a identidade "Linux". O KDE e GNOME não são difíceis assim para um iniciante no SO do pinguim. Sem mai para o momento, fui...


» Dmustaine () em 05/10 09:33

Já eu acredito que tornar as características e a aparência semelhantes ao do sistema operacional dominante no mercado é SIM uma característica importante para alcançar os usuários de desktops.
Os próprios projetos KDE e Gnome estão possuindo cada vez mais recursos e aparências iguais aos do Windows, por esse motivo eles vem predominando.
Facilitar a migração nesses ambientes incorre em deixar ideologias e olhar para o usuário como objeto principal do negócio, sem perder o equilíbrio e, principalmente, a qualidade.


» Joao Amaral () em 05/10 09:55

screenshots?? analises tecnicas??


» flaviothunder () em 05/10 10:02

O meu DVD também chegou !
Pena que não tenho leitor de DVD, que frustração...

Por falar nisso, alguém viu o que saiu sobre o SUSE Linux no caderno de informática do Estado de São Paulo ontem ?


» Augusto Campos () em 05/10 10:18

Joao, mas ainda nem lançaram o produto...


» Rafael A. Ribeiro () em 05/10 10:38

Pode não ter sido lançado oficialmente, mas ele existe sim (talvez ainda em teste). Tanto que na última conferencia da Novell em Sampa, eu fui e eles fizeram toda a apresentação em cima do OO.org e no Desktop da SUSE. Realmente com a cara bem parecida com a do Windows. Massss....
Recebi lá um kit com 3 DVDs ou 4 ? não me lembro, com o SUSE Enterprise, outro com kits para migração e o ultimo com o Live CD do ultimo SUSE, acho q 9.1 ou alguma coisa assim.


» Duda Nogueira () em 05/10 16:38

Chegaram os DVDs? Eu tô esperando os meus tem uma data.
Me mandaram um email falando que ja tinha sido enviado. Já fiz os downloads e até dei uma rapida olhada no YAST, mas tô querendo instalar a partir do DVD, bem mais hi tech!

Suse tá se revelando. Se eles se empenharem, podem abocanhar o mercado de Desktops Corporativos com o pé nas costas, além do de servidores... Suse rulez


» Luiz () em 05/10 19:31

De fato, proporcionar um desktop similar ao Windows é bom no sentido de ajudar usuários "viciados" no Windows e que acham muito complicado o que na verdade são apenas pequenas mudanças (por exemplo no caso do KDE).
Eu também recebi os DVDs ontem. Mas eu nem tenho nem vou ter tempo de ver o que tem neles ainda nessa semana. Alguém sabe se vem com o cross-office, como vem na versão da caixa?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.