Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Para Bill Gates, pirataria é concorrente pior do que software livre

Notícia publicada por brain em junho 29, 2004 12:31 PM | TrackBack


Elvis Presley (elvis@elvis.org) enviou o link da matéria do IDG Now que diz: "O chairman da Microsoft, Bill Gates, declarou em um coletiva de imprensa na Austrália, que o grande competidor da Microsoft não é o software de código aberto, mas sim a pirataria. 'Competimos com os sistemas de código aberto desde o início, mas o meu grande competidor é o software pirata', afirmou o executivo." Surpreendente.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Anakin () em 29/06 15:13

Na verdade o software pirata no brasil, foi o maior aliado da microsoft!! Ou alguem acha que se tivesse pago pelo software o windows e office teriam proliferado tanto no brasil? Em um país pobre em que mal temos dinheiro pra comprar o hardware? Depois que o país esta viciado e dependente fazem campanha anti-pirataria e tentar tomar o seu....
(Por favor não me alimentem)


» Tux () em 29/06 15:18

Não acho que você esteja sendo um Troll, eu concordo com isso.


» for-linux () em 29/06 15:25

Olha, vou ser sincero. O que você disse é mais pura verdade. Pra quem trabalha em suporte: se você mudar o ícone de lugar o cara fica puto com você. Estão tão acostumados com o Windows que parece ser orgânico é difícil fazê-los mudar de SO, principalmente em órgãos públicos. Em impresas a coisa é mais fácil, pois vem de cima, o dono dita a regra. Em órgãos públicos a coisa é totalmente diferente existe a política.

Mas você está falando a mais pura verdade, se não fosse pirataria a microsoft teria dançado feio nesse processo de difusão do Windows.


» André () em 29/06 15:25

Se vocês acham que a pirataria é o maior concorrente então dêem uma olhada nesse link...
http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/cadernos/internet/2004/06/13/jorinf20040613008.html
O meninão deve estar de cabelo em pé, isso sim...


» Flavio Moreira () em 29/06 15:26

Quanto maior o combate a pirataria, mais o SL cresce !

Então a M$ fica em um dilema :

* Se intensifica o combate a pirataria, perde mercado.
* Se não combate a pirataria, perde dinheiro.

... ou seja "perde" ou "perde" ...

Por isso usa a tática do "FUD" para desencorajar iniciativas de adoção do SL.

(alguém lembra que o suporte ao Win98, que já estaria encerrado, foi providencialmente "esticado", como que de "favor" pela M$ ?)


» Joerlei P. Lima () em 29/06 15:29

Essa é uma faca de dois legumes. Sem a pirataria, realmente os softwares proprietários não teriam se proliferado tanto. E a informatização também estaria bem restrita. Mesmo que a MS tenha se "beneficiado" da pirataria em forma de divulgação e adoção de seus produtos, tal prática hoje dá mais prejuízo que lucro.
Infelizmente aqui no Brasil segue-se a máxima: Se não posso ser punido, então não é imoral nem ilegal. O brasileiro tem o péssimo hábito de não respeitar a Lei, a não ser que lhe atenda a algum interesse direto.


» Wagner71 () em 29/06 15:37

A declaração do Sr. Gates teve a clara intenção de minimizar a revolução que o Software Livre representa em todo o mundo. De nada adianta ele tentar desviar a atenção para a pirataria. Há muito tempo ele já vem sentindo na pele o crescimento do software livre.


» Nóis () em 29/06 15:42

EU e a MS
M$ - Deixamos ele copia a vontade, depois nós damos um jeito de cobrar dele.
EU - DOS, Windows 95, Windows 98, Windows ME e por último XP. Word5, Excel 5. Office 95, 97, 2000 e por último XP (usei tudo)
50% do plano funcionou
EU - Chegou o dia de pagar, preciso trabalhar com estes softwares e não dá para usar pirata na área.
M$ - CHEGOU a minha Hora

Triste Fim? Más há uma luz no fim do túnel

EU - Linux, OpenOffice, IR Java, e outros - Tudo resolvido
M$ - Não recebi nada.

EU - Só fico triste por não poder mandar carta de agradecimento à M$, fica parecendo cachorro come e depois vai embora sem agradecer. Tremenda ingradidão né?



» Pedro () em 29/06 15:54

Não posso falar nomes, mas eu soube de um caso por um amigo que em um certo departamento de uma universidade, quando o gerente de informática decidiu que não toleraria mais cópias piratas de software (que eram 99% delas) e falou que migraria o que fosse possível para linux e softwares livres, incluindo desktops, a reação de certos funcionários e professores foi tão grande que alguns deles falaram que iriam comprar do próprio bolso as licenças de Ruindows e M$ Office para usar nos seus desktops, contrariando a determinação do gerente.

O pior foi quando o gerente disse que só aceitaria isso se eles doassem para a faculdade as licenças e que elas deviam ser rigorosamente legais, ou seja, terem nota fiscal e os outros requisitos pedidos normalmente pela fiscalização. Só faltaram matar o coitado quando ele disse que as cópias "originais" de alguns deles não valiam nada porque não tinham nota fiscal, eram OEM pertencentes a outros computadores ou eram cópias usadas compradas no mercado livre sem nota e termo de transferência com firmas reconhecidas...

Depois, alguns professores "mais espertos" contactaram a M$ por iniciativa própria e pediram a visita de um representante, que ofereceu de boca uma licença acadêmica para o departamento, que poderia ser instalada em "tudo". A oposição ficou toda alegre achando que a M$ iria dar tudo de graça já que é uma faculdade. Quando o gerente de informática mostrou os detalhes dessas licenças acadêmicas que, ora alugam (pois é paga uma taxa anual) o Windows mans não o Office, ora alugam as ferramentas de desenvolvimento M$, mas não o Windows ou Office e o custo para fazer o upgrade na maioria das máquinas (para rodar todas essas tralhas) e os softwares não-M$ necessários (antivírus, Corels, Adobes, etc, etc), o plano foi descartado pelo reitor. O cara da M$ foi tão safado que prometeu que as licenças acadêmicas poderiam ser usadas até na parte administrativa, o que é uma tremenda mentira. O gerente falou aos professores da oposição: "Pensem bem, se a M$ cobra licenças até de escolas públicas carentes, por que iria livrar a cara de uma universidade ? Só se fosse para viciar os alunos em algos que eles nunca irão comprar, mas irão pentelhar as suas empresas para fazer"

E isso foi reação de professores com pós-graduação e de áreas exatas ! Quanto mais "esclarecido" (na verdade ignorante quanto ao que seja software livre), maior a reação, uma vez que são usuários mais avançados de Ruindows e já viciados em trocentos programinhas proprietários.

Na minha experiência própria, os usuários mais leigos são os mais fáceis de converter, já que normalmente mal sabem usar o Windows e ficam felizes por saber que não podem pegar vírus e detonar a máquina usando linux (como usuários comuns, lógico).


» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 29/06 16:45

Ele quis dizer: - Se todos estivessem pagando pelo meu produto eu estaria muito mais rico!

A microbosft está entrando no ramo do software livre

Em um futuro não muito distante, quando o céu começar a despencar de lá de cima, haverá um produto chamado Microsoft Linux. Gente, muita atenção á partir de agora, todos olhando pro céu. Se começar cair umas pedrinhas corram pra algum abrigo. obs.: Não adiantará correr pro abrigo pois será início do fim do mundo.

Ele esqueceu de dizer: - Estão usando o meu produto, não me importa se é legalizado ou não, o importante é que estejam usando. Assim saberão apenas usar o que é meu e estiver dentro dos meus padrões. Um dia terão de pagar por ele de uma maneira ou de outra.

Eu mesmo vejo isso em minha casa. Quase todos estão usando o produto dele por que nos outros lugares há somente produtos dele e assim por diante, e na grande maioria é pirateado.

Software pirata é na realidade o maior inimigo do software livre.


» Henrique Vicente () em 29/06 16:57

Concordo plenamente que a pirataria de software é um grande bem para a Microsoft... uma pessoa tem em casa um pc com rwindows + m$office pirateados mas no trabalho certamente terá um original, acho que para ele pirataria em casa é uma coisa ótima, já uma empressa usando softwares piratas não é legal.. mas se usar software livre é pior ainda para eles.. acho que ele falou isso querendo novamente minimizar a evolução no uso de softwares livres..


"Gates também declarou que os custos com licença de software são a menor parte dos gastos com tecnologia, se comparado com telecomunicações e os gastos com pessoal."

Concordo com alguma coisa que Bill Gates disse, incrível! Realmente, imagina se uma licença do rwindows custasse mais caro que um funcionário mensalmente... ele falou a maior besteira que ele poderia ter falado, sinceramente.. tudo bem que lendo sem parar para pensar a pessoa nem nota a triste comparação.. para os que ainda não entenderam leia denovo :)... ele falou algo óbvio sem necessidade novamente querendo se safar...


Pedro com o tempo isso vai mudando..


» Marcos alexandre () em 29/06 17:19

A pirataria já foi um aliado da MS, hoje já não é. A maioria das máquinas vendidas hoje no mundo já vem com Windows, então a pirataria do SO não é mais tão grande. E forçando as empresas a se legalizarem, mesmo que algumas vão pro SL, muitas vão ter que adquirir licenças de Windows, o que vai gerar uma receita muito maior, já que as "perdas" são de pessoas que de qualquer forma não compraram. Para Universidades, o Windows+Office sai por 100 reais anuais, o que é muito pouco, relativamente falando.

Querendo ou não, o SL ainda tem um mercado pequeno e para que realmente ele não vire ameaça, a MS quer aumentar substancialmente a fatia de Windows legalizado.


» João Melo () em 29/06 17:44

Concordo plenamente com o Lilux: o software pirata não causa prejuízo à M$, que no caso apenas deixa de exponenciar o seu lucro.
Já para o SL, que ainda apresenta alguma dificuldade na instalação e configuração para o usuário comum, o software pirata é o grande concorrente. Só isso para explicar a opção do usuário, uma vez que o preço do(s) CD(s) de uma cópia do LINUX e os demais aplicativos GNU estão, na média, igual ao(s) CD(s) pirateados com o Windows e demais aplicativos proprietários.


» PauloRZnd () em 29/06 17:52

A licença do Windows realmente não é muito cara. O problema são os softwares que teem que ser agregados para se obter alguma funcionalidade do sistema e garantir o seu funcionamento, Ex. antivirus, firewall, office, etc... esses sim tem valor elevado.

Mesmo que o windows fosse de graça, ainda assim seria caro. E isso não é FUD.

Isso foi exemplificado no post do Pedro.


» Morvan () em 29/06 18:03

mais uma tentativa bem mal dissimulada de desdenhar o linux, e assim minimizar o seu estrago perante o Rwindows. não entende o sr. bill gates e seus asseclas que o fim está próximo!
interessante: há tempos atrás, não se via propaganda do Rwidows na mídia televisiva. agora, há uma profusão. por que será, heim?


» Éverton Antônio Ribeiro () em 29/06 18:19

Pessoal eu estou sentado e digitando em um exemplo claro no que da esta tatica da microsoft.

Estou em um cyber café que foi atuado por pirataria, (como todos os outros da cidade), antes ele usavam win98 com office e tudo que tinha direito de baixar por ai.

Agora usam WinXP na maioria das maquinas e numa pequena parte Linux, tudo bem que o melhor seriam se fosse tudo Linux, mais so o sistema e pago, pois o Office foi substituido pelo OpenOffice em todas as maquinas e ao contrario de que todu mundo achava (ao menos por aqui) ninguem que usa o cyber reclamou.

Mais eu concordo que a pirataria e grande aliada da Microsoft, principalmente em cidade piquenas onde a fiscalização e menor. Por aqui por exemplo todas as escolas de informatica usam copias piratas de windows e Office, se não fosse a pirataria estarias usado Linux com OpenOffice.

Mais o que adianta meter o pau na Microsoft e falar que ela se utiliza de pirataria para praticas sujas de mercado. Se somos nos (os programadores) que criamos cracks, pegamos seriais e tudo mais, para que um monte de gente use programas piratas no Windows?

Afinal de contas quem temos que combater? Eu já pensei varias vezes em escrever um manifesto (não escrevi pq sou pessimo em português.. hehe) pedido aos programadores que parem com essa pratica que tanto atrapalha a comunidade de Software livre como um todo.

Pesso a Deus pelo dia em que homens seram homens e usaram software livre ou faram software livre em vez de criar cracks ou baixa cracks.


» Ricardo Rabelo Mota () em 29/06 18:47

O quê?!!! O Linux ainda é difícil de instalar? Caramba! Estou utilizando um "mod" do kurumin/knoppix, digamos assim, com java instalado e tudo o mais. Trata-se do Biglinux (http://www.bigbusca.com.br/linux). Não precisei instalar nada, bastou configurar a rede (vai dizer que no ruindows não precisa configurar?). Tudo automático. O dia que o ruindows for tão fácil e seguro assim, talvez valha a pena pagar mesmo por ele, e não pirateá-lo. Um abraço.


» welrbraga () em 29/06 19:38

Pra dizer a verdade, todos estão certos!!!

A MS perde com a pirataria, mas se não fosse ela talvez não ganharia tão mais do que já se ganha, afinal a pirataria ajudou a criar esse cancer que é o Windows hoje.

MAs as coisas estão mudando... eu trabalho em um órgão público e estamo preparando as coisas para migrar as máquinas e quase todo o pessoal tanto da área técnica, quanto da adminsitração e outras áreas afins estão anciosos pra ver o bicho rodando.
É clar oque existem aqueles que são do contra (não importa o que, mas são contra). Mas isso é a minoria. Acredito que até dezembro já estejamos com pelo menos 50% das nossos 200 desktops rodando linux.


» Deyson Thomé () em 29/06 20:03

Vejamos....
Haviam muitos usuários que pagavam.....antes do Linux. Mas....esses, que precisam havaliar seus gastos um dia ficaram sabendo do SL, do custo e da
qalidade , e migraram, foram usuários, empresas e
governos. E o que restou para a M$ ??? Os piratas...
que agora ela quer que se tornem usuários pagantes..
será que irão pagar ?? Virão para o linux...., de certo por ser gratuito, nenhuma outra vinculação é claro.,.....mas virão. E aí...M$....BUMMMM!!!!


» Henrique Vicente () em 29/06 21:44

Marcos alexandre acho que você está pensando a curto-prazo :)
100 reais anuais é muito dinheiro poxa, em cinco anos eles poderão gastar 500 reais para fazer um upgrade, o que seria esse valor de licença... sem lembrar como falaram do Office(Tudo bem, pode ser substituido pelo openoffice, mas porque não substituir tudo? :) e anti-virus... custos... problemas que normalmente são mais frequentes...

A pirataria é ruim e boa ao mesmo tempo(para a M$) mas eu acho que ainda é mais boa que ruim, não sei dizer porque não fiz uma pesquisa.. mas será que se fosse tão ruim ela não estaria mais em cima..? Colocar "fiscais" andando pelos cybercafés por ai(exemplo) só daria lucro.. mas nós apenas vemos um ou outro caso... eles bem poderiam chegar um dia e colocar um monte de fiscais em todas as capitais e maiores cidades do país.. seria muito fácil financeiramente.. então eles viam se tinha algum software pirata e se tivesse tentavam negociar se não desse certo ai partia p/ meios legais... só iam gastar pessoal, combustível e talvez alguns seis reais para ver se tinha alguma maquina com software pirata se o dono/controlador/sei lá não liberasse para eles verem sem usar.. o que já seria um indício que na certa era pirata ou então o cara não ia muito com a M$ :) ..

Acho que fugi um pouco do que você disse..
o software livre, apesar de estarem usando demais apenas o "nome" Linux está com um crescimento incrível... até no colégio onde eu estudo estão usando lá o OpenOffice com certeza para economizarem licença, e o GNU/Linux já usam a um bom tempo nos gateway. Uma vez eu perguntei porque não usar em tudo ai o meu professor(ps: é um colégio normal.. nada haver a informática) falou que era porque os alunos estavam acostumados com windows.. isso foi em 2001 +-.. acho que só precisamos é mudar um pouco a vista mais da sociedade.. com a IBM, HP... apoiando o software livre mesmo que parcialmente com certeza isso vai mudar.. e ai que mora o risco para a M$ :)


» Zorba, O Grego () em 29/06 22:22

"Competimos com os sistemas de código aberto desde o início, mas o meu grande competidor é o software pirata".

E o que fez que não conseguiu vencer os software livre ainda? Não é a Microsoft "invenvícel" e Bill Gates um "gênio"?

Demorei anos para dizer isso, mas não existe momento melhor para dizer. Bill Gates é um perdedor. E o pior, é um perdedor que ralou a vida inteira pra provar que não era. Se tivesse ficado num canto sem incomodar a humanidade pelo menos seria um perdedor sem ter feito força para sê-lo.


» Henrique Vicente () em 30/06 00:42

Infelizmente ele não é um perdedor $ mesmo que fique com 0.0001% que ele tem hoje :P e esse dinheiro foi um dos incomodos da sociedade...


» :-) () em 30/06 01:08

Sinceramente amigos, me da uma infelicidade quando vejo pessoas escreverem 'Ruindows' , etc...

Não veem que com isso so desmoralizam a tal comunidade linux que querem e tanto fazem para criar ?

PS; Não sou defensor da Microsoft, so sei me expressar.


» Bonzinho () em 30/06 01:15

Vencedor é aquele que consegue uma vaguinha no Céu.
Creio que pirataria causa mais prejuiso do que, o software livre para a microsoft.
Talvez daqui uns 2 anos o software livre e a pirataria se unam para derrubar o preço do windows.


» MuitoDoido.com () em 30/06 01:25

"Demorei anos para dizer isso, mas não existe momento melhor para dizer. Bill Gates é um perdedor."

Inveja é foda.


» Philippe () em 30/06 01:35

varias. nao querendo ser troll...
1) tambem nao gosto que falem rwindows, ba, não gosto... na verdade acho que nada a ver. o sistema em si é bom, especialmente pra usuario final, onde ainda acho q o linux perde pro windows, mas nao tanto no sistema em si, mas que nada na parte de instalação de novos arquivos e que os programas mais populares (kazaa, corel...) nao tem versão pra linux. so nao ve quem nao quer, desculpem. uso suse 9.1, achei o yast 100 pontos, mas...
2) 100 reais por ano é uma fortuna, mais para universidade que tem centos de micros... para um laboratorio com 20 micros, paga 2000 por ano... o preço de um estagiario... na PUC-RS tem varios desses laboratorios, com 2 ou 3 estagiarios... um a mais, e todos sabendo linux é conhecimento e dinheiro que nao sai do pais... universidade acima de todo tem que ser é responsavel.
3) se bill gates é perdedor eu nao saio mais na rua. pode ser é terrorista, mas nao fracasado, com certeça.
4) pirataria nao vai acabar com microsoft nem e no ano 3000; governo, empresas, profesionais liberais nao podem usar pirata, tem que pagar... pode baixar o preço sim.


» Thiago Barbanti () em 30/06 02:46

Engraçado que é justamente a pirataria que promove os aplicativos da Microsoft, é tudo questão de uma relação bem perniciosa, bem ao estilo corporativista dos gringos.


» EdCrypt () em 30/06 06:00

Realmente, a 'pirataria' tem seu lado bom e mal pra MS como muitos comentaram. Mas eu acho que o 'lado mal' pra eles não é muito forte, pois quem realmente iria comprar um licença se não pudesse conseguir a cópia ilegal? Quem teria cacife? Certamente a cópia ilegal é mais um meio de fortalecer o lock-in dos produtos da empresa do que qualquer outra coisa.
E gostei especialmente do case comentad pelo Pedro logo ai em cima. Um exemplo e tanto de como as vantagens do software livre são fortes o bastante e de como a MS joga.


» Marcos Alexandre () em 30/06 08:56

Henrique Vicente, em primeiro lugar, valeu por argumentar sem dar pedrada.
Pela força que a MS tem hoje, ela não precisa mais de pirataria para promover o Windows, já que ele já está "onipresente", infelizmente. Sobre 100 reais anuais por todos os produtos da MS, concordo que em cinco anos já vai ficar mais caro do que uma migraçao para SL agora, mesmo considerando treinamento, implantação, redesenvolvimento de alguns softwares e outros custos que o SL geraria inicialmente, já que com SL voce gasta uma só vez.

Sobre o combate à pirataria, a MS também não pensa a curto prazo e vai saindo por aí assuntando todo mundo e multando. Eles estão começando nas grandes empresas e gradualmente vão se voltando às médias. Lembrem que a pirataria no Brasil caiu de 80 pra 54% em 8 anos. É uma queda drástica e nem por isso o SL cresceu na mesma proporção.


» Nóis () em 30/06 09:02

Um exemplo:
A página do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) pode ser acessada por qualquer navegador.
Se você tentar acessar a opção Fundo Nacional de Saúde, também terá acesso, mas ao tentar fazer uma consulta das transferências Fundo a Fundo para os Municípios, você somente conseguira fazer isto usando o Internet Explorer.
Mas a quem interessa estas informações?
Bom, pela lei a todos os brasileiros, para poder controlar como estão sendo aplicados os recursos da saúde e bla bla bla... (e vocês sabem como o Povo Brasileiro não está nem aí para estas coisas, uma pena).
Na Prática: É uma informação imprescindível para Secretarias Municipais de Saúde, Secretarias de Estado de Saúde, para poderem fazer sua programação financeira, bem como controlar o recebimento dos recursos.
Resumo, se o município quer as informações tem que ter cópia do Windows.
Infelizmente a MS criou o seu mercado, muitas vezes desta foi criado desta forma.
Se o Word e Excel não fossem livremente copiados será que: Qpro, Lotus 1,2,3, Wordperfect, StarOffice e outros não estariam ocupando parcela significativa do Mercado?
Bill Gates é sim um dos maiores vencedores da História, os métodos é que são questionários.
Um time que vencer três campeonatos em seguida, será um vencedor. Se comprou o Juiz na maioria dos jogos e ninguem descobriu, continuará sendo um vencedor.


» André Simões () em 30/06 09:06

Eu acho que a comunidade linux brasileira deveria se unir em uma campanha unificada (minha idéia foi claramente inspirada no filme A Corrente do Bem) para divulgar o Kurumin ou melhor o Kacique, afinal este tem o OpenOfice.org instalado.

Em todos os sites (de site sobre Slackware a sites sobre administração de sistemas) deveriam ter um banner animado dizendo:

"Divulgue o software livre! Instale o Kurumin Linux no micro de três usuários de Windows pirata e dê suporte à eles. Não vai lhe custar nada."

Se 10% dos usuários de linux no Brasil conseguir retirar do "mundo do crime digital" três usuários do Ruindows pirata quanto teremos avançado na proliferação do Software Livre?

No site http://counter.li.org/ existem 9.828 usuários de Linux registrados no Brasil, 10% disso dá 983 usuários, ou seja, com essa campanha seriam mais 2.949 usuários de Linux. Se todos os 9.828 conseguissem "catequisar" três usuários piratas de Ruindows, seriam mais 29.484 usuários de Linux. Com certeza o número de usuários de Linux no Brasil é maior do que o registrado pelo counter.li.org.


» santo () em 30/06 10:08

Eu acho que a pirataria pejudica a microsoft sim, porque quando ela quer pirataria ela distribui de "graça" seus produtos, o problema é que esta técnica normalmente é utilizada para roubar o mercado seus concorrentes e garantir ainda mais seu monopolio.
Quanto ao aumento do software livre acho não vai ser necessariamente o buraco deixado pela pirataria que vai popularizar o software livre e sim uma mudança de consiencia do usuário por que ninguem quer (imagino) o usuario "cadê aquele botão?Não tem?Que sistema horrivel no windows tem" para mim estes caras tem que ficar no windows pagar quanto o bill pedir e tomara que o longhorn custe R$ 20.000,00 para que estes caras vendam seus carros.


» Escovadordebit () em 30/06 10:15

A tática de dissiminar o software (seja ele por meio de pirtaria ou não) é uma forma de treinamento em massa. Não é no mercado pessoal que a M$ tem interresse e sim no empresarial onde tem muita grana envolvida. O fato é que as empresas não querem gastar dinheiro treinando suas equipes (mas não fazem a conta do custo das licenças)e pior ainda o pessoal de CPD costuma ser viciado em M$. Assim eles desqualificam o SL pois sabem pouco do tema e a adoção de SL abre espaço para gente nova (saindo das universidades), ou seja tem muita política no negócio. Não é apenas a questão de que sistema é melhor ou pior.


» CWagner () em 30/06 10:20

Bill Gate$ está colhendo os frutos plantados.

Ele se deu conta de que a tática de proliferação dos seus produtos é falha e perniciosa e agora quer desviar a atenção dos softwares livres para os seus produtos pirateados.

Essa é mais uma grande oportunidade que ganhamos para divulgar o Software Livre. Vamos usar a informação para isso.

Sempre tive em mente que Bill Gate$ usa a ignorancia e a preguiça das pessoas a seu favor. Ninguém precisa saber como o meu produto funciona para resolver os seus problemas, e se quiser me pague uma boa grana com treinamentos, que por sinal não ensinam nada, ou então comprem o meu Resource Kit :)

Vamos espalhar o Software Livre, em casa, no serviço, nas faculdades... Peguem um CD do Kurumin, do Kacique ou do Knoppix e usem onde for possível. Se perguntarem o que é fale o máximo possível e faça uma cópia pro interessado, mas fale o que é Software Livre, e não apenas que é de graça.


» André Simões () em 30/06 10:53

santo,

Não acho que o burado da pirataria seja o caminho, eu acho que o buraco da pirataria é MAIS UM caminho.

A estratégia é essa, comer pelas beradas, muitos usuários piratas tem micros antigos e só usam para ler uns e-mail, acessar site site notícias, site de sacanagem, trabalho de escola.

Isso é fichinha para p Kurumin!!! Quanto a "cadê o botão XYZ que o Windows tem?", para isso eu coloquei na minha sugestão "...dê suporte à eles.

"Divulgue o software livre! Instale o Kurumin Linux no micro de três usuários de Windows pirata e dê suporte à eles. Isso não vai lhe custar nada."


» Zorba, O Grego () em 30/06 11:35

Se Bill Gates fosse vencedor, eu estaria rodando algum tipo de Windows nas minhas máquinas. Mas nenhuma roda Windows. Nem desktops, servidores, bancos de dados, linguagens de programação, firewalls, nem o site da empresa. Vivo de software livre e para o software livre. Bill Gates perdeu, e perdeu de mim. Seus bilhões de dólares não são capazes de mudar minha opinião, nem minha vida. Nem mesmo forçar a usar seu sistema.

O dinheiro não serve para dar poder? Poder ele não tem. Aliás, eu tenho mais poder que ele, porque defino eu mesmo o rumo da minha tecnologia. Não olho Bill Gates com inveja. Sinto pena dele. É obrigado a ganhar a vida contando meias-verdades para sucumbir os desavisados e está sujeito à mão de ferro do capital que o força a usar todas as táticas anti-éticas, como ficou provado nos processos pelos quais sua empresa foi condenada.

Então Bill Gates está pior do que eu pensava: além de ser perdedor, sou mais rico que ele. Não só eu, mas todos que estamos independentes do aborto técnico e comercial que criou.


» Job () em 30/06 11:37

Olha,

Sei que o vou dizer vai encher de trols, mas vamos lá. Discordo que a pirataria foi o grande aliado da M$ para ocupar o mercado. No brasil o grande fomentador da pirataria foi o contrabando de PCs, muito raro alguem comprar um PC (Cinza) e depois colocar software original. Mas a dominação do mercado americano (este o mais importante) não foi graças a pirataria, foi utilizando de varias taticas, "passou a perna na IBM com o OS/2", "comprando opniões de revistas" ( A midia sempre a midia ....), dominio do mercado de compiladores (API), este sim muito imortante. E tambem é claro por seus méritos.
O Mundo era outro...


» Besta Demoníaca () em 30/06 12:02

"Se Bill Gates fosse vencedor, eu estaria rodando algum tipo de Windows nas minhas máquinas."

Como se o mundo girasse em torno de VOCÊ.

Se você nunca tivesse existido, não mudaria a vida de absolutamente ninguém aqui. Se Bill Gates nunca tivesse existido, a grande maioria das pessoas não teria hoje em suas mesas um computador que custa quase o preço de um ar-condicionado.

Agora quem é o insignificante e perdedor?

O mané tenta mudar a realidade com retórica. Isso é muito ridículo.


» Augusto Campos () em 30/06 12:05

Não alimente os trolls...


» Zorba, O Grego () em 30/06 13:11

> Se você nunca tivesse existido, não mudaria a vida de absolutamente ninguém aqui.

A minha mudaria. Sem mim, não sou nada. Sou eu que pago minhas contas. Não Bill Gates.

> Se Bill Gates nunca tivesse existido, a grande maioria das pessoas não teria hoje em suas mesas um computador que custa quase o preço de um ar-condicionado.

Se Bill Gates nunca tivesse existido, os computadores de mesa custariam o mesmo que custavam desde que foram lançados: aprox $600. Ops, não é que custam HOJE? Então, em 30 anos de informática, Bill Gates não teve NENHUMA influência no preço dos computadores. E se teve, foi para encarecê-lo.

> Agora quem é o insignificante e perdedor?

O perdedor é Bill Gates. Se ele sumisse hoje, ninguém daria pela falta. A vida continuaria normalmente. Todo mundo que usa software livre e despreza o produto Microsoft deve levantar de manhã, olhar-se no espelho e proferir com toda a confiança: EU SOU MAIS PODEROSO QUE BILL GATES E A MICROSOFT.

> Isso é muito ridículo.

Ridículo é a humanidade ter vencido os elementos da natureza (paganismo), as vicissitudes da vida, e terminar pagando pau para um condenado como Bill Gates. Vir a um fórum de software livre promover um culto de adoração a ele é pior que ser pagão. Pelo menos o pagão temia algo plausível, as forças da natureza. Depois de milênios de luta contra toda essa ignorância, é ridículo ter de dever sua existência a uma empresinha de software!!! Tenha dó!!!!!!

Seu nick é apropriado, Besta Demoníaca. Despreze Bill Gates como a humanidade aprendeu a desprezar o diabo. O diabo representa tudo aquilo que impede a humanidade de evoluir: o medo, a ignorância e a paga de tributos a deuses falsos. E se quiser nutrir algum sentimento favorável a Bill Gates, sinta por ele compaixão. Por que é disso que ele precisa, desesperadamente.


» _simmons_ () em 30/06 13:16

Esse pessoal tá abusando das drogas.

"Não alimente os trolls.."


» MediaSonic () em 30/06 15:01

Rapaz, eu discordo de vc, por alguns motivos:

> Se você nunca tivesse existido, não mudaria a vida de absolutamente ninguém aqui.
A minha mudaria. Sem mim, não sou nada. Sou eu que pago minhas contas. Não Bill Gates.
=== É verdade né?

> Se Bill Gates nunca tivesse existido, a grande maioria das pessoas não teria hoje em suas mesas um computador que custa quase o preço de um ar-condicionado.

Se Bill Gates nunca tivesse existido, os computadores de mesa custariam o mesmo que custavam desde que foram lançados: aprox $600. Ops, não é que custam HOJE? Então, em 30 anos de informática, Bill Gates não teve NENHUMA influência no preço dos computadores. E se teve, foi para encarecê-lo.
=== Não sei não, acho que um dos proliferadores dos PCS foi sim a Microsoft. Tudo bem a IBM tinha o OS/2, mas não foi forte o suficiente para promove-la, apesar de que num epoca a IBM era maior e muito mais influente que a Microsoft nesta area. Portanto tenho minhas duvidas se o cenario atual seria o que conhecemos, com PCS em todos os lugares sem a Microsoft. Convergir a historia apenas em preço não vale nem como dados estatisticos e muito menos acrescenta algo a cronologia dos fatos. Talvez vc esteja certo até um certo ponto, mas está exagerando.

> Agora quem é o insignificante e perdedor?

O perdedor é Bill Gates. Se ele sumisse hoje, ninguém daria pela falta. A vida continuaria normalmente. Todo mundo que usa software livre e despreza o produto Microsoft deve levantar de manhã, olhar-se no espelho e proferir com toda a confiança: EU SOU MAIS PODEROSO QUE BILL GATES E A MICROSOFT.
=== Com certeza daria falta sim. Admito que o admiro como um empreendedor, e isso ninguem pode negar...

> Isso é muito ridículo.

Ridículo é a humanidade ter vencido os elementos da natureza (paganismo), as vicissitudes da vida, e terminar pagando pau para um condenado como Bill Gates. Vir a um fórum de software livre promover um culto de adoração a ele é pior que ser pagão. Pelo menos o pagão temia algo plausível, as forças da natureza. Depois de milênios de luta contra toda essa ignorância, é ridículo ter de dever sua existência a uma empresinha de software!!! Tenha dó!!!!!!
=== Não vi nada que sugerisse o que vc disse...

Seu nick é apropriado, Besta Demoníaca. Despreze Bill Gates como a humanidade aprendeu a desprezar o diabo. O diabo representa tudo aquilo que impede a humanidade de evoluir: o medo, a ignorância e a paga de tributos a deuses falsos. E se quiser nutrir algum sentimento favorável a Bill Gates, sinta por ele compaixão. Por que é disso que ele precisa, desesperadamente.
=== Ai!


» Henrique Vicente () em 30/06 15:45

Ei feliz até concordo com você.. mas acho que isso já é uma coisa tão comum que eu nem percebo por exemplo quando escrevo... boa parte de meus amigos... meu pai(que usa windows direto)... todo mundo que eu conheço fala ruwindows, então.. acabo falanddo também.. agora uma coisa que eu acho mais triste é quando falam comunidade linux :( quando será que notarão que linux é apenas um kernel? :) digam comunidade do software livre, além de ser mais bonito, entendível... é muito mais correto :)


» santo () em 30/06 15:59

Uma frase legal do Stallman
"Na religião do software livre usar um software fechado não é um pecado, é uma penitência."
Para mim se algumas pessoas querem PAGAR penitência esta bom.
Mas por favor comprem software legal assim a parte do seu dinheiro na forma de impostos vão ajudar a melhorar o país que está precisando.
Ah e sé o longhorn custar R$20.000,00 vendam seus bens e comprem!!!


» Henrique Vicente () em 30/06 16:02

Acho que o pessoal tá baixando o nível... você(quem foi sabe) não pode ficar falando de alguém assim primeiro porque você não deve conhecer.. mesmo se conhecesse deveria ao menos respeitar aqui no site...
Bill Gates faria falta sim, nós também sentimos falta do que é ruim... o que ele não faria é saudade... ele pode até ter feito algo mais coisas úteis(atualnão, digo isso logo no início dele.. hoje ele para mim não é nada mais que um empressário capitalista) que esse cara que você humilhou mas o que adianta ele ter feito algo se isso apenas serviu para "destruir"(não amplamente nesse sentido) um pouco mais o mundo...? Não adianta apenas fazer, patenteiar e ganhar dinheiro... isso não é o certo.. um dia isso melhora :)


» Zorba, O Grego () em 30/06 17:35

> Rapaz, eu discordo de vc, por alguns motivos:

Perfeitamente. Você tem todo o direito. E, digo mais, muito boa sua argumentação.

> A minha mudaria. Sem mim, não sou nada. Sou eu que pago minhas contas.
> Não Bill Gates.
> === É verdade né?

Pois é. É uma verdade concisa, clara e coerente. Mas que alguns preferem negá-la e rendê-la em favor de uma adoração incondicional a Bill Gates. Lamentável.

> Convergir a historia apenas em preço não vale nem como dados estatisticos e
> muito menos acrescenta algo a cronologia dos fatos.

Esse é o argumento da Besta Demoníaca. Não meu. Eu concordo com você.

>Com certeza daria falta sim. Admito que o admiro como um empreendedor, e isso ninguem pode negar...

Então tem algo errado. Você apostaria o futuro da sua empresa, carreira, investimentos ou vida em algo que dependesse de um único indivíduo? Se o mundo dá falta de Bill Gates, o mundo está adotando uma estratégia suicida. Bill Gates está sujeito, como qualquer um de nós, a faltar a qualquer momento. O certo é Bill Gates ser abduzido e ninguém sentir sua falta, porque se sentir, então está vulnerável.

> Não vi nada que sugerisse o que vc disse...

Você não acha ridículo a humanidade ter lutado tanto para vencer as forças da natureza e suas próprias fraquezas e de repente se ver a mercê de uma empresa de software? Uma empresa de software!! O que é isso? Faça-me o favor!

> Ai!

Ah, isso é entre eu a Besta Demoníaca que pensa que é filho do diabo (hihihi!). Mas para não deixar ar de mistério, todos nós temos três defesas: Medo, Incerteza e Dúvida, o famoso FUD (Fear, Uncertainty, Doubt). A natureza nos dotou de FUD para que avaliássemos bem uma situação antes que nos metêssemos em encrencas. Ocorre que alguns, percebendo que podem usar o FUD a seu favor, exploram essa característica fazendo-nos render a sua vontade. Bill Gates e sua empresa são absolutamente irrelevantes e dispensáveis, mas usam e abusam de FUD para convencer as pessoas a usar seus softwares.

Vença o FUD e você terá tornado Bill Gates um nada e a Microsoft uma nota de rodapé na história da indústria.


» PauloRZnd () em 30/06 17:56

Lembram desta frase do Ghandi? Ela ja foi sitada aqui antes, em outro tópico.

"Primeiro eles nos ignoram, depois riem de nós, então lutam contra nós e no final nós vencemos."

Ghandi

Este comentário de Bill Gates, soa como um pedido de revanche. Parece querer menosprezar o SL novamente, como no início.


» Zorba, O Grego () em 30/06 21:09

> ele pode até ter feito algo mais coisas úteis que
> esse cara que você humilhou mas o que adianta ele ter feito algo se isso apenas serviu para
> "destruir"

Henrique Vicente, obrigado por suas palavras amáveis.

Quero dizer que de forma nenhuma me sinto humilhado. Por que deveria quando os argumentos contra minha pessoa e a favor de Bill Gates são falsos?

Os computadores pessoais já eram populares e baratos quando a Microsoft resolveu entrar em cena. Ela apenas se APROVEITOU dessa popularização e, se existe algum mérito naquela empresa, é esse. Só quem nasceu ontem é que pode achar que a Microsoft vale alguma coisa ou fez algo que preste para o avanço e a popularização do acesso à computação. Se alguém aqui usa produtos Microsoft, usa porque quer. Não que Bill Gates tenha feito algo por elas, que tenham de ficar devendo. Ou seja, a existência de Bill Gates não significa nada para ninguém. A não ser para ele mesmo.

Quanto ao fato de ter me chamado de mané, lembre-se, é sempre o mané que sustenta o malandro. Se você não sustenta um malandro, você não é um mané. Quem usa software livre não sustenta malandro nenhum. Usa software à vontade e contribui se quiser. Se achar que vale a pena. Portanto, NÃO HÁ MANÉS NO SOFTWARE LIVRE.

Um cara que usa e defende Microsoft não tem nenhum argumento para chamar quem usa software livre de mané. E se o faz, está se valendo de retórica.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.