Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

ITI contesta projeção do Gartner sobre Linux

Notícia publicada por brain em outubro 4, 2004 12:58 PM | TrackBack


Ana (ana.ri(2)gmail.com) enviou o link do IDG Now e reproduziu um trecho: "O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) contestou nesta sexta-feira (01/10) a projeção divulgada pelo Gartner Group de que cerca de 80% dos computadores comercializados em mercados emergentes com o sistema operacional de código aberto vão, no final, rodar versões piratas do Windows, da Microsoft. Segundo Ricardo Bimbo, coordenador de Implementação de Software Livre do ITI, o relatório do Gartner foi baseado em números de vendas de computadores com Linux da Rússia e da China, países com índices crescentes de pirataria. Os resultados não poderiam ser estendidos, por exemplo, ao Brasil, que vem apresentando queda nas taxas de instalação de cópias ilegais de programas de computadores. Segundo informações apuradas pela CPI da Pirataria, em setembro de 2004, a queda na instalação de softwares falsos recuou 23 pontos porcentuais entre 1994 e 2002."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pow () em 04/10 15:04

Também seria estranho se o ITI ratificasse o que o IDGNow contesta, né? Mas, infelizmente até hoje, todo mundo que eu conheço que compra um computador com Linux soca um Win com olho de vidro e perna de pau.


» RSM () em 04/10 18:15

Ou, na melhor das hipoteses, ter um dual boot.


» Henrique Vicente () em 04/10 22:49

Pow,
só uma pergunta cara de pau...
quantas pessoas você conhece que compraram um computador com uma distribuićão GNU/Linux voltada ao usuário final?
:) Se conhecer, será que é o suficiente para tirar uma média eficiente...?
O ITI não teria para que mentir, o papel dele não é esse... já o gartner.. vocês conhecem a peća.. e se foi baseado em estudos da China e Rússia nem se fala...
O gartner Não mentiu, apenas manipulou os dados :)


» Hugo () em 05/10 00:44

Eu conto nos dedos da mão esquerda de lula o pessoal que eu conheço que usa Linux... imagine então os que compram computador com linux instalado... alias... pelas bandas daqui onde moro nunca vi um para vender com linux instalado... mas com windows pirata... se não for em grandes lojas ou hypermercados... é 100% de chance de ser vir com o win32 pirata instalado...


» Alecio () em 05/10 01:17

Sobre empresas que usam Linux... fiquei muito feliz um dia desses quando fui comprar uma peça pro meu carro, mas ao mesmo tempo fiquei meio revoltado: pedi um orçamento pro vendedor das peças que eu queria, aí ele começou a fazer no papel mesmo. Aí eu perguntei qual era o problema com o computador. Sabem o que o cara falou? Essa merda vive travando e demora muito pra reiniciar. Quando eu pensava que a merda a qual ele se referia era o Windows, vi um Linux carregando. Nem esperei pra ver qual distro eles usavam.
Resumo da ópera: não adianta convencer o dono da empresa que o pinguim é bom... ele tem que dar treinamento pra o funcionário também, e nesse caso, acho que o administrador também precisa de umas aulas, pois se "a merda trava direto", é porque "O MERDA" fez alguma cagada... resta saber quem é o dito cujo: o usuário ou o administrador?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.