Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gentoo Linux livecd com suporte a Reiser 4

Notícia publicada por brain em setembro 10, 2004 12:09 AM | TrackBack


Marcelo Gondim (gondim@databras.com.br) enviou este link e acrescentou: "Para os usuários do Gentoo Linux que queiram testar a versão 4 do sistema de arquivos Reiser, recém lançado em novas instalações, saiu no Forum do Gentoo o link da imagem ISO com esse suporte. Este livecd foi criado por um usuário e não é um livecd release oficial, pelo que eu percebi, mas vale testar. Mais informações no link acima."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Roger de Almeida () em 10/09 07:32

Quais são as diferenças relevantes do GENTOO Linux sobre as outras distribuições?

[]
Roger


» tux-br () em 10/09 07:53

A principal diferença é que nunca ouvi falar de alguém que usou gentoo e depois mudou para outra, só isso. Você conhece alguém? curioso né !!


» Marcelo Gondim () em 10/09 09:04

Oi Roger,

Existem diversas diferenças do Gentoo para outras distribuições, porque ela não é como o Kurumin relacionado ao Knoppix, por exemplo. O principal diferencial dela se chama portage. O portage contém um conjunto de ferramentas e um repositório com aproximadamente uns 7000 pacotes, seria como o ports do FreeBSD sendo que com alguns recursos bem mais interessantes. Vou passar alguns aqui, porque realmente são muitos, mas se a minha palestra sobre Gentoo for aprovada para o CONISLI, gostaria de convidar a todos para conhecer esse sistema e ver seus recursos mais avançados. :)

- Como disse o portage tem um repositório de pacotes e uma estrutura de arquivos(ebuilds) que dizem de onde baixar o fonte, quais as dependêcias, quais patches aplicar e por aí vai. Então se vc quiser procurar algum pacote no portage e saber se existe: emerge -s ou emerge -S onde o primeiro procura nos nomes dos pacotes e o segundo procura nos nomes e descrições dos pacotes. O segundo é um pouco mais demorado. :)

- Vamos dizer que você instalar um postfix mas com suporte a maildir e mysql. Simples: primeiro você faria um emerge -pv postfix e ele mostraria algo assim:
These are the packages that I would merge, in order:

Calculating dependencies ...done!
[ebuild N ] dev-libs/libpcre-4.5 -debug 341 kB
[ebuild N ] mail-mta/postfix-2.1.3 -ipv6 -ldap -mailwrapper -mbox -mysql +pam -postgres -sasl +ssl -vda 2,493 kB

Total size of downloads: 2,835 kB

Repare as USE flags do lado do postfix, estão assim: -mysql e -mbox no caso do postfix isso quer dizer que se eu mandar instalar ele, este não será compilado com suporte a mysql e usará o maildir como padrão visto que está -mbox. Então vamos habilitar o mysql da maneira mais simples, porque existem outras: USE="mysql" emerge -pv postfix

[root(ezvpn)~]#> USE="mysql" emerge -pv postfix

These are the packages that I would merge, in order:

Calculating dependencies ...done!
[ebuild N ] dev-libs/libpcre-4.5 -debug 341 kB
[ebuild N ] dev-db/mysql-4.0.20-r1 +berkdb -debug -innodb +perl +readline -(selinux) +ssl -static +tcpd 13,484 kB
[ebuild N ] mail-mta/postfix-2.1.3 -ipv6 -ldap -mailwrapper -mbox +mysql +pam -postgres -sasl +ssl -vda 2,493 kB
[ebuild N ] dev-perl/Net-Daemon-0.37 29 kB
[ebuild N ] dev-perl/Storable-2.07-r1 94 kB
[ebuild N ] dev-perl/PlRPC-0.2016-r1 17 kB
[ebuild N ] dev-perl/DBI-1.38 292 kB
[ebuild N ] dev-perl/DBD-mysql-2.1027 95 kB

Total size of downloads: 16,848 kB

Repare que agora ele não só vai compilar e instalar o postfix como também vai fazer o mesmo sendo que adicionando o suporte a mysql e inclusive vai baixar e instalar o mysql pra você. Reparem que todas as USE flags são mostradas do lado de cada pacote e você pode altera-las antes de serem instaladas. :)

Mais uma só. :)

- Vamos dizer que você queira instalar um Postfix+Amavisd-new+SpamAssassin+Clamav+Courier-imap +Squirrelmail e com suporte a mysql. Simples olha só:
USE="mysql" emerge postfix amavisd-new clamav spamassassin courier-imap squirrelmail

eheheh é tanto pacote que ele vai baixar, compilar e instalar que resolvi não colocar.

Bem, é isso pessoal tem muito mais. Se por um acaso eu não for palestrar no CONISLI, eu vejo com o Augusto de publicar a palestra aqui no site e nela vocês poderão ver muitos outros recursos.

[]'s
Gondim


» Manoel Pinho () em 10/09 09:47

O Gentoo é muito legal sim e todo linuxer com uma certa experiência deveria conhecer. É uma espécie de LFS (Linux From Scratch), só que de forma automatizada.

Depois de conhecer eu não deixei de usá-lo realmente, mas também não deixei de usar outras distribuições que julgo mais práticas para certos casos. A falta de um instalador e de uma forma mais prática (com repositórios oficiais) de instalar pacotes binários (pré-compilados) ainda é a maior barreira para um uso do Gentoo em determinadas situações.

O Gentoo é um conceito novo e interessante mas também não podemos falar mal de outras distribuições só por causa disso. O bonito do linux é justamente essa variedade.


» Eros () em 10/09 10:01

Já usei muitas distribuições e gostei da maioria delas, em especial o slackware, pela velocidade e simplicidade, o debian, pelo apt-get, e archlinux pela otimização para pentium686 e leveza. Mas tenho de concordar com o tux-br. Depois que conheci o gentoo, há um ano e meio, não mudei mais de distro.


» tux-br () em 10/09 10:29

realmente em alguns casos outras distribuições podem ser mais adequadas que o gentoo sim. Mas pra quem tem adsl em casa e sempre gostou de ficar testando as distribuiçoes o gentoo é o ponto final :) eu sei que ele naum é perfeito, pô o kurumim tá com "uma" ferramente de configuração muito legal, isso falta ao gentoo, eu até tenho vontade de fazer, mas vontade é muito pouco. É isso testem o gentoo !!!


» Juliano Dapper () em 10/09 10:46

Qual é o forte da distribuição?Customização ou performance?Se for performance alguem que usa pode me dizer em numeros quanto se ganha com gentoo ?


» Marcelo Gondim () em 10/09 10:47

Oi Pessoal,

Eu não acho legal falar mal de outras distribuições para promover outras. Cada distribuição tem as suas características e cabe a nós divulgarmos os recursos delas. Assim daremos uma base para um usuário escolher qual a distro lhe atende melhor ou que se simpatizou mais. :) Essa eu considero a maneira mais ética de se promover uma distro.

Quanto a um instalador para o Gentoo, já existe um projeto em desenvolvimento: http://www.gentoo.org/proj/en/releng/installer/index.xml

A instalação é muito bem documentada e nos propicia fazer coisas como: recentemente instalei 2 Gentoos para um amigo meu via ssh. Tudo o que ele fez foi bootar com o livecd do Gentoo, dar uma senha para o root e habilitar o sshd. Após isso fiz toda a instalação para ele remotamente. :)

Quanto aos pacotes binários já existem alguns repositórios como este: ftp://ftp.fredan.org/gentoo/binaries/
Eu gosto de usar os fontes por alguns motivos:

1) são baixados de sites mais confiáveis e normalmente do próprio site oficial.

2) pacotes já compilados possuem suportes que vc talvez não precise como também possa estar faltando. Voltando ao exemplo do postfix. Você poderia instalar um binário do postfix, mas se ele tiver compilado sem suporte a mysql e você precisar, vai ter que baixar o fonte e compilar com esse suporte.

3) Se o problema for velocidade de instalação em muitas máquinas, isso pode ser resolvido com uma instalação mestre, onde eu faço a primeira instalação usando emerge -b pacote. Com esse parâmetro o portage vai baixar, compilar o pacote do jeito que você quiser, instalar e gerar um pacote binário para você, só que esse você já compilou com o que você precisa. :) Se quiser fazer a mesma coisa sendo que somente gerando o pacote binário sem instalar no seu sistema você pode usar o emerge -B pacote.

Sem esse recurso de você mesmo criar o seu repositório, em poucas horas eu instalaria um Mail Server completo (com anti-spam, anti-virus e webmail). Já com o repositório próprio seria bem mais rápido. :)

[]'s
Gondim


» Cadu () em 10/09 11:06

O Gentoo é muuuito bom mesmo! Eu uso Slack, mas um dia instalei Gentoo e ficou bom mesmo. Gostei do portage, que pega os pacotes que queres e compila-os automaticamente usando flags de otimização para o próprio sistema, e isso deixa as coisas mais rápidas... :)
Porém, senti falta do Slack, então voltei pro Slack, só que fiz uma loucura diferente: compilei tudo. Tudo mesmo... glibc, gcc, essas coisas e mais ainda. Foram várias tentativas até ter uma instalação com êxito da glibc, mas funcionou e ficou o bixo! E a culpa foi do Gentoo, que me inspirou.
Se alguém perguntar a MINHA OPINIÃO ( NOTE QUE NÃO É A OPNIÃO DO MUNDO INTEIRO, É A MINHA OPINIÃO ) sobre quais distribuições Linux são as melhores, digo sem pensar duas vezes: Slackware e Gentoo.


» Marcelo Gondim () em 10/09 11:08

Oi Juliano,

Você ganha em customização e performance. Mas sem dúvida customização é o que mais me chama a atenção nele. :)
Aqui vai o link de alguns testes de performance:
http://www.gentoo.org/main/en/performance.xml

Dêem uma olhada nesses dois sites, porque existe muita documentação:
http://www.gentoo.org
http://www.gentoobr.org

Para dúvidas via irc temos:
irc.freenode.net - canais #gentoo e #gentoobr

[]'s
Gondim


» domus () em 10/09 12:18

Olá

mais um relato de uma pessoa que conheceu o gentoo a cerca de 2 anos atraz e nunca mais mudou de distro, ja estou implantando servidores com ele tem saido melhor que "encomenda" ehehhe

vale a pena conhecer...

Abraços


» Manoel Pinho () em 10/09 13:23

Para quem sente falta de instaladores, existe uma distribuição derivada do Gentoo que usa o instalador Anaconda do Fedora (que é muito bom):

http://desktop.vidalinux.com/

Ainda não usei mas parece bem interessante.

A Progeny está fazendo o mesmo com o Debian e eu acredito que isso pode ajudar a romper o impacto inicial para os novatos nessas duas excelentes distribuições.


» Ricardo Rabelo Mota () em 10/09 13:33

Para quem tem banda larga..., para quem tem tempo para compilar tudo..., para quem tem tempo para "fuçar" o programa à vontade..., o Gentoo é muito bom. Pena ser, a meu ver, necessário duas coisas: uma boa máquina (para não ficar a vida toda compilando pacotes) e uma conexão também muito boa. Sinceramente, baixar vários MB's em linha discada é dose!


» domus () em 10/09 13:49

Eu uso gentoo em casa no dial (ppp) e baixo tudo na boa, atualizo o system, firefox etc..., sem menor stress, eu so nao deixo de sincronizar o portage num periodo ocioso maior que 2 semanas, senao o trafego de ebuilds é mosntro pro ppp encarar, mas fora isso ta tranquilo, ontem peguei um athlon 2400, 256 de RAM, 60 GB 7.200 RPM, as 3:00 da tarde sequinho, hj de manha mesmo já esta servindo arquivos, ehehe o segredo foi exportar o /usr/portage* da outra maquina, em pouco tempo, ja ta tudo funcionando quando já tem algum outro gentoo por perto estruturado

t+


» domus () em 10/09 13:57

ahh, só nao sou doido de encarar, kde, gnome, openoffice & cia, ai o jeito é recorrer ao velho transporte de dados HD x HD juntamente com banda larga de amigos ou trabalho

t+


» batista () em 10/09 17:01

estou utilizando o Gentoo que veio na PC Master deste mes com o instalador grafico anaconda. E pelo tempo que estou testando desde a instalacao do sistema em si e os pacotes, so posso dizer que agora nao tem desculpa pra nao usar o Gentoo. Ele e uma distro muito boa mesmo....


» Job () em 10/09 17:29

O Gentoo tem uma ideia boa para server, mas para desktop, sem chance.

Acho o Slack pelo amadurecimento o Debian pelo volume e o Gentoo pela estrutura, na ordem muito confiáveis e rapidos.
Porem so pra usuários experientes e no uso de servidor.
Sei, se compilar o OpenOffice, reiser4, e blah blah,
vai conseguir carregar o OpenOffec en poucos segundos.
Porem, nas dezenas e dezenas de horas que isso significa, os segundos a menos ja foram cosumidos por anos.

ai pessoal de CC
Idéia pra Projeto de Pesquisa.

'Um big cluster e muita memoria com repositorio local do gentoo' em que a pessoa pede o software e clustes compila na hora, pode ainda ter um cache estruturado.

Que TAL?? seria d+!


» Hugo () em 11/09 01:02

Uso gentoo com conexão 56K... e não tenho problemas, do mesmo jeito que nas outras distros eu preciso baixar os updates dos pacotes binários, no gentoo eu tenho que baixar os updates dos pacotes, só que são os sources.

Por tanto essa de ter que ter banda larga para usar gentoo acho que não existe.

Mas duas coisas creio que tem que ter:
- Paciência para compilar pacotes grandes (Como KDE por exemplo)
- Paciência para fuçar, pois no gentoo é tudo na mão.

A paciência para compilar é relativa... pois você instala um pacote desses grandes muito raramente... A paciência para fuçar tem o lado bom, você adquire conhecimento... e o lado horrível... você perde tempo...

Outra coisa que pode ser ruim para alguns... no gentoo você fica obrigado a instalar o que nas outras distros são os pacotes *-devel, isso ocupa espaço no HD... e se você não é programador será espaço inútil.


» Matheus Villela () em 11/09 11:45

Bom... esse lance de 56k poderia acabar... se o time do gentoo voltar com esse lance:
http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=215262

Eu não tenho 56k, mas não gosto de ter que ficar gastando conexãpo por nada, então estou usando aqui, até agora se mostrou eficaz, mas tem que ter um espaço no hd gastado por sources pras atualizações, nada que incomode muito.

O servidor cria diffs on-the-fly pelo que entendi e percebi, funfa ate pra downgrade.

Gentoo rlz, instalei quando conhecia linux fazia um mês, nunca mais larguei, e lembrando que o Gentoo não se limita a Linux somente, além do gentoo pra macosx acredito que tem o gentoo/hurd, gentoo/openbsd e já vi dois projetos meio que não oficiais de um portage pra windows com o cygwin mas que parece que não foram muito pra frente mas apesar disso dá pra usar o gentoo com o kernel do colinux


» Poncio Pillatos () em 11/09 20:23

não alimente trolls


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.