Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mozilla e Firefox ganham espaço entre internautas

Notícia publicada por brain em setembro 18, 2004 04:09 PM | TrackBack


Auder (scanreg@bol.com.br) enviou este link e acrescentou: "Li esta notícia no site da INFO e pelo jeito já não se pode ignorar os Browsers alternativos:'O browser da Microsoft, o Internet Explorer, ainda tem a maioria absoluta da popularidade entre os internautas. Mas navegadores como Mozilla e o Firefox, da Mozilla Foundation, começam a ganhar mercado no mundo da internet. Segundo a empresa de análise de audiência WebSideStory, a porcentagem de pessoas que estão navegando na internet usando o Mozilla e o Firefox aumentou de 3,5% em junho deste ano, para 5,2% durante este mês de setembro." Ainda é um percentual reduzidíssimo, mas a boa notícia é a velocidade com que está aumentando.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Emerson Mello () em 18/09 17:12

Browsers alternativos ???

Que isso ? É onde está dito que o navegador WWW padrão é o MS Internet Explorer ?

Acho errado isso muita gente achar que um produto que é utilizado pela maioria dos usuários é determinado padrão.

Um dia que a W3C (consórcio o qual especifica os padrões da WEB) dizer que determinado navegador é o padrão, dai sim poderemos chamar qualquer outro de alternativo.

Se fizermos uma analogia, o carro que mais vende éo GOL (sei lá se ainda é). Então todos os demais carros deverão ser chamados de alternativos.

Vamos lá gente, vamos mudar a forma de pensar.

A W3C possui padrões sim para o desenvolvimento de páginas WEB, padrões os quais o MS Internet Explorer ignora por completo e fica tentando impor os seus próprios.

O Mozilla é o navegador que mais implementa os padrões definidos pela W3C.

[ ]'s
Emerson
http://www.softwarelivre.ufsc.br


» Augusto Campos () em 18/09 17:22

Entendo seu posicionamento, mas acredito que quando um produto é hegemônico (caso do IE, que aparentemente tem bem mais de 90% da base instalada), não há incorreção em chamar seus concorrentes de alternativos.


» José Maria Silveira Neto () em 18/09 19:09

Só usa IE quem é ignorante ou doido.


» Henrique Vicente () em 18/09 19:13

Emerson Mello,
concordo plenamente...
para mim browser alternativo é m$ie :) uso ele quando realmente preciso e não tenho alternativa :(
assim como o sistema alternativo é o m$ruwindows..
não vejo porque uma coisa seja hegemônica os demais sejam alternativos...
para uma coisa ser alternativa ela tem que ser alternativa a alguma coisa... o correto seria browser alternativo ao m$ie...
mas afinal, normalmente alternativo não é alguma coisa que não é tão boa quanto a outra com que é comparada?.. então m$ie fica sendo alternativo mesmo :P


» William da Rocha () em 18/09 20:55

Pessoal,

O FireFox 1.0 PR está ótimo, com alguns recursos e melhorias que esta tornando o melhor na minha opinião.

Alguns Recursos notáveis:

- Ao usar o protocolo https a barra de endereço fica amarela, e foca o cadeado na barra de status.

- Live rss caso o site tenha esse recurso, aparece um ícone na barra de status para clicar e adicionar no bookmark.

- Quando você vai que pesquisar algo na página, esse recurso ficou melhorado.

E entre outros...


» nelson_pivete-13a () em 18/09 21:05

Pessoal, vcs acreditam que eu peguei nojo de usar o M$-IE? Eu ficava exausto quando no windows eu tentava entrar em um site e aparecia aquela tela branca dizendo: "A Página Não Pode Ser Exibida" e mais um monte de texto escrito...
No Firefox nunca aconteceu nada dessas frescuras, a não ser que o site estivesse com problemas, e bastava uma caixinha dizendo: "The site could not be found. OK" E um computador que não tem outro browser além do IE, a única página que eu visito é www.mozilla.org pelo IE para baixar o Firefox, enquanto o download do browser de 4,7 MB não estiver completo e ele ainda não estiver instalado na máquina, eu não entro em nenhuma outra página! Só navego com a Família Mozilla, Konqueror ou Opera, menos IE.

PS: Não sou muito fã de cliente de e-mail como o M$-OE, Thunderbird, KMail ou Evolution, prefiro acessar o e-mail pela caixa de entrada dos sites (pelo browser).


» bogus () em 18/09 23:38

Emerson,

Por definição, entre outras, alternativo faz oposição ao que é de uso comum ou representa uma tendência dominante. O emprego da palavra está correto e em princípio não há nada de pejorativo nisso.

De resto concordo com os teus comentários e talvez a tua intenção fosse destacar que devemos procurar dar ênfase aos aspectos positivos e favoráveis e não o contrário. Tal como, evitar lembrar de alguma maneira que o Mozilla não é o navegador mais utilizado entre as opções. Diga-se de passagem está é uma técnica muito em voga nas palestras motivacionais. O detalhe é que funciona por convencimento e não por imposição.


» nelson_pivete-13a () em 19/09 00:11

Me parece que a versão de teste 1.0PR do Firefox para windows não está segurando alguns pop-ups...
(do Linux até agora tá tudo bem, mas do windows como sempre dá mais problemas...)


» Nuxli () em 19/09 08:25

Olha que legal:

Instalei o linux em uma partição, por acidente tetonei a partição de dados que estava em FAT 32, voltei ao windows para baixar um programa que busca arquivos em partições formatadas. Instalei nosso amigo Morpheus, como sempre ele adcionou um barra no IE.

So que no fim, o IE não funciona mais da um erro quando abre, e o Morpheus nem chega a abrir.

Conclusão instalando o Linux fui forçado a usar o Firefox ate no Windows. O problema e que os links no site Superdownloads não funcionam no Firefox.

obs: Opera pra mim e nome de fertilizantes e semelhantes.


» Nuxli () em 19/09 08:25

Olha que legal:

Instalei o linux em uma partição, por acidente tetonei a partição de dados que estava em FAT 32, voltei ao windows para baixar um programa que busca arquivos em partições formatadas. Instalei nosso amigo Morpheus, como sempre ele adcionou um barra no IE.

So que no fim, o IE não funciona mais da um erro quando abre, e o Morpheus nem chega a abrir.

Conclusão instalando o Linux fui forçado a usar o Firefox ate no Windows. O problema e que os links no site Superdownloads não funcionam no Firefox.

obs: Opera pra mim e nome de fertilizantes e semelhantes.


» Douglas Augusto () em 19/09 12:30

E já bateu a meta de um milhão de downloads, em menos da metade do prazo proposto!

http://spreadfirefox.com/


» Emerson Mello () em 19/09 14:34

Olá,

Ok, não quis causar confusão. :-D

Concordo contigo Bogus e desculpe-me Augusto Campos, mas contigo não. :-p

Da forma que foi dito, dá a entender que todo mundo que navega na Web usa o IE por padrão.

Poxa, quando eu penso em WWW logo associo o uso do Mozilla. Em casos extremos onde eu não possa usar o meu navegador preferido, então eu procuro usar um alternativo, no meu caso o IE.

Então a palavra 'alternativa' depende do ponto de vista, o que pode ser alternativo para uns é o padrão para outros.

[ ]'s
Emerson
http://www.softwarelivre.ufsc.br


» Augusto Campos () em 19/09 14:47

Emerson: Segundo o dicionário Houaiss, a palavra alternativo tem várias acepções como adjetivo, incluindo:

- que oferece possibilidade de escolha, de opção
- capaz de funcionar como outra resposta, remédio, saída etc.
- indivíduo que, por seu modo de viver e pensar, se opõe aos costumes, valores e idéias impostos pelas sociedades industriais e tecnológicas

Me parece que as duas primeiras acima se adequam muito bem ao caso em tela, e não têm nenhuma relação com uma das opções disponíveis ser considerada como padrão oficial - apenas com o fato de uma das opções ser a escolhida por mais de 90% do mercado (quadro que felizmente começa a mudar). A terceira também tem relação clara, a meu ver - mas menos direta, uma vez que se refere a indivíduos.

Claro que se você prefere desconsiderá-las e usar uma acepção que na sua opinião torna as outras incorretas, não vejo problema nisso.

Abraços
Augusto


» jcassale () em 19/09 15:09

As palavras tem sua semântica de acordo com o contexto. Talvez os dicionários ainda não tenham considerado o uso da palavra neste contexto, não sendo vãlida a utilização da consulta aqui. É uma boa discussão.


» Emerson Mello () em 19/09 17:39

Olá Augusto,

Calma lá. Num to brabo não :)

Também não estou desconsiderando o que é dito no dicionário.

O que eu queria dizer é: Pra 90% do mundo o Firefox é alternativo, porém para os outros 10% o IE é o alternativo.

Então para mim a notícia poderia ter começado:
Cada vez mais o Firefox vem roubando espaço dos outros navegadores alternativos. :-p

Comentando suas definições:

- que oferece possibilidade de escolha, de opção

Isso, o IE é alternativo pra mim, já que ele me dá opção de não usar o Firefox

- capaz de funcionar como outra resposta, remédio, saída etc.

Isso, uso o Firefox, porém se não tiver ele na máquina, então como remédio eu uso o IE

- indivíduo que, por seu modo de viver e pensar, se opõe aos costumes, valores e idéias impostos pelas sociedades industriais e tecnológicas

Isso, o indivíduo que o usa IE, mesmo sabendo que o Firefox é muito mais completo, pra mim é um alternativo, está fazendo oposição a escolha de muitos sábios :-D

Tudo depende do ponto de vista, do meu o IE é o tal alternativo, já para a grande maioria o Firefox é o alternativo.

Qualquer aplicativo que possuir a mesma funcionalidade de um que eu uso habitualmente, para mim, será tratado como alternativo.

flw

[ ]'s
Emerson


» Augusto Campos () em 19/09 17:57

Se você considera o IE uma alternativa, isso é com você ;-)


» Ambulante da Praça () em 19/09 21:10

Poisé...
No meu simples, pessoal e grosso ponto de vista:
Ele é uma bosta, uma baita bosta! Odeio aquela merda de navegador, tenho uma puta raiva dele!! Dá vontade de bota fogo no código fonte daquela merda! odeio! odeio aquele filhote defeituoso do NCSA Mosic, aquele cancer no windows (se bem que o windows é um baita bug!), aquele protótico de bloco de notas pra web!!
aaaaaaaaaaaaaaahhh!!


Bom... isso aí... q a paz esteja com vcs.


» Leidson (PopolonY2k) () em 19/09 23:36

Ambulante da praça,

Tá nervoso manow. Nervoso, mas falou um monte de verdades, mesmo que baixando um pouquinho o "level". ahaha


Leidson
PlanetaMessenger.org


» roberto () em 20/09 03:13

uso firefox tanto no linux como no windows,firefox é o melhor browser ja criado,na minha humilde opinião.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 20/09 15:08

Se a Microsoft for esperta, aproveita que ainda tem maioria absoluta do mercado de navegadores e melhora o IE pra incluir coisas do mozilla (abas e anti-popup acho que já tem no MSN Explorer) e tirar furos (se não for possível mexer muito mais no código, refazem do zero. A Microsoft tem desenvolvedores pra isso).

Se eles chegarem a uns 80% da qualidade e recursos do Mozilla/Firefox, já é o suficiente. O resto a inércia natural dos usuários (que são acomodados e por isso massa de manobra) dá conta - eles não vão se interessar em mudar. Basta ver que na situação como está, com o Mozilla muito superior ao IE, mesmo assim pouca gente ainda se digna a sequer tentar algo diferente.

Minha esperança, que eu sei ser improvável, é que a Microsoft só perceba isso e faça as tais melhorias no IE quando seja tarde demais.


» Wolmar () em 20/09 16:46

Protótico???? Essa não tem em nenhum dicionário!
Será que o ambulante se chama seu creysson? Ou será que ele quis lançar um neologismo do tipo proCtótico, referente a proctologia?


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 20/09 17:32

Wolmar, acho que ele quis escrever "protótipo" mas acabou digitando errado. Você nunca erra?


» bogus () em 21/09 05:57

Considero esta discussão secundaria, portanto vou procurar ser sucinto:

- Não vejo diferença entre as palavras do Augusto e as minhas, logo fico surpreso que alguém tenha entendido assim;

- O contexto em que foi empregada a palavra alternativo não deixa dúvida quanto a interpretação e os dicionários contemplam perfeitamente este sentido. A polêmica é estritamente de ordem psicológica;

- Algo só é alternativo tendo em conta um universo específico. Se reduzirmos indefinidamente este universo nada pode ser tido como alternativo;

- Não há nada de pejorativo em ser alternativo. Algumas pessoas podem fazer esta associação por analogia com medicina alternativa, música alternativa ou sociedade alternativa, mas é algo de caráter e conceito pessoal. Muitos se sentirão igualmente orgulhosos em representar o alternativo;

- O que é de uso comum, representa uma tendência ou define um padrão (mesmo os da w3c) não é necessariamente sinônimo de qualidade e isento de críticas. São diversos os fatores que podem levar à convergência.


» broz () em 21/09 19:35

PRiMeiRo o MeLHoR NaVeGaR Do MuNDo é o CoQueiRo (Que MuiTos CHaMaN De CoNQueRoR Que é eRRaDo)

PeSSoaL eu VoLTei De ViaGeM aGoRa CoM MaiS SaBeDoRia e CoNHeCiMeNTo aVaNÇaDo, VoLTei FaLaNDo PoRTuGuêS De PoRTuGaL e QuaLiDaDe.

ViVa o KuRuMiN


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.