Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Segunda rodada: novo layout do BR-Linux

Notícia publicada por brain em julho 5, 2004 11:42 PM | TrackBack


Obrigado pelos mais de 90 comentários sobre o anúncio de ontem do primeiro protótipo do novo layout do BR-Linux, completamente tableless, baseado em CSS e 25% mais enxuto.

Entre os comentários, notei que a absoluta maioria é positiva (obrigado!) e identifiquei 26 grupos de críticas e sugestões. Só atendi a alguns deles, mas fiz um relatório sobre todos - informando os atendimentos, e pedindo maiores esclarecimentos quando foi o caso. Veja abaixo a resposta detalhada, confira a versão corrente do novo layout, e participe da segunda rodada de comentários!

Seguem as respostas a todas as críticas e sugestões que consegui identificar nas primeiras 85 respostas à notícia do lançamento do protótipo. Muitas sugestões foram atendidas, sobre outras peço comentários e esclarecimentos. Por favor, ao comentar mencione a letra do item a que estiver se referindo.

1 - DISPOSIÇÃO FÍSICA

a) Críticas à largura limitada a 850 pixels
Atendido. Ajustado para se "esticar" até 1000 pixels. Para quem usar resoluções maiores, o espaço adicional será deixado em branco, para evitar que as linhas das notícias se expandam muito, o que poderia dificultar a leitura. Infelizmente, no Internet Explorer as propriedades CSS de largura máxima não funcionam. Portanto, usuários do IE em resoluções incomuns terão que se conformar com linhas excessivamente longas.

b) Críticas à presença de margens com fundo cinza
Atendido. Removidas. Mas eu gostava delas...

c) Pouca separação e diferenciação das seções na barra lateral
Atendido. Aumentei o espaço em branco (vertical e horizontal) entre as seções, e melhorei a identificação visual dos seus títulos. Mudei a cor da barra. Não sou favorável à inclusão de molduras e linhas de separação (felizmente também houve comentários elogiando sua eliminação), pretendo evitar este recurso se for possível. Vocês acham que agora o nível de separação e diferenciação melhorou em relação a ontem?

d) Sugestão de mover a barra lateral para o lado esquerdo
Discordo. Faz pouco sentido, a área à esquerda é a mais nobre do ponto de vista da visualização. Transformei o site em duas colunas, ao invés das três anteriores, justamente para poder privilegiar as notícias colocando-as à esquerda. Alguém tem comentários?

e) Pedido de outra organização para as listas de notícias de meses anteriores
A estudar. Mostrar como um calendário de meses não me parece claro o suficiente, e não gosto da idéia de simplesmente remover os links para o histórico de meses mais antigos.

f) Usar o mesmo símbolo ("bullet") em todas as listas de links na barra lateral
Atendido.

g) Corrigir o espaço vertical no título da listagem de tutoriais recentes
Atendido.

h) Problema com o espaço ocupado pelo rótulo "[publicidade]"
Atendido, o rótulo foi removido.

i) Mover o campo de pesquisa para junto da lista de notícias anteriores
Discordo. Na minha opinião, o lugar do campo de pesquisa é no alto, e com destaque. Tive oportunidade de colocá-lo no lugar certo desta vez. Autores respeitados da área de usabilidade parecem estar de acordo comigo. Quem quiser fazer uma pesquisa, vai encontrar com facilidade.

j) Conteúdo de notícias deveria carregar antes da barra lateral
A barra lateral carrega antes do menu porque eu pretendo agregar um conteúdo extra a ela. É uma surpresa ;-) E não sei quando ficará pronto.


2 - VISUAL, ESTILOS E ESQUEMAS DE CORES

a) Sugestão de incluir elementos gráficos nos menus.
Sou contrário. Tentei dar destaque usando elementos de formatação. Alguém se manifesta a favor de colocar ícones, bullets, etc? Já tivemos antes, e não sinto saudade deles.

b) Sugestão de adotar outras cores de fundo, que não o branco.
No futuro, quando tiver resolvido vários outros problemas e tiver bastante tempo sobrando, vou considerar a hipótese de incluir várias cores alternativas. Atualmente, como só vou suportar uma, faz sentido ser a de fundo branco, pois entre as de máximo contraste esta é a que não dá problemas com drivers de impressão "burros" nem com monitores descalibrados. Como o BR-Linux é lido em muitos "terminais" LTSP feitos a partir de velhos 486 ressuscitados, é importante usar um esquema de cores que não se prejudique muito ao ser exibido em monitores velhos. Assim, em nome da ergonomia, da acessibilidade e da inclusão digital, nossa opção é por um fundo branco. O antigo layout escuro continua disponível para quem o preferir, aqui: http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/layold.php

c) Sugestão de oferecer múltiplos temas CSS/XHTML, com variações de cores, fontes e outros elementos.
Ver resposta acima

d) Sugestão de agregar um CSS específico para impressão.
Acho legal, assim como gostaria de um CSS para handhelds, outro para deficientes visuais, etc. Fica para o futuro. Ver resposta acima.


3- COMPATIBILIDADE COM NAVEGADORES

a) Visualização no links/lynx prejudicada porque aparece no topo a coluna lateral, e não as notícias
Atendido. Há um link para as notícias logo abaixo do título do site, para que os usuários dos browsers citados (e de outros que ainda não sejam capazes de exibir colunas definidas nos padrões do W3C) possam ir rapidamente à seção que deveria estar sendo exibida pelos seus browsers no alto, à esquerda. Notei que um dos leitores que mencionou o assunto sugeriu que o layout atual seja mantido como opção, mas no layout atual o links/lynx mostra no topo a coluna da esquerda, e não as notícias.

b) IE6 "comeu" parte da lista de links
Sobre este eu não tenho muito a comentar. Parece uma falha na renderização CSS deste navegador, mas não tenho como confirmar. Só houve um relato neste sentido. Se algum outro usuário deste software quiser dar detalhes, fico no aguardo.


4 - CONTEÚDO

a) "Layout atual é mais completo"
Acredito ter trazido todas as funcionalidades do layout antigo para o novo, e no processo ter melhorado sua interatividade. Se estiver faltando alguma funcionalidade que vocês utilizavam, por favor se manifestem para que eu possa corrigir.

b) Confusão com o rótulo "link para esta notícia"
Sobre esta, não sei qual a melhor solução. Este link está ali apenas para facilitar a vida de quem quer copiar a URL de uma notícia e incluí-la em algum outro lugar (e-mail, outro site, etc). A idéia é que ele seja óbvio - quando ele estava mais discreto ou subjetivo, eu me cansei de ver links copiados erradamente para e-mails, listas, etc. A sugestão do leitor era de que o próprio título da notícia servisse como link, mas aí passaríamos novamente do óbvio para o subjetivo (embora seja óbvio para muitos de nós, não é um conceito natural). Minha opinião é de que este link deve permanecer ali.

c) Lista "Outras notícias recentes" deveria trazer só os títulos das notícias
Discordo, acho que uma parte do contexto agrega valor à informação. Alguém comenta?

d) Sugestão de remover a área de "Outros tutoriais"
Eu acho que ela agrega valor, e sei que pessoas que acessam o BR-Linux para ver notícias ficam sabendo que temos uma bem suprida área de tutoriais através destes links. Alguém comenta?


5 - CABEÇALHO, TÍTULO, "LOGOTIPO"

a) Nome do site aparecer em verde e amarelo
Eu até entendo a razão, mas não acho apropriado. Sim, a representação mais óbvia para o nome BR-Linux parece mesmo ser um pinguim verde e amarelo, mas... não me agrada a idéia.

b) Novo título puramente em CSS ficou pobre
Atendido. Coloquei como imagem em PNG, ao custo de 4KB a mais, porque realmente estava pobre, e não renderizava corretamente o contorno das letras em alguns navegadores.

c) Ter um pinguim no logotipo
Talvez no futuro. Agora teremos que continuar sem logotipo por um tempo.

d) Topo da página deveria ter visual especial pois é um diferencial.
Eu prefiro diferenciar pela qualidade do conteúdo do que pelo visual do cabeçalho ;-)


 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo Vivan Borro () em 06/07 01:05

Resposta da "prova" :-)

1 A e B - Achei que ficou bem melhor assim. A margem cinza me passava a impressão que estava usando a resolução "errada" para a página.

1 C - melhorou MUITO :-)

1 D - Temos o costume de procurar menus no lado esquerdo... Realmente colocar as notícias do lado esquerdo as colocou em maior evidência.

2 - Gostei da inclusão de *algumas* imagens nas chamadas das notícias. "Descansa" um pouco a vista de tanto texto e ajuda a chamar a atenção para a notícias em si, sem citar que a própria imagem pode ser a notícia :-)

5 - Concordo com as críticas... Achei que ficou meio pobre mesmo. Já que o logo é uma imagem, qual o problema em trabalhá-la um pouco mais?
Achei que o cabeçalho inteiro está meio "sem força", principalmente em comparação com os banners publicitários...


» Pacozila () em 06/07 01:26

Gostei muito, apesar de achar estranho as notícias anteriores no lado direito e os comentário embaixo, mas acho que me acostumo.


» Alan Kelon () em 06/07 01:33

Oi, Augusto,

O layout atual ficou muito melhor que o de ontem, bem mais agradável.Tenho três sugestões:
1) o link "Indicar" leva a uma página que está totalmente fora do esquema de cores. Já reparou nisso? Há alguém que o usa essa parte do site?é só uma curiosidade.
2) o Marcelo comentou sobre imagens e eu reforço o apelo. Você sempre escolhe algumas imagens bem legais, como a do Pedro de Lara. Não precisa transformar o site em uma galeria de imagens nem ficar procurando uma nova para toda notícia, né? ;)
3) na barra há uma sessão "Visite também" que deveria ter o seu tamanho reduzida. Antes que me joguem pedras, vou explicar: Hoje há no mínimo 40 linhas na página principal sem nenhum conteúdo devido a esta sessão. Por que não reduzí-la ou colocá-la na parte de baixo junto a nota de rodapé com a mesma cor da barra lateral ou acima de "Receba as notícias do BR-Linux por e-mail e RSS"? creio que fique melhor próximo ao rodapé. Dessa forma ainda estaria divulgando outros sites e ainda ficaria com o layout mais harmonioso. O que acha?
No mais, você está de parabéns :)


» Augusto Campos () em 06/07 01:39

Esse espaço em branco depende da resolução. É uma consequencia dalargura variavel da coluna... Em resolucoes baixas, a falta é na outra coluna, podem verificar ;-)


» Alan Kelon () em 06/07 01:48

Oi, de novo,

Seria interessante que você colocasse algum javascript no botão "Enviar" dos comentários para desabilitar o segundo click no mesmo botão e assim evitar mensagens duplicadas nos comentários.

Abraços.


» Alan Kelon () em 06/07 01:52

Opa, mais uma vez (vou ficar com vergonha)

Reduzi para 800x600 e ainda sobrou espaço, mas é porque as notícias hoje estão um tanto lacônicas. Depenendo do dia, a barra acaba antes das notícias mesmo.


» O Heremita () em 06/07 04:17

No Firefox 8.0 1024x768 ficou ótimo.
Sem o cinza nas laterais, ficou mais elegante.
Alem do mais carrega bem mais rápido.


» André () em 06/07 04:46

O layout no Konqueror 3.2.1 ficou bem estranho, os links em cinza, quase na cor do texto, títulos sem negrito e do mesmo tamanho do texto.. Já com mozilla 1.6 e firefox 0.9 ficou ok.


» Philippe () em 06/07 06:32

muito melhor. 10 pontos


» Solano Krabbe () em 06/07 07:33

1-C: Quanto a barra na direita com fundo cinza, acho que não deveria ter. Deveria ser branco tb.
1-D: Tem razão, a barra deve ficar mesmo na direita. Muito melhor mesmo.
1-H: boa decisão.
2-A: sem elementos gráficos é melhor.
2-B: o branco é legal.
2-C e D: se for útil...
5-Cabeçalho, título, logotipo: talvez um pinguim ou outro personalizado. Mas cores, enfeites...
O fato é que o site está cada vez melhor. Parabéns e obrigado. Ganhamos tds nós com isso.


» Victor Zucarino () em 06/07 07:53

Penso q a palavra "BR-Linux" no topo da página deve ser leve sim, mas conter as cores verde e amarelo ou azul e branco p/ melhor representar o "BR". Apenas em amarelo fica meio cru... Ou ainda usar essa brincadeira com as cores na imagem do pinguim.

Augusto, como já disse a algum tempo atrás qdo vc mudou o visual do site pela 1a vez, gosto de sites limpos e o seu está bem bacana nesse sentido. Mas ser limpo ñ precisa necessariamente ser "sem sal".

Se quiser posso montar uma imagem "BR-Linux" p/ vc, sem compromisso. Se gostar ótimo, caso contrário vale a experiência.

Abraço!


» EdCrypt () em 06/07 08:01

Acho que agora está praticamente perfeit, gostei.


» EdCrypt () em 06/07 08:03

Ah, eu estou usando no IE5 da facul e está ótimo.


» Emilio Wuerges () em 06/07 08:09

Pow, com esse novo layout a pagina fica horrivel
no links / links -g .
Prefiro mil vezes o atual.


» Mandark () em 06/07 08:37

Augusto, faltou ser compatível com a W3C.

http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%2F%2Fbrlinux.linuxsecurity.com.br%2Fnoticias%2Findexb.html


» Daniel Tiziani () em 06/07 09:24

Augusto,

Não teria como mover a publicidade de cima p/ a barra lateral? Tirando essa publicidade no topo, não tenho nenhuma ressalva do novo layout.
Acesso a página (resolução 1600x1200 c/ galeon/firefox) e nestes browsers posso confirmar a qualidade do layout, que ficou bem leve e organizado.

Uma sugestão: Se não puder mover a imagem p/ a barra lateral, colocar uma "faixa" no topo com o logotipo do br-linux a esquerda e a publicidade a direita, desta maneira ela teria destaque e nao ficaria em cima do titulo.

Agora, esquecendo o layout (off-topic mas nem tanto):

Um recurso que acharia legal (mas com certeza trabalhoso de se implementar devido ao conteudo) é a classificação das notícias por categoria (Distribuições/Windows x Linux/Software livre/etc), que depois poderia possibilitar 2 coisas ao meu ver interessantes:

1. Poder filtrar as notícias por categoria.
2. Cada categoria poderia ter um link p/ livros relacionados, ajudaria tanto os usuários quanto a você por obter mais retorno da Tempo Real.

Desculpem o tamanho da mensagem :-D


» Thiago Ribeiro () em 06/07 09:32

Arheim: "O amarelo demonstra plena virtude e destaque sobre um fundo preto, mas um pleno descaso com o fundo branco"...

O amarelo não tem um bom fluxo com fundo branco, nossa mente demora mais para associá-lo desta maneira, e não tem a mesma fixação do que no fundo preto.... para melhorar o destaque da logo acho que deveria colocar uma borda preta mais grossa contornando-a... do resto está ok.


» Alexandre de Arruda Paes () em 06/07 09:37

Eu colocaria a coluna da direita no lado esquerdo. Não sei se é por causa da resolução maior, mas acho legal essa coisa de centralização das notícias.


» Penetro () em 06/07 09:46

Infelizmente não consegui tempo para opinar a respeito do visual anterior, mas a respeito da proposta atual, gostaria de sugerir que seja colocado um espaçamento entre a margem esquerda da página e o texto, e também que seja mantido o logo anterior, pois gostava mais dele do que deste proposto (muito fininho.. falta destaque)

PS: estou usando o Operea 7.23


» Victor Zucarino () em 06/07 09:52

Pessoal (Augusto), montei uma logo q considero mais elaborada p/ o topo da página. Ñ é nada de mais, mas vejo q ficou legal.

Exemplo: http://geocities.yahoo.com.br/vffzbr/teste_linuxbr.jpeg

Augusto, é só uma idéia ok!

Abraço!


» Victor Zucarino () em 06/07 09:56

De apresentar erro ao entrar pelo link acima, dê F5 na página de erro do Yahoo q a imagem aparece...


» Augusto Campos () em 06/07 10:00

Obrigado, Victor!

Pessoal, este tom de amarelo do título é a última herança de layout que acompanha o BR-Linux desde seu lançamento original, na época que a página inicial ainda era ilustrada por um gorila de jaleco. Eu já me manifestei antes sobre a questão das cores, e sobre esta associação com as cores nacionais do Brasil, não vou fazê-lo de novo.

Eu asseguro a vocês que *vou* me preocupar com o cabeçalho no futuro - tanto com o título, quanto com um logo. Mas isso não é a prioridade no momento, e talvez até demore a ser. No momento, a preocupação é com o restante dos elementos de layout, ok?


» Augusto Campos () em 06/07 10:17

Obrigado a todos os que responderam, suas considerações serão levadas em conta, mesmo que não haja uma resposta direta e explícita aqui.

Vamos a uma rápida rodada de respostas:

1) cabeçalho: será reformulado completamente - no futuro. Agora ele não é o meu foco, e acredito na idéia de fazer as coisas uma de cada vez, conforme sua prioridade.

2) inclusão de imagens para ilustrar as notícias: já faço isso duas ou três vezes por semana, sempre tentando balancear com o volume de tráfego gerado pelo restante da capa do site. Que bom que vocês gostaram.

3) comentários sobre o layout ou funcionalidade de outras páginas além da capa: agradeço! não vou tratar do assunto agora, mas fica registrado.

4) Konqueror 3.2.1: testei aqui, com configuração default, e exibiu o site corretamente. No aguardo de mais informações.

5) Exibição no links: já foi respondido, mas se tiver algo a acrescentar sobre como reduzir os problemas gerados pela limitação do navegador, estou à disposição.

6) "Compatibilidade" W3C: assim como a presença de CSS para impressão e para PDAs, este seria um recurso interessante, mas longe de ser prioritário.

7) Publicidade na barra lateral: não caberia se fosse um full banner.

8) Classificação das notícias: elas já são classificadas por tema - veja logo abaixo do título delas. Um dia, se o volume de notícias aumentar, provavelmente oferecerei opção para ver índices de temas específicos.

Faltou alguma coisa?


» Becamp () em 06/07 10:22

Esse está bem melhor, perfeito :)


» depassagem () em 06/07 10:47

Em virtude de minha fotofobia, eu prefiro letras claras com cor de fundo escura.


» Kazuo () em 06/07 10:55

Uhh...no meu eLinks o layout atual fica normal, digo as vezes as colunas ficam deslocada para baixo (quando não é a do meio são as duas laterais...)mais nada serio... o layout antigo(escuro) é que não aparece direito fica tudo em texto corrido(noticias depois os menus)...
Eu uso o eLinks 0.9.1.


» Caio Begotti () em 06/07 11:05

Oi, Augusto, parabéns pela iniciativa, não é todo mundo que está disposto a melhorar a navegabilidade e qualidade técnica do seu portal de acordo com seus visitantes :)

Vou comentar algumas coisas porque sou mala sobre elas mesmo, mas sei que nem toda mudança é possível devido ao MT não gerar um código muito bom pra fazer um layout massa (btw, alguns hacks no WordPress - livre e compatível com o MT - não resolvem?):

- Passar o código pra XHTML1.1: tá, eu odeio o termo tableless, sei que não precisa ser XHTML1.1 (XML-compliant o máximo possível) pra usar somente CSS e se enquadrar nisso, mas, se dá, por que não? :D

- "Fechar" tags sem fechamento como <input foo="bar" /> e <br /> (ah, talvez fosse melhor usar listas <ul> na seção de links ao invés de dezenas de <br> como é hoje, talvez ainda listas de definições <dl>). Isso ajuda também no problema de navegadores textuais reportado acima pelo pessoal e você.

- Alguns propriedades embutidas nas tags não são necessárias. A mais óbvia foi bgcolor="#d0d0d0" no body, mas tem outras, como align="left" e uns margin="" e tags como <center>. Isso tudo vai no CSS fácil e bonito.

- Colocar todo o estilo CSS linkado na página (<link ... />). Sei que tem aquele porém de em conexões lentas o CSS às vezes não carregar por inteiro, mas isso facilitará muito a manutenção do site e layouts futuros ;)

- Layout zoado no IE? Esqueça, o IE que é zoado, não vale a pena xunxos pra ele, basta um código e layout simples (que é bom e todo mundo gosta, vai ver por isso que o br-linux.org já usa um :) que tá tudo certo pra todos os navegadores.

- Ver se o MT pode gerar um código mais indentado. Ajuda nas correções, validação e entendimento do código (sim, eu costumo dar ctrl+u nas páginas heh).

- Tente passar o site beta no HTMLtidy, ele costuma corrigir o código, exibir warnings e gerar uma correção de acordo com preferências pessoais:

http://infohound.net/tidy/tidy.pl?_function=tidy&_url=http%3A%2F%2Fbrlinux.linuxsecurity.com.br%2Fnoticias%2Findexb.html&_html=&_file=&x=27&y=17&alt-text=&doctype=strict&drop-empty-paras=y&fix-backslash=y&fix-bad-comments=y&fix-uri=y&join-styles=y&logical-emphasis=y&lower-literals=y&ncr=y&new-blocklevel-tags=&new-empty-tags=&new-inline-tags=&new-pre-tags=&output-xhtml=y"e-ampersand=y"e-nbsp=y&replace-color=y&indent=auto&indent-spaces=2&tab-size=4&wrap=90&wrap-asp=y&wrap-jste=y&wrap-php=y&wrap-sections=y&ascii-chars=y&char-encoding=ascii&input-encoding=latin1&output-bom=auto&output-encoding=ascii&_output=warn

- Remover o label [publicidade] não acho uma boa. Lembro de sempre ver propagandas em revistas que tentam se parecer com o layout das páginas justamente pra confundir o leitor e "embutir" a propaganda erradamente. E tendo o label fica fácil pra ignorar ;) que me desculpem os anunciantes...

- O layout beta atual exibe vários erros no validator.w3.org como o Mandark apontou (mais precisamente "Errors: 680"). Com algumas das sugestões acima, dá pra reduzir os erros até zero (sim, imagino que irá ver isso depois do layout gráfico :). Botei no meu webdir a versão CHEIA de xunxos que fiz, só pra corrigir os erros do Validator mesmo, nem melhorei nada apesar de não ter nenhum erro esperado pelo Validator: [err, ia mandar via SSH mas aqui é barrado. Anyway, não era tão importante assim)

Enfim, não existe nada que não possa melhorar, quando se é exigente demais (contrariando o maldito Murphy). Desculpe não ter enumerado corretamente os itens, fui digitando "na corrida" mesmo, e é até capaz de já terem falado algo do tipo naqueles 90 comentários que me deram medo de parar pra ler :D bom, isso é por alto, tem mais coisas mas deixo pro pessoal. Obrigado por se preocupar com a gente, pobres visitantes, odiados por 10 em cada 10 pessoas que criam sites ;)


» roger_malk () em 06/07 11:11

1B - Obrigado Augusto, no topico anterior fiquei com a impressão de que eu era o unico...

1C - Concordo com a notícia do lado esquerdo. Porém o cinza da barra direita atrai os olhos. Por isso tinha comentado da linha, neste mesmo tom, só para separar.

Só uma idéia


» Helvécio () em 06/07 11:15

Ótimo,
Ficou mais fácil para carregar, a turma do MSBL agradece e festeja. (Movimento dos Sem Banda Larga).
O topo pode diminuir ( ainda tem os anuncios).

Parabéns


» Wilfredo () em 06/07 11:35

Ficou melhor que a versão anterior. Praticamente perfeito: limpo, completo, organizado e fácil de achar as informações.

Faço apenas duas sugestões nada importantes:

5A) Se você quiser um pingüim verde e amarelo,
uma sugestão é:
http://www.gigaperls.org/linux/buntsitz_24k.gif
Outros, com cores diferentes, podem ser vistos em:
http://www.gigaperls.org/linux/

5B) Alterei o arquivo logoletras.png para ficar com apenas 1573 bytes. Veja:
http://200.17.211.64/~wilfredo/logoletras.png


» Augusto Campos () em 06/07 11:39

Obrigado pelos comentários, Caio! Como eu disse anteriormente, considero a adequação aos padrões do W3C importante, mas não é a prioridade no momento - exceto no limite do que garante compatibilidade com os navegadores contemporâneos. Suas sugestões neste sentido estão todas registradas para o futuro.

Quanto à legibilidade (do ponto de vista humano) do código gerado pelo CMS, não vejo necessidade. Pode até ter alguma aplicação, mas me escapa.

Quanto ao IE, eu gostaria que ele honrasse as propriedades max-width e min-width. Infelizmente ele as ignora, e os 'hacks' para simulá-las não são perfeitos.

Quanto ao label publicidade, tem certeza de que você olhou o layout correto? Ou que leu o meu relato, lá no alto? ;-)

Finalmente, quanto à adoção do WordPress, ele parece ser bom mesmo - mas infelizmente não atende aos requisitos de ferramenta CMS para o BR-Linux, que eu publiquei há cerca de 15 dias. Continuo em busca de alternativas, entretanto.

Agradeço
Augusto


» Augusto Campos () em 06/07 11:44

Wilfredo, obrigado! Quanto à 5A, o que eu quis dizer é que a escolha mais óbvia (que seria um pinguim verde e amarelo, ou o uso destas cores como a base do título) não me agrada. Inclusive por ser muito óbvia, pouco inspirada.

Obrigado pela redução no tamanho da imagem. Quando eu voltar a considerar a remodelagem do cabeçalho, vou levar em conta. Mas acredito que eu vá acatar as sugestões anteriores e montar um título com mais presença (embora provavelmente no mesmo estilo de cores e formas).

Abraços
Augusto


» Wilfredo () em 06/07 12:01

Acho que seria bom criar um tópico falando somente sobre o logotipo ;) . Como diz um dos ítens "Antes de comentar..."

- Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc.", mesmo se alguém já tiver provocado - um erro não justifica o outro.

E a escolha do 'melhor' logotipo é uma dessas discussões. Acho que o logotipo deve ser discutido/definido depois. Agora o importante é a estrutura da página principal, que ficou 99,9%, com tolerância de 0,2 pontos percentuais 8*) .

Sobre colocar o código CSS em um arquivo próprio, acho válido e interessante. Tive que reestruturar o site do curso de pós-graduação que faço (o conteúdo estava desatualizado), e o arquivo CSS me ajudou bastante. Inclusive o código HTML das páginas ficou bastante limpo e legível.


» Bogomolov () em 06/07 12:22

acho que o atual logo podia continuar (br-linux.org amarelo/preto com sombra) - dá um ar legal pra página


» Marcelo Anton () em 06/07 14:20

Gostei da modificação que fez, colocando um link pra noticias bem em cima. Assim quem for acessar num browser texto chega mais rapido ao conteudo.

Gostei do cinza do lado direito.

Os comentários recentes, bem la em baixo, estão runis no meu firefox 0.9. Eles cortam pela metade e continuam bem em baixo, com um espaço em branco no meio. Muito estranho.

Fiz um teste aqui, e o IE6 realmente corta os links, isto só quando estou em 1024x768. No caso o que ocorre é que termina o conteudo do lado esquerdo, e ele encerra também do lado direito, ficando só tres links do visiste também.

Se quiserem alguma screenshot deste problemas me avisem.


» Rael () em 06/07 14:29

Augusto: tudo está ótimo. Por que não mantém o logotipo atual? Achei um pouco melhor.


» Fernando Barreira () em 06/07 14:33

Ficou muuito bom.


» Fernando Barreira () em 06/07 14:33

Ficou muuito bom.


» Ricardo Ribeiro () em 06/07 17:17

Augusto,

Ficou jóia, mas só que demorou um tantinho para carregar.


» hamacker () em 06/07 17:25

Coloca o anuncio publicitario para a direita e o BR Linux para a esqueda (ou inverso), dessa forma ambos ficam na mesma posicao horizontal e sobra + espaço para as noticias. Outra sujestão é usar o BRLinux como marca-dagua no canto superior esquerdo permitindo texto sobre a marca dagua (o menu por exemplo), ficaria economico. Tudo para tirar aquele vão branco entre o topo (e seus poucos objetos) e as noticias.
Se por questões publicitárias não for possivel mudar o banner de lugar voce avisa para tentarmos mexer no "imexivel".
"Noticias anteriores" e "Links favoritos" na minha opnião tá muito extenso. Não daria para usar aquele marquee e faze-los serem exibidos num bloco subindo uma linha por vez ?
"Outras noticias recentes poderia voltar para a posicao 75% logo após as noticias principais", vejo que "outras noticias" como um item importante que nao deveria ter sido cortado da main_page.
Olha, foi só uma sugestão, quem manda voce perguntar. :P


» EdCrypt () em 06/07 18:40

Esqueci de te agradecer, Augusto, a coluna esquerda cinza claro ficou 10. De noite, com apenas o monitor de luz, paginas 100% brancas chegam a queimar a vista! :P
Além disso, ficou melhor pra ler, pra mim.


» Augusto Castelan Carlson () em 07/07 21:22

Acho que poderia ser incluido um link "indicar" notícia nas notícias. Suponha que fiquei um dia sem acessar o br-linux.org. Para acessar notícias mais antigas, tenho que acessar através das "Outras notícias recentes". A notícia vai abrir em uma nova página. Nesta página não tem como indicar uma notícia.


» PiTsA () em 08/07 13:59

O banner que esta em cima, centralizado, tb poderia ficar na direita do site.

Mas esta muito bom sim! Limpo! iso é ótimo!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.