Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

MS venderá Windows mais barato para tentar conter avanço do Linux

Notícia publicada por brain em julho 29, 2004 09:53 PM | TrackBack


Eder S. G. (eder@esg-computacao.eti.br) enviou este link do IDG Now e acrescentou: "Com a intenção de enfraquecer o avanço do Linux e atacar a pirataria nos mercados emergentes, a Microsoft planeja expandir sua oferta da versão de baixo custo do Windows XP para mais países, revelou um executivo da companhia nesta quinta-feira. A gigante de software já está trabalhando com governos da Tailândia, Malásia e Indonésia para oferecer a versão que 'tem um preço inferior apropriado para as necessidades dos mercados emergentes', segundo Poole. A versão Starter Edition ainda é um projeto piloto, e a Microsoft ainda não tem planos para oferecê-la em outros mercados."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Cadu () em 29/07 23:07

Problema da Microsoft.
Nem se me dessem Windows de graça eu iria querer! Quero a Microsoft bem longe de mim... hehehehehe


» Cadu () em 29/07 23:13

Só para complementar (ando muito esquecido atualmente....):
Não uso Linux porque a Microsoft cobra pelo Windows. Uso Linux porque ele é o melhor.
Não iria colocar Linux em uma empresa (grande ou pequena) porque iria economizar. Iria colocar Linux porque ele é o melhor.


» Lordello () em 30/07 00:17

Concordo plenamente! Eu gostava de jogar Counter-Strike e WarcraftIII, como só tem versão pra windows e é um parto rodar no Linux por causa do Cheting-Death (CS) e por causa da performance (WII), prefiri comprar o UT2004 e instalar uns mods nele mesmo, 100% nativo para Linux...
Nem sei quanto tempo não rodo windows, já estpu até esquecendo uns macetes do velho win9x... Graças a Deus, assim sobra mais espaço na cachola para conhecimentos novos, Linx claro!


» Manoel Pinho () em 30/07 10:43

Como eu já disse, a M$ nunca irá fazer uma distribuição de linux. Na pior das hipóteses ela poderia colocar o Windows como freeware ou vender a "dez reaus" competindo com o camelô só para não perder mercado da venda dos aplicativos Windows.

Nós geeks até podemos não deixar de usar linux por isso mas infelizmente eu conheço muita gente que desistiria de migrar para o linux se isso vier para o Brasil. Na prática eeria ruim para o linux sim.


» Daniel Fonseca Alves () em 30/07 11:00

Engraçado.

Qual é o valor deste Windows Light ?
O que eu quero entender é qual o limite possível para a Microsoft baixar o seu preço do Windows.
Este procedimento me faz lembrar a concorrência Playstation X Xbox , no qual a Microsoft baixou o preço do seu console para competir com o da Sony que era bem mais barato.
He he he , eu torço pelo Playstation neste batalha.


» Joerlei P. Lima () em 30/07 11:04

Isso só não atrapalharia na área de servidores, mas, que o desktop linux seria tremendamente prejudicado, isso seria. Por outro lado, teria suas vantagens e obrigaria as distribuições que quisessem competir nesse mercado a conquistar os usuários oferecendo um produto que chame a atenção por sua facilidade de uso, recursos e etc. e não apenas pelo fator econômico. Entretanto, não acredito que vá acontecer tão cedo. E, se derem tempo, vão perder um grande espaço na área de desktops também. O linux vem se tornando mais fácil e amigável a cada ano e com um pouco de padronização, será uma verdadeira pedra no sapato da MS a longo prazo. Prova disso é que até o Japão está incentivando o uso do linux nas escolas: http://washingtontimes.com/upi-breaking/20040729-052947-7876r.htm

Quanto mais gente usa, maiores as exigências, maior a evolução. :-)


» Joerlei P. Lima () em 30/07 11:10

Daniel, na faixa de 30 dólares, a versão enxuta do XP. Entretanto, é para uso pessoal apenas. Se você quiser utilizar em uma empresa, deve comprar a versão completa do sistema, de valor mais elevado. Ou seja, continua o incentivo para as empresas migrarem para uma plataforma de custo menor.


» Daniel Fonseca Alves () em 30/07 11:12

Desculpem, agora eu vi o preço.
R$ 960,00 (U$320,00) ainda acho preço salgado.
Não é por nada não mas eu só consideraria usar o windows XP (pensando em termos $$) se ele chegasse ao patamar de R$ 100,00.
Pq tão pouco ?
E o meu hardware, teria que fazer um upgrade, é sinceramente não seria muito barato para rodar um XP satisfatoriamente.
Será que a Microsoft chega ao patamar de U$ 33,00 ?
humpf.
Agora Windows 98 nem como freeware, principalmente quando ele perder o suporte em 2007.


» Daniel Fonseca Alves () em 30/07 11:14

Joerley.

U$ 30,00 dolares ? vc não digitou errado não ?
Este pode ser mesmo um desafio.


» Joerlei P. Lima () em 30/07 11:21

"Currently, the bundle's price is approximately US$38. "
Verdade, Daniel, errei nos valores.
http://www.linuxinsider.com/story/34733.html


» Arnaldo () em 30/07 11:28

Tenho uma carteira com mais de 6 clientes
incluindo uma compania de onibus interurbanos
com mais de 30 pontos de vendas de passagens


So mudo para o Windows senão quizer mais
dormir tranquilo a noite para ficar tendo pesadelos, com vírus invasóes e crashs !


» Daniel Fonseca Alves () em 30/07 11:34

É, a Microsoft tá apelando.

U$ 38,00 é bem atrativo(para aqueles usuários).
Será uma daquelas estratégias de vender o produto mais barato para quebrar a concorrência ?
Se for, será que há como entrar com um pedido de concorrência desleal ?
O que vai ser interessante é ver os usuários da Europa e Microsoft reclamando uma versão light também, bobos acho que não são.
E mais interessante vai ser a Microsoft explicar que não tem como vender este produto muldialmente, ou será que ela vai entrar nesta ?
Eu ainda tenho comigo o pensamento de que a Microsoft pode até vender o Windows a este preço mas não consegue manter por muito tempo no mundo todo.
Muitas perguntas, poucas resposta ! :-)


» Daniel Fonseca Alves () em 30/07 11:53

Só para finalizar.

É por isso que não concordo com o pessoal que diz que a comunidade deve ser imparcial com o movimentos da Micrsoft.
Afinal de contas aqueles que "realmente" trabalham e dependem de software livre se sentem atacados diversas vezes por práticas desleais e de concorrência abusiva desta empresa.
É como apanhar de alguém e ficar dando uma de bom samaritano.
Enquanto eu puder vou contra atacar a Microsoft, e se possível com as mesmas armas.
Só para constar, e se não for muito difícil, considerem como um adendo aos comentários da notítica.
Não quero levar fama de Troll.
No flames.


» Reginaldo () em 30/07 11:55

Se esse XP existe, representa uma vitória do Linux e dos consumidores.... que estão abrindo os olhos contra o monopóio.


» santo () em 30/07 12:42


Parece que a MS vai utilizar da infame prática de "dumping" para se sagrar absuluta nos desktops e depois entrar de sola com o long horn com os mesmos precos caros de sempre.

Como já foi dito é a "mesma estrategia dos traficantes"


» André Simões () em 30/07 13:07

É só o governo "sobre-taxar" os produtos da Microsoft, como os EUA fizeram com o nosso camarão.


» EAC () em 30/07 13:26

A M$ esta esquecendo de algumas coisas como :
- 85% de sua receita são provenientes do Windows e do Office, sendo que desta fatia a grande parte é do Windows. Como a M$ vai jogar o faturamento do seu maior carro chefe fora ?
- As migrações estão sendo feitas baseadas em critérios técnicos e não só financeiro. O linux tem maior escalabidade, tem menos vulnerabilidade, tem maior estabilidade, etc...
- O linux vem recheado de ferramentas que na plataforma Windows não depende só da M$, ela teria que ir as compras e adquirir uma série de empresas para só então ter um produto similar como o Linux.


» Manoel Pinho () em 30/07 13:49

A M$ já faz isso com o X-box. Ela tem prejuízo na venda do console (que por sinal vem com uma versão adaptada do Windows XP) só para ganhar depois na venda dos jogos. Assim também fazem a Sony e os fabricantes de impressoras jato de tinta (por isso comprei uma laser e não me arrependo).

O que é mais perigoso é que enquanto a M$ mantiver o controle do desktop ela só tem vantagens para ganhar outros mercados, incluindo o de servidores (especialmente agora com esses produtos .Net).

Como já levantaram em outros artigos, a M$ pode ainda (e tudo leva a crer que ela vai fazer isso) embutir o Services for Unix (uma espécie de cygwin com código roubado do OpenBSD) nos servidores NT para satisfazer a necessidade daqueles que precisam rodar Unix por algum motivo. Esse SFU é atualmente distribuído de graça.

É só juntar as peças do quebra-cabeça que a M$ está armando:

- com o lançamento do XP, forçou a linha de Windows doméstica a migrar para o kernel NT, bem mais estável, para eliminar a crítica de que o Windows travava muito, BSOD, etc. Para completar, vai enterrando os Windows 9x aos poucos com incompatibilidades propositais com os novos softwares.

- Vai colocar firewall (já no XP) e antivírus nos desktops windows para diminuir a insegurança. Para isso comprou várias (ou só uma, não sei) firmas que faziam antivírus.

- está criando o Longhorn, que abusará de efeitos 3D para ligar de forma mais profunda o Windows ao DirectX e combater o MacOS X da Apple.

- Vai permitir que as próximas versões dos Windows Server trabalhem com virtualização (para rodar vários instâncias de sistemas operacionais ao mesmo tempo). Isso permite concentrar num servidor a função de vários. Ela comprou uma firma que fazia isso e agora vende o Virtual PC 2004 (http://www.microsoft.com/windows/virtualpc/default.mspx)

- está dando dinheiro para a SCO atacar o linux como um kamikaze. Ela sabe que vai perder e morrer mas quer causar o maior prejuízo possível.

- está patenteando tudo o que pode para atacar o software livre no futuro com as patentes de software que, a todo custo e graças ao lobby do governo Bush, tenta impor a Europa e depois ao resto do mundo.

- cria o C# e o .Net só para derrubar o Java e a Sun de vez e fazer com que os programadores fiquem mais presos aos "padrões" proprietários da empresa.

- começa a atacar o google para fazer com que o seu mecanismo de busca amplie o mercado. Vai mais uma vez colocar de forma profunda no Windows algo que automaticamente use o mecanismo de busca da empresa.


» Marcos () em 30/07 14:09

Eles estão fazendo isso em mercados "perdidos", que não são significativos em termos de vendagem. É melhor vender baratinho do que não vender....


» Lordello () em 30/07 14:40

Manoel Pinho,

Eu acho isso tudo uma masturbação mental, pois Brasileiro nenhum vai usar um produto Light. Você sabe em quantas casa existe a dupla Photoshop+CorelDraw instalada? Bom, quando vou na casa de algum conhecido/parente sempre tem um dos dois instalados pelo menos... e não é o Photoshop mais baratinho não (nem sei o nome), eles querem a versão FULL e não pagam nada por isso, pois compram na banca da esquina. Esse Windows Light não vai fazer sucesso. Aqui no Brasil só usa o WinXP Home quem comprou a máquina com ele instalado, quem resolve instalar ou pedir para um amigo/técnico instalar sempre recebe em casa a versão WinXP Professional, eles nem ligam se o usuário vai preferir um WinXP Light, pois o PRO é melhor...

Afirmo: a pirataria é um dos maiores problemas no mundo da informática, não o windows. Se pesasse mesmo no bolso do usuário Desktop o preço de um Box original do Windows e dos programas do dia-dia (eu disse Nero?), com certeza esses 3% de máquinas com Linux iria aumentar e muito.

Ps.: Claro que o maior mau são os vírus ;-P Imaginem o Linux dominando a preferência nos Desktops... Quantos virus não seriam criados para que o usuário compre anti-virus :)


» nelson_pivete-13a () em 30/07 14:40

> "graças ao lobby do governo Bush, tenta impor a Europa e depois ao resto do mundo." (a m$ a respeito das patentes de softs)

Mas se o Kerry ganhar, o que a m$ pode fazer?


» nelson_pivete-13a () em 30/07 14:43

Lordello, vc falou a respeito dos vírus para Linux, e um possível anti-virus no futuro.
Não há como fazer uma anti-virus open source?


» Lordello () em 30/07 15:06

nelson_pivete-13a,

Algumas tecnologias precisam ficar fechadas, por isso eu não prego o OpenSource 100% no mundo inteiro, deve haver um equilíbrio sempre. Existem muita pessoas que fazem mau uso do conhecimento, ele já fazem muito estrago sem ter o código fonte, imagina se uma dessas pessoas tem acesso ao código fonte de um anti-virus?
Claro, dá discursão em cima desse tema... Existe anti-virus gratuitos inclusive para Linux, mas nehum ainda com interface gráfica, a maioria é usada em servidores de arquivos/email de forma transparente.
Maiores informações em:
http://www.linux.org/apps/all/System/Anti-Virus.html


» Helvécio Guimarães () em 30/07 15:09

Hahahahahahahahaha....

É.... o bicho tá pegando pro Tio Bill.

Essa promoção tá fraca.
Acho melhor algo do tipo: "Pague dois e leve três" ou "compre um XP e ganhe uma pizza mussarela".

Essa vai funcionar: "Compre um XP e ganhe um CD do Debian"

Abraços a todos
Helvécio


» Manoel Pinho () em 30/07 15:16

Lordello,

Não existe antivírus livre com "interface gráfica" ? Veja

http://web.tiscali.it/rospolosco/clamaktion/

http://sourceforge.net/projects/klamav/

http://www.clamwin.com/ (esse é para Ruindows)


» Douglas Augusto () em 30/07 16:37

Hoje as impressoras jato de tinta tornaram-se commodity, o dinheiro gira em torno dos cartuchos (os originais custam um absurdo, tão caro quanto a impressora). O custo por página de uma laser é muito mais vantajoso do que a maioria das jatos de tinta atuais.

A Microsoft está tentando fazer o mesmo nesses países, já que corre risco de perder espaço para outros sistemas. Para a MS é preferível sacrificar no preço do SO (torná-lo commodity) e garantir lucros em tudo que envolve o Windows, seja o Office, .NET, mais gente usando o IE, etc.


» nelson_pivete-13a () em 30/07 17:03

Valeu Lordello, mas a minha pergunta a respeito do Anti-Virus Open Source, é que a Symantec (Norton) e breve a Network Associates (McAfee) irão desenvolver anti-virus para o Linux, e dizem que essas próprias fabricantes de vírus farão virus para o Linux, sabe pra que, né? Acertou se a sua resposta foi "para que vendessem os seus produtos..." é cada coisa que fazem...
E Helvécio, gostei desse "compre o Win XP e leve uma pizza de mussarela". Prefiro muito mais a pizza!


» nelson_pivete-13a () em 30/07 17:12

Até que fazer anti-virus Open Source seria muito bom! Se pelo menos as "vacinas" ou a lista "Virus Definition" fossem abertas, seria ótimo para a caça aos vírus. Ficaria fácil para um anti-virus open source, o problema só é fazer e pesquisar a tal "vacina" (Virus Definition). Teria que ter uma fundação específica para isso, como OpenVirusHunt.org , que haveriam pesquisadores de todo o mundo para caçar virus de computador. Aí teria outro projeto, no Source Forge contendo o programa GUI ou modo texto para rodar o anti-virus usando a engine openVirusHunt.org .
(ps: esse site/fundação não existe, é coisa da minha imaginação infantil :-D)


» nelson_pivete-13a () em 30/07 17:12

Até que fazer anti-virus Open Source seria muito bom! Se pelo menos as "vacinas" ou a lista "Virus Definition" fossem abertas, seria ótimo para a caça aos vírus. Ficaria fácil para um anti-virus open source, o problema só é fazer e pesquisar a tal "vacina" (Virus Definition). Teria que ter uma fundação específica para isso, como OpenVirusHunt.org , que haveriam pesquisadores de todo o mundo para caçar virus de computador. Aí teria outro projeto, no Source Forge contendo o programa GUI ou modo texto para rodar o anti-virus usando a engine openVirusHunt.org .
(ps: esse site/fundação não existe, é coisa da minha imaginação infantil :-D)


» Lordello () em 30/07 21:37

Manoel Pinho,

Valeu pelo toque, realmente não conhecia esses FrontEnds do ClamAV. Não conhecia porque sou usuário do Gnome, de repente eu instalo quando surgir um glamav ;-P


» Lordello () em 30/07 21:47

nelson_pivete-13a,

Quem se interessar pode se juntar ao projeto do ClamAV e ajudar a criar a a lista de vírus, pelo que puder ver o ClamAV é GPL.


» Joao Emanuel () em 30/07 23:50

OLha eu acho legal sim a Microsoft abaixar os preços, assim as distros que querem trabalhar com desktops melhoram mais para poderem ter uma maior facilidade e melhor qualidade de segurança e rapidez perante aos processos do X. Sobre a falsificação realmente afeta os dois mundos do código fechado e do código aberto, por isso acho que deveriamos ao invés de rir da parte da Microsoft que apóia isso, apoiar sim a parte que a Microsoft tenta colocar que é a defesa contra a falsificação. Pois a falsificação não está só tirando dinheiro das empresas que trabalham e pagam seus impostos, como estão imedindo que trabalhadores autonomos trabalhem na legalidade.


» Joao Emanuel () em 30/07 23:54

Olha eu acho legal sim a Microsoft abaixar os preços, assim as distros que querem trabalhar com desktops melhorarão mais para poderem ter uma maior facilidade e melhor qualidade de segurança e rapidez perante aos processos do X. Sobre a falsificação realmente afeta os dois mundos, do código fechado e do código aberto, por isso acho que deveriamos ao invés de rir da parte da Microsoft que apóia isso, apoiar sim a parte que a Microsoft tenta colocar que é a defesa contra a falsificação. Pois a falsificação não está só tirando dinheiro das empresas que trabalham e pagam seus impostos, como estão impedindo que trabalhadores autonômos trabalhem na legalidade.


» Matheus Villela () em 31/07 07:46

Vender produto abaixo do preço de custo não é crime não?


» Cwagner () em 31/07 11:42

Acho que não...

O "fabricante" é quem decide o preço do produto. Se ele fica com prejuízo, o problema é dele.

Mas esses mercados estão "nascendo", a M$ quer viciá-los, vendendo um verdadeiro cavalo de tróia. E como disseram antes... quem vai querer um S.O. com poucos recursos? Se tiver acesso a um ISO e um gravador de CD... Adeus Win XP(opular), olá qualquer cois melhor. Mas em se tratando de M$... quero dizer, mais caro :)

Acho que devemos nos manter atentos aos passos de Tio Bill e sua turma. Creio que o Lula está certo em fazer com que o Brasil seja visto como líder em inclusão digital para os países em desenvolvimento e os mais pobres. Usando Linux podemos diminuir a distância que separa a informação das grandes massas.

Acho que o Governo Federal poderia seguir o exemplo do projeto Simputer, PDA com projeto aberto, da Índia, e resgatar a idéia do micro popular da Federal de Minas.

Isso seria uma pedra na vridraça do Windows :)


» Adilson Oliveira () em 31/07 12:56

Matheus, se não me falha a memória, é crime quando caracteriza dumping que é o uso do poder econômico para tirar do mercado a concorrência. Por exemplo, digamos que eu sou muito rico e monto uma rede de postos de gasolina pelo pais vendendo o litro a R$1,00. Claro que é impossível vender gasolina a este preço em condições normais mas é lógico que todo mundo vai vir comprar de mim. Eu sou muito rico e posso arcar com o prejuízo sabendo que daqui a pouo, os outros postos vão fechar e eu terei o monopólio do mercado. Aí eu posso pedir o preço que eu quiser.


» cj () em 31/07 14:15

A questão é que não dá para "fechar" o linux. Eu acho que é mais fácil a MS quebrar. Ela está num mato sem cachorro.


» Marcelo Silva () em 31/07 21:19

Não querendo julgar a capacidade de desenvolvimento da Microsoft , mas acho que antes de conter
o avançodo Linux, eles deveriam mudar o Windows para atender as necessecidades das pessoas
que ultilizando o Linux.


» Marcelo Silva () em 31/07 21:19

Não querendo julgar a capacidade de desenvolvimento da Microsoft , mas acho que antes de conter
o avançodo Linux, eles deveriam mudar o Windows para atender as necessecidades das pessoas
que ultilizam o Linux.


» Matheus Villela () em 01/08 08:49

Adilson então não seria esse o caso? A prática de jogar os preços pra beixo deles é pra fazer o monopólio.

Não sei se os 30 dólares cobrem os custos deles mas vai chegar a um ponto que não vai estar cubrindo(se ainda não) e então dumping.

Vi no jornal esses dias que não sei que país tava acusando agrícolas brasileiros de fazerem isso também não lembro com que produto ^^ por isso que comentei, acho que é algo a se pensar ;)


» bebeto_maya () em 01/08 18:15

__É preciso pensar:Esta versão ``lite`` do Windows, provavelmente não terá suporte a multi-usuário, servidores . . .E será mais restrita com relação a uso, e o preço do Works, um arremedo exdruxulo do Office, U$302. . .Ou seja R$1000. Então pro usuário adquirir um PC com um Office+SO, nunca vai sair por menos de 1000,00, a parte de softwares. . .

__A prática de dumping é semelhante a pregada pela Rede Globo:Eles compram o pacote exclusivo da Copa do Mundo por R$200,000,000, e impedem as outras emissoras de transmitir.Assim somos obrigados a ouvir Babão Bueno e Arnaldo. . .
eles se ferram, porque pra tirar a grana gasta, é preciso vender 48hs. de publicidade/dia, mas em compensação ferram mais ainda a concorrência!

__A mesma coisa eles fazem com a as séries e os atores: Compram os mesmos, passam e usam 10%, e o resto fica apodrecendo no freezer.Assim a Globo evita que se compre a série de sucesso que o SBT, por exemplo, nutria interesse.

__Essa atitude é típica de empresa monopolista, e como a legislação dos países capitalistas é sempre benevolente com esse pessoal é um excelente negócio, afinal ganha-se 1 bilhão, e gasta-se 10milhões com processos, uma excelente relação custo-benefício.



» André Simões () em 02/08 09:42

Enquanto a pirataria reinar essas medidas serão inúteis, pois quem tem poder aquisitivo para comprar o windows original, compra o Windows XP Pro, eu mesmo já foi chamada para instala-lo nos computadores de quase todos os diretores.

Quem me pede para ajudar a instalar Linux são os colegas da faculdade mas 80% já tirou o sistema fora por preguisa de estudar, por ser diferente do que estão acostumados.

Eu acho que a M$ acha o Brasil caso perdido até que o governo mude, o problema é que se o governo Lula perde a próxima eleição e o candidato eleito foi apoiado pela Micro$oft, a casa cai para o software livre.


» Charles Lucca () em 02/08 17:07

Obviamente qualquer atitude da microsoft enfraquecerá a migração e adoção do Linux, mas, se conhecemos a Microsoft, e principalmente seus softwares, podemos afirmar que a qualidade de um Windows Lite será tão baixa que será necessário 1Giga de LINK para baixar os patch e hotfix do mesmo... Eu continuo com o Linux obrigado...


» Charles Lucca () em 02/08 17:07

Obviamente qualquer atitude da microsoft enfraquecerá a migração e adoção do Linux, mas, se conhecemos a Microsoft, e principalmente seus softwares, podemos afirmar que a qualidade de um Windows Lite será tão baixa que será necessário 1Giga de LINK para baixar os patch e hotfix do mesmo... Eu continuo com o Pinguim ...


» Davidson Rodrigues Paulo (bozolinux) () em 06/08 11:04

A Microsoft está desesperada e está apelando para todo tipo de recursos para frear o avanço inevitável do Linux. Desde começar a patentear coisas como o duplo-clique até abaixar o preço do Windows XP. Mas o que acontece é que o avanço do Linux não será contido em alguns setores: nos que procuram qualidade de software, independente de preço, e no meio acadêmico. Aí, o que vai acontecer é que as pessoas verão que nas universidades 'só se usa Linux', e daí, quando perguntarem para alguém se ele conhece Linux e ela responder "Não", levará na cara: "Como assim você não conhece Linux? Em que mundo você vive?", e daí acontecerá um processo análogo ao que aconteceu com o Windows. Afinal, saber informática hoje em dia é saber Windows+Office+Internet. Em pouco o tempo, saber informática será conhecer informática, incluso Linux e Software Livre em geral, e daí, as pessoas vão optar pelo que for melhor. E quem é o melhor? Hã? Hã? :D


» Dhyego () em 22/10 18:04

Bem não entrei aqui pra discutir sobre os SO's mas digo que ajudei um amigo a testar o XP Lite e ele roda muito bem ... ainda mais quando é você mesmo quem escolhe os Drivers e põe exatamente aquilo que vc quer dentro do seu CD de Instalação Personalisado... cada um sabe o que é melhor gosto do Linux devido ao fato de que ele é imúne a vírus e outras porcarias mais... Porém ao longo do tempo vi que nem sempre as pessoas gostam exaramente daquilo que usam (exemplo Windows) é apenas uma questão de hábito e as pessoas só o usam pq o aprendizado (que não é difícil) é barato e bem acessível ... acho que está na hora de revermos os conceitos de tudo isso... o Software Livree chegou e pra ficar mas pra isso precisamos de mais colaboração entre nós mesmos...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.