Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

CERT recomenda navegadores alternativos

Notícia publicada por brain em junho 28, 2004 10:38 PM | TrackBack


Paulo Rodrigo Teixeira (webpaulo@yahoo.com.br) disse: "Saiu na Folha Online que "o Cert (equipe que monitora ameaças digitais) dos Estados Unidos está pedindo aos internautas que deixem de usar o navegador Internet Explorer até que sejam corrigidas duas falhas graves. Os defeitos permitem que hackers instalem um código malicioso no computador do usuário." Pode ser uma boa oportunidade para você apresentar um projeto bem justificado para a sua empresa ou laboratório migrar para o Mozilla ou o Firefox."

O CERT (Computer Emergency Response Team) surgiu em 1988 como um projeto financiado pela DARPA, em resposta à necessidade de preparar recursos humanos para reagir a incidentes capazes de afetar a segurança da Internet. Entre suas missões, estão a cooperação com a comunidade da Internet para facilitar sua reação a incidentes de segurança envolvendo computadores em rede, e as ações pró-ativas para conscientizar a comunidade sobre aspectos de segurança.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» CWagner () em 28/06 23:15

O problema, pelo menos em algumas empresas é que o navegador (geralmente a JVM utlizada pelo browser) não é compatível com outras plataformas.

Digo isso porque uma vez tentamos implantar o Mozilla + J2RE em uma concessionária de automóveis e o applet java que eles usam só é compatível com a JVM da M$.

Tentamos entrar em contato com a filial e eles disseram que apenas a dita JVM era "certificada" para a plaicação deles. Que por sinal era ridícula. O applet era uma interface completa de consulta/atualização em um B.D., provavelmente um M$-SQL server da vida, bem que tentamos fazer com que eles alterassem o applet, parece que o problema era a "caixa alta" nos nomes dos arquivos/diretórios, mas eles nem deram bola.

E pra completar a tal concessionária utiliza duas cópias do M$ Windows 2000 Server PIRATAS e CIA (IIS, SQL Server, etc...), foras as estações (win 98 piratas) que pegam vírus mais fácil que doente em UTI de hospital público.


» Henrique Vicente () em 28/06 23:20

Acho que já fui vítima de um desses bugs, não posso dizer se sim ou não porque não está especificado no artigo, se não for um deles, então na verdade deveriam ser três bugs... para ter uma idéia do bug eu corri o risco de ter o pc formatado ou com pastas apagadas... depois de entrar em uma página :) ainda bem que a intenção de quem fez o "vírus" era bem mais leve...


» Wilfredo () em 28/06 23:52

Eu uso o navegador Opera. Ele é muito bom e leve.


» Penetro () em 29/06 01:10

Faz muitos anos que nao uso o IE a não ser em casos onde realmente não tenho opção, pois tais sites só funcionam no IE.
o IE por si só já é muito ruim... some-se isso às vulnerabilidades....

Engraçado que o processo anti-truste movido por causa do IE vir junto com o windows terminou em pizza, pois agora o windows além de continuar vindo com o browser, vem com o tocador de mp3, com o visualizador de imagens, com o compactador/descompactador, etc etc... Tem muita gente que com o XP deixou de usar o winzip, o irfanview/ACDSee, o Winamp, etc... E por aí vai...
Então num belo dia, o usuário se acostuma a usar os softwares MS e se abstrai do padrão que está usando (como acontece hoje com o wma) e a MS vem e cria um monte de padrões proprietários para tudo quanto é tipo de arquivo... E olhe que isso não está longe, pois não duvido nada que a MS vá querer mexer nos padroes dos arquivos para ficarem mais "adequados" ao sistema de arquivos baseado em banco de dados do longhorn (ou do proximo).


PS: desculpem o off topic... ;)


» andreas () em 29/06 09:03

Este artigo da security focus é muito bom:
http://www.securityfocus.com/columnists/249

"Time do dump Internet Explorer"

Cheio de referências para comprovar os argumentos dele.


» :-) () em 29/06 09:22

Eu gosto muito do Opera como navegador principal e o recomendo-o. Ele não é extremamente pesado e lento como os Mozilla-*


» Ambulante da Praça () em 29/06 10:44

Já experimentei vários browsers, mas o único que tinha a velocidade do iexplorer.exe e que não travase ao abrir uma penca de janelas e abas foi o Mozilla (e o firefox). O browser do Bill é rápido e leve, mas uma baita duma me@#$, trava o explorer.exe toda hora, não posso abrir mais de 7 janelas que já se gaga todo, sem fala daquela porcaria do Outlook Express. O O. Express não é ruim por ser simples, mas ele é todo errado, que servicinho de porco que fizeram nele...

O Netscape é bom, mas muito pesado. Até que é rápido para mostrar as páginas, mas demora muito pra carregar.

Faz uns dois anos que não uso o Opera, o único problema dele é que era muito comercial. Era bonzinho, mas não fui com cara dele.

O Mozilla é o melhor browser que eu já usei, é raro dar algum problemas, é leve e rápido para mostrar as páginas.

Só uso os Mozillas-*, dificilmente irei usar outro browser (sempre que puder escolher, é claro).

Essa é minha opnião, sem trolls, tá?


» #startx# () em 29/06 11:43

Eu tenho usado o Firefox, tanto no rwindows como no Linux e estou muito impressionado com a rapidez e compatibilidade. Até agora foram pouquíssimos os pequenos detalhes defeituosos que vi em algumas páginas, sendo superior (julgo eu) ao Netscape e Ópera. Como desenvolvo para web, por ter um olhar mais crítico, esses detalhes até me incomodam um pouco, mas não creio que cheguem a se tornar um incômodo para o público em geral. Os desenvolvedores é que deveriam se adequar um pouco ao mercado e escrever seus códigos com uma maior compatibilidade com navegadores alternativos. Inclusive, eu mesmo tenho algumas páginas a acertar. Não considero esses pequenos detalhes como desculpa para mim.


» domus () em 29/06 11:45

por isso que todos os e-mails que envio do mozilla, sai uma assinatura como essa:

Mensagem gerada no Mozilla 1.6, se livre das falhas do Outlook e do Internet Explorer, migre para o Mozilla!
http://www.mozilla.org.br

"Por que o Mozilla não funciona em algumas páginas?" entenda vendo o link abaixo:
http://www.mozilla.org.br/webmaster/

as vezes quando uns amigos me chamam pra ver o windows deles, tipo consertar um problema e tal, já deixo instalado o Firefox e o thunderbird a fim de que isso talvez ajude a popularizar a plataforma gecko, que abrange as mais diversas instruçoes da W3C


» santo () em 29/06 13:19

A questão do IE é um grande problema na vida de muita gente(Principalemente a minha) que desenvolve para web portanto vamos aos problemas e minhas sugestões.
Se o programa de alguem esta cheio de bugs este alguem tem que resolver todos os bugs nem preciso dar nomes aos bois.
O outro problema (que me afeta) é o a maldita quebra de padrões que a MS faz toda vez que ela consegue a liderança no mercado e tem forçado muitos desenvolvedores web a criar paginas para o padrão IE e para o padrão Netscape.Solução padrão é padrão se for para quebrar não os utilize desde o começo.
Mas querendo ou não temos o problema do mercado que bem ou mau força todo mundo a
a)Fazer paginas muito simples
b)Fazer duas(ou mais) paginas para a mesma coisa ou
c)Escolher um padrão e esquecer dos outros.
Normalmente as empresas ficam com a opção c e escolhem o padrão IE para atender 90% do mercado e isto faz com que mais pessoas usem o IE e por causa disto mais empresas utilizam o padrão IE e por ai vai, neste quadro eu acho dificil uma guinada para outros browsers enquanto IE for obrigatório para quem tem windows, para mim quando o windows cair cai o IE o MNM o WMP o VB e até o .NET se o mono não o salvar mas ate lá não adianta tentar mudar a direção da manada na marra


» Eduardo RBS () em 29/06 13:22

Tive problemas com o mozilla ao acessar a página da OI, da Tiranosarro, da OAB-MG e da OAB nacional. Liguei em alguns números de telefone que apareciam na tela, falei com uns caras da área de segurança, CPD, etc.. e depois de algum tempo eles resolveram o problema (os sites eram só pra IE). Até hoje, depois de um pequeno esforço e alguns interurbanos, tudo se resolve pelo Mozilla por aqui.


» domus () em 29/06 13:53

Olá santo:

sobre suas afirmaçoes do ponto de vista juridico, já recebi orientaçoes que é possivel entrar por exemplo numa açao judicial contra um governo ou até mesmo um serviço que vc contrata (on-line) e te obrigue a usar um determinada navegador (nao lembro quais artigos exatamente, mas é possivel) mas logico que eu por exemplo nao faria isso, até pq existe concorrencia que tem visao de mercado e nao impede que seus usuarios entrem no site, no governo por exemplo um bom dialogo com os responsaveis do orgão já é o bastante, eu nao menosprezo o profissonal webmaster, mas penso que para contrata-lo seja ele ou a empresa dele, eu penso que devem haver criterios rigidos sobre interoperalidade, e nada melhor que isso se o cara seguir as premissas ou abragencias do W3C nao precisa ser 100%, afinal, existem plugins que nao sao validos pela W3C, mas pelo fato de adpetos do W3C estar crescendo em larga escala, prova que esse consorcio publico daqui a algum tempo vai ter muita importancia pra frente, quando vejo comentarios no site do tableless ou pessoas que aderiram o w3c, tem sempre um comentario muito positivo a respeito do consorcio publico, acho que vale inteirar mais gente para esse padrao, desculpe pelo texto OFF


» Andreas () em 29/06 14:15

Um bom contra-argumento para usar quando dizem aquela máxima "mas 90% dos usuários usa IE" é "você poderia ter os outros 10% como clientes também. Prefere descartá-los?".


» domus () em 29/06 14:20

ai falando nos caras, vejam só o belo texto do jonas

Design e complacência com padrões
http://jonasgalvez.com/br/blog/2004-06/bozoless

e complementaçoes do elcio
http://www.tableless.com.br/mensagem.asp?id=174

Me exclareceu me corrigiu de muitas coisas que nem mesmo sabia (do ponto de vista visitante) vale a leitura, desculpem o off denovo!! ehehe


» domus () em 29/06 14:27

Ae Andreas,

grande sacada, essa sua dica, torna uma critica sem agressividade, e sem duvida vai deixar o cara (responsavel do site) viajando, hehehe gostei do argumento, vou passar usar esse.

abraços


» Helvécio () em 29/06 16:46

Por que demoraram tanto para recomendar isso ??


» Henrique Vicente () em 29/06 17:13

É ridiculo mesmo isso do MSIE não respeitar a W3C, eu já fiz um site que nos browsers decentes(na verdade foram todos menos o MSIE) estava muito boa e boa parte dos meus amigos sempre diziam que estava ruim, tronxa.. notei quando eu olhei ela fora de casa em um pc com MSIE, a página feita em XHTML e que estava escrita totalmente certinha de acordo com as regras do W3C estava muito desfigurada... ai eu entendi o motivo na hora.. e agora eu fiz outra página pessoal que está desfigurada no MSIE, eu vou correr atrás? Nada.. está um pouco desfigurada, deixa p/ lá, coloquei apenas uma nota na página dizendo que se quiser ver a página direito usar algum browser que não seja o IE, para mim isso não fará diferenças mas se fosse um site não pessoal faria(eu teria que perder tempo para fazer algo compativel com os dois e consequentemente usar uma cópia pirata do windows + IE)...

O fato do IE parecer ser bem mais leve(assim como o Office) no windows é que ele está bem mais integrado ao sistema que qualquer coisa... mas o Firefox é realmente muito leve.. já o Mozilla "derivado" do Netscape é pesadão, eu uso ele mas realmente ele é muito pesado.. se fosse para eu escolher hoje um novo ia ser o Firefox :)


» Manoel Pinho () em 29/06 20:06

A gente vê como o IEca está tão entranhado no Windows quando tenta rodar um aplicativo Ruindows no wine.

Outro dia me chamaram para tentar instalar no linux um maldito programa feito em VB 6. Só para rodar o instalador eu precisei instalar:

- Fontes M$ (times new roman, verdana, etc)
- DCOM95
- Internet Explorer > 4.x

Se não instalar isso o programa se recusa a instalar. O programeto usa como BD o M$ Access instalado em um NT via ODBC. Amanhã eu vou brigar para fazer o acesso ODBC funcionar no wine...

Os maiores problemas que enfrentei na migração de Windows para Linux não foi nem o M$ Office, mas o IEca, usado para acessar alguns aplicativos internos mal-feitos que só funcionam no IE. Precisar do Ruindows para o IE é dose, mas isso é um fato.

Já tentei instalar o IE no wine mas ele sempre fica meia-boca, instável. Já segui diversos tutoriais e tal mas foi no crossover que funcionou melhor (mas mesmo assim não 100%).


» Douglas () em 29/06 20:50

> Eu gosto muito do Opera como navegador principal e o recomendo-o. Ele não é extremamente pesado e lento como os Mozilla-*

> já o Mozilla "derivado" do Netscape é pesadão, eu uso ele mas realmente ele é muito pesado.. se fosse para eu escolher hoje um novo ia ser o Firefox :)

O Mozilla 1.7 na minha experiência está mais rápido do que o Opera 7.51 e Firefox 0.8+ (Não comparei com o Fifefox 0.9). Foi feito um ótimo trabalho nesta versão para melhorar o desempenho do Mozilla (aka seamonkey). E claro, uma rocha sólida em termos de estabilidade.

Esta história de Mozilla pesadão é coisa do passado. Maduro, equilibrado e agora enxuto! :D


» Henrique Vicente () em 29/06 21:27

Ano passado depois de muito tempo apenas com GNU/Linux tive que instalar (por causa do meu pai) o windows pirata para fazer o imposto de renda.. não é que precisei instalar o M$IE 5.algumacoisa também :(
quase 40 minutos de download...

Douglas, você se refere a ele estar rápido.. é isso? se for isso, eu uso o 1.6 e realmente ele é muito bom nisso, mas se ele(1.7) realmente estiver mais leve que esse 1.6 me avisa que eu vou baixa-lo.


» Helio () em 30/06 10:27

Henrique Vicente ;" coloquei apenas uma nota na página dizendo que se quiser ver a página direito usar algum browser que não seja o IE, "

gostei, cansei de encontrar mensagens do tipo:vc precisa "atualizar" seu browser ,clique aqui >>link para o MSIE.

Porque não fazer, sempre que possivel, o contrario ?
Fazer as paginas seguindo os padrões do W3C e colocar a mensagem para o usuario que não consegue visualizar a pagina :
Seu browser está desatualizado(no caso do usuario do IE ,isto é verdade ), clique aqui para atualiza-lo >>>Link para mozilla-firefox :D


» Henrique Vicente () em 30/06 17:17

Helio, eu tinha colocado a seguinte mensagem:
Better visualized in any browser except $Monopoly Internet Exploder$, sorry about this but I'm not supossed to spend time doing a page compatible with this non-standard web browser... if you want a real worthy browser you can try Firefox

a minha página pessoal(ainda em construção) é em português mesmo... sei que não devia chama-lo asism mas nessa página só vão entrar amigos do colégio onde estudo mesmos.. e boa parte já sabe como eu "gosto" da M$... (não por causa da qualidade em si mas por causa das práticas de monopólio), da mesma forma que eu detesto coca-cola..


» kavex () em 01/07 20:01

Browsers alternativos!!!!!

Quem elegeu o MSIE como browser default???


» EdCrypt () em 02/07 20:36

E o CERT não é o unico:
Dept. of Homeland Security Says to Stop Using IE
http://slashdot.org/articles/04/07/02/1441242.shtml?tid=103&tid=113&tid=126&tid=172&tid=95&tid=99
E o uso de mozilla aumentou, claro!
Pra mim essas duas recomendações deveriam entrar pros motivos pra se usar Mozilla e não IE, aumentando de 101 pra 103!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.