Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

FISL: as fotos do último dia

Notícia publicada por brain em junho 6, 2004 01:19 PM | TrackBack


Minha presença no FISL se encerrou na metade da tarde deste sábado, mas minha breve passagem pelo evento em seu último dia permitiu momentos muito interessantes, como assistir a apresentação de Wietse Venema (autor do Postfix, do Satan e do TCP wrapper), deixar de ver a palestra do Aurélio Jargas sobre expressões regulares porque estava absolutamente lotada (e lamentar quando soube que ele só teve 45 minutos para falar), conversar com o Marcelo Branco (da organização do evento) sobre a pluralidade da comunidade Linux brasileira e sobre como é positiva a presença de todas as vertentes em um mesmo local, além de encontrar com muitos amigos. Um momento fora do comum foi quando fui apresentado meio que por acidente à Pia Smith, que é a presidente do Linux Australia. Além de ser a simpatia em pessoa e interessadíssima no movimento do software livre no Brasil, pude descobrir que ela estava com o adesivo do BR-Linux colado em seu crachá.

As fotos do último dia estão abaixo. Nos próximos dias começarei a publicar as fotos enviadas pela comunidade, e elas já estão chegando em grande número. Obrigado!


Uma cena comum em todos os dias do FISL: em todo espeço com uma cadeira disponível, era grande a probabilidade de surgir alguém com um notebook e conectar-se à Internet usando os cabos disponíveis, ou um dos access points sem fio extra-oficiais.

 


A palestra do Wietse Venema, criador do Postfix (e dos tcp wrappers, e do SATAN, entre outras coisas) estava muito interessante

 


Wietse Venema um pouco mais de perto. Em primeiro plano, Cristiano Anderson, do projeto GNU.

 


O Postfix não é importante só por razões técnicas - ele nasceu dentro da IBM, e ajudou a impulsionar o surgimento da estratégia open source da empresa.

 


O celular do Hélio Castro, primary contact do projeto KDE na América Latina (e cada vez mais conhecido como KDHélio). Eu ampliei bastante o contraste, portanto se vocês se esforçarem devem conseguir ver que o wallpaper é o símbolo e o mascote do KDE. Ele demonstrou conexão bluetooth entre este celular e o micro dele usando ferramentas do KDE.

 


Stand abandonado, ainda que temporariamente, era imediatamente ocupado pelos "sem-mesa". Aqui, Paulino Michelazzo toma um café enquanto espera seu notebook dar boot no stand do pessoal do GNOME.

 


Stand do KDE no sábado de manhã. Sentados, Hélio Castro e o Carlinhos Cecconi, chefe de gabinete do ITI. Uma das coisas que diferencia o ITI de outras fontes governamentais de interesse no software livre é esta: o Carlinhos de fato roda Linuxno seu notebook. Na momento desa foto, ele estava debatendo com o Anahuac a razão de sua câmera conseguir enviar as fotos para o gPhoto2 mas não poder ser montada como se fosse um disco rígido adicional.

 


Mariana, a mais nova integrante das Linux Chix

 


O stand do pessoal que veio da Argentina divulgar iniciativas livres de lá

 


Outra cena comum: deste stand abandonado, já levaram embora até as mesas e cadeiras. Sobraram os cabos de rede, suficientes para atrair interessados.

 


Outro dos grupos de Java presentes.

 


O pessoal do GoboLinux distribuiu mais de 1500 live CDs durante o evento

 


O Minas Livre tinha algumas camisetas do GNU BeerH penduradas na parede. E vejam o que eles tinham em cima da mesa ;-)

 


No sábado o stand do GUS-BR estava sempre cheio de curiosos vendo o slide show das fotos do churrasco da véspera. Eles ficaram de me enviar para que eu possa publicá-las para vocês também.

 


Uma parte dos computadores disponíveis para acesso por todos os interessados.

 


A parte que eu consegui enquadrar dos alimentos doados pelos participantes para o Fome Zero.

 


Adriano Caetano, da LinuxMall (à direita) aprende com legítimos gaúchos representantes da Solis e das Gnurias o que é este tal de chimarrão

 


Marcone Theisen, da Solis, e Pia Smith, presidente da Free Software Australia.

 


Eu e a Pia Smith.

 


Vejam qual site brasileiro a Pia Smith resolveu prestigiar ;-)

 


Para finalizar, o crepúsculo visto do avião no caminho de vola para casa. Ano que vem tem mais!

 

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» ThLux () em 06/06 14:03

Sem dúvida Augusto, quem não foi se sentiu mais próximo com as suas publicações aqui no portal. Parabéns pela cobertura e pela linda foto do crepúsculo. Essa sim, fechou com chave de ouro a cobertura.


» Cássio () em 06/06 14:37

Realmente Augusto vc nos deixou bem mais próximos do evento. Foi uma pena não ter ido mas por outro lado uma benção poder ter sua excelente cobertura.

Valeu por tudo e parabéns mais uma vez pela foto final, fechou mesmo com chave de ouro... E ano que vem tem mais!!!


» Pierre () em 06/06 17:25

A cobertura foi bastante legal, todo dia aqui no site, olhava as fotos e ficava com mais vontade de ir.
Tem algum material com o conteudo das palestras, videos ou coisas assim? Para que possamos ter um gostinho do que houve por lá.


» Tiago Cruz () em 06/06 18:10

To chegando agora em casa, e ja to baixando algumas fotos para mim!

As minhas não são digitais, por isso demorará um pouco até que sejam reveladas e scaneadas, aquele processo da era medieval que vocês conhecem. :)

Mas vou ótima a feira, pretendo aparecer em todos os eventos daqui de São Paulo, daqui em diante!

[]'s


» Manoel Pinho () em 06/06 18:57

Também gostaria de saber se houve alguma notícia sobre a liberação ao público dos arquivos das palestras.


» Augusto Campos () em 06/06 19:11

A palestra do BR-Linux já está disponível em http://www.br-linux.org/divulgue - desde 2h após a apresentação em si. Sobre as outras, vou tentar me informar, e divulgo quando souber de algo.


» Marcone () em 07/06 09:40

Algumas fotos do evento também podem ser encontradas na página www.varianet.com.br do Pablo Dall'oglio.


» Deivi Lopes Kuhn () em 07/06 14:03

Os palestrantes possuíam a opção de publicar os artigos no site do evento. Muitos fizeram isto.

Acesse: www.softwarelivre.org/forum2004/schedule.php e escolha a palestra na grade do evento.

abraços, e obrigado a todos que participaram do 5º FISL!!!


» Augusto Campos () em 07/06 14:37

Obrigado, Deivi!


» RJP () em 08/06 16:29

Augusto! Meu reino por um adesivo do BR-Linux! Onde eu consigo um? Ou uns?


» Augusto Campos () em 08/06 16:44

RJP:

No stand da Cooperativa Solis, durante o 5o. FISL ;-)

Augusto


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.