Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

As usuárias Linux mais jovens do Brasil?

Notícia publicada por brain em junho 15, 2004 10:58 PM | TrackBack


Recebi das Linux Chix o link para um breve comentário delas sobre a participação de crianças na comunidade livre. O texto inclui duas fotos de jovens usuárias que estiveram presentes ao FISL - uma delas tem 9 anos e seu próprio PC, onde roda o Kurumin (e tenho a impressão que fui eu quem tirou a foto, talvez elas possam confirmar). O assunto é interessante e estão abertos os comentários: quem conhece pequenos entusiastas de Linux? O que os atrai e mantém?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Zyk () em 15/06 23:43

Uai, meu filho de 3 anos e 6 meses já sabe ligar o PC, logar e entrar no KDE, ativar o Potato Guy, Tux Racer e Kword, KPaint sozinho. Comprei um daqueles computadores da Xuxa, mas não colou.


» Elessar () em 16/06 00:11

ô loco meu.. rs.. meu caso não é tãããão precoce assim, mas meu primo de 11 anos adorooou o meu papel de parede do Tux matando a borboleta do MSN e o meu gnome 2.6 rodando no FC2.

Resultado ?? Queimei um cd do Kurumin pra ele..


» asclows () em 16/06 08:02

Acho que as crianças também tem um papel de influência na adoção do software livre! Na minha cas a por exemplo enquanto meu irmão de dezessete anos fica reclamando sobre jogo para Linux, minha irmãzinha de 11 anos fica se divertindo no KDE com Kpaint e aqueles joguinhos que vem com o KDE. Vejo que as crianças são o meio mais fácil de se propagar o uso de software livre uma vez que elas ainda não se prenderam a porcaria do rwindows e estão abertas para aprender.
Que criança não presta a atenção quando dizemos que vamos ensiná-las a mexer no computador!!!

Minha irmã mesmo já disse que ela "prefere o Linux, é pouco mais difícil, mas tem mais coisa para mexer". Ela fica configurando seus papéis de parede e coisas do gênero!! Noto uma diferença entre adultos e crianças observando meu pai de 43 anos que não sabe encontrar seus arquivos se não tiver um icone na área de trabalho, quando digo que ele deveria usar o Linux tb ele diz que gosta fazer como já está acostumado.

Aí eu me pergunto: Com esse nível de conhecimento, ele está acostumado com o que??

Acho que deveria haver uma distro voltada especialmente para os baixinhos!!!

Com certeza colocaria na minha casa para ver o que aconteceria!!


» Pow () em 16/06 08:03

Seus pedófilos!


» depassagem () em 16/06 08:13

Meu sobrinho de 5 anos não troca o frozen bubble, o tux racer e o kolf por nenhum jogo do windows :-).


» Toskinha () em 16/06 08:50

Augusto, é sua mesmo a foto. Ainda não conseguimos todas, mas esta ficou legal. Não sabia que havia tantas crianças assim brincando no Linux. Uma vez eu vi o Djalma Valois mostrando alguns programas feitos especialmente para crianças, tudo em Linux, claro. Hmmm, quem sabe dá uma matéria. Com a comunidade deste tamanho, com certeza deve ter gente querendo brinquedinhos para atrair a atenção da criançada pro computador... pequenos nerds :D


» eje del mal () em 16/06 09:28

Onde se consegue a camiseta? Quero comprar uma para a minha sobrinha.


» Joerlei P. Lima () em 16/06 10:14

Bom, eu conheço centenas de crianças usuárias de linux, desde aquelas com 4 anos até os "marmanjos", de doze, treze anos.
No caso das crinças menores, o que mais chama a atenção são programas como tuxpaint, gcompris, tuxmath, potato guy, uma versão em java do famoso jogo em basic Gorilas, etc. (Bons tempos aqueles).
O que falta, para atrair mais a atenção dos baixinhos é justamente mais joguinhos. Infelizmente a grande maioria é para Windows, seguidos de uma boa quantidade para Mac e nada (comercial), para linux.
À medida que o linux amadurece como opção para o desktop, isso deve melhorar.


» Morvan () em 16/06 10:54

são belas crianças e são muito bem-vindas à comunidade. aproveito para dizer que marcel, meu sobrinho de 7 (sete) aninhos, é linuxista já há bom tempo.


» Jacaré Alado () em 16/06 10:55

Não esqueçam do KuruminGames 1.2 e 2.0 (jogos diferentes) direto do CD ...

Além de dos emuladores para jogos de videogames


» java2 () em 16/06 11:59

Quando meu filho Matues nasceu eu já trabalhava
com Linux à 3 anos. Então foi o primeiro sistema
que ele conheceu. Na fase de bebê era ver fotos
e rabiscar imagens no Gimp, escutar Sons no XMMS
e gravar seus sons no rec. Depois com 2/3 anos
efetuar login e senha, chamar o ZSnes e outros
jogos do KDE/GNOME. Agora com 4/5 Jogos 3D como
TuxRacer e Tron. A mãe LinuxChix vai preparar
alguns jogos educativos no KEduca-Editor para
ele jogar no KEduca e por aí vai...


» java2 () em 16/06 11:59

Quando meu filho Mateus nasceu eu já trabalhava
com Linux à 3 anos. Então foi o primeiro sistema
que ele conheceu. Na fase de bebê era ver fotos
e rabiscar imagens no Gimp, escutar Sons no XMMS
e gravar seus sons no rec. Depois com 2/3 anos
efetuar login e senha, chamar o ZSnes e outros
jogos do KDE/GNOME. Agora com 4/5 Jogos 3D como
TuxRacer e Tron. A mãe LinuxChix vai preparar
alguns jogos educativos no KEduca-Editor para
ele jogar no KEduca e por aí vai...


» Jorge () em 16/06 12:55

Meu filho de 04 anos "se amarra" e tira a maior onda ao utilizar o computador e os jogos/aplicativos do meu Kurumim. Criei um usuário para ele com senha e tudo.
A grande vantagem que existe no uso do linux por crianças é a segurança quanto a uso indevido, apagamentos acidentais, etc...
Elas podem se divertir e aprender à vontade e nós podemos ficar tranquilos.
Viva a liberdade desde criança!


» Henrique Vicente () em 16/06 13:19

A primeira vez que eu vi o linux eu tinha 10 anos, mas 'graças' ao monopólio da m$ só comecei a usar p/ valer realmente ano passado(tenho 15).


» Paulo Zambon () em 16/06 14:18

Minha irmã de 8 anos sabe navegar, brincar e deligar meu PC com o Kurumin. Ela adora os joguinhos do Linux, não reclama em nada! Questão de costume.


» André Déo () em 16/06 14:46

Meus Sobrinhos:
Mayara (6 anos) usa o micro desde os 4 e Jonatham (3 anos) adoram o Homem Batata, o Tux Paint e uns joguinhos em Flash que peguei no site da Turma da Monica.


» Bogo () em 16/06 15:05

Tenho 03 filhas: Nicolly (8), Nathally (6) e Narryman (4).
As duas mais novas disputam ferozmente o micro pra jogar Homem-Batata e Frozen-Bubble, carinhosamente chamados de "Batatinha" e "Congela". A mais velha se diverte com o Tux-Racer, mas já começa a dar as clicadas dela em outros aplicativos mais "sérios".
O interessante é que elas ganharam um CDROM do "Procurando Nemo", mas elas perderam o interesse e voltaram pros jogos do Linux.
Ufa!!


» Zyk () em 16/06 15:56

Java2:

Fale mais sobre esse tal de KEduca-Editor. Onde posso conseguir uma cópia?

Agora, o nome do negócio é feio: parece "caduca".


» Toskinha () em 16/06 16:54

Fico imensamente feliz em ler estes depoimentos. Pois vocês além de incentivarem desde cedo o interesse pelo software livre, percebo que não fazem distinção de meninos e meninas, todos são igualmente bem vindos a candidatos de futuros nerds. Com o computador sendo tratado com naturalidade desde cedo, a igualdade está mais garantida para as futuras profissionais. Parabéns a todos!


» java2 () em 16/06 17:07

Utilizo o Mandrake 10 Official e o
KEduca e vários outros educativos
já vieram junto, segue o link do
projeto:

http://keduca.sourceforge.net/


» Manoel Pinho () em 16/06 18:19

Nerd que é nerd adora computadores desde criancinha.

Meu sobrinho de 5 anos quando vem em casa eu o deixo jogando Tuxracer, xbill (tem que aprender a odiar M$ desde criancinha :-) ) e um emulador de MSX com os jogos que eu gostava na época e o moleque se amarra.


» Eleudson () em 16/06 18:37

Tenho 2 filhos, o Zezinho (8) e a Alana (5), ambos utilizam os joguinhos do Linux, sendo que o Zezinho tem seu próprio computador e prefere utilizar o Kurumim Linux a qualquer outro SO.

Estou inclusive procurando algum IDE da linguagem LOGO que seja fácil das crianças utilizarem. Alguém tem uma dica?


» Danjovic () em 16/06 19:18

>Estou inclusive procurando algum IDE da linguagem LOGO que seja fácil das crianças utilizarem. Alguém tem uma dica?

Tente:
http://www.freesoftware.fsf.org/lafontaine/

http://tortue.sourceforge.net/

http://klogoturtle.sourceforge.net/
PS: o klogo tem a vantagem de suportar comandos em português


» Leo () em 16/06 21:21

Fico feliz em saber que mais e mais crianças já incluiram a informática em suas vidas... Meus filhos ( Matheus de 9 e Vinicius de 7) já "trabalham" com computadores a +/- 5 anos. Conhecem o ambiente KDE e Windows muito bem a ponto de instalar programas, criar pastas, manipular arquivos, fazer apresentações, e muito mais. O mais velho já faz páginas WEB e brinca com o Flash enquanto o caçula devora os jogos. É... uma infância bem diferente do que foi a minha ...


» Edmilson Ferreira - psychopath_mind () em 17/06 09:26

Não gosto muito de jogos... mais alguns marcaram minha infância... um deles foi o lemmings... quando descobri o "pingus" não perdi tempo.

"Pingus is a free Lemmings clone for GNU/Linux and Windows covered under the GNU GPL"
link: http://pingus.seul.org/


» Ednardo Lobo () em 18/06 00:00

Sou usuário de Linux a muitos anos, atualmente utilizo Debian e Window Maker como ambiente gráfico. Tenho um sobrinho de 4 anos que desde os 3 adora brincar no meu notebook. Atualmente, carrego o Window Maker em outra sessão para que ele não faça uma desordem em meu ambiente de trabalho. A partir daí, é por conta dele, que sozinho inicia programas como: mozilla, mplayer, gimp, xasteroids, wmmixer, etc. No mozilla, ele vai até sites infantis relacionados no histórico e se diverte com os joguinhos on-line que encontra. No mplayer, reproduz o clip Gorillaz; com o wmmixer ajusta o volume, quase sempre colocando no máximo e incomodando todos que estão assistindo ao noticiário; no gimp adora colorir circulos e quadrados, ...
Enfim, diverte-se bastante enquanto vejo o noticiário despreocupado. Quando ele se cansa da brincadeira, encerro a sessão dele e retorno a minha. :-)


» pachequinho_rj () em 18/06 11:13

Taí, gostei do comentário "prefere o Linux, é pouco mais difícil, mas tem mais coisa para mexer" feito pelo asclows. Talvez seja por isso que dentre as máquinas que temos na visinhança, a criançada prefere "futucar" a minha &;-D


» Fanta () em 29/09 14:41

O meu irmão mais novo (6 anos) simplesmente virou para mim e disse:

- Quando é que eu vou ter meu "lógin"?

Isso é demais. Uso GNU/Linux desde 1997 e sempre percebi que ele chama a atenção das crianças. Deve ser porque "tem muita coisa para mexer"... :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.