Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Cidade de Munique deverá migrar para Linux apesar da preocupação com patentes

Notícia publicada por brain em setembro 29, 2004 12:52 AM | TrackBack


A agência Reuters informa que a cidade de Munique está prestes a confirmar sua opção pelo Linux, mais de um ano após o início do seu processo de seleção e apesar de toda a pressão da preocupação com a provável mudança de legislação sobre patentes de software na Europa. Enquanto isto, segundo o IDG Now, o governo do estado de Pernambuco trilha o caminho oposto.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Vagner () em 29/09 01:25

No caso de Pernambuco acredito que o problema foi mão de obra qualificada, não acho que o problema foi apenas das transações por segundo.
Não sabemos como a coisa foi implantada mas acho que o problema foi ai, gente que não sabe mechendo em sistema que não conhece.
Já vi muito usuário falar não para linux pela simples má vontade de ter que aprender algo novo que ao ver dele "ninguem" usa. Enquanto outros tanto faz o SO que usa.


» FatTux () em 29/09 03:06

Sobre Pernambuco, tem um link que explica melhor a situação (veja bem: é partner da MS):

http://www.s2.com.br/scripts/release.asp?clienteId=361&releaseId=17415

Alguns pontos são particularmente interessantes:

** Na situação anterior, havia 14 servidores improvisados, cedidos pelo órgão de informática do estado... **

Quem disse que máquina velha faz sistema bom? Linux também é filho de Deus e gosta de máquina boa! A migração transferiu a operação para um cluster de dois HP DL 580, eu queria ver o WS2003 rodando nas velharias, provavelmente não iria nem mesmo instalar!

** Pelo acúmulo de informações em diversos servidores e com vários sistemas operacionais **

Leia-se: Linux e versões anteriores do Windows. Não ficaria surpreso de ver aí alguns Win9X travando 10 vezes ao dia!

** Governo do estado substitui Linux por Windows Server 2003 e reduz criminalidade em mais de 80% **

Essa é boa, essa estatística começou em 2001, muito antes da migração. Link:

http://www.atech.br/negocios/pd_infopol.php

Depois o homem diz que "Linux é onda, bla bla bla". Problemas existem e não reclamo do cara escolher a solução mais adequada para ele. Mas ainda assim, estou sentindo um forte cheiro de "spin" nessa história toda...


» bebeto_maya () em 29/09 03:44

__Nunca vi um estado com um Déficit cultural e educacional tão grande quanto Pernambuco, não é a toa que o povo elege um imprestável como Jarbas Vasconcelos como seu representante.

__Pra quem é da terra,(nela resido, mas sou paraibano) basta dizer que ele vendou a pechincha a CELPE, ex-empresa estatal fornecedora de energia, e com o dinheiro sanou as despesas do estado, construiu uma estrada e fez um aeroporto, que sabe-se hoje foi obra do governo federal, além de, supostamente, ter financiado sua reeleição.

__Enquanto o estado vive a mercê da criminalidade, exclusão, falta de moradia, educação, alimentação, emprego. . .Ou seja, quem habita em PE, como eu, sabe que a dinastia Jarbas fodeu pra valer nosso estado , entregando-o ao completo abandono e ostracismo. . .E a população é tão inocente e alienada, que por várias vezes elegeu esse homem como o melhor governador do país. . .O que prova a minha teoria das necessiadades alimentícias e culturais do nosso povo. . .

__Por obéquio, na próxima eleição votem no sucessor de Jarbas Vasconcelos, dêem mais uma descarga em Pernambuco, porque a bosta ainda está boiando!


» solano krabbe () em 29/09 07:35

O importante é que eles estão felizes... no seu pequeno mundinho azul, onde tudo é simples, o horizonte fica perto e há as montanhas verdinhas para se contemplar.
A vida não é mesmo um mar de rosas?


» Ronaldo Yoyart () em 29/09 08:34

Oras, não importa se você usa Linux, Windows, BEOS, Solaris, Netware, CPM, Apache , IIS, MS SQL, Oracle, MySQL,etc..., tudo que é mau planejado não funciona, por exemplo, porque o SAP e JDE que são considerados exelentes ERPs funcionam em empresas Enormes médias e pequenas, e as vezes em uma implantação da um monte de paus (Por exemplo, JDE não funcionou na C&C) e o diretor de TI culpa o Sistema.
Na verdade, foi ele quem não soube gerir um projeto, planejar uma implantação, ou dimensionar corretamente o uso.
Neste caso de Pernambuco, acredito que o Linux foi usado como Muleta (pode expiatório) para encobrir um erro de planejamento.

Triste é aquele que vê numa noticia desta motivos para justificar uma plataforma ou outra, aqui nem vale a pena discutir se Linux ou Windows é melhor, a reportagem mostra somente a imcopetencia de um administrador, de um reporter, e de uma revista, que não conseguiram distiguir OVIU.

Me expliquem uma coisa ? A solução Microsoft reduziu a criminalidade em 80% ?
Então vamos fazer o seguinte, vamos mandar embora todos os policiais, e com a verba que sobrar vamos montar Clusters e Cluster de Windows 2003 com IIS, quem sabe o Brazil não acaba com os Crimes na América Latina.

Foi Igual a comparar COR com Peso, ridicula essa constatação.


» Tchelo_Xinelo () em 29/09 08:47

AhuahuHAuHAuhAUHA

Fico imaginando varios clusters Win2003 fardados circulando pelas ruas e combatendo o crime UAuHAuHAUHAU!!! Nossa essas noticias são ilárias!! Pelo menos ela me feiz rir!!!

100+ ;D


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 29/09 09:33

Segundo a própria matéria da IDG Now!, foram gastos 550 mil reais para realizar esta migração. Por mais caro que a licença Win2003 seja, 10 licenças do produto não chegariam à 550mil. Como gastar o restante com mão-de-obra também parece improvável, fica praticamente evidente que foi investido aí em hardware também... é fácil para "nosso amigo" Alexandre Perez declarar que o Linux não oferece escalabilidade, quando na migração para Win2003 deve ter sido feito um aporte generoso em infra-estrutura.

Desafio Perez e esse povo da Microsoft realizar a mesma migração para Win2003 na mesma infraestrutura de hardware em que se encontrava o s Linuxes "defeituosos", obtendo um resultado superior - aí depois ele vem falar sobre escalabilidade.


» anderson () em 29/09 09:37

....Por falta de verbas, implementou servidores ....baseados em Linux, que não suportaram a ....demanda de informações, apresentando falhas ....constantes.

....“Quando conseguimos recursos, já sabíamos que ....queríamos utilizar produtos e plataformas da ....Microsoft”.

legal né no modelo antigo não devia funcionar os tais produtos.

....Como o projeto estava crescendo, era hora de ....investir em uma solução que desse segurança, ....escalabilidade e confiança para expandir as ....aplicações e sua utilização”, afirma Roberto ....Carício, diretor de TI da SDS

o que o linux permitiria neste caso??

saber analisar o que dizem pra não ser levado pela noticia


» Clovis Sena () em 29/09 10:24

bom dia,

pelo que entendi, esta é mais uma daquelas materias que primam por nao esclarecer nada e fazer confusao na cabeca do leitor.

POr exemplo: que tipo de software era usado, qual banco de dados, qual o hardware, etc. Ou seja, o que realmente importa nao foi dito.

Muito provavelmente foi feito um grande investimento, trocou-se os servidores ( ou aumentou a capacidade), melhorou os links, mexeu-se no banco de dados ( onde eu acho que era o gargalo) e blum, maravilha das maravilhas: tudo funciona perfeito...

Dai a botar a culpa desmerecidamente no sistema linux eh piada...

Num sistema 190, que nada mais eh que um help desk, nao tem nada a ver o sistema operacional em si...

No outro lado da linha, vai ter um operador na frente de um terminal ( que pode ser um velho terminal IBM, um browser, ou uma tela de programa de cadastro/consulta feito em VB ou Delphi... ) e os dados sendo repassados via link isdn/router/etc com um banco de dados, seja ele SQL server, DB2, Oracle, Adabas, etc.

Muito provavelmente, as pessoas envolvidas tinham pressa de arranjar uma solucao, tipo o governador tava zangado, entao tinha que arrajar algo rapido e botar culpa em alguem! entendeu?

Muito provavelmente teriam os mesmos resultados ( ou melhores) se optassem por uma solucao com a SUN, usando servidores SPARC/RISC com Solaris ou mesmo linux, ou mesmo uma das varias solucoes IBM, ou ainda usando o SuSe + Oracle, que destas talves seja a mais em conta.

A NewSupri eh uma boa empresa, presta bons servicos, mas tem um knowhow melhor em solucoes MS. Entao nao tem nada a ver com o sistema operacional em si e mais com o fornecedor da solucoa que eh a New Supri, que so sabe trabalhar com as solucoes limitadas da MS.

t+

Clovis Sena


» Joao Amaral () em 29/09 10:47

como um contraponto,

saiu no Diario de Pernambuco de hoje, no caderno de Informatica uma materia dando conta de que a Prefeitura do Recife lancou portal sobre software livre:

http://sl.recife.pe.gov.br/


» ThLux () em 29/09 12:31

Como são as coisas... enquanto o governo gasta 550 mil migrando para o Windows, eles deixaram de profissionalizar os próprios servidores e ainda terão que gastar no futuro com novas licenças. Mais uma vez assistimos o poder público torrando o dinheiro da população. Apenas para conhecimento, a PM aqui de Minas, a qual trabalho, está migrando todo o sistema para Solaris com BD Oracle para montar o Sistema Integrado de Defesa Social. Neste sistema que está sendo implementado em conjunto com a PMMG e PC e suporte da PRODEMGE, os próprios policias das duas instituição com conhecimentos técnicos no assunto, estão trabalhando para deixar o sistema em condições para ser utilizado. Portanto o treinamento bem como a mão de obra, são das duas instituições + a PRODEMGE. Outro aspecto positivo de migração de sistemas fechados para aberto é o caso da distribuição Alferes Linux, que é baseada no kurumim e está sendo desenvolvida para ser largamente utilizada nos computadores da PM como SO. O diferencial para o kurumim está nas aplicações que são utilizadas junto ao sistema PRODEMGE e ainda a suite Open Office, e programas para navegação e recebimento de e-mail.


» Roger de Almeida () em 29/09 12:34

Isso só tem uma explicação.

CORRUPÇÃO!!!!!!

Essa cultura de "coronéis", devastou o norte e nordeste do Brasil e alguns interiores de Estados tidos "avançados".

O problema da "SECA" no nordeste não é geológico e sim ideológico. Quanto pior, melhor.


Gostaria de saber uma coisa. Qual é o partido que está governando Pernambuco?

[]
Roger


» Mandark () em 29/09 12:38

O pessoal fica com medo do Linux infrigir patente...

Será que o Windows não infrige nenhuma patente? Tá certo que a M$ tem muita grana, mas sera que o custo das royalts que ela ia ter que pagar não ia terminar de inviabiliazar o Windows/Office não?


» Emilio Wuerges () em 29/09 14:42

O IDG é um dos piores sites de notícia. Só publica absurdos, do tipo: windows é mais barato, windows é mais estável...

Não é a primeira vez que publica uma matéria COMPRADA.

Sinceramente, isso me parece propaganda da microsoft + cara de pau do administrador.

Já trabalhei numa biblioteca pública (estágio) onde foi trocado o software de controle 2 vezes num ano.
Superfaturamento de cara. Eu fiquei indignado.

Quando cheguei, tinha acabado de trocar o software.
Imagine o trabalho: recadastrar todo o estoque da biblioteca.
Antes da segunda troca se efetuar eu saí de lá.


» CWagner () em 29/09 18:16

Isso tudo não é o pior. Existe o caso de um sistema integrado de informações para secretarias de Educação do Nordeste que nunca entrou em produção.

Procure na sede de qualquer Secretaria do Nordeste pelo SIIG, se alguém souber do que você está falando vai conchichar com você, pois o sistema é uma vergonha só.

E adivinhem... a base do sistema tinha tecnologia de qual empresa monopolista da área de microinformática?

E mais; de que estado era a empresa desenvolvedora do sistema? Se você pensou Pernambuco, acertou.

Os caras estavam fazendo tudo praticamente do zero, desde os botões, barras de rolagem, caixas de combo, etc... E os zilhões de dólares que foram gastos pra "atualizar" o parque de estações e servidores das Secretarias? na época estava adquirindo uma supermáquina (Dual Pentium PRO, 200 MHz, 128MB de RAM e 8 GB de HD SCSI).

E pra quê? pra nada. Nenhum dos sistemas nunca entrou em operação, o prazo de entrega expirou há anos e ninguém nunca fez nada. Hoje as secretarias estão precisando automatizar o acesso das escolas às informações gerenciais, e o que vocês acham que os "especialistas" estão pensando em usar? M$ novamente, porque é mais fácil usar.

Sequer cogitam a idéia de usar sistemas baseados em soluções abertas (PHP, PostgreSQL, LDAP, SASL, etc...). As justificativas: o treinamento da equipe é muito caro, não tem pessoal especializado no mercado, etc... E quantos programadores de .NET vocês conhecem por aí? arrastadores de ícones têm aos montes, mas programadores de verdade conta-se nos dedos.

O setor público carece de pessoal, mas acho que falta vontade política de ver a Tecnologia da Informação como algo importante, e nos dias de hoje, essencial.

Todos só sabem chamar "o cara da informática" se o terminal/micro/estação "der pau", ou travar. Ninguém escuta o responsável pelo setor quando este diz que é preciso fazer uma atualização de equipamentos, reciclagem de pessoal, treinamentos. Se você falar em congressos, feiras e fóruns, os caras do financeiro riem da tua cara e dizem que você está querendo passear.

Este é o retrato da grande maioria dos setores de informática dos estados do Nordeste, e talvez do Brasil inteiro. Talvez alguns estados do eixo Centro-Oeste/Sudeste/Sul se salvem porque os políticos têm uma visão de que precisam de informações nas pontas dos dedos, e não podem conseguir isso só com telefonemas e ofícios circulares.


» Julio Cesar () em 29/09 22:33

Para quem mora/vota em Recife...
Complementando o que o bebeto_maya falou, o pior é que ainda tem gente que vota em Cadoca, alegando que quer mudança. É uma tremenda de uma falta de criatividade desses candidatos e o povo que em sua maioria é burro, esquece que Cadoca é o mesmo grupo de Roberto Magalhães/Gilberto Marques Paulo/Gustavo Krause. Todos esses foram governadores/prefeitos e o que fizeram durante todos os anos que estiveram no poder??? NADA! E hoje criticam a atual gestão que vem fazendo um trabalho excelente principalmene junto às comunidades mais necessitadas.
Mas eu vou parar por aki pq isso não eh um forum politico.


» bebeto_maya () em 30/09 04:09

__Jogo mais lenha na fogueira, me atrevo a criticar ainda mais a materia do IDG-NOW, não na condição de ''linuxer'', mas de ser pensante:Em determinado momento é afirmado a não existência de empresas e mão de obra qualificada para prestar serviços em Linux e banco de dados:

**Existem sistemas de HelpDesk gratuitos funcionando em PHP, estáveis na Internet, e qualquer ANTA semi-analfabeta configura um server Apache+MySQL+PhP, de custo de propriedade ''zero'', o help desk de que vos falo é o ''One Zero'' e já está bem maduro!

**Empresas Pernambucanas que lidam com Linux e S.L:EMPREL, SERPRO, DATAPREV, FIESP.ALém do IBratec,escola de informática de nível superior,referencial em Linux aqui em Pernambuco, que provavelmente tem técnicos loucos para desempenharem suas funções!

__Pra mim está claro: Trata-se de matéria patrocinada, o pior é que Jarbas e sua administração mais uma vez saem como heróis, o Linux perde e o ''fumo'' quem toma é o povo, uma pena!


» bebeto_maya () em 30/09 04:11

__Jogo mais lenha na fogueira, me atrevo a criticar ainda mais a materia do IDG-NOW, não na condição de ''linuxer'', mas de ser pensante:Em determinado momento é afirmado a não existência de empresas e mão de obra qualificada para prestar serviços em Linux e banco de dados:

**Existem sistemas de HelpDesk gratuitos funcionando em PHP, estáveis na Internet, e qualquer ANTA semi-analfabeta configura um server Apache+MySQL+PhP, de custo de propriedade ''zero'', o help desk de que vos falo é o ''One Zero'' e já está bem maduro!

**Empresas Pernambucanas que lidam com Linux e S.L:EMPREL, SERPRO, DATAPREV, FIESP.ALém do IBratec,escola de informática de nível superior,referencial em Linux aqui em Pernambuco, que provavelmente tem técnicos loucos para desempenharem suas funções!

__Pra mim está claro: Trata-se de matéria patrocinada, o pior é que Jarbas e sua administração mais uma vez saem como heróis, o Linux perde e o ''fumo'' quem toma é o povo, uma pena!


» bebeto_maya () em 30/09 04:13

__Jogo mais lenha na fogueira, me atrevo a criticar ainda mais a materia do IDG-NOW, não na condição de ''linuxer'', mas de ser pensante:Em determinado momento é afirmado a não existência de empresas e mão de obra qualificada para prestar serviços em Linux e banco de dados:

**Existem sistemas de HelpDesk gratuitos funcionando em PHP, estáveis na Internet, e qualquer ANTA semi-analfabeta configura um server Apache+MySQL+PhP, de custo de propriedade ''zero'', o help desk de que vos falo é o ''One Zero'' e já está bem maduro!

**Empresas Pernambucanas que lidam com Linux e S.L:EMPREL, SERPRO, DATAPREV, FIESP.ALém do IBratec,escola de informática de nível superior,referencial em Linux aqui em Pernambuco, que provavelmente tem técnicos loucos para desempenharem suas funções!

__Pra mim está claro: Trata-se de matéria patrocinada, o pior é que Jarbas e sua administração mais uma vez saem como heróis, o Linux perde e o ''fumo'' quem toma é o povo, uma pena!


» roberto () em 30/09 06:37

isso representa muito claramente duas coisas,a volta pro windows foi pq alguem ganhou uma grana por fora de alguma forma,e consequentemente mais um dos interminaveis casos de corrupção no BRASIL.
alem de um site de noticias que aceita ser pago para publicar o que os pagantes desejam,independente de ser verdade ou não.


» roberto () em 30/09 06:41

e deve vir muito mais por ai,a m$ obviamente vai tentar derrubar o linux usando todas as formas imaginaveis,como ela fez com todos os seus concorrentes ao longo dos anos,portanto qualquer tipo de artimanha deve ser esperada.


» roberto () em 30/09 06:45

hun,sobretudo num pais como o brasil onde se compra politicos a preço de banana,a m$ é muito rica,com qualquer esmola eles compram os politicos "passa fome" do nosso pais.
a força da m$ naum é tecnica,é financeira o que serve para comprar politicos bananeiros,como os do brasil.


» montaro () em 30/09 07:26

resumindo admin burro e comprado... 100% corrupcao esse governo ai

esse tipo de noticia alimenta aqueles empresarios e admins que estao tremendo nas bases quando pensam que algum dia vao ter que usar aquele "sistema dificil e preto so com linha de comando"....


» Fabricio Rocha () em 30/09 11:55

Eu vi esse caso da Polícia de Pernambuco numa exposição cá em Brasília no começo do ano. A Microsoft colocou um cara da polícia no stand (não lembro o nome agora, mas acho que era o próprio Alexandre Perez). Pedi pra ele explicar a situação e eu mesmo disse que pra eles a solução Windows foi igual à receita da sopa de pedra: ponha numa panela água destilada, alcatra magra em cubinhos, repolho, pimenta do reino, alho, cebola, etc etc e sal a gosto. No fim do processo, uma pedra seleta, bem lavada. Olhe que delícia que é sopa de pedra!

Eles vêem com esse caso de "migração reversa" comparando bananas com laranjas. Segundo o próprio cara da Polícia de Pernambuco que entrevistei, quando "implementaram" GNU-Linux pegaram 14 micros que funcionavam improvisados como servidores e instalaram uma dessas distros de revista. Sem estudo, sem planejamento, sem apoio de alguma empresa especializada, sem pessoal interno que manjasse do sistema. É claro que não ia dar certo.

Aí disseram "oh! Que porcaria o Linux! Vamos voltar pro Windows!". Então abriram uma baita licitação, e pelos R$ 550 mil compraram dois servidores parrudos, contrataram uma empresa especializada e meteram Windows na panela da sopa de pedra. Fico feliz em lembrar que eu disse isso tudo ao entrevistado enquanto falava com ele.

Se na "migração Linux" eles tivessem investido R$ 55 mil que fossem, um décimo do que gastaram com Windows, duvido que não estaria tudo funcionando corretamente...


» filipe () em 01/10 08:27

opa... o CWagner comentou sobre que aqui no sul a coisa poderia ser diferente. E pelo menos aqui no paraná É. Trabalho na celepar (cia de informatica do parana), e a ordem do governador requião é software livre. Essa semana passaram instalando firefox + thunderbird nas máquinas windows, fora que todos as máquinas daqui tem dual boot: win + uma versão adaptada do kurumin criada aqui mesmo, o Latinux. E tem já há bastante gente no linux: na minha sala, de 19 pessoas, 5 usam linux. E aqui é utilizado java + postgres. Oracle só para aplicações realmente críticas.


» Alecio () em 02/10 16:35

Peraí...

sou pernambucano, moro em Recife, e não vi redução nos crimes de jeito nenhum.

e quem é esse cara, que vem me falar que o meu estado tem um "déficit cultural tão grande quanto Pernambuco"?

décifit cultural o cacete, meu velho!

pra vc (que nem da terra é) que não sabe, somos um estado com bem mais identidade cultural que a Paraíba. entenda bem, sua anta: não tô dizendo que o teu estado não tem identidade cultural... tô apenas dizendo que um estado que tem a maior torcida do flamengo fora do rio de janeiro (localizada em joão pessoa - capital) não tem nem coragem de torcer pelos times da própria terra... isso sim é falta de identidade cultural.

sobre a venda da CELPE: o governo (que eu não defendo) vendeu e sanou as dívidas do estado, ou pelo menos amortizou elas... e pra você falar que ele "construiu uma estrada e fez um aeroporto", fica parecendo para as pessoas que não sabem o que aconteceu que o que foi construido foi uma via de acesso a um sítio e um campo de pouso...

trabalhei na obra da Duplicação da BR-232 e garanto a você que o estado precisava daquela obra. Se você chegou a transitar pela "estrada" antes da duplicação, deve saber a quantidade de acidentes que acontecia, e que agora reduziu bastante. essa obra estava sendo simplesmente a maior obra com concreto realizada na época no país, trazendo tecnologia de ponta. por isso que foi tão cara. a antiga BR-232 era do tempo de Getúlio Vargas, e aguentou pelo menos 50 anos. imagine quanto tempo vai durar essa nova...

o campo de pouso hoje é considerado o maior do nordeste (maior inclusive que o de Bayeux - PB), é o 7º aeroporto brasileiro em movimentação de passageiros, 5º em carga aérea e 10º em aeronaves.

tá certo que deveriam ser obras federais, mas o governo já está recebendo de volta o dinheiro aplicado. é como se o governo do estado tivesse emprestado uma grana pro governo federal. a gente não podia ficar esperando a "boa vontade" (???) de FHC pra essas obras serem executadas.

mas peraí... o governo da Paraíba também vendeu a estatal de eletricidade... o que foi feito com o dinheiro? será que foi doado pra torcida do Mengão?


:)


déficit cultural, uma porra!

"... nova Roma de bravos guerreiros,
Pernambuco imortal, imortal!!!"


» bebeto_maya () em 08/10 00:59

"e quem é esse cara, que vem me falar que o meu estado tem um "déficit cultural tão grande quanto Pernambuco"?

décifit cultural o cacete, meu velho!"

__VocÊ é a prova cabal do que afirmei, um xenofobista radical. . .Eu moro em Pernambuco e conheço muito bem a cultura daqui, ''Sr.Estrúpicio Papel de Enrolar Prego da Silva'', conheço o movimento do Maracatu, do Frevo, Caboclinho, Baião, Repente e até do Mangue, a Obra prima de Chico Science, só não sou aliendado nem Pernambucano.As pessoas valem muito mais que cor, ou nacionalismos e regionalismos, afinal só cachorros defendem o seu território com mijo. . .E a Paraiba tem seus defeitos, e muitos.O déficit cultural pernambucano de que falei, está na falta de público consumidor de cultura, na exclusão social e alimentícia.Eu ligo a televisão e só vejo Brega na programação local, mulheres esguichando fluído vaginal na lente da Câmera enquanto dançam, as rádios mais parecem "Tele-sexo", e o jornal que mais vende aqui, é a ''Folha Sangrenta de PE''.E a riquissíma cultura local só não morreu porque os órgãos públicos compram espaços na rádio e promovem festivais históricos como São João e Carnaval populares. . .Porque senão esse estado já teria sucumbido a muito tempo há sub-cultura de massa que vende como água. . .Ver a praia de Olinda, porra!Mais parece o Lixão. . .E se um estado tem uma cultura escrita em livros de história, que veneram Mauricio de Nassau, mas o povo tá preu pra ela, pra mim isso é um déficit cultural e educacional enorme.Se manca! Jarbas estagnou a economia de PE, investiu o dinheiro em obras estruturais e esqueceu uma população que padece as minguas, e não me venha falar de obras sociais, pois foram poucas mesmo, e ninguém come estrada ou aeroporto, que no final das contas não vai servir de nada, afinal o turista se encanta e quando sai de lá e é assaltado nas ruas de Recife, quando não é assassinado. . .Não é a toa que ele não conseguiu fazer Cadoca prefeito, pois o cara levou uma lavada de João Paulo, que não é uma virtuose de competência. . .Mas na frente de Cadoca,tendo Jarbas como apoio, até o ''Bode Zé'' se re-elegeria.

__Pelo visto, você não interpretou nada no meu POST, foi logo bufando e dando xilique ao invés de pensar, porque eu sou um dos maiores admiradores da Cultura de Pernambuco, embora ela esteja entrgue ao ostracismo.E se vocÊ tá afim de uma briguinha regional, xenófoba, porque ''ama'' PE, esqueça, estou num nível mais elevado de pensamento, onde discute-se ideologia e não regionalismos!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.