Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançada a versão 2.8 do GNOME

Notícia publicada por brain em setembro 16, 2004 12:51 AM | TrackBack


fl0cker (fl0cker@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Lançado o Gnome 2.8! Uma das maiores novidades com certeza é a nova versão do Evolution (2.0). Para maiores informações sobre as novidades dessa versão do popular ambiente gráfico (incluindo alguns screenshots), acesse a lista dos destaques da nova versão."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Douglas Augusto () em 16/09 02:03

Tenho simpatia pelo Gnome, e apesar de não usá-lo (uso o Openbox3), sempre o instalo em máquinas outras.

Tenho a impressão de que a versão 2.8 não foi um passo tão largo (em termos de inovações/diferenças) quanto a evolução da versão 2.4 para a 2.6.


» tux-br () em 16/09 08:11

Douglas eu tb fico com a mesma impressão que você, mas acho que falou explicitar mais as mudanças.
Tivemos algumas mudanças bastante importantes sim:

Dispositimos removiveis - agora você pode configurar uma especie de automount que é do gnome mesmo, isso vale pra dispositivos usb, cds, etc, você pode por exemplo falar pra quando inserir um cd de audio já abrir o xmms.

DNS-Based Service Discovery - Ainda vou testar, mas pelo que entendi, o gnome encontra outros dispositivos na rede e torna disponíveis para as aplicações do gnome. (é uma cópia do Rendezvous mesmo)

Impressão - melhorada a integração com o cups (acho essa questão da impressão um ponto que ainda precisa evoluir bastante)

Integração - iniciou-se a integração de aplicativos (a idéia do dashboard)

Inclusão das "system tools" que já estão no fedora a um bom tempo.

Inclusão oficial de bindings Python, C++, Java, Perl

Divisão do gnome em:
* Platform Sources
* Desktop Sources
* Bindings Sources


Isso que coloquei é o que foi pouco divulgado, claro... tem evolution 2.0, algumas mudanças afim de compatibilizar com os padrões do freedesktop e outra firulas como inclusão de novos aplets.

é pouco? eu realmente queria mais :) mas em março tem gnome 2.10.


» Daniel Dantas () em 16/09 08:47

Eu uso o KDE exclusivamente, mas depois de ler as novidades do GNOME me deu vontade de testá-lo. Esse negócio de iniciar os cds automaticamente é muito interessante. Nunca gostei muito disso no windows, e sempre desabilitei isso, mas para o usuário final, isso é de grande valia. Já existem alguns programas que fazem isso, mas agora o código está dentro do GNOME. Espero que o KDE faça coisa igual, claro, com a devida opção para desabilitar isso.
Fora as melhorias que o GNOME fez no sentido de dar mais suporte às especificações do freedesktop.
Gostei mesmo. Existe vida além do KDE (brincadeirinha) :-)


» Daniel "draven" Filho () em 16/09 09:38

alguem pode me explicar essa divisão?

"Divisão do gnome em:
* Platform Sources
* Desktop Sources
* Bindings Sources"


» Luciano () em 16/09 09:41

Legal, me parece estar bom.

Na minha opniao, os desktops KDE e GNOME tinham que se concentrar mais um pouquinho agora em ferramentas de configuraçao no PC. O gnome pelo que eu percebo tem um pouco mais dessas ferramentas que o KDE.

Tipo, um configurador de rede, um firewall pessoal, igual o windows entende? Tem certas coisas que eu acho que seria legal o gnome ou kde fazerem ao inves de deixar para as distros implementarem.

O painel de controle do kde configura muito o visual essas coisas... seria interessante configurar o Video, a placa de Som, o Mouse etc...

O kde parece ter isso mas nao tem, o kde ja verdade nao configura, ele escolhe dentre as configuraçoes ja existentes no arquivo XF86Config.

Mas é isso ae... andando pra frente que a gente chega lá.


» tux-br () em 16/09 10:20

Luciano, concordo com você, acho que os desktops precisam incorporar algumas funções que hoje são feitas por outros softwares. Isso vai um pouco contra a filosofia de que o usuário pode escolher o que quer usar e tals, mas acho que um desktop PRECISA ser "mais completo", isso pode significar apenas pegar um software que já existe oficializá-lo como parte do desktop e a partir daí continuar evoluindo o mesmo.

Quanto a divisão do nome eu não sou a pessoal mais indicada para responder, mas... para naum deixar em branco...

Platform- As bibliotecas base do gnome
Desktop- o desktop em si
Bindings- Pacotes utilizados para se desenvolver programas para o gnome, hoje temos pra 4 linguagens Python, C++, Java, Perl.

se eu tiver falando besteira me corrijam...


» Wconserta () em 16/09 11:00

Eu acho muito util as ferramenta graficas que redhat-fedora fiseram para o gnome os system-config-*** seria legal se a equipe gnome adotasse por padrão estas ferramentas , que hoje só é usado no redhat 9 e fedora em diante


» Fabricio Moeller () em 16/09 12:21

Será que já tem para o debian, é que uso o kurumin 3.2 e na página do unstable tem o evolution 1.4.6-5.


» Joerlei P. Lima () em 16/09 13:03

Wconserta, essas ferramentas são as antigas Ximian Setup Tools e foram desenvolvidas pela Ximian. Há algum tempo mudaram de nome, para gnome-system-tools e agora foram incluídas no gnome.


» #startx# () em 16/09 13:04

Nunca fui muito simpatizante do Gnome. Não usava há mais de um ano, mais ou menos, até que, ontem dei uma experimentada no Gnome 2.6 no MDK 10. Gostei muito. Deu uma melhorada grande em relação a recursos e está bem leve. Deixei como padrão para ver se corresponde às minhas expectativas, pois eu lembro que no Red Hat ele tinha uns bugs chatinhos (não lembro quais). Acredito que o 2.8 deva estar muito bom.


» Wconserta () em 16/09 13:13

Joerlei P. Lima valeu pela dica , fico contente em saber que agora esta ferramentas fazem parte do gnome pois assim mais distro teram elas, são muito uteis principamente a system-config-network


» nelson_pivete-13a () em 16/09 13:22

O que eu mais gostei dessa nova versão é que não há mais o ESounD (GRAÇAS A DEUS!!!), deve utilizar o ALSA diretamente (usaram a cabeça dessa vez!)
Agora falta só o KDE se livrar do aRts!

Já temos o ALSA, não precisamos de ESounD nem de aRts.


» rivo () em 16/09 13:37

nao sou fa do nome, ele é um tanto pesadao sem falar em otros problemas que vi ate a versao 2.2 do gnome, espero que ele nao esteja tao pesado como estava em sas versoes anteriores. E pivete sobre o som, qero te dizer que o alsa tb nao é a solucao pro som, veja meu caso tenteiusar o alsa para colcar o som para fncionar, bom som eu tinha mas nao tinha como controlar o volume das aplicacoes... solucao: tive que instalar o oss, ai sim o som funciona legal.


» Joerlei P. Lima () em 16/09 13:42

Wconserta, essas ferramentas são as antigas Ximian Setup Tools e foram desenvolvidas pela Ximian. Há algum tempo mudaram de nome, para gnome-system-tools e agora foram incluídas no gnome.


» Job () em 16/09 13:57

A unica coisa que eu queria era uma melhorada no Nautilus, o Konqueror é muito mais completo.
Com um click, vc pode compactar, descompactar, entre outras opçoes. Sim, tem os scripts, mas nao sao integrados e tem ums interface horrivel.

mudando de gato pra sapato, pessoal fiz uma avaliação do Yoper (reiserfs4, kde3.3, gnome 2.6, i686). Despois de terminar de escreve coloco no forum. Mas em resumo, reiserfs4 VOA!



» tux-br () em 16/09 14:01

já que é ivevitável a comparação com o kde... o konqueror realmente tem coisas que o nautilus naum tem, mas o nautilus tb tem coisa que o konqueror fica devendo...
O fileroller do gnome está integrado com todo o gnome inclusive o nautilus


» Michel Thadeu Sabchuk () em 16/09 14:23

O gnome-system-tools já existe a algum tempo, antes de existir no fedora já existia no debian, mas era muito bugado, a idéia era legal mas era muito bugado.

Não fui a fundo mas o legal é que eles separavam bem a parte de design da programação através do glade e perl...


» nelson_pivete-13a () em 16/09 15:37

Rivo, pode ser que as novas versões do ALSA tenha suporte a novas placas. A minha tinha problema com a versão antiga do ALSA (0.algumacoisa), aí instalei uma mais atual:1.0.4 e o som ficou estável! Pelo menos você vê que o ALSA deve ter menos de 2 anos de vida e evoluiu muito, diferente do aRts e EsounD que têm mais de 5 anos e até agora continuam os mesmos servidores de sons instáveis. Eles surgiram para o OSS, para rodar aplicações que tocam mais de um som por vez, mas agora como existe o ALSA, eles não servem para mais nada.


» Wconserta () em 16/09 15:52

Eu tambem tenho que usar o oss pois com alsa não de geito nenhum no meu micro


» semente () em 16/09 16:26

rivo,
a partir do gnome 2.6, ficou muito mais leve.


» nelson_pivete-13a () em 16/09 16:46

E como a gente faz para instalar o novo GNOME? Aí está a dúvida, como fazer para compilar o GNOME? Alguém pode me indicar pacotes do Slackware em .tgz? Ou alguns binários... pq sempre que eu tento compilar dá problema!


» Eu () em 16/09 16:47

Nelson,

o ALSA não tem o mesmo objetivo dos servidores de som, como o esound, o arts, ou nas. Uma das principais funções do servdidor de som é permitir que vários programas usem a placa de som ao mesmo tempo, o que não acontece com o Alsa, a não ser que você tenha uma placa de som multi-canal.

Com o ALSA, assim como com o OSS, um processo requisita acesso à placa de som, seja abrindo um arquivo ou chamando uma função, e controla sozinho o a placa, até que ela seja liberada. Com os servidores de som isso não ocorre. O servidor inicializa a placa, e fica com o controle sobre ela. Quando um programa quer gravar/reproduzir som, ele manda uma mensagem para o servidor, que faz a interface necessária com a placa.

Caso vários processos estejam mandando som para o servidor, este vai "juntar" o que foi enviado pelos processos antes de enviar para a placa.

Da mesma forma, se vários processos quiserem gravar som ao mesmo tempo, o servidor vai fazer uma única leitura, e vai enviar os dados para todos os processos.

Sem a presença de um servidor de som, isso torna-se impossível. Só um processo pode estar enviando ou gravando som da placa em um dado momento.

Eu não sei se você considera isso útil, ou não. Eu, por exemplo, não considero. Entretando, dizer que não se precisa mais do aRTs ou do ESD por que agora existe o ALSA não faz sentido. Um não susbtitui o outro.


» Huberto Gastal Mayer () em 16/09 17:52

Somente continuando o papo sobre ALSA, Gnome não usar mais o Esound, etc. Está sendo desenvolvido para o KDE4 o módulo KDEMM (algo como KDE Multi Media) que permitirá escolher o servidor de som desejado, não ficando mais atado ao Arts. Poderá ser usado o Esound, Arts, ASM, NMM (do projeto Xorg).


» Douglas Augusto () em 16/09 18:45

"Eu",

Para a reprodução simultânea de sons no ALSA em placas que não possuem essa capacidade, existe um plugin chamado 'dmix'[1], que é nativo e pode ser configurado transparentemente no arquivo 'asoundrc'. Ele faz basicamente o que o esound ou o arts faria nestes casos, a mixagem dos sons (via software).

1. http://alsa.opensrc.org/index.php?page=DmixPlugin


» =welrbraga= () em 16/09 20:24

Fabricio,

O gnome 2.8 Está entrando na Debian pela experimental (um estágio que antecede a unstable).
Você pode acompanhar o processo pela página:
http://pkg-gnome.alioth.debian.org/


» Juliano () em 16/09 21:09

Alguém saberia informar qual é a fonte (tipo de letra) utlizado nos screenshots do link:
http://gnome.org/start/2.8/notes/rnwhatsnew.html

e também onde eu poderia baixar a tal fonte?


» nelson_pivete-13a () em 16/09 23:32

Juliano, se não me engano é a Bitstream Vera Sans, essa fonte é bem usada pelos desktops do Linux, é padronizada, mas eu gosto mais da Luxi Sans e Luxi Serif (e Luxi Mono p/ textos e terminais).


» bebeto_maya () em 17/09 01:49

Que conversa é essa de que não dá pra configurar o hardware pelo KDE??
-Para impressora==>kaddprinterwizard
-Para vídeo==>kxconfig

E ainda têm configuradores para recompilar o Kernel, instalar as fontes do Windows, mecher na resolução de tela, teclado, mouse, lilo, gerenciador de login, instalador de pacotes(Kpackage). . .Bom, existem muitos configuradores de hardware, se é que se pode dizer assim,tanto pra KDE como para GNOME. . .


» #startx# () em 17/09 02:27

tux-br ,

Não vejo dificuldade em trabalhar com o Fileroller a partir do Konqueror. Com o botão direito ele é facilmente acessado.


» Alan () em 17/09 08:46

E aquele frok do Gnome, o que aconteceu?


» Alan () em 17/09 09:58

Onde se lê frok, leia-se fork...


» Edson A. Santos () em 17/09 11:27

Conectiva Snapshot quase lá ;-)
Aff: Eu continuo usando o Esound e não tenho do que reclamar sempre o utilizei...

http://xterminator.multiply.com/photos/photo/1/4.png

Comentário de Juliano (200.180.227.xxx) em setembro 16, 2004 09:09 PM

Alguém saberia informar qual é a fonte (tipo de letra) utlizado nos screenshots do link:
http://gnome.org/start/2.8/notes/rnwhatsnew.html

e também onde eu poderia baixar a tal fonte?

Ela já vem por padrão na maioria das distros, mas caso queira fazer o download..

http://www.gnome.org/fonts/


Fuii!!


» Manoel Pinho () em 17/09 19:54

Lembro a todos que um modo possível de instalar o gnome 2.8 sem precisar esperar que haja pacotes para a sua distribuição é usando o garnome:

http://cipherfunk.org/garnome/

É só baixar o tarball, descomprimir e fazer

cd desktop
make paranoid-install

O legal desse sistema é que vc compila como usuário comum e o gnome gerado fica instalado no diretório garnome no seu HOME. Assim, não interfere no gnome instalado no sistema.


» flaviothunder () em 18/09 14:42

Só corrigindo o link da página do garnome que parece estar quebrado :
ftp://cipherfunk.org/pub/tarballs/garnome/


Sucesso


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.