Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Código fonte do Windows CE será disponibilizado (mais ou menos)

Notícia publicada por brain em junho 30, 2004 09:28 PM | TrackBack


joecarvalho (jfcarvalho2@yahoo.com.br) mandou este link da MacMania e acrescentou um trecho: ""Com o objetivo de ampliar a base de uso do Windows em equipamentos portáteis, a Microsoft, pela primeira vez em sua história, cogita abrir o código-fonte do Windows CE e permitir que terceiros façam alterações no sistema operacional sem a obrigação de informar ou compartilhar essas mudanças com a gigante do software."" O objetivo? Na versão 4.2 do Windows CE, permitir que os fabricantes selecionados façam a correção de bugs do sistema. Já na versão 5.0, "'Essa opção de permitir que sejam produzidas variações do Windows CE dará aos fabricantes de equipamentos a oportunidade de inovar, enquanto nós esperamos que ocorra uma diversificação dos tipos de aparelhos que carreguem nosso sistema operacional', disse John Starkweather, gerente de produtos da Microsoft."

Embora não se trate de uma abertura do código no sentido que a comunidade do software livre usa esta expressão (trata-se do velho shared source, embora em uma versão um pouco menos fechada), ainda assim é interessante perceber de qual modelo de desenvolvimento a empresa buscou se aproximar para alcançar os objetivos de redução de bugs, inovação, variação e suporte a maior número de plataformas. Mais detalhes no Slashdot.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Henrique Vicente () em 30/06 21:39

Eu não considero isso nada legal.. essas licenças de shared source da microsoft devem ser terríveis... além de que isso não passa de uma tentativa de durar mais tempo no monopólio.. ou nesse caso, no oligopólio... já que ela nem tem lá essa força..


» Augusto Campos () em 30/06 21:52

A boa notícia é que isso é um referendo, um endosso, uma vitrine para a idéia do código aberto (ainda que nem tão aberto assim, no caso) como uma filosofia de desenvolvimento com finalidades práticas, palpáveis, economicamente viáveis.

Não há nenhuma ilusão de que estejamos ganhando um novo colaborador para o movimento livre ;-)


» César Bórgia () em 01/07 00:19

Peraí. Deixa eu olhar pro alto da página =' ^'=. Hmm, lá diz br-LINUX. Por um momento pensei que estivesse num site para promover produtos Microsoft.


» André Simões () em 01/07 00:53

Não parece um anúncio anuncio da M$, parece mesmo é um sinal...

... sinal do fim do mundo!!!

Aê Linux Mall manda logo meu bonézinho porque o céu vai cair.

Agora é sério.

Vai ver a M$ não dá conta de suportar as peculiaridades dos hardwares portáteis, afinal nos PCs é baba, quase tudo padrão, alguns até ela mesma criou. Boa idéia, pena que a Free Software Foundation não pode cobrar os direitos por esta idéia, a M$ merecia. 8-P

"Não alimente os trolls!"


» Adilson Oliveira () em 01/07 08:57

Não foi grande mudança em relação ao que já existia.
Sempre foi possível o acesso aos fontes do WinCE para os produtores O&M o que acontecia era que qualquer modificação tinha que ser retornada à MS.
Agora eles dizem que eliminaram essa restrição.
Para mim é uma tentativa de concorrer melhor com Linux na área de embedded que vem tomando um fôlego muito forte ultimamente.


» Marcelo Vancini () em 01/07 09:53

Uma coisa que pensei logo após ter lido este artigo foi a "coincidência" no fato da MS ter patenteado o duplo clique para dispositivos móveis e o uso do corpo humano como meio de transmissão e interface. Com a "liberação" do código do CE e a adoção em massa (assim como a empresa planeja) para sistemas portáteis, ficaria muito mais fácil ganhar dinheiro cobrando pelo que patenteou, já que a ploriferação do SO garantiria à empresa de Redmond um percentual em cada novo aparelho que fosse inventado, mesmo com as possíveis derivações do seu Win CE.


» Robson Franca (às vezes chamado de TheProgrammer) () em 01/07 10:03

Olá pessoal, beleza?

Na minha humilde opinião essa é uma estratégia para minar o crescimento do Linux dentro de dispositivos embutidos. Aliás já tava na hora de se criar um fork do Linux especificamente para esses dispositivos. Um exemplo: na palestra que teve no V FISL do Fernando Lozzano (www.lozzano.eti.br) ele falou que não tinha Linux para Palm porque os Palm's não tem MMU - necessário no Linux atual até pq. quase todos os processadores de micros e servidores tem. No entanto, muitos dispositivos embutidos não.
Acho que seria ótimo criar uma versão do kernel especificamente com essa característica. Dessa forma a ação da Microsoft seria diluida...

O que vocês acham?

Abraços
TheProgrammer (às vezes chamado de Robson)


» spuk () em 01/07 12:11

google:linux without mmu
google:uclinux
http://www.uclinux.org/

Linux e Microsoft não são os únicos sistemas operacionais que existem. E no caso de sistemas embutidos, exigem relativamente bastante poder de processamento.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 01/07 12:18

Microsoft não é um sistema operacional, Microsoft Windows que é (só pra ser chato mesmo).


» Robson Franca (TheProgrammer) () em 01/07 14:05

Olá spuk, tudo jóia?

Me permita apenas completar: de fato tinha ouvido falar do uCLinux, mas achava que estava em estado ainda primitivo. Mas o pessoal trabalhou bastante nele.
Quanto ao fato de utilizar o Microsoft Windows ou o Linux (GNU/Linux para os Puritanos), isso depende do caso. Se o dispositivo usa um chip de 8 bits (ou seja, com um processamento similiar a um console Nintendo, ou um Master System), realmente usar Linux ou Windows é complicado. Aliás dependendo do caso usar um S.O. é simplesmente impossível. No entanto há situações em que usar um S.O. vem bem a calhar como, por exemplo, em leitores de DVD, Notebooks infantis, etc.
Nestes casos talvez com um S.O. mesmo adaptado de um para desktops a migração de aplicações se torma mais simples...

Abraços a todos

TheProgrammer

P.S.: Aproveitando a campanha "Não alimente os trolls", poderíamos usar a tradução da palavra Troll. Segundo a Liv Wyver, tradutora dos livros do Harry Potter para o Português Brasileiro, a tradução é "Trasgo". Logo, "Não alimente os Trasgos" 8)


» shrek () em 01/07 15:14

"Não alimente os Trasgos" 8)

Ahaha. Troll, pra quem tem mais de trinta, é/era o nome de uma fábrica de brinquedos que se não me engando, tinha licença para fabricar os bonecos Playmobil no Brasil. Tinha até o um jingle:

"Troll, bom motivo pra ser criança!"

E a pronúncia era tról.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.