Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

ATI dará maior suporte a seus drivers Linux

Notícia publicada por brain em setembro 26, 2004 09:40 AM | TrackBack


Carlos Roberto (bad-morpheus {#.] bol.com.br) enviou este link e acrescentou: "Ótima notícia para usuários Linux e ATI, a empresa anunciou através do Terry Makedon, responsável pelo desenvolvimento dos drivers, que estará dando maior suporte as versões para Linux, inclusive contratando novos desenvolvedores. De acordo com Terry, a ATI está melhorando o sistema de testes, colocando metodologias automáticas que geram testes mais eficientes. Agora é esperar para ver, e torcer para que a empresa consiga pelo menos chegar perto da Nvidia se tratando dessa linha de sistema operacional." Mais no The Inquirer.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Eder S. G. (JORDAM) () em 26/09 10:23

Muito bom dia a todos os leitores e participantes do portal BR Linux.

Fiquei muito contente em saber que a ATI acredita no Linux. Tenho 2 placas de vídeo ATI 3D Rage Pro Turbo com 8MB de memória de vídeo e estou satisfeitíssimo com ela! Já pude testa-la satisfatoriamente com as distribuições Conectiva, RedHat, Fedora, Kurumin, Kalango e Slax Linux.

Espero que demais empresas de hardware suportem sitemas opercionais livres como o Linux e o FreeBSD.

No mais, tenham todos uma excelente semana!



» Rodrigo Pinheiro Matias () em 26/09 10:44

Olha eu tenho uma ATi Radeon 9200 e estou satisfeito com o driver nativo do kernel 2.6.x aqui em casa eu consigo rodar jogos como Quake 3, Unreal Torment 2004 entre outros, o resultado do meu glxgear tambem me foi satisfatorio de 1200 à 1900 FPS.


» Carlos Wagner (Cwagner) () em 26/09 10:44

Ótima notícia vinda da ATI, e só faz reforçar a minha decisão de adquirir um adaptador gráfico dessa fabricante.

Espero que outros fabricantes sigam o exemplo, e que dessa forma haja um esforço semelhante por parte dos desenvolvedores de games 3D, não que os (poucos) título livres, não tenham qualidade, mas não vejo a hora de poder executar um Need For Speed Underground, Driver 4, ou WRC3 nativos no Linux.


» Márcio Homem () em 26/09 10:46

As placas ATI são boas, mas ultimamente as NVidia tem superado em todos os benchmarks as da ATI... Até em HL, que está otimizado para D3D, as NVidia se saíram melhores, fora Doom3, que é OpenGL...


» André Magoo () em 26/09 11:29

Recentemente troquei minha GeForce 4 TI4200 por uma ATI 9800 PRO. Se arrependimento matasse... Com minha placa antiga eu tinha disponível toda a funcionalidade existente no Windows, porém com esta nova chega a ser decepcionante! Não consigo rodar nenhum jogo de forma pelo menos aceitável e a parte de acesso ao hardware é deprimente! Os drivers pra Linux dessa placa são tão ruins que cheguei a propor pra pessoa pra quem vendi minha placa antiga passar esta placa e pegar minha antiga de volta... Deprimente!
Sinceramente espero que a ATI venha a demonstrar um pouco mais de atenção com usuários de outras plataformas que não usem Windows... Mas estou tão decepcionado que só acredito vendo!!!


» montaro () em 26/09 12:21

minha gf4 mx440 64mb eh a 3a placa 3d que possuou e nunca tive problemas com gforce... se esta dando certo pra q mudar..

n eh pq n uso ati que nao ligo pra noticia.... essa atitude so tem a acrescentar ao desenvolvimento do lnx, principalmente na area de grandes corporacoes que ainda n abriram os olhos para o lnx


» ComWindowsAinda () em 26/09 13:01

Não precisava tudo isso... Eu tenho uma Rage Pro 128 com 32MB... eu adquiri essa placa porque ela prometia aceleração para DVD... essa aceleração só funciona no Windows 98 ou Me, nenhum outro sistema (nem mesmo 2000 ou XP). Se ATI liberasse a especificação do iDCT desse modelo de placa, eu ficaria muito contente...


» Miguel () em 26/09 19:53

Os drivers da ATI estam há anos luz atrás dos da nVidia no Linux.

bastar ler o README que vem com o driver, é evitente a total superioridade de recursos que os drivers da nVidia oferencem comparados com os da ATI.

Sem contar a ferramenta da nVidia nvidia-settings, que é muito show!

Ah, e a nVidia já fez doações para a Free Software Fundation.


» Miguel () em 26/09 19:53

Os drivers da ATI estam há anos luz atrás dos da nVidia no Linux.

bastar ler o README que vem com o driver, é evitente a total superioridade de recursos que os drivers da nVidia oferencem comparados com os da ATI.

Sem contar a ferramenta da nVidia nvidia-settings, que é muito show!

Ah, e a nVidia já fez doações para a Free Software Fundation.


» Mandark () em 27/09 00:34

nVidia é tem excelente suporte, com drivers sendo constantemente atualizados. Roda bem qualquer jogo nativo e emulado (wine/winex) que conheço para Linux. E olha que já rodei muitos!


» Atchou () em 27/09 07:44

Não é apenas no Linux: na minha rep, o cara que mora comigo comprou uma ATI super-ultra-puxa. Volta e meia ele tem que procurar drivers alternativos, pq os oficiais sempre vem com bugs (do tipo deixar mancha preta na tela, AGP mais baixo do que o suportado ou inabilitado).


» Tchelo_Xinelo () em 27/09 08:39

Eeeee

Eu tava super estressado pq tinha comprado uma placa ATI e depois li em foruns e outros sites que os Drivers da ATI para o Linux eram um lixo!! Nossa eu fiquei doido, pequei o telefone da ATI e hoje ia ligar lá para solicitar suporte :P!

Mas é uma ótima noticia!!!
100+


» Enderson Maia () em 27/09 08:57

Tenho uma ATI no meu notebook, é uma IGP 320M. E deu
uma dor de cabeça pra fazer ela pegar o 3D, espero
que a ATI lance drivers para placas antigas, e para
esta minha placa tb, lembro que vi no site da ATI
que elas somente fariam driver pra Linux a partir de
uma determinada placa. Será que isso mudou agora?


» RedCzar777 () em 27/09 09:28

André Magoo, eu fiz uma troca identica a sua, mas não me arrependo. Os drivers da ATI são sim muito inferiores aos da NVIDIA, mas o hardware é exelente. O seu problema deve estar acontecendo devido ao uso de versões antigas tanto do Catalist, que é o driver da ATI, quanto do DirectX. Agora, para usar placas de vídeo da ATI no Linux realmente é bem mais chato e o desempenho atualmente é bem pior do que as placas da NVIDIA.


» Evandro Pastor () em 27/09 09:51

É uma decisão muito boa mas tardia. Até que cheguem próximos à solução da Nvidia, levará muito tempo e isso é muito frustrante para os consumidores do seu produto.


» PoolS () em 27/09 11:28

Sou usuário do slackware 10 e possuo uma ATI Radeon 9200, que funcionava normalmente com o 3D habilitado.

Porém, ao atualizar o X.org para o 6.8.1, parou de funcionava e congelava o comp. caso eu tentasse executar algo que utilizasse o OpenGL.

Lamentavelmente, tive que fazer o Downgrade e esperar até que arrumem a versão.

Provavelmente até eles começarem a pensar em como irão melhorar seus Drivers, já terei migrado para um Nvidia.

Sem mais.


» hamacker () em 27/09 11:33

Puxa decaiu bastante as placas da ATI pelo que estou vendo, quando tinha uma ATI seu acabamento era impressionante e vinha até com chave de fenda e parafuso junto a caixa. Até a pintura da placa era diferente. Eu troquei a minha ATI porque na época ela ficou defasada em relacao a TNT2 e uma outra ATI custaria os olhos da cara, desde entao sou usuario da NVIDIA (e satisfeito).
Mas estive olhando alguns sites comparativos e as ATI's suportam uma versao superior do OpenGL e do D3D em relacao as NVIDIAs. Então nem tudo é tão ruim assim, né ?


» André Magoo () em 27/09 12:12

RedCzar777, o meu problema não é no Windows... Você pode notar é que minha frustação é que não tenho no Linux a mesma funcionalidade que tenho no Windows, isso por causa dos drivers pra Linux que são muito ruins. Se eu tivesse uma placa ruim não estaria tão frustado, o problema é que sei que a placa é boa pois funciona muito bem no Windows.


» roberto () em 27/09 13:16

aleluia irmãos drivers da ati pro linux,obrigadoooooo senhorrrrrrrrrrr.


» Emilio Wuerges () em 27/09 15:21

A razão pra mim ter comprado uma placa do nvidia quando troquei de computador foi simplesmente a falta de suporte da ATI para o linux.

Só acho que a ATI tardou perceber que está sendo deixada para trás no mercado linux (pequeno mas crescente) por puro descaso.


» Job () em 27/09 15:58

Isso prova que o Linux vem crescendo no desktop,
alem do mais os grandes usuários "hollywood", tb tem sua força.

Pois ditam a tendência.


» against () em 29/09 20:28

Eu consegui a facanha de acionar o 3D em uma ati mach64 (ATI Technologies Inc Rage XL AGP 2X, usando os drivers da dri.sf.net)

Ao contrario da nvidia, a ati soh lanca drivers para as placas novas.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.