Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais 1200 telecentros do governo federal

Notícia publicada por brain em setembro 7, 2004 11:23 PM | TrackBack


Pierre Freire (pierrefreire@yahoo.com.br) enviou este link da ComputerWorld e acrescentou: "Dêem uma olhada nesta noticia, já imaginaram se estes telecentros fossem iguais aos de São Paulo?" Alguns trechos da notícia: "O Ministério das Comunicações vai realizar neste mês de setembro uma nova licitação para ampliar os pontos de presença do programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), dos atuais 3,2 mil para 4,4 mil. Embora a modalidade de licitação ainda não tenha sido escolhida, o executivo adianta que pelo menos duas vertentes já estão definidas: o edital não deverá ter exigências muito específicas, as quais restrinjam a participação de interessados; e o foco na qualidade dos serviços. Os 3,2 mil pontos atuais contemplam todos os 27 Estados brasileiros. Com a parceria da empresa de satélite Gilat Brasil, foram instaladas 22 mil computadores - de 6 e 25 máquinas por ponto. "São terminais normais, que permitem todo tipo de serviço, inclusive baixar e arquivar programas livres ou proprietários, de acordo com as necessidades de usuários",

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Wconserta () em 08/09 08:02

Uma coisa que me preocupa é como vai ser na cidade de são paulo se o PT da marta não ganhar as eleições, será que o telecentro e outras iniciativas de apoio ao software livre, será que vai sera abandonados ?? ou tera continuidade ? a ideia do telecentro é muito boa pois faz o povo carente ter acesso a computadores e internet e ainda incetiva o uso do software livre


» delucca () em 08/09 12:02

Bom, tomara que este edital não seja como um anterior, do Min.Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, juntamente com o BcoBrasil e CDI.

Naquele edital, era o típico projeto "Caracu". O governo entrava com a cara(-de-pau) e nós, os incautos, com o resto...

O governo cedia máquinas sucateadas do Banco do Brasil e quem apresentasse uma proposta deveria garantir espaço, manutenção, funcionários, luz, ar condicionado, monitoria, etc. E deveria ser usado o software indicado pelo CDI...
Ah, e tinha que comprar um servidor parrudo dedicado para suportar a rede de 10 máquinas velhas doadas. E as regras de funcionamento quem definiam eram eles...

Ora ora... Eles ficavam de bonitinhos e os patos com o trabalho...

Como disse, tomara que este edital não tenha "exigências muito específicas, as quais restrinjam a participação de interessados" como diz o texto da matéria...
Cada ministério tem um direcionamento. Quem deveria estar fazendo telecentro deveria ser ou o Ministério das Cidades ou o de Ação Social... Ou talvez o MEC, mas o das comunicações???? E o de Desenvolvimento Industrial?

Tenho visto coisa...

De Lucca


» Duda Nogueira () em 08/09 13:38

Nossa! vivi semana passada situação semelhante à descrita pelo lucca. O Banco do Brasil dooou umas carroças (pc 166 com 32mb de ram...) pruma entidade no interior... e só. Mão de obra, instalação, servidor... o resto todo era por conta da entidade...

eu entrei de gaiato como voluntário... e tomei surra das velharias do BB. Se alguém aí tiver dicas (já to lendo este link... http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/003323.html) de como instalar o linux nessas máquinas ou como fazer um esquema de terminal burro (to lendo uns tutos do morimoto) entra em contato ae!

obrigado!


» snapshot user () em 08/09 13:58

Esses dias o Tulio (conectiva) comentou na snapshot-users que a soluçào de boot-remoto do CL 10 foi testada com micros 486. Com 20 MB de memória ficavam lentos, mas com 32 megas ja ficaram bons. pcs 166 com 32mb de ram dao conta do recado.

A solução tem um configurador proprio que instala os pacotes das estações no servidor de boot remoto.


» Bill () em 08/09 15:07

Eu quelu meu dindin senão não depositu nos ilhas procs.


» Manoel Pinho () em 08/09 15:20

Estou usando Pentium 100 e Pentium 133 com 32MB de RAM como terminais da solução Thinstation (http://thinstation.sf.net) e também já testei antes com o LTSP. No servidor já usei o CL9 e o MDK10, ambos sem problemas e rodando maravilhosamente bem.


» Slayer () em 08/09 17:33

A ideia eh essa mesmo, hardware de baixo custo, servidores poderosos e GNU/Linux neles. A propósito, o thinstation roda som nas estaçoes ao acessar um terminal server Win2k3? Tive problemas ao implantar som nas estaçoes ao usar o LTSP, rodando o rdesktop, só saia som qdo configurava o aplicativo (ex. XMMS) para esound.


» Manoel Pinho () em 08/09 18:21

Slayer,

Pelo que andei lendo a versão CVS (tirada diretamente da árvore de desenvolvimento) do rdesktop já permite o redirecionamento de som. E sei que já prepararam um pacote do rdesktop CVS para o thinstation (foi citado na lista de discussão).

Não testei isso pois a função dos terminais que implementei era basicamente para acesso à internet básico e uso do OpenOffice. Como a questão do som ainda não estava muito madura eu deixei para lá.

O ltsp também é muito bom e mais fácil de implementar que o thinstation. Sua única desvantagem é o uso de NFS, que "polui" um pouco a rede. O thinstation manda uma imagem comprimida do filesystem dos clientes para cada estação ao ligá-la e depois esta descomprime o filesystem em ram (ramdisk); depois só usa a rede para a comunicação do X.


» henrique vicente () em 08/09 19:04

MEC não ): ao menos até o governo passado um dos poderosos do MEC faziam parte da familia de um poderoso da m$... o que fez surgir acordas entre as partes..


» Fabiano () em 09/09 03:31

Slayer, dei uma olhada no projeto LTSP e segundo eles, a nova versão 4.1 suporta som local nativamente, além de outras "mumunhas", como acesso local a drives de CD e disquete. Vale a pena uma conferida.

Fabiano


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.