Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Java, Sun e o código aberto

Notícia publicada por brain em junho 28, 2004 01:07 PM | TrackBack


Este artigo da News.com compara a situação do mercado do Java na abertura da conferência JavaOne de hoje com a que ocorreu em 2000, e aponta o contraste existente na situação da linguagen, do ponto de vista da Sun, sua criadora e maior incentivadora. Segundo o artigo, o interesse do mercado no Java é parcialmente compremetido conforme a situação da Sun piora -- e abrir seu fonte poderia reverter este quadro. A própria Sun começa a sugerir que pode haver código aberto no futuro do Java, mas não a curto prazo. E certamente este será um dos assuntos quentes na JavaOne durante esta semana.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Juliano () em 28/06 15:43

A SUN está marcando ao demorar para abrir o código fonte do JAVA, na minha opinião a tecnologia cresceria ainda mais ao ser aberta.


» theneus () em 28/06 17:00

Programa de IRPF em Java recebe prêmio internacional

A Receita Federal vai receber amanhã (terça-feira), em San Francisco, nos Estados Unidos, mais um prêmio na área de tecnologia. Dessa vez, o órgão será agraciado com Duke’s Award por ter desenvolvido a versão em Java do programa IRPF. O prêmio é uma espécie de Oscar mundial da área tecnológica.

A plataforma foi utilizada pela Receita já na entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física deste ano, cujo prazo terminou em 30 de abril. A versão em Java atende a todos os sistemas operacionais como Linux, Mac, Windows, Solaris e OS2.

Assessoria de Imprensa da SRF


» Joerlei P. Lima () em 28/06 17:20

Seria interessante se abrissem o código com uma licença que permitisse não só sua livre utilização e desenvolvimento, como também garantisse a compatibilidade da linguagem a longo prazo. Seria uma pena se fosse liberada e houvessem "forks" que criassem versões incompatíveis entre si. O ideal mesmo seria uma fundação que cuidasse disso, nos moldes da Fundação Mozilla.


» Paulo Junqueira da Costa () em 28/06 19:20

Um extra q não fuge muito do contexto:

Eles vão abrir o Looking Glass.


» Rael () em 28/06 20:56

Pois é, o importante seria manter o padrão caso fosse aberto. O principal bixo papão nesse caso seria a IBM: logo que a tecnologia se tornasse aberta, ela seria a primeira a extender com tecnologias que só funcionassem com produtos dela (como já ocorre).


» dafaca () em 28/06 21:53

É a mesma desculpa de sempre:
- "Java não pode ser GPL porque vai virar carnaval."
- "Se a Sum abrir o código do Java vamos dar Adeus aos padrões"

Falam-se como se todo código aberto se despadroniza.
Quantos KDEs, Gnomes, Mozillas, Pythons, Apaches, PHPs, Perls, GCCs, GTKs e etc existem afinal de contas?


» Henrique Vicente () em 28/06 22:17

Dafaca, discordo totalmente da sua idéia.. para mim despadronizar um plugin é o fim dele... criar novas versões tudo bem, mas sair do padrão é o cúmulo.. acho que ela deve torná-lo livre sim mas fazer algo como existem com o HTMl, XHTML... que seria existir uma padronização "organizada" pelo W3C... ai você me fala que o HTML não é padronizado coisa nenhuma, que é, é, o problema é se as pessoas respeitam ou não :)
No caso de um plugin dúvido não respeitarem... uma vez que são menos pessoas que usam ele e que os programadores do plugin, espero eu, devem ter na cabeça que não devem sair do padrão..


» Felipe () em 28/06 22:20

Dafaca,

mas é isso mesmo que eles falam. Que projetos abertos tendem a não seguir padrões. Não que isso seja uma regra, mas acontece muito. Mas nem sei se é por isso que não abrem.


» Eu () em 28/06 23:12

Henrique Vicente,

o dafaca não falou que despadronizar é bom. Ele falou que é mentira dizer que vai haver despadronização caso o Java seja aberto.

Ou seja, que não vai haver despadronização depois da abertura do código.


» Rafael Felipe () em 29/06 09:01

Só lembrando, ja existe uma organização que padroniza o código java! E Também ja existem versões da maquina virtual de acordo com essa padronização!
Inclusive nessa organização não é nem a sun que manda, acho que a empresa que tem mais participantes é a IBM


» Rael () em 29/06 16:10

Rafael Felipe: é o Java Comunity Process (JCP). E ainda lembrando, o Java é LGPL.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.