Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Comunidade Mambo Brasil: Gestão de conteúdo com software livre

Notícia publicada por brain em junho 28, 2004 10:30 PM | TrackBack


Fabio (sitebrasil@semspann@uol.com.br) disse: "Pra quem deseja colocar um Site na internet com gerenciamento on-line tem como alternativa construir o seu próprio portal, usando uma linguagem de programação como o ASP, PHP etc ou , se não deseja ter todo esse trabalho, utilizar um Portal, CMS, já pronto com licença GNU. Entre os Portais livres uma grande opção tem sido o Mambo, ganhador do prêmio 'LinuxUser and Developer' de o Melhor Programa desenvolvido em Open Source ou para Linux. A sua instalação é extremamente fácil, necessitando somente de um provedor de hospedagem que rode o PHP e o Banco de dados MySQL. A instalação dos módulos e componentes no Mambo é feita de forma automática não necessitando descompactar os arquivos. Também é simples a construção de um tema para o Portal, adaptando a aparência de acordo com o gosto do webdesigner. A comunidade dos usuários do Mambo está ativa no Brasil em MamboBrasil.org"

E se alguém souber de um sistema livre para gestão de conteúdo com suporte aos recursos que o BR-Linux usa, mais autenticação opcional de usuários, baseado em templates, que gere páginas estáticas ('rebuild') no momento em que há atualização (e não a cada acesso) e que não precise de servidores de bancos de dados externos (nada de MySQL ou PostgreSQL, mas DB ou outra biblioteca 'interna' serve), por favor entre em contato. A última vez que procurei foi há 6 meses, e sempre há esperança ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pearl () em 29/06 00:59

Não precisar de servidor SQL é o que dificulta sua busca... SQL é uma mão na roda... principalmente quando o site cresce e o banco de dados começa a ficar astronomico...

Talvez o com a entrada do SQLite no PHP5 facilite sua busca ao santo grau (Tb existe modulo SQLite p/PHP4).

Na dúvida sempre vale a pena fazer propaganda do próprio projeto =P

http://muspa.sf.net

Das caracteristicas que vc quer a única que tem é o uso de templates... o php é embutido no site usando SSI, já que ele usa MySQL... apesar de esta na versão 1.0 o projeto ainda esta no começo... e ajuda é sempre bem vinda =P


» Adilson Oliveira () em 29/06 01:23

Pearl, não querendo ser chato, mas já sendo, o correto Santo Graal: o cálice com o qual Jesus teria partilhado o vinho na Última Ceia e/ou o çalice no qual gotas de seu sangue quando crucificado teriam sido recolhidos por José de Arimatéia (já vi estas versões).
Desculpem o OT mas estou de saco cheio de escrever sobre tecnologia hoje :)


» gladiston () em 29/06 10:45

Minha pagina pessoal foi desenvolvido num CMS que eu mesmo criei. Tambem estou cansado de PHPNuke,PostNuke,* que sao dependentes de banco de dadoso, lentos e muito visado por pixadores.
É claro que possuir um banco de dados é muito bom, mas para alguns tipos de sites que nao necessitam de pesquisas como blogs, conteúdo estatico ou paginas que voce pretende modularizar colocando seus proprios programas em PHP, nestes caso o banco de dados integrado ao CMS apenas atrapalha.
O CMS que estou criando é baseado em template de CSS e webstandards. Nao usa banco de dados, o principio de dele é que através do Painel de Controle central ele gera um conteúdo estático para o portal : noticias criadas viram arquivos que podem ser facilmente cacheados no sistema de busca. Entrada de menus viram arquivos, downloads viram arquivos, tudo o conteudo gerenciavel vira arquivos dentro duma pasta de repositorio, é como se o imenso banco de dados resumisse a uma pasta cheia de arquivos (tabelas) que sao lidas conforme o contexto da pagina que se esta vendo. Com isso nao necessito de banco de dados SQL e a leitura da página pode ser feita offline. Com isso a performance é muito, mas muito rápido porque o cache é do sistema de arquivos, e é virtualmente impossivel quebrar a homepage já que este CMS é em PHP mas gera um conteúdo estatico. Quando o projeto tiver mais maduro vou disponibiliza-lo a comunidade.


» Pearl () em 30/06 01:23

Ta certo, é Santo Grau... 22 graus.... só que esqueci de dizer a escala... Celsius, Kelvin, etc... ;-)

Eu tava na dúvida qdo escrevi, até procurei no google por "santo grau"... ai achei umas páginas de alguns analfabetos como eu e achei q tava certo =P.


» hlbog () em 30/06 08:22

Pra quem tah procurando um CMS vale a pena dar uma olhada em OpenSourceCMS.com
Voce pode testa-los no proprio site.
Todos sao php/mysql based. Reza uma lenda de que a versao 5.0 do Mambo nao utilizara mais banco de dados relacional, mas apenas arquivos xml.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.