Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Cringely: Linux é tecnologia disruptiva

Notícia publicada por brain em maio 31, 2004 11:00 PM | TrackBack


O prestigiado colunista norte-americano Robert X. Cringely publicou um texto muito interessante sobre o Linux como uma tecnologia disruptiva. Tecnologias disruptivas são aquelas que prestam os mesmos serviços que suas antecessoras (ou os superam) a um preço muito menor ou conveniência muito maior, e assim revolucionam seu mercado. O automóvel foi uma tecnologia disruptiva, assim como a máquina a vapor. Cringely notou que os access points sem fio WRT54G da Linksys custam menos de US$ 70, rodam Linux e têm mais poder de computação e recursos de conectividade que o servidor que ele próprio utilizava para rodar um provedor de acesso para centenas de usuários com várias centenas de usuários há alguns anos.

E como são capazes de rodar Linux, mesmo tendo pequena capacidade de armazenamento e pouca memória, já há diversos mods não oficiais disponíveis para o equipamento. Um deles inclui, além dos recursos fornecidos pela Linksys, SSH, Wonder Shaper, filtragem do iptables baseada em expressões regulares, o frottle (para reduzir problemas com "nós invisíveis"), parprouted, Busybox, modificações do DHCP e do dnsmasq, um servidor PPTP server, roteamento OSPF, log externo e suporte aos modos wireless cliente, ad hoc, AP e WDS. Ou seja: você pode montar um provedor de acesso sem fio ou um hotspot só com software livre e um equipamento abaixo de US$ 70,00. Basta ligá-lo à banda larga, não é necessário nem ter um PC.

Naturalmente, este é apenas um precursor. E dos bons - basta considerar que a Linksys já foi comprada pela Cisco. Portanto, imaginar o que vem por aí fica como um exercício para o leitor ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Roberto () em 01/06 10:44

É muito interessante a coluna. Mas mais interessante são as colunas que ele já publicou. Vale a pena dar uma olhada e ver como é importante um olhar equilibrado sobre o mercado. Aprendi muito.


» Ronaldo Yoyart () em 01/06 12:15

Um bom exemplo disso que ele falou são as maquinas fotográficas digitais, hoje elas ja substituiram as maquinas fotograficas convencionais, daqui algum tempo ou até mesmo hoje vão até substituir as filmadoras.
Outro exemplo de coisas que estão por vir, são:

Papel eletrônico (e-ink) + PDF (alguém aqui ja deve ter visto até mesmo vídeo num documento PDF).

O Kitt (knight Industries Two Thousand), que é piloto automático e ainda troca idéias com o motorista.

O Linux mais do que isto vai possibilitar tranformar um liquidificador em servidor web, ja pensou que lagal como será ?

(E ai meu beleza ?
>Beleza, comprei uma nova geladeira.
A é ? qual a configuração ?
>3 teraherz, 256bits e 50 tera de disco ...)

;-)


» Adilson Oliveira () em 01/06 15:30

Kitt? Pera lá... esse aí não era o carro do seriado Super Máquina (Knight Rider)?
Michael Knight, um homem sem rosto... ou algo assim ;)


» Daniel Filho () em 01/06 16:49

Alguem sabe onde posso comprar este equipamento? tou queendo fazer um projeto de inclusão social aqui... e me seria util... muito util...


» Ronaldo Yoyart () em 01/06 16:51

Adilson, sim o próprio, hehehe
mas isso foi só uma brincadeirinha mas que um dia quem sabe meus filhos eu netos poderão ver.

...num mundo de sombras de um homem que não existe).

www.knightrideronline.com


» Henrique Vicente () em 01/06 18:29

Esse Ronaldo Voyart viajou mesmo..tudo bem, mas segundo as leis da física um homem invisível não teria carteira de motorista, agora pensem o porque :)


» hehe () em 01/06 21:05

Caus qui l n1 tm fotcho...


» Luciano () em 02/06 07:29

Daniel,
Você pode comprar esse roteador wireless em: http://www.lmcomputers.com.br/
Eu comprei o meu la e não tive problemas.

Só não compra a placa de rede pcmcia de 54 MBps da Linksys que não funciona nativamente no Linux. Essa placa funciona somente com o Linuxant que é pago.


» Leonardo () em 02/06 08:05

Uma pergunta: voIP não tva com um problema de legislação?
Tanto que qquer provedor ADSL te proíbe terminantemente de usar voIP na linha?
E isso poderia ser aplicado num cidade sem as telcos te mandarem pro xilindró?

(o Cringely tem muitos insights bons. Acompanho a coluna dele desde 1999...)


» Luís Vaz de Camões () em 02/06 14:24

Alguém aí diz ao gajo que não existe a palavra "disruptivo" em português. Somente "diruptivo".

Linux é uma tecnologia _diruptiva_, ou seja, produz _ruptura_ quanto ao modo como as coisas vinham caminhando até então, apontando uma nova direção para elas.


» cabelo (Luciano Silveira) () em 02/06 15:12

estou prestes a adquirir um par de access point e gostaria de recomendações de marca, Linksys, Dlink ou outra???? O objetivo e interligar duas redes em dois predios distintos com o auxilio de antenas externas. Já tenho solução baseada em Magiclan-Sansung funcionando em uma das filiais.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.