Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Rodando aplicativos Windows e DOS no Kurumin

Notícia publicada por brain em junho 23, 2004 11:29 AM | TrackBack


Carlos E. Morimoto (morimoto@guiadohardware.net) disse: "Num mundo ideal você poderia usar qualquer programa, independentemente do sistema operacional que escolhesse. Infelizmente na vida real as coisas não são bem assim. Apesar disso, existe um grande esforço para criar meios de executar aplicativos de legado, escritos para a plataforma Windows ou DOS no Linux. As iniciativas incluem softwares que permitem executar os aplicativos diretamente, como o Wine, WineX e DosBox, quanto emuladores que criam máquinas virtuais e permitem executar uma cópia completa do Windows dentro de uma janela, como o VMware e o Qemu. A idéia é permitir a instalação de programas Windows no Kurumin, facilitando a vida de quem acredita que o Kurumin é uma plataforma melhor, mas ainda depende de alguns aplicativos Windows em especial. Já dá para dizer que praticamente todos os aplicativos Windows rodam no Kurumin, de uma forma ou de outra. Em alguns casos a compatibilidade é até melhor, pois você pode escolher qual versão do Windows usar dentro do VMware, o DosBox roda muitos games antigos que não rodam no XP, e assim por diante. Saiba mais sobre o assunto neste link do manual do Kurumin"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Alexandre () em 23/06 11:53

Muito bom, aproveito pra deixar uma pergunta:
Alguem já consegui rodar o fox-pro 2.6 no dosemu? sem tem que usar o ms-do$ ?


» Daniel Dantas () em 23/06 12:54

Além do wine, winex, vmware, qemu e afins, temos que citar também o win4lin. Ele é um emulador de pc, que roda somente windows, mas do tipo que faz virtualização. Virtualização é uma técnica que emula apenas o que precisa ser emulado para que o sistema rode. O que não precisar é rodado diretamente pelo processador. Na prática, isso significa que o emulador roda quase na mesma velocidade que se rodasse o próprio windows. Parece brincadeira, mas é verdade.
Pouca gente fala do win4lin, mas falam muito do vmware. Acho que o único defeito do win4lin é que ele somente roda o windows, enquanto que o vmware roda qualquer sistema. Só que em termos de velocidade, no win4lin, o windows roda muito mais rápido.
O outro grande problema de usar esses emuladores é que eles não emulam a placa 3d, pelo menos ainda. Assim, a única forma de jogar jogos 3d ou rodar aplicativos 3d é usando o wine mesmo.


» Luciano Giordani Bassani () em 23/06 17:59

Realmente houve um grande avanço nesta área, principalmente na parte de emulação de DOS!

Nem acredito!
Resolvi brincar um pouco no esquema e consegui rodar o 3D Studio 4 for DOS que eu tinha aposentado, com o xdosemu!!!


» Lisangelo () em 23/06 18:04

Alexandre
Tem um cliente meu que instalou o dosemu e esta rodando foxpro 2.6 para dos perfeitamente. O unicio incoveniente ate o momento foi que os caracteres graficos aparecem incorretamente na tela especialmente os de quadro (@ box). Provavelmente da pra arrumar isso no dosemu.conf e talvez trocar pagina de codigo. Nao fui atras disso porque vamos trocar de linguagem entao...


» hamacker () em 23/06 18:44

Um incoveniente do dosemu acessando-o sob ssh (via putty) é que algumas combinacoes de teclas como alt+fn podem nao funcionar.
Fora isso, roda tudo : clipper, cobol, foxpro,...


» Henrique Vicente () em 23/06 20:34

Como seria bom se o Putty fosse liberado sob GPL e existisse para outras plataformas..


» Matheus Villela () em 23/06 21:31

Não confundir emulador com máquina virtual.

VMWare é uma máquina virtual(um simulador), não um emulador.

Emuladores são por exemplo:
Dosemu.
Bochs.
PearPC.

A diferença básica está na questão das instruções, uma máquina virtual pode usar por exemplo aplicativos com SSE8(hipotético) quando sejam lançados sem alterar nada, no caso de um emulador isso teria que ser implementado.

Máquina virtual -> simula o SO primitivo de um computador e periféricos

WINE -> Simula um Windows por completo e "wrapa" a API gráfica caso seja DX

Emulador -> Transcreve/interpreta instruções da CPU central, transcreve/interpreta instruções de uma placa 3D no caso de LLE ou "wrapa" no caso de HLE, simula o SO por completo ou usa chamadas ao sistema que está emulando pra dar as "respostas" corretas caso seja o mesmo SO do sistema emulado.

Só queria constar isso :D, pois tenho visto em muitos lugares o povo usando de forma incorreta o termo "emular"


» Daniel Dantas () em 24/06 10:50

Pelo amor de Deus, wrapa não. Eu não consegui entender o que você quis dizer.
Wrapper significa capa, em português, mas, como é um termo técnico, pode traduzir como camada de abstração.
Bem, o wine não simula o windows por completo e ele foge muito a essa idéia de emulação. Ele é uma implementação das bibliotecas do windows para unix. É verdade que tem poucas características que o wine tem que emular, mas o principal é implementado. Qual a diferença?? O objetivo é rodar um programa do windows na MESMA velocidade que se rodasse no próprio windows. Se estão perto ou longe disso é outra coisa.
Uma máquina virtual não simula um so primitivo, ela simula um pc. Podemos dizer que simula uma bios, mas na verdade dá pra você trocar de bios.
Pelo meu entender, a diferença de um emulador e uma máquina virtual é que o primeiro é de um equipamento diferente do que roda (tipo rodar um gameboy em um pc) e em uma máquina virtual, o equipamento é o mesmo (um pc em um pc).
Tanto que o bochs e pearpc são máquinas virtuais.


» Daniel Dantas () em 24/06 11:43

Só uma correção. O pearpc é um emulador do powerpc para os pcs.


» Matheus Villela () em 24/06 17:32

Daniel Dantas, o termo "wrapa" realmente ficou estranho, mas não acho que seja somente uma implementação da API do windows, se fosse suponho eu que rodasse como um aplicativo qt roda fora do kde, de qualquer forma com o termo "wrapa" queria dizer de usar um wrapper(como um glide wrapper, opengl wrapper).

E sim, uma máquina virtual simula o SO primitivo, o mesmo que dá a possibilidade da BIOS rodar, no caso da máquina virtual você usará sua própria BIOS.

A diferença não é esse de ser o mesmo tipo de computador, você pode emular uma arquitetura de processador em um mesmo processador, isso não fará seu emulador virar máquina virtual, um emulador de athlon-xp terá o mesmo "set" de instruções de um athon-xp, um programa que use SSE3 não rodará num emulador de athlon-xp mesmo que esteja rodando em um pentium4, mas se for numa máquina virtual rodará sim.

Bochs É um emulador, justamente por esse fato ele é bem mais lento que o vmware. o Bochs emula por sinal xp 64 bits em um 32, uma máquina virtual nunca fará isso.


» L Gustavo () em 09/07 19:55

Alguem já conseguil fazer um emulador rodar um programa feito em Delphi usando banco de dados ou mesmo tabelas paradox ?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.