Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

CIO Today: "O Mistério Mandrake"

Notícia publicada por brain em setembro 3, 2004 10:00 AM | TrackBack


Henrique Paiva (sacilist@softhome.net) enviou este link e acrescentou: "Por que o Mandrake não tão usado quanto outras distribuições e até mesmo outros sistemas operacionais? É o que explica matéria do NewsFactor. A resposta é também um problema que afeta diversos (a grande maioria) outros projetos de software livre.'"

O artigo pergunta por que o Mandrake Linux, mesmo que esteja no mesmo patamar de tecnologia que seus concorrentes, vende menos. E apresenta diversas possíveis respostas, inclusive questões geográficas e mercadológicas. É uma análise interessante para quem acompanha o Linux enquanto mercado, mas não traz informações novas sob o ponto de vista técnico.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Joao Emanuel () em 03/09 10:57

É só fazer o MandrakeClub ser em real e unir forças com LinuxMall e Livraria Tempo Real, que o Mandrake será vendido bastante no Brasil. Só que a Mandrake quer em euros ou dólar americano, por isso não faz sucesso no Brasil como deveria.


» Ricardo AG () em 03/09 11:55

Pode parecer besteira, mas para mim Mandrake 'soa' meio amador, infantil...

Talvez se tivesse outro nome, teria mais sucesso.

Em tempo: usei algum tempo essa distro e pra desktop é uma das melhores.


» rivo () em 03/09 12:58

so o mandrake e pra mim é uma das melhores distrosl inux existentes, possui bugs mais qual linx nao tem bugs, alias qual sistema nao tem? nao entendo pq ela nao decola, acho que falta mesmo é divlgacao do mandrake.


» nelson_pivete-13a () em 03/09 13:27

Pessoal, o que significa "Mandrake"? Significa Mandrágora, uma espécie de planta? Ou colocaram esse nome na empresa em homenagem ao mágico dos comics? Parece que sim, pelo menos no começo era.
Eu usei o Mandrake por bastante tempo (uns 3 meses, desde que iniciei a mexer no Linux em Novembro de 2003), o MDK é a 2a distro que eu mais gosto, e a única distro RPM que eu faço questão de usá-la. Realmente seu conteúdo é mto bom, sua plataforma multimídia e lazer é a melhor. (ao contrário da plataforma multimídia e lazer da RH! rsrsrsrsrs.... vcs sabem que a plataforma multimida da RH é só o CD Player do Gnome e o XMMS sem suporte a mp3, chamam isso de plataforma multimidia...)


» Eca () em 03/09 13:31

rivo: Com usuários com seu nível de língua portuguesa, dá pra entender o porquê da distro não ir pra frente....


» rivo () em 03/09 13:47

eca:
"rivo: Com usuários com seu nível de língua portuguesa, dá pra entender o porquê da distro não ir pra frente...."
primeiro foi mal se as vezes o teclado nao funciona ou se digito algo errado, como 'distrosl inux' ou 'linx' ou 'divlgacao'. e se o caso for falta de acentos as vezes nao coloco acentos pq nao quero mesmo, ok?


» Henrique Vicente () em 03/09 14:10

Ricardo AG, ué... nome com certeza não é problema..
Parece que é por causa do "mágico"(mágica não existe :P).. ela inclusive teve um problema com a empressa detendora dos direitos autorais dele... e hoje é vendida em algum país(algo do tipo) ou tá com um prazo para mudar de nome.. e vai ficar MDK Linux.. algo assim..


» johnny taylor () em 03/09 14:13

Não li o artigo ainda, quero comentar antes e ler depois.
Uso o Mandrake, e a meu ver ele não é tão usado quanto deveria por que os "xiitas" (sem flames,é que o termo já pegou mesmo, poderia dizer Petistas) fazem guerra contra qualquer um que diga que o usa, e em varias pesquisas já o vi em primeiro, ou bem colocado. O augusto fez uma pesquisa aqui, do tipo "qual distribuição e porque", não lembro o resultado, mas creio que ele ficou bem posicionado.
Se questão de retorno finaceiro, o João Manuel acertou de primeira.
Quanto ao nome, ele provavelmente será trocado, parece que houve um problema, mas houve um acordo e o nome continuará mais algum tempo.


» johnny taylor () em 03/09 14:24

Achei uma referencia à pesquisa:
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/000619.html

O Mandrake não ficou tão bem assim, mas hoje as coisas seriam diferentes, o Debian (e/ou o Kurumim), por exemplo, estaria(m) bem acima.


» Thiago () em 03/09 15:41

Falar que por causa do nome que é infantil é um absurdo... Chapeu Vermelho é muito mais infatil, e o lobo mal?


» Bogo () em 03/09 16:27

Uso o MDK como distro principal desde o 8.2. Já experimentei quase todas as que são mais conhecidas, mas sempre retorno ao Mandrake.
Atualmente estou no 10. A tradução para PT-BR é muito boa, mas pode melhorar muito ainda. Nesse quisito, na minha opinião, só perde pro CL10 e Kurumin´s da vida, que são nacionais.
O único problema dele é a parte de atualização, que é meio chata, mas depois que se acerta, fica tranquilo.


» Bode () em 03/09 16:46

Quem usou a ultima versao do Mandrake (7 CDs) nao troca por nada! E muito completo para usuario final!
Agora querer comparar Knoppix e seus derivados com uma Distro tipo Conectiva e Mandrake parece piada... Digo isto pois o numero de aplicativos que vem nestas distros e incomparavelmente maior (vide numero de CDs). Creio que o nome Mandrake poderia continuar, nao tem nada de infantil o nome, quer dizer ...tem um pouco, mas e dai!?
Nao precisa me alimentar OK!? !=Burp=!


» Leonardo () em 03/09 17:54

Uso a mandrake desde a 7.2. E desde a 8.1 uso para servidores. Tem coisas que só o mdk tem, como por exemplo o urpmi (muito superior ao apt-get). Acho que o que não faz emplacar é o preconceito. Tem cara que nunca instalou e acha que é ruim só porque ela é considerada boa para desktops (não tem lógica, mas é assim). Uso para servidores porque considero melhor que as outras (nem ligo para o Desktop). Bugs, todas as distros tem, mas comparando com o conectiva (2º distro que tenho mais intimidades), ela sai ganhando.


» Xtian Xultz () em 03/09 18:15

Eu uso Mandrake desde a versao 8.1, e esse treco estah me tornando um tremendo vagabundo. Esses dias atras precisava compartilhar uma pasta na rede, abri o painel de controle e depois de meia duzia de cliques o negocio tava funcionando! Isso eh um absurdo! Configurar hardware, entao... tah ficando uma piada...


» Manoel Pinho () em 03/09 19:14

Coisas que gosto no Mandrake 10:

- O instalador reconhece muito bem os dispositivos de hardware talvez só perdendo (?) para o knoppix/kurumin nesse sentido.
- A internacionalização pt_BR está muito boa para uma distribuição estrangeira (mas inferior ainda à do CL). Está anos à frente do Fedora nesse sentido.
- Não usa um kde tão alterado quanto o que o Fedora usa. Para quem gosta do KDE o MDK é melhor nesse sentido.
- O "painel de controle" é bem completo e talvez só perca para o Yast. Bom para quem vem do Ruindows.
- O esquema de "clube de usuários" é bem mais simpático do que cobrar licenças caras para ganhar dinheiro, além de estimular a criação de uma comunidade de usuários em torno da distribuição.
- Sempre deixou claro que o objetivo da distribuição é para usuários finais, não mudando de postura e tentando se fazer passar por uma distribuição para empresas (e querendo cobrar valores absurdos por isso).

Coisas que não gosto do MDK10:

- O visual em geral e o próprio nome da distribuição não soa muito profissional e acaba afastando certos usuários linux mais experientes.
- O urpmi é interessante e (na minha opinião) bem melhor do que o yum do Fedora, mas é equivalente ao apt-rpm, que tem uma sintaxe de comandos e do arquivo de configuração mais simples. Os repositórios oficiais também não dão suporte ao apt-rpm como os do Fedora p.ex.
- Acho que o MDK tem a mania de inovar e, por isso, acaba lançando certas novidades que inicialmente acabam com pequenos bugs.
- Os .spec dos rpms que a distribuição usa têm algumas diretivas que os tornam incompatíveis com outras distribuições que também usam rpm.

De modo geral, é a segunda distribuição que eu recomendo hoje para novatos no linux (depois do Kurumin e derivados). Ajuda a quebrar a barreira inicial de quem vem do Windows e depois poder testar outras distribuições e decidir-se pela qual mais gosta.


» Thiago () em 03/09 19:15

Só uso o mandrake desde 7.1 e 8.2 pra servidores, e como foi falado acima, ela deixa a gente muito vagabundo... porque é tudo facil.. mas por exemplo, se vc quiser, instala so o basico do basico, sem x, sem nada, e vai instalando manualmente... simples.
Ja vi no proprio Kurumim falando assim "para particionar o HD, recomendamos que pegue um cd do Mandrake, quando chegar na parte do diskdrake particione o HD por la..." oras, se ja ta aqui, entao continue, nao ira se arrepender... :-)

Sem contar que, as ferramentas de seguranças do mandrake sao uma mao na roda... como o msec... que mostra tudo mastigado no meu email :-)


» Yo () em 03/09 19:37

é isso ahi, a mandrake é ótima e não decola, por que? por falta de marketing, e problemas da empresa mesmo. fazem um SO facil pra iniciante, mas não conseguem ficar com ele. Primeiro contato que tive com Linux foi com o mandrake mesmo... achei legal, mas não gostei. prefiro SuSE, RedHat, Conectiva...
Problemas geograficos não são, ja que França tem potencial enorme, a SuSE é alemana; tem distros boas europeias.
acho que o problema ta no departamento comercial e de marketing.


» Senhor Layzen () em 03/09 22:07

Dizer que o nome é infantil nem merece ser comentado...e não importa a distribuição, depois que o sistema está instalado, basta usar um shell para se comunicar com o Kernel...


» ROBERTO () em 04/09 07:41

nunca usei o mandrake,mais gosto de conhecer o maximo de distros possiveis e logo deverei dar uma passada pelo mdk,ja usei,suse(adoro esta),conectiva(to usando a 10 no momento,kalango(tb gostei,o synaptic gerenciando pacotes deb ficou muito legal),knoppix,kurumin,yoper(meio estranha esta),danm small linux(rapida),slack(sofri pra coonseguir instalar,mais tem suas vantagens),estas foram as que usei até agora,quero conhecer o mdk,o fedora,e tenho uma grande curiosidade pelo turbo linux.


» Rafael Goulart () em 04/09 08:43

Também concordo de que existe um preconceito contra o uso do Mandrake em Servidores. Acho que isto também vem do marketing da Mandrake. O ciclo de vida da versão Corporate é bem mais longo do que a versão Desktop (o que seria desejável, até), mas parece, comparando com outras distros com a RedHat, que se está deixando em segundo plano.
O Tiago tem razão em relação ao msec, que é uma ferramenta excelente (mas acho que poderia ser mais amigável ou melhor documentada para utilização via console).
Outra coisa que é excelente é utilizar o Mandrake para firewall (mesmo se não utilizar o MNF, que para mim só tem o defeito da interface de administração das regras do Shorewall, que é muito lenta e ineficiente). Para servidores, é show de bola - simplesmente tem tudo o que eu precisei em pacotes.
Quanto à questão dos rpms serem incompatíveis com outras distribuições, bom, isto é um problema geral (os pacotes do Suse praticamente não dá pra instalar em nenhum outra distro). Mas é interessante saber que a Mandrake está tentando junto com as outras distros criar um padrão universalizado para permitir o intercâmbio de pacotes (o que seria fantástico, a meu ver, para OUTRAS distros, pois o repositório da Mandrake é excelente).
Uma coisa que realmente acho interessante é um instalador com perfis para servidor, tipo o que a Conectiva possui. Na verdade até dá pra fazer de forma simples, é só não instalar aplicativos para desktop. E depois encarar o Webmin e pronto (até a Conectiva migrou pro Webmin, perceberam? Acho legal, pois o linuxconf já estava limitado, era só a Conectiva que investia nele). Mas acho que falta uma personalização do Webmin, o que seria uma maravilha.
Bom, sou ex-usuário da Conectiva, o Mandrake me pegou. O Kurumin também, e acho que este último ainda vai dar MUITO o que falar aqui no Brasil. Viram que a Conectiva foi atrás do nicho de boot CDs com um sistema de remasterização? Se eu pudesse dar um chute, acho que este é a característica mais desejada pelas coorporações - personalizar sem enormes dificuldades.


» Joerlei P. Lima () em 04/09 10:02

Rafael,
Acho que a Conectiva (isso é opinião pessoal) investe na distribuição que roda em CD para ajudar a divulgar o CL. Esta é a melhor forma de se conhecer/avaliar uma distribuição, antes de se partir para a instalação.


» roberto () em 04/09 10:26

Uso o Mandrake nos computadores de casa, tendo como usuarios, minha esposa e duas crianças de 12 e 5 anos. Todos tem gostado muito, mesmo minha esposa quando quer instalar alguma coisa acha o urpmi tão ou mais fácil que instalar um software no ambiente Windows. Ja usei também no trabalho como "servidor de contingência". Explico: me foi pedido para instalar um servidor de icecast por um curto período de tempo, apenas para um evento de uma semana. Mais fácil que instalar em uma maquina de produção Red Hat (onde todo o tipo de conflito estava acontecendo) foi pegar uma maquina desktop, instalar o Mandrake, mandar "urpmi icecast" e colocar pra rodar! O número de repositorios rpm da mandrake tb é bastante satisfatorio, na minha opinião.


» Douglas Augusto () em 05/09 20:26

Leonardo,

Em que sentido o 'urpmi' é "bem" superior ao 'apt-get'? E quais características o fazem assim?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.