Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Patente do sistema de arquivos FAT é rejeitada

Notícia publicada por brain em setembro 30, 2004 12:36 PM | TrackBack


A Public Patent Foundation publicou uma nota anunciando que o órgão responsável pelo registro de patentes nos EUA aceitou o seu pedido e reexaminou e rejeitou a patente requerida pela Microsoft sobre o sistema de arquivos FAT, que anteriormente havia sido concedida pelo mesmo órgão. A Microsoft ainda pode recorrer.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Tango () em 30/09 12:54

Posso estar sendo pessimista, mas não vejo muitos motivos para comemorar. O sistema de patentes no mundo inteiro está meio que "avacalhado", com gente patenteando desde a roda até duplo-clique. Nos EEUU nem é bom comentar. Enquanto continuar esta grande palhaçada e ninguém determinar por lei que software não pode ser patenteado, a comunidade do software livre vai tremer nas bases todas as vezes que uma megacorp solicitar uma patente qualquer.


» roberto () em 30/09 12:57

o lance é eu patentear o andar pra frente ai ,quem naum andar de costas irá ter que me pagar.


» Augusto Campos () em 30/09 13:13

Tango: você está mesmo sendo pessimista. Não é porque não ganhamos uma guerra ainda em curso que devemos deixar de comemorar as pequenas vitórias em batalhas. Comemorar, anunciar, etc. ajuda inclusive a divulgar a existência do problema.

Apenas como esclarecimento, a legislação a que você se refere existe no Brasil. É o art. 2º da Lei nº 9.609, de 19.02.98. No Brasil, portanto, software não está sujeito a patentes, e sim a direitos autorais.


» nome () em 30/09 14:22

Nos EEUU...

Há sequer algum bom motivo para usar a sigla do espanhol ou isto é influência do tipo de artigos que tens lido ultimamente?


» /-//_/(¬( ) () em 30/09 16:53

um monte de patentes absurdas eles deixam...

a única coisa que realmente eles fizeram não pode???


» Zyk () em 30/09 17:30

Os caras rejeitam patente p/ FAT e aceitam patente p/ uso de tecla TAB para navegação?


» Augusto Campos () em 30/09 17:33

Zyk, a patente do FAT foi originalmente aceita, da mesma forma que a navegação assistida por teclas. O que aconteceu foi que alguém resolveu ir lá e questionar a patente do FAT, e assim ela foi rejeitada de forma posterior. Se alguém questionar as outras patentes, talvez aconteça o mesmo.


» Davidson () em 30/09 17:38

Há há há! É verdade! Os caras da M$ conseguiram patentear até softwares para *nix, como o SUDO, e agora eles não conseguem patentear o FAT.
Definitivamente, se o futuro do software depender da M$ e do sistema de patentes americano, então o software não tem futuro...


» Luciano () em 30/09 18:29

Desculpa a ignorancia, mas qual a diferença entre patente e direito autoral? Os dois eu nao tenho q pagar para usar?


» Ricardo Rabelo Mota () em 30/09 18:51

Luciano, patente significa que você pode adquirir direitos sobre uma idéia, mesmo que ela não exista ainda, ou que nem vá existir. Já o direito autoral você precisa criar algo para dizer que foi você quem fez. Parte do pressuposto que, mesmo não registrando, e você podendo provar que fez, é teu.


» Henrique Vicente () em 30/09 19:32

Luciano,
direito autoral não é dada para você morrer de medo(dependendo pode ser algo chato), já patente é...
por exemplo... se eu faćo uma música, eu tenho os direitos autorais dela.. posso vendê-lo para alguém e essa pessoa decidir o que fazer com ele por exemplo, liberar a música sob uma licenća da creative commons por exemplo... ou vendê-la para uma gravadora... etc...
Já a patente é quando eu tem uma invenćão e alguém vai e patenteia.. sendo que agora aquela tecnologia é da pessoa, se você quiser usar, vai ter que entrar em acordo com a pessoa, pagar ou etc...

Eu acho que essa onda da M$ patenteiar o sudo, sistema de pager, duplo click.. não vai sair do papel.. porque imagina se ela vai querer cobrar algo dos desenvolvedores do KDE por causa do duplo click? vão aceitar? é claro que não! a mesma coisa se fossem cobrar algo em relaćão ao X como pager, vamos aceitar? Óbvio que não...
Nem o governo do U$A iria gostar eu acho...
assim como o cara que patenteiou a roda, ele fez isso para mostrar como o sistema de patente é falho.. se eu fosse ele iria tentar completar a faćanha... tentar cobrar da bridgestone ou firestone por exemplo alguma comissão porque os pneus são rodas! Mas sei não... se o governo aceitasse o meu pedido não sei se eu ria ou chorava.. acho que ficaria parado, sem entender.. cada uma do povo viu..


» #startx# () em 30/09 19:38

Vou patentear a janela e proibir a M$ de usar.


» Trololó () em 30/09 20:42

Patenteia a tela azul, é mais vantajoso...


» Trololó () em 30/09 20:43

Patenteia a tela azul, é mais vantajoso...


» nelson_pivete-13a () em 30/09 20:47

Vou patentear os comentários idiotas.
E vou ficar rico!!!
$$$$$$$$$$$!!!


» montaro () em 30/09 23:05

pq a m$ nao patenteia logo o alfabeto e os algarismos...


» bebeto_maya () em 01/10 01:00

__Só complementando, o direito autoral está especificado na Lei 9610 de 1998, ele te dá o direito sobre sua obra mesmo que você nunca tenha registrado.Na prática se vocÊ tiver provas e testemunhas de que a obra é sua.Tá provado.Nesse aspecto a lei de direito autoral é mais inteligente, porém não perfeita, pois permite que a obra do artista/criador permaneça sob custódia da família por 50 anos, o que é um absurdo que atrapalha a absorvição pública da informação.

__Imagine que uma obra de Tom Jobim, um ícone brasileiro, não pode ser copiada e distribuída, como patrimônio público. . .Da mesma forma uma cópia do Portinari!O interessante disso tudo, é que as famílias dos autores, que muitas vezes são contrarias as opçôes artisticas do criador quando em vida, faturam sobre uma obra que deveria ser do povo!

__COntudo, nenhuma lei consegue ser tão estúpida quanto a de Patentes Americanas.É mais um sintoma de uma nação vazia espiritualmente, cujo governo foi vendido a indústria.E o povo, apesar de passar 20 anos na escola, não passa de alienado!


» Gbitten () em 01/10 08:25

A Propriedade Intelectual pode ser de 4 tipos:
- Patente: É um documento oficial (requer registro) que garante ao inventor os direitos sobre uma invenção. A patente limita o desenvolvimento e o uso do invento ao proprietário da patente. O proprietário da patente pode licenciar o uso da patente a terceiros. A patente tem prazo de expiração. Ex: As fotocopiadoras (vulgo xerox) eram até poucos anos patente da empresa Xerox.

- Trademark (marca): qualquer nome, logomarca ou símbolo que estabelece e identifica um produto, serviço ou organização. A marca pode ser registrada. Ex: O símbolo da NIKE.

- Copyright (direito do autor): permite ao autor proteger uma idéia que foi expressa. Essa idéia pode ser um livro, uma música, uma foto, um filme, um poema, um programa de computador, etc. O registro não é obrigatório para valer o direito, porem este pode ser requerido. Programas de computador são registrados automaticamente assim que são escritos. No Brasil o copyright perdura 70 anos a morte do seu autor, após isso a obra se torna de domínio público. Ex: Linux.

- Trade Secret (segredo comercial): uma informação genuína, na maioria das vezes exclusivas, que permite a seu dono vantagem econômica ou competitiva. Ex: fórmula da Coca-Cola.


» Henrique Vicente () em 01/10 14:07

opa, vamos com calma...
Linux não é de domínio público...
leia-se: a M$ não pode pegar parte do código e fazer o que quiser... nem muito menos Linus morreu a mais de 70 anos ou era brasileiro :) (sei que vocês sabem disso..)
Linux é distribuido sobre uma licenća livre, porém não é domínio público... você tem que respeitar uma licenća para usá-lo, modifica-lo, etc...

Domínio público é Shakespire... etc :) em falar nisso, sei que existe um site cheio de livros desse "povo" que tem obras já sobre domínio público ou liberaram as obras... não sei como dizer... alguém sabe esse site?


» gbitten () em 01/10 14:18

Henrique,
Eu não disse que o Linux é dominio público. Disse que o Linux é um exemplo de produto intelectual protegido por copyright. Talvez tenha me expressado mal.


» Marcelo Ulianov () em 01/10 17:53

Gostei da sigla..EEUU.Melhor do que USA ! E não digam " americanos", afinal somos sul-americanos! Estunidenses é o correto.


» Ricardo Rabelo Mota () em 01/10 18:00

A página desse povo, aqui no brasil, é o ebooksbrasil.com. Tem vários livros lá, de autores nacionais e estrangeiros. Vale a pena dar uma olhada.


» Marcelo Ulianov () em 01/10 18:32

Tem também a www.ebookcult.com.br

Muito bom e organizado !


» Henrique Vicente () em 01/10 22:52

Nào, ainda não é esse site..
esse site que eu digo é um site sem gráficos nem nada.. puro texto, com uma parte que é apenas nomes dos autores e os livros para downloads nos formatos pdf, ps... coisa assim, aparência bem "limpa".


» Backz () em 01/10 23:25

Se não me engano o termo "Linux" é um trademark registrado pelo próprio Linus Torvalds. Outros exemplos de obras de domínio publico são as sinfonias de Bach, Beethoven, Mozart... etc.

Bom, é nessas horas que devemos agradecer por sermos "Brasileiros", pois é aqui que o software livre cresce...

Vocês sabiam que o programador mais rapido do mundo é o Indiano? Ele programa em 1 dia o que um programador Brasileiro demora 2 ou 3. Não é atoa que a Microsoft desenvolve a maioria das suas coisas na Índia, além de tudo a mão de obra é barata.

Mas tem um porém, o software Indiano é normalmente cheio de bug, fazem rapido porem mal feito.

O sofware brasileiro demora mais, porém, são mais bem feitos... Alguém me disse isso, e pude ver que é verdade, se o interesse da Microsoft é só "vender" o "programador" indiano é o mais indicado, e dane-se a qualidade do software...

Podem ver, naqueles sites como o codeproject, só tem artigo/tutorial de Indiano, a maioria de Win32api, MFC e .Net.


» Backz () em 01/10 23:28

Esqueci de falar, o site brasileiro pra pesquisa de marcas e patentes é:

http://www.inpi.gov.br


» Douglas Augusto () em 02/10 01:50

Melhor do que EEUU e USA é a sigla EUA. ;)


» Troll () em 02/10 13:44

EEUU é correto, pois é uma abreviação de um plural. A repetição da letra (EE), indica a abreviação do plural Estados, e UU indica a abreviação do plural Unidos. Isso é português, e não espanhol. E nós somos americanos. Eles são estadunidenses.


» Marcelo Ulianov () em 02/10 17:37

grande Troll...


» nelson_pivete-13a () em 02/10 19:03

"Patente do sistema de arquivos FAT é rejeitada"

Ah, é só mais uma notícia para aumentar o orgasmo da molecada.

(OoOOOOOoOOoOHHHhhhHHHHhhhNNNnNnNNnnNNn!!!!!!!!!)


» andreas () em 02/10 19:49

Putz, de quinta-feira até sábado (hoje) nenhuma notícia nova? :)


» lilux () em 03/10 09:26

Bem, sobre as patentes de navegação com abas.. são aquelas abas que tem nas configurações do windows.. acho que quase todos já viram.. existem antes das que existem nos navegadores. Essa do SUDO é meio estranha.. nunca ví nada da microsoft nisso...


» lilux () em 03/10 09:29

o augusto teve algum problema no computador dele???
o que aconteceu pra eele nao postar mais noticias aqui???
apeesar da maioria nao ser muito uteis estao fazendo falta!!!

AUGUSTO, VOLTE.. OU DE A SENHA PRA MIM QUE EU ATUALIZO.. NOTICIAS FERVOROSAS, EXPLOSÕES E ETC...


» Itamar () em 03/10 09:31

Desculpe continuar isso, mas EEUU, remonta a época da guerra fria, para se equiparar com a URSS, que tem 4 letras. Esse detalhes cretinos e medíocres eram levados em considerção naquela época. Questão de marketing ideológico. Ou se usa o original no inglês USA, ou o equivalente, e que me parece mais lógico, EUA. Li a esse respeito a muito tempo e escrevo isso baseado na memória. Caso eu encontra esse artigo, ou seja lá o que for que explique o porque de EEUU com maior riqueza de detalhes terei o maior prazer em repassar.
Desculpe o troll


» EEUU () em 03/10 14:04

"Bush: - QUEM MANDA AQUI SOU EEUU"


» Ricardo Rabelo Mota () em 03/10 14:04

Talvez o site sobre ebooks com "aparência limpa" seja o http://www.txt.org. É sem dúvida excelente, mas tem mais artigos e apostilas do que livros propriamente dito. E, até alguns dias atrás, estava em reforma. Também vale a pena a visita.


» Indústria bélica () em 03/10 15:43

Com certeza, bush, mas quem manda em você sou eu :)


» Alan Kelon () em 03/10 15:50

Olá,

"o augusto teve algum problema no computador dele???"

Há um tempinho atrás, o Augusto teve um probleminha de saúde e *talvez* tenho tido de novo :( Se for isto mesmo, melhoras para você, Augusto.


» Fofoqueiro () em 03/10 16:36

Socorro!

Ouvi dizer que houve um acidente entre o triciclo que transporta o Augusto de Campos no trajeto entre a megasede do BR-Linux e o prédio da Microsoft (não me perguntem o que ele foi fazer lá), dizem que foi na volta, na ida, inclusive, ele estava acompanhado pelo Marcelo Tossati, que parece ter sobrevivido por essa sorte!

Alguém tem mais notícias?


» EEUU () em 03/10 17:03

Por convenção e não por norma ou regra formal, NÃO existe plural de siglas no português. Alguns linguistas até aceitam que se acrescente um s ao final da sigla para indicar o plural se isto facilita o entendimento e seguindo o mesmo raciocínio aplicado a formação do plural dos substantivos. EEUU definitivamente é adaptação do espanhol e a não ser que tudo que aprendi tenha mudado, não existe no português.


» Eu () em 03/10 18:28

Cadê o Augusto?

O que será de nós Trolls sem o nosso patrono, nosso ídolo, nosso modelo, nosso líder?

Volta, Augusto.


» Joao Meirelles () em 03/10 18:55

Este site morreu ja foi tarde

Visite esse daqui q tá sempre atualizado

http://www.linuxit.com.br

Falou


» liquidslave () em 03/10 19:45

Ae, não tem comparação, mas que trollada forçada, heim ? Augusto, amarra esse sujeito faz favor ! hehehe


» AcheiNaNet () em 03/10 20:34

O mundo é de quem USA, e quem USA sou EEUU.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.