Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Projeto Debian adia mudanças de política

Notícia publicada por brain em julho 5, 2004 12:07 PM | TrackBack


O Slashdot informa que o Projeto Debian decidiu adiar a ativação de suas mudanças de política, já anteriormente aprovadas, de modo a não atrasar o lançamento da próxima versão estável da sua distribuição. Para entender melhor o impacto da medida, veja quais são as alterações no contrato social afetadas por este adiamento. Segundo o LWN, elas "forçam a remoção da distribuição [embora ainda permitam a presença nos repositórios contrib e non-free] de toda documentação, dados e outros materiais vistos pelo Debian como não sendo livres.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ricardo Rabelo Mota () em 05/07 12:16

O que, no meu caso, forçará a continuar utilizando as versões baseadas no Debian, como é o caso do Biglinux, Kurumin, Kalango e outros. Não vejo como um impeditivo de se utilizar Debian no futuro, mas atualmente, estou preferindo as distros que já venham com bastante programas instalados, uma vez que utilizo linha discada.


» Daniel Fonseca Alves () em 05/07 12:23

Alguém ai tem alguma informação de quando está previsto o lançamento do Sarge como estável ?


» Frederico () em 05/07 12:29

mmm...

na verdade, o numero de programas instalados quase nao vai mudar, porque o funcional e 100% livre (exemplos: kde, k3b, openoffice, xterm ...) a unica diferenca e que programas nao free como vmware etc etc.. nao virao mais nos cds da distro.

O unico porem que e a grande diferenca de entre o debian e seus filhos (kurumin, kalango etc..) é que como o debian 3.0r3 é testado ao extremo, ainda esta com pacotes como kde2.x e gnome 2.0...

enquanto os filhotes tem kde 3.2 e pacotes mais atualizados.


» Philippe () em 05/07 12:37

acho certo, tem que fazer uma distro 100% open source, livre, etc, uma que até o propio stallman instale orgulhosamente no seu micro. distros cheias de programas ja tem aos montes, e o que é uma distro senão uma opção? que opção a gente tem quando se pasa de 6 a meia duzia...?


» semente () em 05/07 13:31

Ninguém será impedido de usar os programas taxados como não-livres. É só acrescentar uma linha em seu "sources.list" para o repositório non-free. Apesar de eu achar isso desnecessário! ;-)

Daniel, me parece que no começo de 2005 já teremos o Debian Sarge como estável, porém, eu já uso o Sarge à um bom tempo! ;-)

O Sarge só não existe em CD's oficiais.


» Daniel Fonseca Alves () em 05/07 13:41

Semente.
Neste exato instante estou buscando o Sarge com o Jigdo, ainda não vi a cara dele, estou ansioso.


» Frederico () em 05/07 13:55

Por enquanto eu não recomento o download dos jigdos porque o sarge ainda está recebendo bastantes mudanças (de versões de pacotes), por enquanto apt-get é a melhor forma


» Henrique Vicente () em 05/07 14:10

Philippe, pelo que entendi você escreveu correto mas pode não ter escrito.. você sabe a diferença entre livre e opensource não é? :)


» Ander () em 05/07 14:19

o dia que eu encontrar uma distro que reuna o melhor do debian como melhor do slackware, sou capaz de largar o ruindows completamente!


» Felipe Raposo () em 05/07 14:27

O que são esses Jigdos?


» semente () em 05/07 14:50

Daniel,
Não acho necessário puxar os CD's, dei somente um apt-get dist-upgrade (claro que configurando devidamente o sources.list para isso, é simples e não tem segredo). Mas será interessante utilizar a instalação dos CD's, com o novo Instalador Debian, mas o instalador é beta ainda.
Pouca gente sabe, mas a Sarge existe desde quando saiu o Woody. E sempre foi possível utilizá-la... Acho que uma leitura sobre como o Debian funciona, tiraria os preconceitos das pessoas quanto a ele: dizem que ele tem programas velhos demais, de alguns anos atrás, apesar de ser uma política interessante para servidores, sempre foi possível utilizar os últimos pacotes, o que é legal para usuários Desktop, e um detalhe, mesmo a Sarge (testing e próxima versão) ou a Sid (unstable) é muito mais estável do que muita distro aí. Kurumin e outros utilizam os pacotes dos repositórios da Sarge e Sid. Eu uso Sid em casa e nos servidores já estou usando o Sarge.
É isso, qualquer dúvida, entre em contato!


» semente () em 05/07 15:04

Felipe, é uma forma de fazer o download das ISO's dos CD's de maneira mais segura. Os arquivos são grandes, portanto podem corromper. Isso é uma das vantagens, não sei se é só isso.

Ander, não entendi, você já usou as duas distribuições?


» Daniel Fonseca Alves () em 05/07 15:49

Semente.
A única razão de buscar a imagem ISO do Sarge é a largura de banda do computador lá de casa :-(.
E tenho que falar que já perdi a conta das vezes que tentei baixar o Sarge pelo jidgo e apareceu este problema que o Frederico falou, mas acreditem hoje estou conseguindo!
Acho que a proximidade do "rebaixamento" do Sarge está começando a estabilizar os pacotes e quem sabe ainda hoje não tenho o ISO do Sarge em mãos !!!


» EdCrypt () em 05/07 16:46

Essas mudanças poderiam atrasar o release pra 2005... Por mais que sejam importantes, um verdadeiro manifesto contra certos softwares proprietários que "passam batido", eles precisam apresenter algo novo e estável para a comunidade sedenta de Debian! Acho que as mudanças para enquadrar o debian no novo contrato sovial ficaram para o R1 (o primeiro release é o R0) do Sarge.
Essa release será bastante importante, com o instalador totalmente reescrito. Eu cheguei a testar o Beta 3 até a metade, mas pretendo baixar logo a beta 4 ou outra que sair.


» zecrenquinha () em 05/07 19:34

Debian novo só em 2006, do jeito que eles andam rápido ehehehehee


» nelsonvn () em 05/07 22:15

O mascotinho do projeto Debian bem que podia ser uma tartaruga: vida longa, mas é devagar..... Hehehehe... Eu tb gosto muito do Debian, sei que é demorado pra sair pq os caras capricham na obra, eu por exemplo, não tenho pressa, o que importa é a perfeição do sistema :-)


» MaRZ () em 06/07 14:56

Ander and all: experimentem o Gentoo !!

Eu sou fã do Debian, mas a versatilidade da instalação e atualização do Gentoo me convenceram a mudar e estou 100% satisfeito.

O que me fez mudar: em janeiro/04 baixei o jigdo do Sid... E tive problemas com o disco de instalação. Tentei o Kurumin, o Knoppix e daí eu percebi que eu realmente não sabia instalar uma distro. Principalmente se ela não "mastigasse" os binutils e a toolchain.

Nesta eu descobri o Gentoo, ralei muito e finalmente retirei em 01 de abril/04 toda a meleca da merdosoft do meu notebook.
Criei um conjunto de cd's com a imagem espectral do meu ex-XP (>-PP). Pretendo comemorar colocando-os (8 ao todo) no microndas, quando completar um ano de alforria (apropos, cês ja viram um cd no micro-ondas depois de 2s ?!!! E o cheiro ?? É lindo !!!)

Hoje opero com um Gentoo+Gnome+OpenOffice+Kernel 2.6.7 e um monte de pacotes que vão desde o MySql até um gerador de etiquetas (gLabels). Até o Kazaa eu descobri que dá para usar o giFT...

No meu servidor (um bom e velho pentium III da D ell) continuo rodando um DFS (Debian From Scratch) instalado com muito orgulho neste período, antes eu rodava a 3.0r2 (woody) e estava muito feliz sem piratices e com muito espaço de sobra para armazenar coisas boas - músicas, fotos, projetos, etc...

Para os menos "aficcionados" tem uma nova distro baseada no Gentoo, que promete maravilhas para os gentooistas newbies: a VidaLinux. Não usei ainda mas me pareceu um ótimo meio termo entre hardcore e pro-lame.

{}'
MaRZ


» semente () em 08/07 23:14

Só para constar, o pessoal do Debian vai discutir sobre possíveis atualizações da estável mais rápidas para atender usuários Desktops! ;-)


» EdCrypt () em 08/07 23:47

Semente, você quer dizer algo como "oficial backports"? Se for beleza, sempre achei que precisdava mesmo! Mas por favor... cite a fonte!


» semente () em 13/07 22:29

EdCrypt, o atual presidente do Debian quem disse em uma entrevista. Não deu maiores detalhes. Desculpe, mas não lembro aonde li a entrevista! :-(


» nao_eh_pao () em 25/07 00:46

nosSssSsa que inteligenti :-)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.