Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Uso do Mozilla dobra em 9 meses

Notícia publicada por brain em setembro 5, 2004 10:49 PM | TrackBack


O Slashdot informa que o uso do navegador Mozilla dobrou nos últimos 9 meses, e agora está na marca dos 14,9% da base instalada. Ainda é relativamente pouco, mas já começa a fazer a diferença - principalmente para quem ainda decide publicar websites que funcionam apenas na plataforma majoritária. Atualização: Como alguns leitores apontaram nos comentários desta notícia, a amostra escolhida para esta estatística divulgada pelo Slashdot pode não ser representativa - principalmente para o cálculo da fatia de mercado ocupada. O uso do Mozilla para ler o BR-Linux está perto do mesmo patamar (mas também é uma amostragem pobre), só que isto constitui um incremento de mais de 500% em relação a um ano atrás.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» FatTux () em 05/09 23:10

Oooops... O artigo original fala em 15%, mas essa estatística foi feita em cima dos acessos de um site de webdesign. Sem querer desanimar, mas é o mesmo que dizer que 30% dos desktops são Linux fazendo análise de acessos em um site de dicas de Linux.

Não tenho dúvidas de que o Mozilla e Firefox vão continuar crescendo, mas até chegar a 15% no total geral vai demorar...

[]s a todos.


» Mauro () em 05/09 23:25

E a Br-linux.org? Tem como divulgar as estatísticas de acesso do site, Augusto? O explorer esta ganhando aqui?



» Marcelo Vivan Borro () em 05/09 23:34

FatTux, não achei a comparação justa, pois um curso de web design é um campo bem mais "neutro" que uma página Linux, não? :-)

De qualquer maneira, o interessante é que a porcentagem do mozilla (provavelmente o seamonkey + firefox) *dobrou* em 9 meses, o que revela um crescimento muito rápido.


» SanducerO () em 06/09 00:30

se dobrou, mesmo sendo um site linux, quer dizer que os 7% que usavam o IE antes, passaram a usar o mozilla. nao interesa se eram paginas pornôs ou site dedicado ao linux, mudaram mesmo, ja que suponho eu, foi feito em base à(s) mesma(s) paginas.
SalÚ


» antonio carlos vasques da silva () em 06/09 00:52

Bem, 1% de alguns milhões de computadores pelo mundo pode chegar na casa de milhão...
Mesmo que fosse 4-5%, seriam milhões também...

Tanto que a M$ está adiantando o desenvolvimento do IE 7.0 para antes do longhorn e não é à toa...


» Hugo P.L. () em 06/09 01:39

O uso do FireFox ta crescendo muito... mas a 15% não chega... infelizmente....

Como o FatTux falou essas estatisticas são do site da W3schools, que é um site para desenvolvedores Web... com tutoriais sobre CSS, XML, XHTML, XSLT, etc... e qualquer ser humano que começa a aprender CSS descobre que o IE é uma bosta e não suporta nada... dai o cara passa a usar o FireFox, Opera ou Konqueror =]


» Pow () em 06/09 08:47

Augusto: corrija a notícia, está bem tendenciosa. Fica melhor se explicar que os 15% são no site de webdesign. E é claro que neste site também o uso de mozilla é um pouco maior, já que os profissionais mais sérios do ramo (muito poucos, diga-se de passagem) testam seus sites com outros navegadores.


» #startx# () em 06/09 09:37

Tendenciosa ou não, pouco importa. O fato é que as falhas de segurança do IE hoje são gravíssimas. Há correções ? Sim e não vou entrar no mérito da questão se resolvem todas as brechas. É que aí... surge outro tipo de problema... Eu tenho uma máquina, placa mãe intel, processador pentium III 800, 256mb com W98 instalado. É inviável pensar, por motivos de segurança, em não atualizá-lo. Aí ao instalar o 98 do zero, vou lá e baixo todas as atualizações de segurança. O computador fica uma carroça. É difícil acreditar na lentidão e no consumo de memória, principalmente depois de instalar o IE-SP6. Qual a solução para o problema? Firefox + Thunderbird, lógico. Não pense nem em usar Messenger, Outlook ou qualquer outro aplicativo que tiver como base o IE. Inclusive, tem que ter firewall bloqueando o acesso dele, senão é trojan na certa.
Já experimentou atualizar um Windows 2000? Não tem supercomputador que aguente. Veja bem, talvez haja aqui alguns usuários que vão dizer: "meu word abre rapidinho!" Ora, convenhamos, estou falando de Photoshop, Autocad, Corel Draw, renderização 3D... Falar que o windows roda rápido abrindo o notepad é brincadeira. A solução que acredito é essa: não atualizar o windows e utilizar navegadores e clientes de email seguros. Por isso o mozilla está crescendo. Inclusive eu recomendo a todos os meus clientes começar a pensar em mudar seus hábitos, pois a coisa está feia. O volume de infecção está muito grande.


» Anon () em 06/09 10:17

E que diabos isso tem a ver com o tópico?


» Rodrigo Pinheiro Matias () em 06/09 11:03

Ai galera não sei se fomos abensoados mais no Tuxresource temos a seguinte cituação:

Mes de Junho:
1º Com 55% (Mozilla 5.0 + GREKO)
2º Com 43% (Mozilla 4.0 MSI) famoso IE
3º Com 3,2% (Mozilla + Greko) Konqueiro

Mes de Julho:
1º Com 51% (Mozilla 4.0 MSI) famoso IE
2º Com 43% (Mozilla 5.0 + GREKO)
3º Com 3% (Mozilla + Greko) Konqueiro

Mes de Julho:
1º Com 52% (Mozilla 4.0 MSI) famoso IE
2º Com 44% (Mozilla 5.0 + GREKO)
3º Com 3,2% (Mozilla + Greko) Konqueiro

Em nosso site disponibilizamos conteudo direcionado para o pessoal do Gnu/Linux. Outra coisa que acontece muito também com o konqueiro é que com ele as vezes o pessoal altera o identificador dele e assim as vezes dão mas pontos para o famoso IE.


» Felipe Raposo () em 06/09 11:10

Rodrigo, eu não entendi nada. Por que você postou o mês de julho duas vezes? E como assim o (Mozilla 4.0 MSI) famoso IE????

Que porcentagens são essas??? Explica aí.


» ss__Sputnik () em 06/09 11:51

Pior é o caso do Opera que vem por padrão a identificação para IE 5.0 Se você pretende identificar como OPERA tem de mudar suas configurações. Algo parecido acontece com o Konqueror.


» Henrique Vicente () em 06/09 12:41

ss__Sputnik,
não, você está enganado ao menos quanto ao konqueror(nunca usei opera), no konqueror você pode mudar o identificador de modo "global" ou para apenas um ou outro site..


» Rodrigo Pinheiro Matias () em 06/09 13:08

Desculpa gente, eram para indicar os 3 ultimos meses, Junho, Julho e Agosto. Quanto o (Mozilla 4.0 MSI) não sei se voces não sabiam mais existe uma engine que chama Mozilla não sei se tem haver com o Mozilla mesmo mais o IE manda essa string de identificação para o Apache e outros servidores de HTTP.

Pow's nem me toquei em mudar os meses. É o velho problema do CTRL+C e CTRL+V agente sempre pensa que tudo esta OK.


» domus () em 06/09 15:02

Exatamente Rodrigo, essa tabelinha aqui ta falando sobre isso, o IE se identifica como mozilla 4.0, já o mozilla gecko é 5.0

http://devedge.netscape.com/library/xref/2002/client-data/property-data-navigator.html


» #startx# () em 06/09 18:09

Anon,
Como assim o que isso tem a ver com o tópico? Vc leu ou está boiando mesmo? Lá em cima eu simplesmente expus todas as razões pelas quais os usuários estão migrando para navegadores alternativos, sendo o mozilla e similares os principais. Acaba de ler, preguiça!


» Bogo () em 06/09 20:33

Lá na empresa em que trabalho já convenci 03 pessoas a largarem o IE e usarem o Firefox ou Mozilla. Já o convencimento a usar o Thunderbird está meio complicado, mas aos poucos vou ganhando novos adeptos.


» SanducerO () em 06/09 20:46

Augusto,

"O uso do Mozilla para ler o BR-Linux está perto do mesmo patamar"

15%? Acho extremamente baixo. Normalmente acceso do Linux/Mozilla, seguido uso Windows/Mozilla e muito raramente uso o IE pra accesar, so as veces do trabalho, se a maquina ainda não tem instalado o Mozilla. Quem lê pagina, acho eu, ou gosta de Software livre, ou chega por erro/curiosidade. Acredito que o primeiro grupo seja bem maior, e me é extremamente extranho que alguem que goste de SL use o Explorer, ja que até pode achar o Linux dificil ou sei lá, mas o Mozilla é muito superior mesmo e nao custa nada instalar.
Tu poderia, se nao for muito problema, publicar as estatisticas de acceso ao br-linux, porque agora fiquei curioso mesmo?


» Augusto Campos () em 06/09 23:49

Qualquer dia destes preparo uma análise das estatísticas de acesso e publico sim.


» Douglas Augusto () em 07/09 12:56

Considero condenável a atitude dos desenvolvedores do Opera e de usuários que alteram o 'user agent' na esperança de uma melhor compatibilidade com sites otimizados para o Internet Explorer.

Isto só vem a confirmar nas estatísticas de navegadores que acessam o site, que o IE é a plataforma a ser beneficiada, afinal, quase unânime e não compensa investimentos para atender outros navegadores. Isto faz com que o desenvolvedor do site cada vez mais direcione sua programação em vista das especificações do IE, tornando-se progressivamente menos compatível com outros browsers.

Certamente emitir um e-mail ao responsável do site surte muito mais efeito, além de ser uma atitude altruística em benefício da comunidade. O desenvolvedor do site toma consciência da presença de outros navegadores e será então pressionado a respeitar os padrões.


» Glauco () em 07/09 13:34

Outro ponto a considerar é que os desenvolvedores sequer estão a par dos problemas enfrentados pelos usuários de outros browsers por considerar (ignorar?) a existência dos mesmos. concordo com o Douglas Augusto que devemos nos mobilizar em informar os responsáveis pelo site as dificuldades encontradas ao acessar a página. Parece-me uma atitude válida, não?


» Henrique Vicente () em 07/09 19:11

Vale lembrar que para produzir uma página compatível com todos os browsers (com excessão em parte do m$ie) basta seguir as recomendações da W3C... www.w3c.org
Disse com excessão do m$ie porque é verdade... além de existirem páginas geradas para o m$ie que não seguem as regras.. as vezes você cria uma página que era para ser compatível com tudo que é browser.. mas na porcaria do m$ie tem algum probleminha..


» Clone do Pasquale () em 07/09 19:25

Excessão é um excesso grande :-P

Seja a exceção à regra, escreva corretamente!


» Cwagner () em 07/09 19:36

Não existe uma relação de sites incompatíveis com os padrões do W3C?

Se não existe, seria muito "abuso" avisar aos usuários quais sites não seriam visualizados corretamente em navegadores ditos "alternativos", já que a empresa que produz o browser "oficial" tem um horrível costume de alterar as especificações dos padrões e relançá-los como a solução para todos os problemas que você ainda não tem?

Fora esse sarcasmo, parabéns aos desenvolvedores do mozilla/firefox/thunderbird. São ótimos produtos e agregam soluções realmente interessantes e, o que mais é interessante, abertas.

Acredito na evolução desses programas, bem como na sua aceitação cada vez maior por parte de novos usuários e principalmente por parte dos profissionais formadores de opinião, pois estes são o ponto de partida da disseminação de novas tecnologias, dentro e fora das empresas.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.