Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Carta aberta para a Corel

Notícia publicada por brain em junho 22, 2004 09:43 AM | TrackBack


O NewsForge publicou uma carta aberta à Corel dando as boas vindas a ela por ocasião do anúncio de uma novatentativa de lançar o WordPerfect para Linux. Mas o ponto focal da carta é a sugestão enfática de que o aplicativo adote como padrão os formatos de arquivo do comitê OASIS, dos quais o OpenOffice.org atualmente é o líder na adoção, seguido pelo KOffice e AbiWord. A Corel já é membro do comitê, portanto o convite não é despropositado. Resta aguardar a resposta - em palavras ou atos.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» flaviothunder () em 22/06 11:01

Ué ?
A Corel não havia sido abduzida pela M$ há algum tempo atrás ? Lembram do Corel Linux ?
Será que agora eles se tocaram na fria que se meteram ?
De qualquer maneira isso é uma ótima notícia.

Sucesso


» Rafael () em 22/06 12:39

Gostei do "abduzida"


» Por Fora do Assunto () em 22/06 13:14

Como assim abduzida?? Não tô sabendo, mas fiquei curioso. Contem por favor.


» flaviothunder () em 22/06 13:23

Não me lembro bem, foi em 2001 ou 2002, a Corel que tinha sua distro Linux (na época o pessoal até falava bem dela) recebeu um aporte de capital da M$ e então do dia pra noite jogou tudo que tinha baseado no Linux pelo ralo, daí ela evaporou no cenário Linux, não sei os detalhes mas parece que foi isso.


Sucesso


» Pierre () em 22/06 13:46

Será que o dinheiro da Corel acabou de novo?
Vao lançar o wordperfect, uma versao do Corel, criarao uma nova distribuicao Linux e a Microsoft vem, com um caminhao cheio de dolares e tudo acaba de novo?
Aguardaremos,


» Marcos Alexandre () em 22/06 13:55

O negócio da Corel é que ela tinha a sua própria distro Linux, baseada no Debian e tinha trabalhado com uma versão aprimorada do Wine para executar aplicativos do Windows (hoje em dia isso é mais comum, na época ele era o que melhor fazia isso). Com isso ela tinha o Corel Draw, o Corel Photo Paint (que não era livre, mas free) e o seu pacote Office, o Corel Word Perfect Suíte.
Além disso eles estavam tentando fundir com a Borland, onde iriam portar todos os aplicativos dessa para Linux também e oferecer uma soluçao completa para as empresas, com as ferramentas de desenvolvimento da Borland e os aplicativos desktop da Corel.

Apesar do Corel Linux ter saído na versão 1.0 com muitos bugs e com uma licença polêmica (exigia até que voce fosse maior de idade para instalar, é mole?), ele vinha tendo muitos investimentos e prometia ser um bom rival pra MS. O Corel Linux era a quinta distro mais vendida, atras do Red Hat, Suse, Turbo Linux e outro que nao lembro. Apesar da Corel anunciar que a divisão Linux nao era lucrativa, era consciente que o retorno viria a médio prazo.

Daí veio a bolha da Internet e melou tudo. A Corel como era bem mais instavel financeiramente, teve suas açoes desvalorizadas 80%, o que atrapalhou os planos de fusão e quase quebrou as duas empresas com a repercussao negativa. Daí veio a MS e comprou ações das duas companhias e salvo as duas. "De repente", a Corel anuncia que iria descontinuar seus produtos para Linux porque não estavam dando lucro (ué, mas eles mesmo tinham falado que o retorno seria a médio prazo). E a Borland desacelerou drasticamente os seus projetos para Linux. O Kylix ainda não existia e só foi lançado bem depois, e hoje está parado. Só restou o Interbase e o JBuilder (esse sim, uma excelente ferramenta. Muito produtivo e roda tanto no Windows quanto no Linux e até no Solaris).


» Marcos Alexandre () em 22/06 14:01

Pra informação. Recentemente a Corel foi vendida para a Vector Capital. Eles descontinuaram a maioria dos produtos pro Mac e se concentraram na plataforma Windows e nos produtos mais lucrativos pra ver se tiram a Corel do atoleiro.


» EdCrypt () em 22/06 14:21

E quem deu continuidade para a distro da Corel foi o Xandros:
http://distrowatch.com/table.php?distribution=xandros


» Zecamann () em 22/06 15:55

Povo, eu me lembrop disso. Mas agora é pra valer, pq acompanho a corel há um bom tempo e ela não tá (nem vai ficar) correndo perigo. Esses aplicativos, tanto os "office" quanto os gráficos, acho eu, serão muito bem vindos à comunidade LINUX!


» Zecamann () em 22/06 15:57

E tem mais: esperem por vir algo como os plugins KTPs, o melhor programa vetorial q já se viu, o Painter Pro e os progs 3D, como o Bryce.


» Zecamann () em 22/06 16:03

Olha só:

http://www.corel.com/servlet/Satellite?pagename=Corel2/Products/Home&pid=1047023021963


» bsb_charlie () em 22/06 17:22

hehe...o engraçado foi q por engano baixei o corel linux v1.2 achando que era o corel draw 9 para linux...450mb...bom, gravei né, vou testar este fim de semana pra ver de qualé ;)


» Marcelo Bubicz () em 22/06 17:47

Gostaria de saber onde posso saber mais sobre o assunto.


» João Melo () em 22/06 18:49

Pois o Corel Linux foi minha primeira distro!! Acho que no final de 1999 ou início de 2000, a Livraria Saraiva vendia a caixa do Corel Linux. Comprei por R$ 40,00 (se não me engano), instalei mas, como era de costume na época, pouca coisa do hardware foi reconhecido. Mas consegui intalar e navegar por um bom tempo. Até começar a baixar o MDK, o Red Hat e etc, quando abandonei de vez o Corel Linux.
Agora, a política da Xandros é bem limitadora, até para testar o produto.
Que a Corel volte para o Linux, de onde não devia ter saído.


» Glauco () em 22/06 19:23

Hmm. Alguém está vendo que as "Grandes Empresas de Software" estão começando a correr pro Linux? Ou sou eu que estou "querendo" ver coisas demais?


» Manoel Pinho () em 22/06 19:40

O engraçado é que a Microsoft é um dos membros do OASIS...

Só lembrando, a Corel só está oferecendo uma versão linux melhorada do Wordperfect 8 (já obsoleto), enquanto a versão for Windows já é a 12.


» Douglas () em 23/06 00:05

Acho que o Corel Draw seria um produto bem mais importante para os usuário Linux do que uma versão desatualizada do WordPerfect. Enquanto OpenOffice faz frente aos melhores processadores de texto atuais, os softwares livres de desenho vetorial disponíveis ainda estão muito longe da qualidade do Corel Draw.


» SS_Sputnik () em 23/06 06:47

Engraçado como ninguem fala da IBM que sequer anuncia portar o LOTUS SMARTSUITE(Lotus 123, WordPro, etc.) pra Linux. NEM COGITAM!


» Daniel Dantas () em 23/06 08:38

Pelo que entendi, fazer o wordperfect para linux é apenas o primeiro passo para portar os outros programas. Apesar de ser algo desatualizado e o openoffice ser muito bom, acho que é algo válido.
Menos um motivo para usar o windows.
Agora, sobre a IBM portar o lotus, acho que significaria menos ainda que portar o wordperfect. Além do trabalho de fazer tal coisa, tem que se perguntar qual é o mercado do lotus atualmente. Acho que não vale a pena.


» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 23/06 10:59

Lembro-me quando instalei o Corel Photopaint9 no meu conectiva 5.0. Ele funcionava muito bem, apesar que alguns componentes eram emulados pelo Wine. A Corel vendia o pacote CorelDraw9 for Linux por algumas centenas de dólares. A Corel disponibilizou o Corel Photopaint9 for Linux gratuitamente pela internet.
Acho que enfim a Corel resolveu voltar atrás na infeliz decisão de descontinuar seus produtos ao Linux. Talvez algum dia haverá também uma nova versão do CorelDraw para o Linux. (Eu acho meio difícil).


» Zecamann () em 23/06 11:15

Como eu disse ontem: esperem por vir algo como os plugins KTPs, o melhor programa vetorial q já se viu, o Painter Pro e os progs 3D, como o Bryce.


» Zecamann () em 23/06 11:17

Tio Gates disse que Pinguim no café da manhã é meio indigesto. Bom, ele vai ter q engolir!


» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 23/06 12:12

[[[[Comentário de Zecamann (200.171.177.xxx) em junho 23, 2004 11:17 AM

Tio Gates disse que Pinguim no café da manhã é meio indigesto. Bom, ele vai ter q engolir!]]]]

Pelo jeito o Bill já sentiu o gosto do pinguim na pança dele, imagina o dia que tivermos que engolir uma janela???


» Zecamann () em 23/06 12:25

Deus me livre!!!!!!!!


» Marcos Alexandre () em 23/06 13:00

Bom, mesmo o Open Office estando bem, seria legal o Word Perfect ou mesmo o Lotus Smart Suite por dois motivos:
- concorrência é sempre saudável. Motivaria todos para melhorarem seus produtos
- os usuários dessas aplicações poderiam migrar para o Linux com mais tranquilidade. Os filtros do Word Perfect são os mais compatíveis de todos com o MS Office.

Mesmo que eles não sejam free, quem já comprava a versão para Windows, poderia continuar comprando a versão para Linux, e economizaria o preço da licenaç do SO.


» Joel () em 24/06 11:23

Eu já usei durante muito tempo o Lotus SmartSuite e o WorldPerfect Office Suite, nos idos 1997-1998, e particularmente sempre achei o Samrtsuite muito mais completo, robusto, estável, em resumo, melhor do que o WordPerfect em todos seus aplicativos, além do visual ser melhor.

Hoje uso o OpenOffice, excelente suite, mas continua sendo um grande problema a compatibilidade de formatação com o M$Word, que lamentavelmente tenho que usar obrigatoriamente no meu local de trabalho já que várias pessoas trabalhamos no mesmo documento via remota.

Falando sobre a Corel, também testei o Corel Linux no 99, acho, que veio numa revista dessas de banca e achei muito bom, visualmente, inclusive, mas o suporte a hardware era pessimo, nem os mouses eu conseguia configurar ai tinha que ser tudo via teclado, mas deu pra sentir o gostinho do Linux naquela ocasiao e hoje sou fã de carteirinha do Kurumin.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.