Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Vagas para especialistas e pesquisadores em Linux

Notícia publicada por brain em setembro 29, 2004 12:34 AM | TrackBack


O Notícias Linux publicou o anúncio de uma série de vagas para especialistas e pesquisadores Linux, em Recife e em Manaus. No link acima você encontra maiores detalhes e as informações de contato.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» bebeto_maya () em 29/09 03:32

Tem que ser formado em Ciências da Computação, o que já exclui metade das cabeças pensantes do planeta Terra.Quem conhece a IBM sabe:Homem branco, cabelo curto, formado, barba feita, terno gravata. . .Ou seja, ele querem um andróide moldado e embebido no mais puro neoliberalismo.Simplifcando,um degenerado!


» Roberto () em 29/09 08:02

Sem alimentar os trolls...
Pela descrição do anuncio, é necessária formação de nível superior em computação, ou processamento de dados, ou mesmo especialização em análise de sistemas. Treinamento formal em engenharia de software me parece ser absolutamente necessário. A titulo de informacao, a área especialista do SERPRO em Linux fica em Recife, salvo engano, além de existir, pelo que sei, um núcleo de estudos na UFPE.


» regulamentação_já () em 29/09 11:01

>Tem que ser formado em Ciências da Computação
Nada mais natural, só quem é formado sabe como é duro ter que disputar emprego com semi-analfabetos já que nossa profissão não é regulamentada, já vi ofertas de empregos na área de programação em que o nível de escolaridade exigido era o 2º grau apenas.


» regulamentação_já () em 29/09 11:01

>Tem que ser formado em Ciências da Computação
Nada mais natural, só quem é formado sabe como é duro ter que disputar emprego com semi-analfabetos já que nossa profissão não é regulamentada, já vi ofertas de empregos na área de programação em que o nível de escolaridade exigido era o 2º grau apenas.


» regulamentação_já () em 29/09 11:04

E não é CiênciaS de Computação e sim Ciência da Computação.


» teoria da relatividade () em 29/09 14:26

>Nada mais natural, só quem é formado sabe como é duro ter que disputar emprego com semi-analfabetos já que nossa profissão não é regulamentada, já vi ofertas de empregos na área de programação em que o nível de escolaridade exigido era o 2º grau apenas.

Isso é meio relativo. Trabalho com um programador que não tem nem o segundo grau completo e programa muito melhor do que outro bundão que trabalha aqui que tem canudo.

Outro ponto engraçado é que tem ofertas de emprego que exigem conhecimento de jedi para vaga. Só falta ter de saber todos os dialetos do C3PO :-).


» joaocep () em 29/09 14:33

Considero meio absurda a regulamentação da profissão, até pq as faculdades são um tanto "dentenciosas" nas opções de software utilizados... mas conidero justo o fato das pesquisas serem para estudantes formados.. serve como apoio.

OBS: Olha que 95% dos neguinhos formados só fazem m*


» Mknode () em 29/09 15:17

A notícia é excelente, pois atesta que a cada dia surgem mais ofertas de trabalho com Linux/Sw. Livre, ao contrário dos que insistem em dizer que sw livre é moda e que não tem retorno financeiro. Agora, sobre a questão formados vs não formados, é preciso notar que existem profissionais excelentes e profissionais medíocres por aí, com e sem diploma. Isto, nenhuma regulamentação iria resolver, mas que iria limitar a atuação de pessoas que NÃO SÃO DA ÁREA de computação/informática como muitos Físicos, Administradores de Empresa e Engenheiros Elétricos que, sem sequer compreenderem o que significa algoritmo, ostentam e "exercem" atividades de Analista, programador e por aí vai.


» joaocep () em 29/09 15:30

Mknode,
Considero equivocada sua atitude, pois conheço muitas pessoas que não fazem informática que sabem mais do que muitos da nossa área. Um exemplo bem interessante é o do Eduardo Maçan (Debian) que é Engenheiro e o Augusto Campos que é Adm. de Empresas. A Informática é aberta. E o que impede vc de eser o um bom Admin. de Empresas??? ou vc é limitado intelectualmente para poder exercer as duas coisas?

Abraço


» Mknode () em 29/09 15:40

Não alimentem os trolls


» Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe) () em 29/09 16:34

Usando o mesmo linguajar do "regulamentação_já":

- Difícil é não poder disputar vagas com os semi-analfabetos que tem um diploma na mão.

Não, não sou formado mas sempre que posso ajudo e ensino coisas para pessoas diplomadas (ou não) no nível superior.

Sobre regulamentação: Não sou contra, nem a favor... muito pelo contrário.


» Patola () em 29/09 16:36

joãocep,

O Maçan foi meu veterano na faculdade. Ele é engenheiro *DE COMPUTAÇÃO*. Ele fez Engenharia de Computação, com a ementa bem próxima de Ciência de Computação... e teve todo o embasamento teórico de Engenharia de Software, posso te garantir.


» Rafael () em 29/09 16:50

Osvaldo,

>Sobre regulamentação: Não sou contra, nem a favor... muito pelo contrário.

Então de que lado está?
--
Eu acho justo cobrarem formação. Aumenta o profissionalismo. Se por um lado tem analfabetos com canudo na mão, garanto que há muito mais profissionais desqualificados se apresentando como doutores em algum assunto. Infelizmente nenhum processo seletivo é perfeito, mas filtra muita barbaridade.



» Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe) () em 29/09 16:55

Rafael,

É exatamente isso que eu quis dizer: não estou de lado algum. Não acho que a regulamentação vá resolver alguma coisa mas também acho que se ela existir não irá atrapalhar nada.

Então, pra mim, isso não cheira nem fede.


» Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe) () em 29/09 17:04

Só complementando:

Eu também não acho injusto cobrarem formação. Quem oferece a vaga tem o direito de exigir o que quiser.

Só acho que pedir o diploma não serve para excluir os 'analfabetos'. Serve para excluir apenas quem não tem diploma. A regra é simples:

fera com diploma / analfabeto com diploma
fera sem diploma / analfabeto sem diploma

Quando você exige candidatos com diploma você faz o corte da tabela assima na horizontal onde o 'ideal' (entre aspas mesmo) seria fazer o corte na vertical.


» UmCara () em 29/09 17:06

Enquanto vocês brigam através de "fóruns" para saber quem é o ++, os mais "espertos" já mandaram o curriculum e estão empregados.


» Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe) () em 29/09 17:12

UmCara,

Eu já estou empregado, aliás, a empresa onde trabalho está contratando pessoas. E ela *não* pede formação em nível superior.

Tem vagas para Curitiba e para São Paulo para desenvolvimento Orientado a Objetos *mesmo* (Smalltalk e um pouco de Java). Os interessados devem seguir as instruções da página: http://www.objective.com.br/curriculo.html (as instruções da página *devem* ser seguidas).


» regulamentação_já () em 29/09 17:23

conheço um cara que manja tudo de medicina, opera barbaridade, com preços bem camaradas qualquer déiz real tá valendo, só não tem diploma, alguém se habilita a fazer uma cirurgia com ele?


» Emilio Wuerges () em 29/09 17:54

Pessoal, sim, programar é uma coisa. Acho completamente possível alguém, com esforço, aprender a programar.

Ter conhecimento de linguagens formais (teoria), por exemplo, não é necessário para se fazer um compilador. Mas para se fazer geradores de compiladores, como o lex e yacc, é absolutamente necessário.

Outro aspecto é que só os mais preguiçosos ficam no mercado de software aplicativo e suporte.
O pessoal mais ninja se volta para áreas como microeletrônica, inteligencia artificial e redes.

Você conhece algum técnico desenvolvendo um chip?


» Emilio Wuerges () em 29/09 17:59

regulamentação_já,

Acredito que tenha uma diferença no caso. Um nerd de 14 anos típico pode ter mais tempo de mouse que um "recém formado" (um dos caras mais ninjas que conheco nunca tinha usado computador ao entrar na facul).


» Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe) () em 29/09 18:03

regulamentação_já,

Ele já operou alguém? A pessoa operada por ele se curou da doença? Ele foi atencioso com o paciente? Qual o histórico de cirurgia dele? Teve mais sucessos do que fracassos?

Se sim, eu não vejo nenhum problema. Se ele cumpriu com méritos a função dele não vejo problemas. Afinal, diploma também não protege médicos de seus erros (que não são poucos, tais como na nossa área).

E ainda tem uma coisa: Se um médico (diplomado ou não) erra ele coloca uma vida em risco. Se um programador ou analista erra raramente alguém se machuca (exceto em casos de sistemas de missão crítica).


» Desregulamentação_já! () em 29/09 18:04

Hannibal Lecter era médico muito bem formado, você faria uma cirurgia com ele? Tem o Nosso Osmany Ramos. Você operaria com ele também? E os milhares de médicos que esquecem os bisturis dentro dos corpos das pessoas?

O dia que canudo provar qualidade, Toddynho vira Uísque!


» dfsdfds () em 29/09 18:15

Bill Gates não terminou seu curso superior, veja no que deu.


» LinuxNewsReader () em 29/09 18:35

Minha opinião : Esquece a história de diploma e aplica testes na admissão. Testes de lógica e pede para o candidato fazer uma aplicação simples ( Só para ver se ele realmente conhece a ferramenta ou só leu um livro sobre o assunto )

E o teste ainda ajuda vc a ver como é o código do cara.

Dessa forma as chances são iguais a todos ( com diploma e sem diploma ). E só passa os que realmente sabem alguma coisa. É claro que não é perfeito. Mas como disseram acima nenhum processo é 100%


» Robert () em 29/09 19:37

Sou formado em ciência da computação, a base do curso é somente matemática e física "parecido com engenharia elétrica" - Sobre programação somente teoria e um pouco de prática.
Hoje programo tão bem como programava antes da faculdade, os alunos que se formaram comigo saíram como começaram "sem saber programar".
A maioria trabalha como professores nas faculdades ou outras atividades não ligadas à informática.

Robert


» andreas () em 29/09 19:51

Quer profissão regulamentada, aka, reserva de mercado? Tudo bem. Só não esqueça que tem responsabilidade junto. Teu programa não pode ter bugs. Se tiver, te processo.


» Joerlei P. Lima () em 29/09 20:32

Engraçado isso. Regulamente tudo, impeça idéias criativas de serem colocadas em prática e ajude a continuar comprando soluções de outros países. Se ainda lembro alguma coisa de história, a grande maioria das pessoas que revolucionaram esse mundo sequer tinham diploma. Thomas Edison, Granhan(ou Granham, não lembro a grafia) Bell, alguns nerds, como Steve Jobs, Willian Gates III, Andrew Carnegie, e, se não estou mal informado, temos até um Presidente da República que, ao que me consta, nem segundo grau tem e ainda assim está dando conta do recado. Por outro lado, tem muita gente aí com diploma universitário (e alguns até com mestrado) que são verdadeiras toupeiras.
O que o Brasil precisa é de acesso mais fácil à Universidade/formação e não de regulamentações para proteger gente incompetente. Profissões que devem ser regulamentadas são aquelas que lidam, diretamente, com questões envolvendo a vida e/ou integridade física e moral das pessoas, como Medicina, Odontologia, Engenharia e Direito.


» Helio () em 29/09 20:40

Augusto,
Acho que estes anúncios de emprego poderiam ser colocados em uma área específica tipo "classificados"... e deixar a área de "noticias" só para as notícias mesmo.
É só uma sugestão....
[]s


» Ricardo Carvalho () em 29/09 20:46

Eu sou totalmente contra qualquer tipo de regulamentação na informática, primeiro, muitas das pessoas que contribuiram historicamente para informática (e também para o software livre e open source) não tiveram um "canudo" da área de informática.
Eu imagino o que seria de nós se a Xerox não tivesse contratado Ken Thompson ou Dennis Ritchie, que não teriam desenvolvido o Unix, só por não serem Cientistas da Computação...
> Bill Gates não terminou seu curso superior, veja no que deu.
Eric Raymond só terminou a "High School" porém fez importates contribuições na ncurses, no midnight commander, no emacs e no mozilla.
Apesar de ter apenas a "High School" isto faz dele um programador muito melhor do que muitos "canudados" por aí.


» Ricardo Carvalho () em 29/09 20:47

Eu sou totalmente contra qualquer tipo de regulamentação na informática, primeiro, muitas das pessoas que contribuiram historicamente para informática (e também para o software livre e open source) não tiveram um "canudo" da área de informática.
Eu imagino o que seria de nós se a Xerox não tivesse contratado Ken Thompson ou Dennis Ritchie, que não teriam desenvolvido o Unix, só por não serem Cientistas da Computação...
> Bill Gates não terminou seu curso superior, veja no que deu.
Eric Raymond só terminou a "High School" porém fez importates contribuições na ncurses, no midnight commander, no emacs e no mozilla.
Apesar de ter apenas a "High School" isto faz dele um programador muito melhor do que muitos "canudados" por aí a frase em que ele diz algo parecido com isto: "Computer science education cannot make anybody an expert programmer any more than studying brushes and pigment can make somebody an expert painter".


» Manoel Pinho () em 29/09 21:29

Esse papo é que nem na Música. Tem gente que nunca aprendeu teoria musical e toca bem porque tem talento e persistência para aprender sozinho, mas com certeza se tivessem aprendido a teoria musical fariam coisas muito melhores e de forma mais consciente.

Teoria é SEMPRE bom, embora não seja suficiente por si só. Ela serve para expandir os horizontes mentais, que nem quando você aprende matemática no primeiro e segundo graus. Quem não aprende matemática direito tem muito mais dificuldades com conceitos abstratos. Quem não aprende conceitos básicos como Lógica Booleana, Algoritmos e Estruturas de Dados, Linguagens Formais e Autômatos, a teoria por trás dos Bancos de Dados Relacionais, etc fica com uma visão mais restrita da informática e tem maior probabilidade de ficar desatualizado numa mudança de tecnologias.


» Rodolfo () em 29/09 22:08

Qual o problema de ser Físico, ou Bacharel em Direito?
Eu tenho os dois canudos, e estou cursando Ciência da Computação, não vejo motivo para me vangloriar de uma coisa ou de outra. Mas que estudar, fazer um curso formal melhora o desempenho, isto melhora.
Além disso, cursar uma faculdade seja do que for é um prazer, sempre tem pessoas interessantes e o convívio acadêmico é muito bom.
Se o cara é um gênio, aprende sózinho, melhor ainda com a presença de um professor qualificado. Um dos motivos para a exigência de nível superior em qualquer seleção é limitar o universo de candidatos, porque aplicar provas e testes é caro e demorado, e não é necessário nenhum gênio para realizar qualquer trabalho.


» Jesus () em 30/09 08:26


As empresas tem mais é que cobrar nível superior mesmo, pois existem um monte de semi-analfabetos que só sabem programar(muito melhor programador com formação). Hoje as empresas possuem uma visão diferente, e não querem um programador ou administrador bitolado.

Algum bom programador(hacker) conhece de normas, padroes, processos, ISO, CMM, SPICE, se não for numa faculdade? Bem empresas como IBM usam isso hj, e é o que garante suas qualidades. Ah! IBM é nível 5 no CMM. :-)

Eu tinha uma visão parecida(pra que faculdade) até passar por uma, e olha que já estava no mercado de trabalho a algum tempo.

PS: essa não é troll.


» henrique paiva () em 30/09 09:48

Jesus,

precisa de uma faculdade pra saber isso?
normalmente, as pessoas ligadas a informatica, sao praticamente autodidatas na maioria daquilo que elas sabem. normalmente a faculdade só passa uma base teórica (bem base mesmo).
As pessoas realmente boas na área, sabem aprender sozinho. Se alguém não sabe o q é Capability Maturity Model, tenho certeza q se o cara for bom, isso nao vai ser um problema e rapidamente ele pega.
Agora se o cara for ruím, mesmo com faculdade não tem salvação.


» henrique paiva () em 30/09 09:50

Ah! a IBM é nivel 3 no CMM.


» mello () em 30/09 12:03

Concordo com o jesus no que diz respeito a coisas que não são muito comuns ao mundo auto-didata. E com o henrique, quando diz que qq um pode aprender essas coisas.

Mas com certeza é mais fácil alguem formado se interessar por um Linux do que um não formada(auto-didata) por normas, pradrão de processos, CMM, etc...

Sim, a IBM diz ser CMM 5 em algums processos, mas ela é mesmo nivel 3.


» Eduardo () em 30/09 12:21

Nessa questão de requerer ou não diploma, eu ponho minha opinião.
No caso de especialistas, talvez não precisasse. Conheço várias pessoas que são experts em Linux e não tem diploma.
Mas no caso de pesquisador, ah, nisso sim precisa de um diploma.
Pegando um exemplo, como o cara vai pensar em fazer uma otimização de um algoritmo (algoritmo, não programa) se ele não tem a base matemática e as noções corretas de algoritmos? Fica difícil.
Ele precisa saber, por exemplo, que um algoritmo de ordenação por comparação faz no mínimo O(n.logn) operações. Se não ele poderia deixar um programa que ordena numeros rodando 2 anos lá e achar que o problema é da maquina dele, ou que é lento assim mesmo, sendo que na verdade o problema está na *ideia* da resolução do problema.
Enfim, para pesquisador, sem a base da faculdade, fica realmente complicado...


» Henrique Paiva () em 30/09 21:15

Realmente a base teórica 'muito importante. mas é bem provável q, de acordo com o nivel das faculdades por aí, um cara entre burro e saia burro. e todos exemplos de teoria q foi exposto aqui, o cara nunca aprendeu pq dormiu na aula e colou na prova, ou simplesmente esqueceu.

a faculdade é formadora de opniao. isso as vezes é bom ou ruim. depende da cultura da faculdade. na minha cidade tem uma q se vc falar de linux os caras xingam vc, de tudo quanto é nome. esse cara vai ser formado e vai ter rejeição por linux (e outras tecnologias) pq foi condicionado durante o curso. enquanto q um adolecente q se interessa por linux, vai formar sua propria opniao com o tempo, e vai se aprofundar do jeito q ele achar interessante, e ele sabe que o que um cara gastou um semesre na faculdade pra aprender numa disciplina, ele pode pegar em pouco mais de um mês enfiando a cara em um livro, e tirando sua proprias conclusoes.

uma pessoa formada em outra área, pode sim fazer pesquisa desde q ela comprove conhecimentos suficientes e a instituição aceita-a.

mas quanto a isso nao tem muito o q fazer. o nivel dos cursos em geral sao baixos, mas o MEC fala q é o mercado q tem q filtrar essas pessoas.

ou seja, o mercado vai (deveria) dizer se fulano é capaz ou nao de assumir um cargo ou executar tal função.
mas normalmente, as empresas têm exigida cada vez pessoas com diploma em tecnologia.


» hlbog () em 30/09 21:27

Pessoal, se a questao fosse apenas "concorrencia por emprego deve ser equalitaria", para que ter entao um curso superior na area de computacao? Por que alguem iria querer se formar (5 anos)?
Eh mais que isso, se um advogado toma alguma atitude anti-profissional, vc pode denuncia-lo a OAB e ele ter seu registro cancelado. Da mesma forma um medico que rouba o SUS pode perder seu direito de exercer a medicina.
A regulamentacao prove formas de proteger os consumidores e clientes de erros ou má fé dos profissionais de determinada area.


» Henrique Paiva () em 01/10 00:43

Correto.
Mas, lembrando que pra vc se filiara a um conselho, não precisa demonstrar capacidade técnica nem ética e sim ter um diploma e pagar a sua anuidade.
Na verdade a regulamentação poderia existir no intuito de controle dos profissionais, mas não deveria exigir diploma, uma vez q demonstra questao tenica nem ética.

ou seja, qq profisional q quisesse exercer na área de tecnologia se filiaria. mas é praticamente inviáel de acontecer e ao mesmo tempo perigoso.


» Emilio Wuerges () em 01/10 08:28

Henrique.

Estou cursando Ciencias da Computação e me formo ano que vem.

Concordo que não precisamos de regulamentação.

O meu exemplo vai ser sobre "Linguagens Formais".
Eu ralei muito pra passar nessa cadeira que, sem dúvida, foi um divisor de águas.

Tem professor que é uma bosta, mas o nosso professor de linguagens formais... é muito bom.

Era ele dando aula (eu assistindo), eu implementando os trabalhos práticos, e, pelo menos, umas 6 horas de estudo antes de cada prova.

Quero ver um autodidata dedicar o tempo que eu dediquei a estudar linguagens formais.

É muiiiiiiiiiito difícil!!

A vantagem de aprender LF?

Implementar protocolos, parsers, compiladores, interpretadores... Tudo isso, fica muiiiiiiiiiiiiito mais fácil.

O bill gates pode não ser formado, mas você acha que ele contratou um "micreiro" para comandar o desenvolvimento do .NET??


» Julio () em 01/10 09:12

Muito legal, amantes de software livre, de liberdade e bla bla bla... exigindo regulamentação e por ai vai... aposto que qdo o assunto for patentes vc's estarão estufando o peito pra dizer q sao contras, que querem liberdade e blah blah bla...
qual a diferença? regulamentação nao vai ser uma forma de restringir o conhecimento?(ou ao menos o uso dele?).
Se tivessemos faculdade publica onde TODOS pudessem estudar de graça, onde TODOS tivessem o acesso, ai sim eu concordaria pois somente os relamente preguiçosos nao fariam, mas até la, isso só servira pra garantir vaga pra filhinho de papai riquinho que nao tem competencia pra passar em testes contra pés de chinelo espertos.
Essa é minha opnião, apenas reflitam.


» Paulo () em 01/10 09:24

Na minha opinião isso não cheira nem fede... muito pelo contrario!
heauehaue zueira!


Eu acho uma coisa, o dia que eu tiver grana pra pagar 800 reais mensais em uma faculdade significa
que eu ganho no mínimo umas 4 vezes 800 reais, tenho meu apartamento e meu carro. Então não preciso mais fazer ciência da computação, eu faria faculdade de outra área nesse dia :)


» hlbog () em 01/10 09:42

Julio,
Regulamentar nao eh restringir, a creative commons para ser usada no brasil teve de ser regulamentada:

http://www.softwarelivre.org/news/2307

Eh questao de colocar dentro da lei, com mecanismos de protecao para todas as partes. Eh claro que qq lei pode ser mal definida, aih pode atrapalhar mais do q ajudar.
Qto ao acesso aas universidades, ela eh a base. Concordo q existem todos esses problemas, mas nao podemos justificar um erro com outro. Termos problemas na base nao significa q devemos ignorar problemas em processos q se apoiam nela.
Alem disso, o cargo de programador nao exige curso superior, pois eh entendido hoje q nao eh necessario universidade para desenvolver esse skill. E vai continuar assim, mesmo com regulamentacao. Outros cargos tb podem vir a entrar nele modelo, a evolucao eh a melhor professora.


» Emilio Wuerges () em 01/10 09:50

Eu concordo completamente com o Júlio.
Não temos que restringir.

Mas que há uma diferença entre o profissional formado e o micreiro, ahh isso há.


» Leonardo () em 01/10 10:29

Acredito ser descartavel essa observacao de *disputar vaga com analfabetos*.

A regulamentacao e uma grande besteira, porque isto favorece apenas as faculdades fracas (e pagas, diga-se de passagem). Bons programadores (vindos de qualquer faculdade ou sem formacao superior) sempre sao bem aceitos.

Canudo serve apenas como cartao de visita para um primeiro trabalho. Depois disso, o seu bom desempenho ou nao e que vai definir se voce e bom ou nao.

A titulo de informacao, eu faco uma boa faculdade de computacao, e sou totalmente contra a regulamentacao na area.


» Emilio Wuerges () em 01/10 10:35

"A regulamentacao e uma grande besteira, porque isto favorece apenas as faculdades fracas (e pagas, diga-se de passagem). Bons programadores (vindos de qualquer faculdade ou sem formacao superior) sempre sao bem aceitos."

É isso aí. Esse é o X da questão.
Foi uma discussão muito produtiva esta.


» hlbog () em 01/10 10:42

Vou repetir, nao eh exigido curso superior para cargo de programador. E eh muito justo.


» Julioc () em 01/10 10:42

aqueles realmente interessados nesta discussão, por favor leiam a esta materia:
http://www2.uol.com.br/cienciahoje/ch/ch207/apropos.htm

bom, o texto aparentemente nao tem nada haver com a discussão, mas a conclusao no ultimo paragro é exatamente a questão que quero levantar.


» Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe) () em 01/10 10:43

Eu conheço algoritmos (e estudos de optimizações dos mesmos, portanto eu sei o que é O(n) e coisas do tipo). Também conheço linguagens formais o suficiente para fazer um interpretador/compilador ou até mesmo um simples parser para arquivos de configuração... Conheço termos como tokens, análise léxica, sintática... conheço a sintaxe BNF e coisas do tipo. Trabalho com desenvolvimento OO em Smalltalk.

Sabe como eu aprendi tudo isso? 'Gastando' horas de meu dia estudando. Assim como um aluno de faculdade. Sabe porque não fiz faculdade? Não cai nada disso num vestibular de faculdade pública e não tenho dinheiro pra pagar uma particular.

E sabe de uma coisa? a idéia não é ficar propagandeando o que sei. A idéia é concluir isso tudo com um: "Eu não sou formado em nível superior".

Quanto à regulamentação: todos os projetos de regulamentação da área de informática que propuseram até hoje aceitariam profissionais formados *e* profissionais que já trabalham na área a bastante tempo.


» henrique paiva () em 01/10 19:23

Emilio Werges:

Legal, por causa do seu professor, vc sabe linguagens formais. mas o cara da outra faculdade, teve uma bosta de professor de linguagens formais. ele nao sabe tao bem quanto vc. mas quando exigirem um diploma ele vai ter quanto vc. ele vai um profissional regulamentado tanto quanto vc.
e nao entrevista de emprego, pode ser que nao perguntem sobre linguagens formais.

mas cedo ou tarde, eles vao saber q vc é melhor que ele.
nao é o diploma que vai dizer. naoé a regulamentacao q vai dizer.

é o mercado.
quantas coisas vc aprendeu sozinho, q sao muito dificeis? entao linguagens formais é uma delas.


» henrique paiva () em 01/10 19:27

Emilio Werges:

pode deixar eu sei q vc tb é contra a regulamentção.
só aproveitei o gancho.


» Critico () em 01/10 20:23

E ainda apoiam essa empresa?
Americano é todo igual.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.