Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Tutorial: Como pesquisar soluções para seus problemas no Linux

Notícia publicada por brain em setembro 3, 2004 10:48 PM | TrackBack


O leitor Marcelo Vivan Borro (marcelovborro (at) ig.com.br) enviou um interessante tutorial que ensina a usar bem os recursos de documentação e ajuda do próprio sistema, da web, sites de busca, fóruns e listas para resolver suas dúvidas sobre Linux. O autor fez questão de tornar explícita sua opção de liberar o texo sob a licença CC-GPL, e eu complemento: sinta-se à vontade para reproduzi-lo em outros locais na web para facilitar a vida de quem precisa de um apoio inicial para saber a que recursos recorrer na hora de aprender mais ou sanar suas dúvidas sobre Linux.

Como pesquisar soluções para seus problemas no Linux

por Marcelo Vivan Borro (marcelovborro (at) ig.com.br)

Antes de iniciar

Minha motivação para escrever este texto é egoísta. Poderia dizer que quero instruir os usuários inexperientes à pesquisar soluções mais rapidamente para as dúvidas do dia-a-dia, mas o que realmente desejo é elevar o nível das listas Linux da comunidade.

Antes de começar a escrever, pesquisei um pouco sobre o assunto e verifiquei que o tópico "pesquisa na Internet" é muito extenso porém amplamente documentado. Então para poupar trabalho a mim e cansaço ao leitor, resolvi focar o texto em dúvidas comuns de usuários Linux.
Outro detalhe, é sobre a língua inglesa. Se você for um simples usuário de computador e não fará nada além de editar textos e planilhas, navegar pela Internet e usar e-mails ou programas de bate-papo, então a documentação disponível deve ser mais que suficiente para você. Caso pretenda se aprofundar na informática sem saber ler em Inglês, suas opções diminuem muito.

Por onde começar a procurar uma solução

Comece procurando embaixo de seu nariz. O que quero dizer é, para procurar respostas utilizando os recursos disponíveis em seu computador.

Ajuda sobre comandos

(Quase) todos comandos do Linux possuem um manual de instruções.

Abra um terminal em modo gráfico. Uma tela negra vazia representa o seu conhecimento em Linux? Não há problema: digite help e aperte . O que você está vendo agora é uma lista de alguns comandos disponíveis e de como obter informações sobre eles.

O que precisamos saber é que para obter informações sobre um determinado comando, basta digitar uma destas opções:
help nomedocomando
info nomedocomando
man nomedocomando


Por exemplo vamos dar uma olhada em um trecho do manual do comando cp, que é usado para copiar arquivos e diretórios:

$ man cp
SINOPSE
cp [opções] arquivo caminho
cp [opções] arquivo... diretório

Opções POSIX: [-fipRr]

Opções GNU (forma reduzida): [-abdfilprsuvxPR] [-S SUFFIX] [-V {num-
bered,existing,simple}] [--sparse=WHEN] [--help] [--version] [--]

DESCRIÇÃO
cp copia arquivos (ou, opcionalmente diretórios). Você pode copiar uma
arquivo para um destino fornecido, ou copiar arbitrariamente muitos
arquivos para um diretório destino.

Se o último argumento de nome é um diretório existente, cp copia cada
arquivo origem para aquele diretório (com o mesmo nome). De outra
forma, se somente dois arquivos são fornecidos, ele copia o primeiro
para o segundo. É um erro se o último argumento não for um diretório e
mais que dois argumentos serem fornecidos.


Para visualizar o restante do texto, use as setas do teclado ou a barra de espaço.

Outra opção ainda não citada e muito eficiente é tentar usar o comando mais -h ou -help (por exemplo cp -h ou cp -help ). Uma breve descrição do uso do programa será exibida.


Ajuda sobre programas

Informações sobre programas podem ser obtidas da mesma maneira e uma breve visita ao diretório /usr/share/doc pode deixá-lo tonto ao descobrir tanta informação sobre cada um dos programas instalados em sua máquina, com README's, FAQ's e outras informações sobre cada um dos programas.

Além disso, a maioria das distros possuem pacotes adicionais de documentação, contendo diversos FAQ's e HOW-TO's. O Conectiva Linux por exemplo, tem os pacotes faq, howto-html, perguntas_e_respostas entre vários outros. Basta usar o gerenciador de pacotes de sua distribuição para procurar e instalar os pacotes ( se não souber como fazer isto no CL10, leia http://200.204.198.164/mvb-rpm/comofaconocl10/instalandoprogramas.html ).

Caso sua dúvida seja sobre um programa para o ambiente gráfico e já tentou todos métodos anteriores e não obteve resposta (tipicamente programas do kde), procure no próprio menu ajuda do programa. Caso seja exibida uma mensagem dizendo que a documentação do programa não foi instalada, instale o pacote de documentação do programa. O nome deve ser nomedopacotedoprograma-doc (por ex: kde-common-doc, kooka-doc, gimp-doc, etc...).

Usando o Google

Este é um dos temas mais documentados na Internet. Existem dicas para usar o Google até para invadir sistemas, portanto não vou me aprofundar muito nas técnicas disponíveis para o Google.

O que procurar

Definir o que se está procurando é a chave para o sucesso em uma pesquisa na Internet.

Para tanto, devemos escolher as palavras a serem pesquisadas com muito cuidado. Se a informação desejada é sobre um programa, obrigatoriamente o nome do programa deve ser uma das palavras pesquisadas.

Outros termos que podem ser usados correspondem às ações desejadas. Lembre-se de usar os termos corretos para uma determinada ação. Pesquisar "compilar", certamente será mais eficiente do que "dar um make".

Porém se desejamos pesquisar sobre uma ação e não sabemos o que pode ser usado para executá-la, então as coisas começam a ficar mais difíceis. Vamos usar um exemplo: suponhamos que queremos declarar o imposto de renda usando um computador com Linux. Podemos iniciar escrevendo a ação como pensamos inicialmente.

Vamos usar: declarar o imposto de renda usando um computador com Linux
Geralmente, serão obtidos milhares de resultados vagos. Vamos focar sobre o necessário. Elimine os termos que não são necessários para especificar o assunto: imposto de renda Linux

Eliminando palavras desnecessárias você vai evitar que links sobre a palavra ( no nosso exemplo, imposto ) gerem resultados que não interessam, ou então que poucos resultados sejam obtidos porque poucas páginas contém todos termos procurados.

Outro aspecto que deve ser levado em conta é o uso de sinônimos. Quem escreveu o texto que você está procurando pode ter usado palavras diferentes das que você usou na pesquisa.

Obviamente, use a grafia correta para as palavras. Conqueror e komqueror não obterão tantas respostas como konqueror, que é a grafia correta para um dos componentes do KDE. Caso tenha alguma dúvida, verifique a grafia em um dicionário ou no programa em questão.

Pesquisando no Google por problemas de programas

Vou dedicar um capítulo à parte à este assunto. Uma característica importantíssima no software livre é documentar os códigos de programas e que os programas enviem mensagens de erro quando algum problema é identificado. Um programa sempre vai emitir exatamente a mesma mensagem para uma determinada situação. Usar estas mensagens na busca do Google, geralmente leva a resultados incrivelmente certeiros.

Estas mensagens são exibidas no terminal de onde se iniciou o programa ou então nos arquivos de log do sistema:
/var/log/messages para mensagens do sistema em geral
/var/log/boot.log para mensagens apresentadas durante o boot
/var/log/maillog para mensagens do serviço de e-mail (servidor, não kmail !!)
Outros arquivos particulares ao programa em questão.

No caso de um programa gráfico, copie exatamente a mensagem de erro apresentada na tela. Existe a possibilidade de um programa não apresentar a mensagem de erro na tela. Neste casos, inicie o programa a partir de um terminal em modo gráfico (por exemplo, o konsole ou xterm) e procure pelas mensagens neste terminal.

É conveniente eliminar da pesquisa os trechos das mensagens de erro que contém referências à usuários ou nomes do sistema local.
Técnicas e comandos do Google

Eis uma tabela que resume algumas das ferramentas que podem ser usadas no Google:
+palavra
Força a inclusão desta palavra na busca
-palavra
Remove links que contém esta palavra
"uma frase"
Procura a frase inteira, não apenas as palavras isoladamente
link:url
Páginas que possuam links para url
site:url
Procura apenas páginas em url e url/diretório
intitle:palavra
Páginas cujo título contenha palavra
inurl:palavra
Páginas que contenham palavra na URL

Nos links abaixo é possível se aprofundar nos recursos do Google.

Página do Google que mostra os resultados de pesquisa sobre o assunto no www.dicas-l.com.br
http://www.google.com/u/DicasL?q=google&sitesearch=dicas-l.unicamp.br&sa=Busca+no+Site&domains=dicas-l.unicamp.br

Transparências do Rubens Queiroz sobre busca na web.
http://www.dicas-l.unicamp.br/cursos/search/websearch.pdf

Ajuda do próprio google
http://www.google.com/intl/pt-BR/help/basics.html

Ajuda para interpretar as páginas de busca do google
http://www.google.com/intl/pt-BR/help/interpret.html

Guia bem completo sobre o google
http://pagpessoais.iol.pt/~mz17929a/google.pdf

Último recurso: fóruns e listas de discussão

Se você ainda não encontrou respostas para suas dúvidas, mesmo usando o Google corretamente, significa que sua dúvida ou é muito recente, ou que ninguém no mundo já encontrou a resposta. Mesmo assim, você pode recorrer à fóruns e listas de discussão sobre o assunto. Agora você vai interagir com pessoas, portanto aja como se estivesse conversando com uma pessoa. Seja claro, educado e forneça as informações necessárias para que possam te ajudar.

Algumas dicas básicas para o uso de fóruns e listas de discussão:

Escolha a lista/fórum adequado e poste somente nela - A atitude de postar a mesma pergunta em várias listas (cross-posting) não é bem vista pela comunidade em geral. Escolha uma lista/fórum o mais específica possível sobre o assunto que vai postar. Por exemplo, uma dúvida sobre o snapshot da Conectiva pode ser solucionada com mais sucesso na lista snapshot-users do que na linux-br.

Escreva claramente e corretamente - Evite usar formas como "naum" ou "MiXeD CaSe". Em listas movimentadas, posts confusos geralmente são ignorados.

Use um assunto curto e objetivo - O assunto de sua mensagem/tópico deve esclarecer sobre o que se trata o conteúdo. O campo assunto não é a pergunta em si. Deixe a pergunta para o corpo da mensagem.

Leia os termos de utilização - Antes de se inscrever em uma lista ou fórum, leia atentamente os termos de utilização dos mesmos. Muitos problemas podem ser evitados.

Sempre consulte o FAQ e histórico - Existem dúvidas e questões que ocorrem freqüentemente, principalmente entre usuários iniciantes. Estas dúvidas, já foram respondidas centenas de vezes por outros usuários. E todas estas respostas estão disponíveis no histórico da lista e em algum FAQ (Frequently Asked Questions - Questões freqüentemente perguntadas) onde algum usuário ou o administrador da lista teve o trabalho de organizar tais questões para que fossem facilmente encontradas pelos iniciantes. Ignorar tais recursos é uma tremenda desconsideração com o trabalho efetuado por pessoas interessadas em ajudar a comunidade.

Forneça recursos (informações) para ser ajudado - é comum encontrar questões em listas na seguinte forma: "Alguém já fez tal coisa?" ou "Estava usando meu programa mas ele deu erro e parou. Como resolvo?". Existem poucos videntes que freqüentam listas e fóruns. Portanto é necessário que forneça as informações básicas sobre seu sistema (Qual distribuição, versão, gerenciador de janelas, etc...), informações sobre o programa em questão (versão, se foi compilado por você ou não, qual função do programa) e principalmente as mensagens de erro, as mesmas que você usou para pesquisar no Google antes de postar a dúvida na lista.

Se sua dúvida/problema é urgente, volte a pesquisar na documentação e Google - Uma questão postada em listas/fóruns, deve ser digitada, enviada pela Internet, publicada, aguardar ser lida por alguém que sabe a resposta, aguardar esta pessoa escrever a resposta, enviar pela Internet, ser publicada e aguardar ser lida por quem postou a pergunta. Tudo isto pode levar dias para ser finalizado. Portanto se tem pressa, use o Google, ou então aguarde a resposta com paciência. E pode não haver resposta :-(

Sugiro como leitura complementar algum texto sobre Netiqueta. Uma boa oportunidade para usar o que você já sabe sobre o Google!


Se não encontrar solução usando a documentação e a Internet


Temos alguns casos básicos:

Dúvidas ou incapacidade para executar um procedimento - Procure pela ajuda de um consultor ou um curso sobre o assunto. Ao invés de deixar o consultor resolver o problema para você, acompanhe-o na resolução e inunde-o de perguntas bem formuladas sobre o assunto. Afinal você vai estar pagando por isso. Em um curso, explique o problema que você encontrou e pergunte ao tutor o que pode ser feito.

Problema não solucionado em programas - Entre em contato com o desenvolvedor do programa. Geralmente existem sistemas de controle de bugs como o bugzilla. Consulte o bugzilla para verificar se já existe uma entrada sobre o problema encontrado por você. Se existir, e for o caso, apenas complemente esta entrada com algum aspecto ainda não citado do problema ou apenas vote no ticket (entrada no bugzilla). Caso não exista, adicione uma nova entrada ao bugzilla. Em muitos casos é possível entrar em contato diretamente com o desenvolvedor do programa. Todas recomendações citadas até aqui (e mais algumas) são aplicáveis ao se escrever para o desenvolvedor do programa.

Ninguém consegue resolver suas dúvidas/problemas - Estude, leia o código fonte, aprenda a programar e desenvolva a solução. Disponibilize o resultado como GPL, escreva um HOW-TO e depois mande os iniciantes lerem a documentação e pesquisarem no Google, afinal agora você é um dos expoentes do Linux no mundo :-)

Sobre este texto


As opiniões e dicas neste texto expressam unicamente o ponto de vista do Autor, não representando de maneira alguma, opiniões de outros autores, empresas ou entidades eventualmente citados aqui.
O Autor não se responsabiliza por eventuais problemas decorrentes do uso ou interpretação das informações apresentadas.
A reprodução deste texto é permitida sob os termos da CC-GNU-GPL
Ao reproduzir o texto, é favor reproduzir o conteúdo integral desta nota.

Autor:
Marcelo Vivan Borro (marcelovborro (at) ig.com.br)
Linux User # 277064

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Manoel Pinho () em 03/09 23:27

Gostaria de acrescentar algumas ótimas fontes de informação:

http://www.zago.eti.br/menu.html

http://focalinux.cipsga.org.br/

http://www.rau-tu.unicamp.br/comunidade_rau-tu.html


» Alan Kelon () em 04/09 00:23

Olá,

O texto ficou bem legal :)

Como guia geral de comportamento, leia o guia do e-mala aqui mesmo do br-linux (http://brlinux.linuxsecurity.com.br/e-mala.htm) ou uma versão com o fundo branco - fundo preto mata a minha vista - e pequeníssimas correções (http://www.shroogle.net/kelon/doc/e-mala.html).

Abraços.


» Leonardo S.R. () em 04/09 10:01

Otimo texto.
Só vou acrescentar mais umas dicas do google:

ext:pdf ou filetype:pdf
Retorna links de arquivos com a extensão ou do tipo especificados;

define:imho
Retorna possivel significados da sigla pesquisada;

expressão1 OR "expressão um" OR "expresssão 01"
ou
( expressão1 | "expressão um" | "expressão 01" )
Retorna links de páginas com uma das duas expressões pesquisadas. Podem ser utilizados quantos termos achar necessário. IMPORTANTE: na primeira forma a palavra OR tem que estar com letras maiusculas;

~linux
Retorna links de páginas com sinônimos do termo pesquisado. O termo pesquisado deve ser em inglês;

000..999
Retorna links de páginas com qualquer dos numeros entre 000 e 999;

Agora é só juntar tudo:

~linux 2000..2004 ( ext:pdf | ext:txt | ext:sxi | ext:djvu | ext:torrent )
O retorno disso serão arquivos nos formatos pdf, txt, sxi, djvu ou torrent, com os termos linux (e seus sinônimos) e com um numero entre 2000 e 2004.

Até mais.


» Leonardo S.R. () em 04/09 10:07

Errata: Onde está:
"... uma das duas expressões ..."
é
"... uma das três expressões ..."


» Marco Carvalho () em 04/09 13:36

Mais uma "diquinha" rápida para quem ainda não conhece:
As páginas de manual (man pages) também podem ser acessadas pelo Konqueror digitando-se na barra de endereço (Localização) o sinal '#' ou 'man:/' seguido do comando.
Por exemplo, #grep ou man:/grep mostrará a página de manual do grep.
Colocando apenas 'man:/' mostrará as seções das páginas de manual


» Bogomolov () em 05/09 21:29

Só faltou citar os canais das redes IRC (Brasnet, Freenode, etc...) onde a interação com outros usuários é bem melhor


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.