Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais um capítulo do livro do Kurumin

Notícia publicada por brain em julho 1, 2004 10:20 PM | TrackBack


Carlos E. Morimoto (morimoto@guiadohardware.net) anunciou: "Terminei mais um capítulo do Livro 'Kurumin, desvendando seus segredos': Capítulo 2: Opções de boot, configuração e solução de problemas. Este capítulo fala sobre as opções de boot usadas no Kurumin, comandos dados no início do boot que permitem desabilitar algum recurso que esteja fazendo seu micro travar durante o boot, forçar uma determinada resolução de vídeo ou solucionar problemas gerais e também a sobre as ferramentas de configuração incluídas no Kurumin: como acessar a Internet, confugurar a rede, acessar compartilhamentos, configurar a impressora, compartilhar a conexão, configurar o firewall, etc. etc. Este capítulo é uma leitura obrigatória para todos que gostaram do Kurumin e querem aprender sobre o sistema :-) "

lueneberg (lueneberg68_arroba_hotmail.com) complementa: "Saiu hoje nova versão do Kurumin. A versão 3.0d corrige os problemas reportados no recente 3.0c."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Altever () em 02/07 08:33

Definitivamente eu não entendo o porque de toda essa atenção em torno do Kurumin, uma vez que se trata apenas de uma implementação do Knoppix, vocês deveriam se voltar para os verdadeiros projetos inovadores, se é que existe algum nesse país.


» Augusto Campos () em 02/07 08:41

Não sei se sua dúvida é legítima ou apenas uma provocação, mas de qualquer forma vou explicar.

Basear-se no trabalho previamente disponibilizado é uma das vantagens do software livre. O Kurumin já trouxe bastante diferenciação em relação ao Knoppix para merecer a atenção de bastante gente. Claro que quem prefere o Knoppix pode continuar dando atenção a ele, e há até quem acompanhe com atenção a ambos.

Se você não percebeu ainda esta diferenciação, sugiro que procure se informar sobre ambos os softwares, poderá ter agradáveis surpresas.


» Gabriel CP () em 02/07 08:47

concordo que a atenção é extra por uma simples implementação, deveria ser desenvolvido uma base nova, ai sim seria um projeto interessante, tantas outras "versões" de distros por ai, ninguem da atenção, não que deveriamos esquecer o kurumin, mais esse foi uma notícia do tipo blog.. "hoje fui ao banheiro.. fiz mais uma pagina do meu texto.. e etc.."


» Augusto Campos () em 02/07 09:05

Agora não sobrou dúvida ;-) Não alimente os trolls!


» André Pinheiro () em 02/07 09:48

Francamente fico abismado pelos comentários que aparecem.... O Morimoto fez do Kurumin uma opção de competir com desktops de forma fácil e alguns vem com comentários de técnicos e não de profissionais.... vamos antes analisar antes de qualquer coisa.


» Job () em 02/07 09:54

No inicio, os principais acréscimos do kurumin, foi a redução de pacotes do knoppix e a localização pro portugues-br. Em termos técnicos, alguns scripts de configuração tambem.
Acho que o trabalho do kurumin foi importante, mas tenho ressalvas por sua falta de créditos a base que usou (Debian, Knoppix). Expõe o Kurumin, como algo inventado por ele, parece a M$ falando de SO.
Por sinal, foi o recurso de remasterialização do Knoppix, que proporcionou o surgimento de tantas "distros" de CD.
Penso na MHO que há DISTROS e semi-Distros, as primeiras são as que constroem seus repositórios próprios (Debian, Slack, RH, Gentoo, Gobo, ..)
outras são remontadores de Interface (Lindows, Xandros, Knoppix).
Não que estas remontagens não sejam importantes!

->[Alterver] Sim o Brasil tem algo realmente inovador, que é o GoboLinux (www.gobolinux.org), ainda na sua infância, mas já conta com prestígio e contribuições internacionais. Basta ver, que o site esta disponível em 3 idiomas.


» Eduardo Nogueira Publiciotario () em 02/07 10:02

Esses trolls tão por fora. O kurumin é o que há. Já "converti" uma pá de gente, e só crescendo. Com o kurumin eu mesmo perdi o medo de meter as mãos no linux, assim como diversas outras pessoas. É o esquema perfeito pra quem tem "medo" do pinguin. Trolls, morram de fome!!!

PS: umas 4 pessoas aqui adoraram a notícia, pois tiraram algumas duvidas sobre boot. Augusto, fez mui bien. Kurumin tem que ser notícia sempre! Alias, tão sabendo do Kurumin Portinari? Kurumin 4 designers! vem aí...


» Juliano () em 02/07 10:09

O sr. Morimoto fez e faz um trabalho digno de congratulações SIM! Existem muitas distros ai que se propões a "contruir repositório" e etc, e são muiiiiito boas por sinal, então qual o motivo de se reinventar a roda?
O Kurumim veio preencher uma lacuna, algo que faltava, e está correspondendo muito bem as espectativas. Agora, eu posso deixar o CD do kurumim com minha namorada que não sabe nada de Linux e com o Kurumim ela vai "debulhar".

Parabéns Morimoto!!!


» Job () em 02/07 10:18

Sim Juliano,

Pode-se e deve-se aproveitar o que ja existe, mas DEVE-SE dar os créditos aos trabalhos que nos aproveitamos.

E como eu disse anteriormente

"Sim, este trabalho de remontagem é muito Importante!"


» Penetro () em 02/07 10:21

Pô pessoal, vamos com calma. Alguns posts acima me fizeram lembrar de uma declaração em que o Ballmer dizia que o Linux não traz inovação em relação ao Unix...

http://www.alwayson-network.com/comments.php?id=1395_0_1_0_C

Não acho que esse forma de raciocínio - atacar e querer competir - seja boa pro software livre, que se desenvolve segundo o modelo do bazar.


» Gbitten () em 02/07 10:32

Acompanho o Kurimin desde de seu início, e sempre o Morimoto deixou muito claro que que ele usa a base do DEBIAN e do KNOPPIX.

A grande maioria das pessoais se atém as caracteristicas técnicas desta ou daquela distro, porem não percebem que a principal força de uma distro (ou qualquer projeto de free software) é a comunidade que a suporta. Aí está o principal mérito do Kurumin, construir e manter uma comunidade grande, forte, atuante e amistosa, não pensem que isso é fácil.

Outros fatores são importantes para seu sucesso:
- O foco dado tanto para o desktop quanto para o usuário brasileiro. Não estou dizendo que outras distros estão erradas, porem o Kurumin achou seu nincho e com isso está tendo uma grande aceitação
- A preocupanção em criar conteúdo e não só funcionalidades
- Derivar e formentar outros projetos como Kalango, Dizinha, Kurumin Games, entre tantos outros


» Gbitten () em 02/07 10:34

A propósito:
- Não alimente os trolls!
- Não alimente os trolls!
- Não alimente os trolls!


» depassagem () em 02/07 10:37

Parece até aquela discussão do GNU/Linux :).


» Itamar () em 02/07 10:50

Amigos
Antes de mais nada, quem visita o site e o fórum do kurumin percebe que o Morimoto não se propõem a fazer trabalhos repetitivos, nem reinventar a roda, e sempre deu os devidos créditos a quem foi de direto. Desde a implementação do kurumin, ele sempre anotou ser uma remasterização do knoppix,e que tb era baseado no Debian. Deu os devidos créditos ao pessoal do kalango com as contribuições que muito enriqueceram o kurumin, e quem se dá ao trabalho de ver os sripts dos icones mágicos vê os devidos créditos assinalados
Além de apoiar, mesmo que não participando, de outras reimplementações feitas a partir do kurumin. No que ele se propos desde o inicio com o kurumin ele está absolutamente certo. Não acho que a interpretações feitas acimas são corretas qdo abordam o conceito de inovação da maneira com é citada. Ma ele inova sim, qdo mostra que se pode e incentiva vc a mexer, descobrir, e entender como funciona o Linux, usando para isso algo fácil como o kurumin. Sinto que acabei me exaltando um pouco e até alimentando os "trolls". Mas considero esse um caso que defender o Morimoto algo imprescindível, mesmo que ele não precise de qq defesa, afinal a obra que ele fez, e que gerou frutos falam por si.....
Desculpem-me..... mas assim mesmo valeu....


» Hermes () em 02/07 10:50

Caramba como podemos ser tão negativistas.
- Acredito que as pessoas que aqui postam não são "leigos", "iniciantes", "etc", no Linux.
- Bom o Kurumin Atende principalmente os "leigos", "iniciantes", "etc".
- Apresentem uma distribuição, com as facilidades do Kurumin (para aquele público alvo, não para os experts).
- Créditos: (Quando inicia o carregamento do CD, estão lá. Quando é carregado o CD é aberto uma versão simples do Manual e lá também tem os créditos. O Morimoto fala em tudo que lugar que o
Kurumin é filho do Knoppix e neto do Debian. etc.etc.
- Há um ano eu não sabia o que era Linux, através de um CD do Kurumin, tive o primeiro contato e hoje já consegui migrar 100%. Se em determinado não me atender, vou procurar uma outra distro que me atenda e não voltar para o outro SO.
- O Kurumin é sem dúvida hoje a grande opção para a divulgação do Linux. (é pequeno, funciona no CD, tem Manual, tem um fórum atualizadíssimo, tem espaço na mídia que muitos outros acabam não conseguindo. Agora se vamos dar tiro no próprio pé, representa a nossa grande imaturidade.
Muita gente que veio para o Software Livre no ultimo ano teve o primeiro contato através do Kurumin. Vamos deixar ele fazer este trabalho.
- Se o projeto tem falhas, vá lá no fórum e contribua. esta aberto a todo mundo.
- Não conheco o Morimoto, não tenho procuração para defendê-lo, mas gostaria de citar um detalhe: acompanho o fórum do Kurumin a mais de um ano e a primeira foto do Morimoto que foi publicada no fórum, foi dele durante o FISL este ano (só para exemplificar o quanto ele é metido e gosta de aparecer).


» Douglas () em 02/07 10:58

Qual a ligação ainda existente (se há) entre o Kurumin e o Knoppix? Isto é, parte do Kurumin para evoluir ainda depende das atualizações do Knoppix?

O Kurumin pretente ou está encaminhando para uma dissociação com o Knoppix, mais ou menos da forma que a Conectiva se afastou da RedHat?


» André () em 02/07 11:03

Acho que o que foi comentado pelos "trolls" como vocês dizem ,não é o fato do Kurumin ser bom ou ruim.. de ser uma criação "nova" ou remasterização do Knoppix.. mas essa babação de ovo em cima do Morimoto como se ele fosse um grande gênio que tivesse desenvolvido uma coisa nova.

Sim, ele é um "gênio" porque conseguiu adaptar totalmente o Kurumin a realidade brasileira e da maioria dos usuários leigos, mas a idéia original não é dele. Os conceitos que o Kurumin usa não foram inventados por ele.

Deixo claro que não tenho nada contra o Morimoto, mesmo porque nem o conheço. Mas acredito que muita gente o tem como pai da "tecnologia" de live cds o que não é verdade.


» Carlos E. Morimoto () em 02/07 11:04

Não sei por que algumas pessoas se metem a tentar falar sobre o que não conhecem... Vá fazer alguma coisa produtiva, se tiver competencia pra isso.


» Gbitten () em 02/07 11:09

André = troll

Não alimente os trolls!


» Armando () em 02/07 11:39

Pessoal,

se não fosse o Kurumin eu não estava usando o linux em casa, para mim não interessa se ele é baseado em alguma coisa , o que me interessa é que ele é muito bom e atende as minhas necessidades, e é muito bom ver noticias novas sobre ele.


» Juliano () em 02/07 11:55

André, aprende uma coisa.:

reconhecimento <> babação de ovo

Não alimente os trolls!


» André Simões () em 02/07 13:33

Eu não sei o que passa na cabeça de algumas pessoas que só criticam.

O Kurumin nasceu por causa do Knoppix e isso sempre foi muito bem explicado, mas eles não são iguais.

O Kurumin está em português do Brasil, é simples, útil e ajuda muito na hora de convencer um leigo que o Windows não é onipresente e que não é necessário ter medo de Linux porque é sistema de hacker, porque o Linux é um sistema para todos.

Você domina administração de sistemas Linux? Sabe configurar tudo na mão? Parabéns, continue com seu Slackware, seu Fedora ou Gentoo e deixe os usuários do Kurumin em PAZ.

"NAO ALIMENTE OS TROLLS!"

...tá bom, eu sei que já alimentei! Me desculpe Augusto mas não deu para segurar. Eu uso Slackware mas compro briga pelo Kurumin.

Já convenci um amigo escritor que é leigo (40 anos), nem o Windows com Office ele conseguia usar direito.

Agora está usando OpenOffice no Kurumin e está quase terminando o seu livro.

Por essas coisa que eu defendo o Kurumin.

"Divulgue o software livre! Instale o Kurumin Linux no micro de três usuários de Windows pirata e dê suporte à eles. Isso não vai lhe custar nada."

"NAO ALIMENTE OS TROLLS!"


» Deyson Thomé () em 02/07 15:02

Sinceramente....dá até pena ver uma discussão dessas. Ainda bem que uso linux pelo que o linux é...No meu ver a comunidade é diferente, a comunidade é composta por pessoas como o Augusto, Morimoto, Flávio, Patola e tantos outros, que possuem o espírito do Linux. Atacar, desse modo o Kurumin, na minha opinião é papel de moleques incompetentes que incapazes de desenvolver algo produtivo em prol da comunidade, tentam diminuir o alcançe e a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Morimoto. Se a comunidade fosse composta de admiradores do Linux estaríamos batendo palmas para o Morimoto e equipe, por respeito pelo seu esforço pessoal por uma causa que é de todos e não por 'babação' termo ridículo e imaturo, proferido por alguém magoado ou morto de inveja. Prem de criticar e se destaquem por competência. O Kurumin é completamente diferente do Knoppix, é tão clone do Knopppix, quanto o Conectiva é do Red Hat.
Tem gente se doendo pelo apoio e elogios que o Kurumin está obtendo até mesmo do Governo Federal, que sabiamente irá adotá-lo. E Esse papo, pareçe ataque desmoralizante produzido intencionalmente, mas quem conheçe a comunidade verdadeira de linux, está tranquilo, pois não vamos nas águas dos outros.
Sou profissional de Informática e desenvolvo um projeto de inclusão digital, e o Kurumin é a melhor ferramenta disponível. Eu estou fazendo uso do Kurumin para fazer com que centenas de jovens conheçam e usem o Linux.
Sou Grato ao Morimoto, pois é através do Kurumin que ele desenvolveu, tentei usar o Knoppix e não deu resultado nenhum, que estou vivendo e trabalhando, na minha LAN as pessoas pagam para acessar a internet e navegar usando o Kurumin, por isso, quando vejo críticas partindo sabe-se lá de quem, penso domo é difícil criar-se algo, inovar, ser melhor...é duro, sempre se atrai a ira dos invejosos.
A sorte para alguns, é que o Sr. Morimoto não se dedica integralmente ao Kurumin, pois se assim fizesse, não haveria espaço para outras distros.
A cada dia eu gosto mais do Kurumin e admiro mais a capacidade técnica do Morimoto e de sua equipe e de seu companheirismo, pois nos presenteia sempre com seus livros e seus tutoriais que suprem-nos de informações importantes para nosso aprimoramento técnico.
O Brasil já reconheçeu o Kurumin e seu criador e uma prova disso é esse troll de agora, mas...o que vem de baixo não atinge, não é Morimoto, assim sendo , bola pra frente.
Ah!! Já baixei o 3.0d e segunda minha LAN já reabre com essa jóia rodando o LTSP, redondinho.
Obrigado Morimoto !!!


» João Daniel () em 02/07 15:23

Depois de ler todos os comentários, alguns super inteligentes e fundamentados em fatos reais, e outros que criticam só para ser do contra, creio que mais por inveja do que algo mais. Mas deixando de lado os TROLLs, a ideia por traz de todo o projeto kurumin é fantática, trazer o usuário leigo para o mundo do SL e do Linux é algo de soberbo. Digo isso me baseando em fatos, nos quais ja consegui fazer meu pai, irmão, namorada e vários amigos usar deixar várias vezes de usar o ruindows e usar o kurumin. Por acaso quem critica sabe o valor disso? pessoas completamentes leigas, que se mudar o icone de lugar elas reclamam, e você conseguir fazer com elas usem um outro sistema operacional??? isso só é possivel devido as opções que o kurumin traz. Além disso, o mesmo tem uma autalização super rápida, uma documentação muito boa e sempre atualizada, além de todas as comodidades que o mesmo oferece. Se há outras distribuições que fazem o mesmo que o kurumin faz, parabéns para elas, mas por que essas não crescem como o kurumin? ou se o mesmo é baseado em outras distribuições, isso não tira o mérito do Morimoto de captar as coisas boas de várias distro e implementar no kurumin. Por fim, sou usuário RH, mas creio que o kurumin é a solução praticamente definitiva para desktop, ou será que até o governo federal em toda essa campanha em pro so SL também esta errado? pensem um pouco...e viva o kurumin


» ThLuxx () em 02/07 15:36

É o seguinte: Parabéns ao Marimoto pelo brilhante trabalho que ele faz com o kurumin, especialmente considerando que ele não ganha nada mesmo com isso, então temos é que aplaudir a sua iniciativa. Criticar é fácil, portanto, sem querer alimentar os trolls, pq ninguém então não faz melhor?


» RJP () em 02/07 15:54

Bem, vou falar tomando cuidado p/ n dar comida a troll, mas dando a minha opinião. Acho o Kurumin um projeto muito bacana. Na minha opinião o Morimoto n podia ser + feliz pegando um live-CD, cortando, customizando-o e adaptando-o p/ o Brasil. Logo, temos uma mini-distro q roda a partir de um CD, q tá toda em português, c/ suporte a um monte de coisas (como os horríveis winmodems q temos por aí), e cheio de botões (como os feitos c/ o Karamba), q facilitam enormemente a vida de um usuário novato. Parabéns 1000x pelo trabalho dele, eu acho muito bacana. Mas sou usuário + antigo de Linux, uso FC2 hj em dia (opção pessoal), e n acho q o Kurumin seja uma distro apropriada p/ instalação em servidores, por exemplo. O sistema de atualização pega muito pacote testing da Debian, o q é um pouco perigoso. Tem tb falta de muita coisa, como um gcc, por exemplo. Um amigo resolveu sapecar o Kurumin num servidor Web e de intranet no meu trabalho, o q eu discordei. Ele preferiu pq "é + fácil fazer tudo clicando c/ o mouse". E aí vamos, aquele bug do kernel do Linux n foi reparado até hj pq ele n sabe compilar kernel... N sei se o TupiServer cobre essa falta, n sei se o Kalango cobre, mas o q me incomoda (e aposto, no fundo incomoda o Morimoto) é essa mania de alguns acharem q o Kurumin é uma distro perfeita, completa p/ todos os tipos de soluções. Na verdade ela n é, o foco dela é desktop e nisso ela é sensacional. Mas daí colocá-la num servidor de email interno... Eu acho muito complicado, vez por outra são dezenas de pacotes a serem atualizados, e ainda rola uns paus q eu tenho q resolver (claro, parte do problema é incompetência do cara q cuida da outra máquina). Em resumo: Gente, vamos deixar de ser bobos, Kurumin é muito bom mas n é "o caminho, a verdade e a vida". Morimoto, novamente meus parabéns pelo seu trabalho, continua em frente q o teu trabalho é de 1a. PS: Live CDs não são novidade, eu já mexi c/ ZipSlack (um Slackware q cabia num Zip-disk) antes do Knoppix existir. Existem live-CDs de tudo q é tipo: MDK Move - Mandrake, Adios Linux - FC1, Slax - Slackware, até de FreeBSD e NetBSD tem. Se alguém quiser conhecer, dá um pulo nesse site aqui, ó: http://www.frozentech.com/content/livecd.php ou http://www.linux-live.org. F-o-i. Fui!


» Deyson Thomé () em 02/07 16:19

Não podemos nos esqueçer que o Kurumin é Debian.....
tem shell.....Se sabe usar faz tudo....linux é linux, para isso basta ter o kernel...


» Hermes () em 02/07 16:46

RJP
é muito interessente o que você falou, a grande vantagem do SL é exatamente esta, a possibilidade de escolha.
Eu, um grande defensor do Kurumin como citei postei acima, não o recomendo para um servidor. Mas aí vai a pergunta. Quem instala e configura um servidor? com certeza não é um usuário "leigo" "iniciante" "etc". Se fizer isto poderá fazer um trabalho porco e na realidade trabalhar contra o SL.
Então se um indivíduo é "expert" o bastante para configurar um servidor com SUSE, RH, Conectiva, Slackware, ele poderá configurar com o Kurumin também, que vai achar uma forma de deixá-lo seguro também. (pessoalmente acho que ele terá mais trabalho se fizer com o Kurumin).
O Kurumin não veio para resolver tudo, pelo contrário ele veio ocupar um espaço que infelizmente nenhuma outra distro estava conseguindo entrar (o desktop).
Para ser sincero acredito que o Kurumin está também abrindo espaço para as outras distros também entrarem no desktop, pois as pessoas estão descobrindo o Linux e vendo que ele não é um bicho papão não.



» vmedina () em 02/07 16:50

Eu queria fazer uma pergunta:
Não seria melhor atualizar o Kurumin sem precisar baixar outra iso?
Pergunto isso pois ajudo no desenvolvimento do TATUI, já noticiado neste site(http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/002499.html), e realmente seria legal ter um servidor para pegarmos os updates sem ter que refazer uma ISO, tipo um Kurumin Update :P
Fora essa colocação o trabalho do Morimoto a frente do projeto Kurumin é impecável! Quem viu a palestra dele no FISL, como eu, teve a impressão que ele é uma pessoa que está simplesmente fazendo um trabalho que gosta. Sem nenhum grilo e sem ficar viajando com crises de ego inflado.
Morimoto, continue com o bom trabalho!

[]s a todos!


» Anakin () em 02/07 17:09

vmedina,
Pela estrutura do knoppix, fica dificil criar um modo efetivo de atualização... pois ele funciona como se voce estivesse rodando um sistema ja instalado no cd. Outras distribuições o cd vem com os pacotes que são instalados na hora que voce instala o linux na maquina, permitindo usar esses pacotes para atualizar uma versão mais antiga. Mas no caso do kurumin vc pode atualizar os pacotes pelo apt-get do debian, aconselho instalar o synaptic, ele ajuda bastante na tarefa, não por que ele e grafico, mas pela possibilidade de procurar os programas por tipo, sem precisar saber de cor seu nome, e ainda da pra fazer a atualização dos scripts do kurumin com o atalho "atualizar icones magico" , no menu do kde em instalar novos programas.
Bom, resumindo a resposta, da pra fazer um modo de atualização, mas além de precisar de um servidor para o repositorio, ainda seria nescessario o dobro do trabalho...
mas realmente não chega a precisar com apt-get


» vmedina () em 02/07 17:25

Oi Anakin! Tudo bem?
Percebo isso, mas as atualizações não são basicamente mudanças nos scripts? Ou é algo mais próximo da infraestrutura da distro? Por que se for só scripts, poderiam desponibilizar pro pessoal que remasteriza e tem projetos, como nós aqui em RO, um pacotão com os scripts novos e atualizados para serem excluídos né? É que é meio frustrante ter acabado de baixar o Kurumin e logo após ter que baixar tudo de novo porque a 3.0d apareceu.
[]s!


» Armando () em 02/07 17:45

Alguem ai sabe quais as novidades dessa versão , eu procurei no site www.kurumin.com.br/forum mas não encontrei.


» EdCrypt () em 02/07 18:46

O Marimoto está de parabens. Junto com o Guia Foca GNU/Linux, esta é uma das melhores documentações do Brasil, talvez do mundo! :)


» Deyson Thomé () em 02/07 18:52

Pessoal, problemas são coisas passageiras, atualização do Kurumin.. eu acho que chegaremos nisso sim. O Morimoto já deve ter sentido como a coisa está crescendo, e já deve ter desenhado o
caminho da solução. Claro que todas as distros são interessantes, tudo isso por um motivo natural...." O linux é interessante, fascinante ", nos provê as ferramentas para que possamos demonstrar nossa habilidade, permite muitas manobras, exemplo: Gobo linux que tem a árvore de diretórios re-arrumada. Não estamos discutindo e claro a distro melhor, sabemos que isso não é saudável nem inteligente, nem alimentando trolls, mas debatendo sobre a forma deselegante como o Morimoto e seu trabalho foram citados.
O BRLINUX é um espaço que devemos preservar, pois é referência de nossa comunidade, e todos os temas abordados aqui deveriam refletir nossa disposição no debate construtivo e colaborador, características principais de nós mesmos, os usuários linux.


» Eu () em 02/07 23:13

Não li todos os comentários, só os primeiros, mas vou comentar, já que a minha opinião é sempre a mais sensata: (não alimente os trolls)

O Kurumim é uma localização do Knoppix, o que envolve tradução, adaptação, e eventual expansão do knoppix.

Embora ele não seja "original", no sentido de que não foi criado do zero, pois adaptção. Mas nem por isso deve ser ignorado. Localizações são indispensáveis. No caso do Kurumim, por exemplo, o suporte a winmodems, que não existe no knoppix original, é fundamental para sua utilização no Brasil, onde muitos usuários têm winmodems, mas já não é fundamental na alemanha, de onde vem o knoppix, onde a maioria dos usuários possui banda-larga.

Localizações não são "feitas do zero", mas estão longe de serem inúteis, ou de não merecerem atenção. De fato, já que a localização é, por definição, mais adaptada para uma região do que a versão original, a tendência é que, nessa região, a localização, caso bem feita, seja mais usada do que a original, e, como consequência, receba mais atenção.


» Trolo () em 02/07 23:49

O Carlos Maremoto é bobo, chato e feio. Pra começar, como é que um chinês como ele ousa querer fazer uma distribuição nacional? Além disso, ele só usa o kurumin pra aparecer na tevê. E ele quer tomar o lugar do Linux Torvalds e fingir que foi ele que fez o Linus, por isso que ele deleta os arquivos com os nomes de quem fez cada .exe do kurumin.

Ahhh. Nada alimenta melhor um troll que um bom red herring!


» Ulisses () em 03/07 00:29

Acho que gosto não se discute, graças ao Kurumim voltei a usar linux, convenci a minha irmã acessar a internet no linux, aliais nem tenho mais Windows na minha máquina, meu winmodem pctel funciona, e outra coisa importante é a distro poder ser usada por um usuário normal(que não seja técnico de informática), de que adianta o sistema ser complicadíssimo de instalar, um sistema operacional precisa de usuários sem eles,um sistema tende a sumir como o os/2, beos dentre outros. Não vejo o Kurumim como salvador da pátria, mas convenhamos, que o Morimoto está fazendo é louvável e é ponto para o Linux!!!!!


» Fernando Turchetto () em 03/07 00:39

se linux tivesse .exe até que dava pra vc falar alguma coisa... heheheh
... trolls nao sao akeles do sr. dos aneis ???


» Guilherme Yan () em 03/07 00:54

Puxa vida, nós só temos a ganhar com mais um capítulo do Livro Desvendando o Kurumin. Foi graças ao ebook Entendendo e Dominando o Linux que tomei gosto pelo Linux.
Acompanho o Kurumin desde o começo. Para mim está mais que ótimo, excelente. Como já falei no FGDH e no Fórum do Kurumin, o Mestre Morimoto é o meu Guru. Vamos alimentar os Trolls com mais versões do Kuruma. Bola pra frente, Comunidade Linux. É isso aí!!!


» bebeto_maya () em 03/07 02:05

__Vamos divulgar o kurumin, essa excelente distribuição brasileira. . .Contudo, há alguns excesso do tipo ``gota d´água no oceano``, estamos chegando ao ponto, que se o Morimoto ``tossir``, já será digno de nota em sites especializados altamente gabaritados, como este em que vos falo.

__É importante que se divulgue que o Morimoto trabalha duro, que produz muito e bem feito.E também se elogie este grande brasileiro e suas obras.Mas que tal deixarmos para postar uma nota muito digna e repleta de elogios apenas quando o Morimoto tiver concluído o Livro.

__O processo de concepção de uma obra é muito mais complexo do que isso, do que a vontade de divulgar até os esboços em caderno, da obra. Após a conclusão de uma literatura ela é toda revisada e corrigida, para só então ser distríbuida.

__Então vamos com calma, o Kurumin é minha distro predileta, mas comedição é muito importante, senão acabamos passando por bajuladores. . .Acho que o Kurumin precisa de um site de verdade, o livro precisa ser concluído, no tempo em que o Morimoto achar necessário(sem pressões).Porque sem ordem não inspiramos confiança em ninguém e falta de confiança é tudo que a MS quer que as pessoas sintam com o LINUX!


» Eu () em 03/07 02:06

Fernando Turchetto,

linux pode ter .exes. Na verdade, os arquivos executáveis podem ter qualquer extensão, desde que o bit de execução esteja marcado.

Além disso, o compilador de C# do projeto Mono (mcs) gera, por padrão, arquivos .exe.


» Hermes () em 03/07 05:22

bebeto-maya,
Li o capítulo e esta muito bom, acredito ser também um material imprescindível para o pessoal que esta instalando o Kurumin.
Como os capítulos são bem específicos a sua liberação conforme forem produzidos só auxilia. Imagina se o Morimoto demorar 1 ano para concluir a obra, iremos ficar o tempo todo sem esta fonte de consulta?
É um bom material e a sua disponibilização agora é uma grande contribuição para a comunidade.
Bem, só acho que este tópico poderia passar apenas como um anúncio, 1 ou 2 comentários, mas fazer o que né


» Troll () em 03/07 14:15

From: http://guiadohardware.net/livros/kurumin/01/

"Richard Stallman criava a Free Software Fundation, que ao longo da década produziu a licença GNU e toda a base filosófica relacionada a ela e, mais importante, um conjunto de ferramentas, como o editor Emacs e o compilador GCC."

Rms criou a licença (com cedilha) GNU?! Gnu não seria o sistema operacional completamente open-source que ele havia idealizado}?!


» Augusto Campos () em 03/07 15:01

Apesar do nome do autor da pergunta, a curiosidade vale a resposta: o nome "oficial" da GPL é "GNU General Public License", tornando-a de fato a licença GNU.


» Fernando Turchetto () em 03/07 15:23

q idiotice ficar criticando o cara só porque ele nao inventou o linux do zero !!! alias, ficar "reinventando a roda" como o proprio morimoto diz é perda de tempo. Ele esta fazendo a coisa mais do que certa: melhorar/adaptar o trabalho ja feito por outros, qual é o problema nisso ? o linux nao eh livre?
Eu uso o kurumin porque nao teria conhecimento e nem saco pra ficar usando outras distros dificeis de configurar. Concordo que há uma "deusificação" do morimoto, e acho isso um tanto exagerado, ja que ele nao desenvolve o kurumin sozinho, mas o pessoal do forum ajuda muito. Em um pais pobre como o brasil, acho até que o projeto kurumin deveria ser patrocinado pelo governo federal


» bebeto_maya () em 04/07 04:36

__Não critiquei o fato de se divulgar o que o MOrimoto escreve. . .De fato, acho que o ``puxa-saquismo`` do fórum do Kurumin e o medo do tirano ``Flávio Moreira``, a autoridade máxima do fórum, contagiaram um pouco este tópico.O Morimoto é um gênio e visionário, pois conseguiu enxergar o que a conectiva não conseguiu em 8 anos!

__Gostaria de dizer que o Fórum do Kurumin era instigante, vibrante, as pessoas falavam sem papa na língua, e contribuiam positivamente, questionando e mexendo na ferida. . .Hoje é muito entediante. . .Bajulações e o medo imposto pelo Sr. Flávio Moreira, estão homeopaticamente matando a essência do fórum.Ninguém ousa discutir com o homem por lá, da maneira mais racional que seja, ou nos maquinamos, e viramos andróides de vez ou é rua. . .

__A ``boa-nova hipócrita`` é que agora é proibido falar de Linux no fórum Kurumin Linux, mas tudo bem. . .kurumin não é Linux, não tem kernel, não usa as libs, nem os frontends e programas e nem o próprio KDE.

__Falar de Linux é imprescíndivel em qualquer site de Linux. Afinal a informação tem que correr e não ficar ancorada em pontos específicos!


» Deyson Thome () em 04/07 08:54

"Na natureza nada se cria nada se perde, tudo se transforma" Lembram-se disso ?
Senhores amigos do linux "posso não concordar com o que dizem, mas morreria defendo o direito de expressarem suas idéias". O computador é fascinante mas as vezes possui o poder de estimular demais nossos egos e acentuar nossa vaidade.
Qual foi o princípio de tudo no Linux ? O Linus não copiou, mas se inspirou no MINIX. E o Slackware, não teria seu 'criador' se baseado em outra distro que não lhe atendia plenamente, para, alterando-lhe as características, chegar no Slack de hoje ? E o Mandrake, não teria emergido do Red Hat ? E o Conectiva, que ganha rios de dinheiro com uma certificação que precisa ser refeita todo ano....não surgiu baseada no Red Hat também ? Ou não ? E por aí vai.... Aí eu pergunto: se avaliarmos sem os estranhos sentimentos humanos, baseados apenas nos fatos, seria justo criticar o trabalho do Morimoto ? Não é injusto ? Eles estão instruindo e criando uma comunidade que já começa a caminhar sozinha. Vejam os exemplos : Kalango, Dizinha, Tupi server, Big Linux e aí vai.... e vai muito mais longe.
Todos esses ganharam alguma notoriedade, caminhando com as instruções do Morimoto nas mãos, igual a mim mesmo. Aprendo todo dia no Kurumin, como jamais aprendi em outras distros. Motivo ? Um farto material de consulta, bem explicado e de fácil acesso. Mas e o trabalho que produziu esse material e que esta alimentando um batalhão de mentes ávidas por pequenas informações, que no momento certo representam um atalho importante para transpormos obstáculos que sozinhos levaríamos dias ou em alguns casos nem iríamos transpor, a não ser a custo de muito trabalho.
Gostamos de ser reconhecidos, não gostamos de reconhecer....isso além de um defeito, é um 'bug' no nosso caráter. Vamos dar um 'update' em nós mesmos, recompilar o nosso Kernel, para nos renovarmos, afim de podermos acompanhar o progresso que exige de nós esforço constante em todos os sentidos. Vamos nos aprimorar na técnica sem nos esqueçer de nos aprimorar como pessoas.
O Flávio e o Morimoto precisam agir com rigor a fim de disciplinar o uso do forum, de modo a impedir que a desordem iniba a troca de informações , sua razão de ser fundamental, a disciplina e o respeito são necessários e são marcas registradas de todos os ambientes produtivos. Duvido que o Augusto não agiria com o rigor necessário se a situação assim exigisse. Essa não é apenas sua função como tutor deste site, mas sua obrigação, como orientador que se tornou, por força da situação.
A comunidade linux, queira ou não, deveria ter um sentimento de respeito e gratidão, por todos aqueles, que através do esforço pessoal, ajudaram, ou ainda ajudam a fazer do Linux o que ele é hoje.
Não sou bajulador do Morimoto e do Flávio, embora possa parecer, nem mesmo os conheco. Se bem que gostaria...Mas eu tenho um motivo especial para gostar deles e ser um 'bajulador' como queiram. Pois, todos os dias quando abro minha empresa e ligo minhas ferramentas de trabalho ( meus computadores ) uma rede de terminais LTS tendo o Kurumin como servidor,e vejo pessoas que nunca usaram o Linux virem aqui e usarem esse sistema fantástico sem dificuldades e vejo como eu, sem grandes conhecimentos técnicos, consigo administrar minha Lan, configurar servidores, até remasterizar uma distro e criar meu Kurumin ' minha distro'..hehehehe..e eu que dois anos atrás nunca tinha ouvido falar em linux. Ah! fiz e faço tudo isso com os manuais do Morimoto nas mãos.
Vamos reconhecer, que nos bastidores de todas as distros existe um trabalho fenomenal de criação que só se desenvolve a custa de muito esforço e cooperação. Orientado por uns poucos, com a colaboração de muitos, mas do qual todos irão se beneficiar.
Descupem-me pelo post longo, mas é só um convite a reflexão. E hoje o pessoal tem mais tempo para ler. Abraços a todos e um bom domingo.


» Glauco () em 04/07 13:12

Sem dúvida, Morimoto de parabéns pelo Kuruma. Quem criou algo do zero, que atire a primeira pedra. Fácil de instalar, amplamente documentado, fácil de usar. E que se danem os trolls. O kuruma é bom mesmo e por mais que reclamem, a cada versão a excelência se renova. Parabéns, mais uma vez, Morimoto e equipe do Kurumin.


» Eric () em 04/07 13:48

Morimoto disse:
"Não sei por que algumas pessoas se metem a tentar falar sobre o que não conhecem... Vá fazer alguma coisa produtiva, se tiver competencia pra isso."


Uma coisa sempre me chamou a atenção no 'trabalho' do Sr. Carlos Morimoto, a falta de dar credito no que ele se baseou.

Vejamos, no 'seu' ebook , Guia "Completo" sobre Redes , ele simplesmente não coloca nenhuma bibliografia. Será que as informações surgem do nada ? Qualquer livro que se preze sempre coloca uma bibliografia.

O Kurumin é algo parecido, parece que foi criado do zero e que ele sobrevive sem o projeto debian por tras.

Vemos em suas palavras a arrogância, que sempre predominou nele , e a visivel demonstração que ele quer q se fale nele, ou seja, aparecer de qualquer jeito !

Infelizmente o mundo é assim, as pessoas que mais trabalham e dedicam sua vida toda a um trabalho geralmente nem aparecem, e tb elas porque elas nao querem ficar famosas, fazem por coracao.

Parece que o Sr. Morimoto acha que colocar uma simples bibliografia tira o credito de seu trabalho, saiba la o porque.


» Eric () em 04/07 13:50

So para completar:

O kurumin é muito amador.


» Carlos E. Morimoto () em 04/07 14:04


Não fale, faça!


» Glauco () em 04/07 15:42

"Não alimente os trolls"


» Manoel Pinho () em 04/07 16:01

Que discussão idiota ! O Morimoto é um cara que escreve muito bem, tem didática e uma grande capacidade de trabalho. Se o trabalho dele é inédito ou não e se ele é um gênio ou não isso não interessa. Graças ao trabalho dele e de outras pessoas que o ajudam, milhares de pessoas conheceram o linux de um modo fácil e amigável.

Os maiores avanços da humanidade não foram feitos por grandes gênios, mas por pessoas persistentes e que trablharam duro. Se o Linus Torvalds fosse ouvir as críticas do Tanembaum pelo fato do linux não utilizar um microkernel e desistir do seu trabalho não teríamos o linux. A grandeza dele foi perceber que por mais que fosse um gênio não conseguiria chegar lá sem ajuda e participar do processo.

Gosto muito dos artigos do Morimoto pela didática e pelo tom leve. Mesmo não sendo a minha distribuição linux principal eu reconheço a importância do Kurumin e é a primeira distribuição que recomendo para quem me perguntar. Particularmente gosto muito da idéia dos ícones mágicos e do clica-aki como formas de facilitar o uso para usuários e administradores linux iniciantes e acho que esses projetos já deveriam suportar outras distribuições linux também. Se a idéia é boa e as licenças estimulam o reaproveitamento das idéias por que reinventar a roda ?


» Glauco () em 04/07 17:04

Por que reinventar a roda? Realmente, não tem razão, mas... e o que vamos fazer com os egos superinflados das pessoas que dizem "ah, eu sei tudo de Linux... quando não tenho nada pra fazer eu recompilo o kernel", ou "ah, eu faço TUDO em modo texto"?
Não dá para discutir com fanáticos... ainda mais quando são débeis mentais. E, ao que parece, o Morimoto chutou o saco desses mongolóides quando facilitou a vida de todos os usuários Linux ao lançar o Kurumin.
As vezes me pergunto se essas "figuras" não deviam estar trabalhando na Apple, só pra ter o prazer de falar "é meu, eu que fiz, você não tem, não pode ter, não pode mexer e nem eu vou deixar", porque é justamente aí que o Kurumin cutucou a ferida: ajudando a popularizar e facilitar o Linux.


» José Luiz () em 04/07 20:58

Sem sombra de duvida,a atitude do Morimoto ao criar o Kurumin,um "mod" do Knoppix,como ele mesmo esclarece desde o lancamento da primeira versão,foi o ponto de partida para que muitas pessoas experimentassem o Linux,e,ficassem maravilhadas com a facilidade de uso,os "icones magicos" o "clica aki" os melhoramentos feitos pela turma do Kalango e utilizados no Kurumin,mostram o total desprendimento e humildade em dar e receber contribuições,sejam em melhorias ou em sugestões,a visão que ele teve ao usar o forum como "Feeback" para as melhorias introduzidas,mostra uma visão avançada sobre o "DAY AFTER" do produto,a continuidade da satisfação do usuario sobre o produto adquirido normalmente em Downloads,dado a seu tamanho reduzido,para posterior acrescimo de programas através do "apt-get" ao usuario não importa se o produto é Debian ou outra distro,ele baixa o programa e usa,tudo funciona de verdade,tal e qual as facilidades do Windows,algum ou outro senão relatado no forum,é motivo para uma atualização,ele não chega a ganhar dinheiro com isto,com certeza,trabalha voluntariamente em cima de sua criação,e,com certeza seu nome será lembrado como um benfeitor da comunidade de software livre,os inconformados com seu sucesso,são aqueles mesmos que vomitam inproperios sobre os usuarios iniciantes que percorrem os foruns atraz de informações sobre duvidas geradas sobre não funcionamento de seus softmodems ou por não conseguirem instalar aquele programa que veio em um CD-ROM encartado naquela revista de banca ao preço de 11,90 como diria Ibraim Sued "Os cães ladram,mas a caravana passa" desconheço a autoria desta frase de sabedoria,mas ela se encaixa como uma luva nos criticos do Morimoto,que venham mais Morimotos trazer facilidades ao uso deste S.O. chineses,japoneses,arabes ou seja lá o que for,já que nos não fomos capazes de fazer o seu trabalho com o desprendimento que ele teve (vede o exemplo da Conectiva,que nunca deu bola para a comunidade antes,como o Morimoto dá ao forum do Kurumin.
Bola prá frente Morimoto,é o que desejamos.


» Job () em 05/07 13:26

Legal isso de troll, apesar de as vezes encher é legal ver esses trolls, posições emotivas e técnicas se misturam.

Não tenho paixão por nenhuma "distro", uso a que mais me convem para cada situação.
Nunca usei o kurumin, pois faltava o OpenOffice,que parece agora ter um derivado que possui, mas sempre achei bom o trabalho de enxugamento, deixando ele bem rápido.
Recentemente numa InstallFest, que ajudei a fazer, distribuimos 30 cópias do mesmo.

Acho muito importante qualquer trabalho que ajude a divulgar e ampliar o uso do Linux, e o Kurumin é um marco nacional, pois possibilitou grande divulgação do Linux para a realidade brasileira.
Parabens Morimoto.

Como a discussão era sobre referncias, fui ver no site do Kurumin se falava ou não sobre ser baseado no Knoppix e Debian. Sim, esta lá quase no final da página.

Talvez, seria oportuno, por no início do site um Banner ( POWERED BY DEBIAN KNOPPIX ) e no wallpaper do kurumin talvez,vi isso outro dia fuçando no distrowatch site do Gnoppix.

E readequar o site, para ficar mais politicamente correto, de vez começar com "O texto do Americam express", reorganizar, de forma a aparecer "Novidades" primeiro, este tipo de "testemunho",
num tópico "HISTORIAS DE SUCESSO" ou "Testemunhos" ou "Opnião do Usuários"
e um sobre com algo "O Kurimin é uma distribuição de Linux, criada sobre os recursos do Knoppix (link) e do Debian (Link), customizada para o portugues com o ... "


» Bode () em 05/07 14:48

O Kurumim é amigavel. Ajuda e incentiva quem ainda não tem contato com Linux. Seu criador escreve bem e está lançando um manual sobre sua criação.

Não sou Vereador, Prefeito, etc... mas sei do que minha cidade tem falta. Portanto, Sr. Carlos E. Morimoto, não é só quem põe a mão na massa que pode opinar sobre algo! E convenhamos, falta muito para o Kurumim poder ser comparado a uma Distro. Mas isto não vem ao caso, uma vez que o que ele tem demonstrado seu inquestionavel valor.

Quanto a campanha Não Alimente os Trolls. Fica a impressão de que não querem que enfiem o dedo na ferida. A postura do Politicamente Correto pode acabar puxando as rédeas... Vamos todos ficar no mesmo senso comum? Concordando com tudo? Iguais?
Eu heim!



» Flavio Moreira () em 05/07 22:10

Não ia me manifestar ,,, mas já que fui citado como "tirano"

http://www.kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?t=22198

Citação :
ABRE ASPAS
- Se você não concorda com a forma como o fórum está sendo administrado você tem o direito de criar seu próprio fórum, criar uma página apontando o que você acha errado, etc. mas isto deve ser feito FORA do espaço do fórum. Existe um ícone mágico no Kurumin para instalar um fórum PhPBB exatamente como este, é bem simples de configurar.
FECHA ASPAS

Obs: O Autor do tópico é o Carlos E. Morimoto.

Se alguém tem dificuldade de apenas "seguir as regras" do fum, que crie seu próprio fórum e estabeleça as regras que bem entender.

No Fórum Kurumin só se fala de Kurumin, não se fala de Windows, de Suse , de Red Hat , etc ...

,,, tem gente que não aceita isso ... paciência ...

:-P


» bebeto_maya () em 06/07 03:41

__Caro Flávio,

Regras permitem múltiplas interpretações, e as suas são as mais radicais possíveis, porque você acha que a lei é falha??Porque dá brechas a dubiedade. . .Tem gente que ler a bíblia e acha que as estrelas vão cair do céu. . .Outros pensam que são asteróides, e o Apocalipse é uma grande metáfora.Do mesmo modo o Senhor distorce algumas coisas, com uma visão limítrofe de tratar pessoas e interpretar os fatos.

__Nas regras do Fórum, fica claro, que os moderadores não poderão discutir com os participantes(coisa que o Senhor faz com frequência, criando situações desagradáveis para os que estão sob seu jugo), não abuse de seu poder, porque se justiça fosse feita, haveria eleições no Fórum, para eleger novos moderadores, com candidatos previamente apontados pelo Carlos E. MOrimoto, isso é o princípio da democrácia.

__Mas para tudo que o senhor disser, inda que lhe admire pela sua labuta e esforço por impulsionar o Kurumin sem visível retorno financeiro, minha resposta será a mesma:``Contra a força não há argumentos``.

VIVA AS REGRAS E A DISCIPLINA, ABAIXO O EXTREMISMO! ! !


» Flavio Moreira () em 06/07 04:00

Não vou discutir pelo br-linux ...

... não alimente os trolls ! :-P ...


» Denis () em 06/07 12:16

Ola, depois de tentar ler tudo o que escreveram
gostaria de me manifestar positivamente quanto ao kurumim. Fazia tempo que nao me animava em usar o linux e após testar o kurumim tive iniciativa de recordar e ate tentar fazer funcionar dispositivos que no inicio eram muito complicados. Para mim ficou claro suas bases (knoppix e debian) e ficou clara a intençao do autor de fazer esta remasterização para popularizar o sistema. Parabens a ele e a todos que colaboram!


» bebeto_maya () em 07/07 07:10

>Não vou discutir pelo br-linux ...
>
>... não alimente os trolls ! :-P ...

CONTRA A FORÇA NÃO HÁ ARGUMENTOS!


» Marcelo Rossi () em 13/07 23:21

Primeiro contato que tive com o Kurumin foi 100%
satisfatório. Rodou pelo cd, acessei internet, partições windows, terminal service e outros.
O Kurumin é show de bola, nota 10. Parabens por esse projeto, continuem trabalhando para o bem de todos.
e eskeçam os trolls....


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.