Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Slackware segue a tendência e abandona XFree86

Notícia publicada por brain em maio 31, 2004 10:22 PM | TrackBack


O Slashdot informa que o Slackware está substituindo o XFree86 pelo X.org. O motivo alegado é a preocupação com problemas de incompatibilidade com as demais distribuições que já fizeram esta transição há alguns meses (exemplos: Fedora, Mandrake, Debian, Gentoo e até o OpenBSD), e não as restrições adicionais recentemente incluídas na licença do XFree86. O último a migrar apaga a luz?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» William da Rocha () em 31/05 22:55

Nossa o Slashdot perdendo o seu espaço, na Osnews isso já foi publicado a horas.

http://www.osnews.com/story.php?news_id=7210

Ou até na Linuxit

http://www.linuxit.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=2859&mode=&order=0&thold=0

Mas de qualquer forma o Slackware fez o correto.


» Augusto Campos () em 31/05 23:06

Sensacional :)


» William da Rocha () em 31/05 23:08

Not Coments.....


» André Simões () em 31/05 23:17

Desculpe minhe ignorancia, mas como ficam os drivers da nVidia, são compatíveis com o X.org?


» anom () em 31/05 23:24

O drivers da nvidia funcionam normalmente. Estou usando o fedora core 2 com o driver da nvidia. Minha placa TNT Riva.


» nelsonvn () em 01/06 00:38

Viva meu Slackasso! Orgulho-me de falar que uso você!


» nelsonvn () em 01/06 00:40

PS: Esqueci de perguntar, alguem sabe da previsão de lançamento do próximo Slackware?


» iniciante () em 01/06 04:47

O que é X.org?


» Ricardo Rabelo Mota () em 01/06 08:04

Hummm. Até que o slackware passar a utilizar o x.org, já era de se esperar. Porém, esta tendência que vejo de pessoas cuspirem no prato em que comeram, me deixa preocupado. Tudo bem que alguns não concordem com a nova licença do xfree, mas ficar torcendo para que todo mundo a abandone é triste. Aliás, vejo esta tendência até mesmo no Augusto, que mantêm este site. Pêsames, Augusto.


» William da Copia () em 01/06 08:30

"Ou até na Linuxit

http://www.linuxit.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=2859&mode=&order=0&thold=0

Mas de qualquer forma o Slackware fez o correto. "


Quem é você Willian Copiao da Rocha pra dizer algo...

Claro q o plagioIT pode colocar a noticia antes de um site, ela so é copiada. haha e nao escrita e nem editada. haha


» Arkhanjo () em 01/06 08:36

Não entendo muito de Xfree nem de X.org, mas alguém aí pode me dizer qual é a diferença TECNICA entre uma ou outra plataforma? Alguém sabe qual é o Servidor Gráfico usado pelo MAC OS X? Ele não é livre? Quais seriam as vantagens técnicas de mudar-se de uma para a outra(xfree x x.org)??? Sou leigo no assunto e gostaria de saber.

Grato pela atenção,

Arkhanjo,
São Paulo-SP


» Daniel Fonseca Alves () em 01/06 08:55

Bom.
O XOrg é um fork no projeto Xfree a partir da versão 4.4 Rc2.
Tudo isto por causa da licença do Xfree4.4 final que era estranha por impor cláusulas de propaganda.


» arnaldo () em 01/06 08:56

Não consegui compreender o motivo ?
Por que isso é bom ?
Qual o problema com o Xfree ?


» Augusto Campos () em 01/06 08:59

Ricardo, a razão das migrações e a minha opinião sobre o assunto já foi expressa nas notícias anteriores sobre o assunto (que foram em fevereiro se não me engano).

Aliás, se você não quiser tomar a minha palavra como base, veja esta URL que mostra as opiniões dos desenvolvedores da Mandrake, Red Hat, Gentoo e outros a respeito, e inclusive explica por que a nova licença adotada a partir do XFree 4.4 é incompatível com a GPL: http://linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2004-02-18-030-26-NW-DT-LL&tbovrmode=3

Considero bastante sério quando os líderes de um projeto livre resolvem virar as costas à comunidade desenvolvedora e à comunidade usuária de uma vez só.

E fico bastante feliz de ver que o modelo livre tem maneiras de lidar com esta questão, sem nos deixar à mercê destes líderes. O "prato em que comemos", na verdade, é o produto do trabalho dos desenvolvedores que em grande parte migraram para o x.org também, e não o nome XFree86.

Mas claro que você tem a liberdade de não analisar este movimento compartilhado por toda uma comunidade, e simplesmente achar que é um capricho ou uma bobagem.


» Ricardo Rabelo Mota () em 01/06 09:03

Arkhanjo, basicamente não existe diferença entre xfree86 e x.org. O que existe é que o x.org é um "port" do xfree86, ou seja, como o xfree é open source, ex-programadores do xfree, insatisfeitos com o desenvolvimento do mesmo, resolveram fazer um novo projeto baseado no xfree. Como o xfree mudou a sua licença, onde cada distro que a utilizasse ficaria obrigada a mencionar o uso do xfree em sua licença principal, algumas distros resolveram mudar para a x.org, que utiliza a licença GNU/GPL tradicional. Só isso.
Agora, o que não concordo é que várias pessoas fiquem malhando o xfree, que tanto contribuiu para a adoção do linux.
Agora, sr. William da Copia, pior que ser copião, como você diz, é se esconder atrás de um pseudônimo para ficar ofendendo os outros. Não concordo com o webmaster do linuxit em diversos aspectos, mas utilizar este espaço para críticas evasivas e ofensivas mostra o pouco grau de maturidade que você tem.


» Ricardo Rabelo Mota () em 01/06 09:09

Augusto, respeito o seu trabalho e o da comunidade. Sempre que posso, no meu limitado conhecimento, procuro ajudar também, através de listas de discussão, sugerindo notícias, reportando bugs, etc. Porém, como não sou santo, e acredito que você também não, somos passíveis de erros. Não concordo muito com a sua colocação sobre diversos aspectos, e, como me sinto parte da comunidade, fico a vontade para criticá-lo sobre os seus comentários.
Para mim, a empresa, seja monopolista, seja lá o que for, no caso da M$ por exemplo, deve ser criticada no sentido de mudar a sua postura, de vir a fazer parte de um sentimento de liberdade. O que foi feito pelo xfree de desenvolvimento, assim como a M$, não pode e nem deve ser desconsiderado. O que é bom deve ser melhorado, quem está perdido deve ser ajudado a se encontrar. Esta é a minha opinião.


» Toskinha () em 01/06 09:21

A decisão de migrar o Slackware para o X.org não foi baseada nos "problemas" da lisença, e sim uma decisão técnica. No changelog (http://slackware.at/data/slackware-current/ChangeLog.txt) Patrick explica, dando exemplo dos drivers ATI Radeon (binary drivers designed for XFree86 4.3.0 do not work with XFree86 4.4.0, but do work with the X.Org release). Também não cospe no prato que comeu, antes agradece muito o trabalho da equipe do XFree86 por todos os anos de trabalho, e dizendo que o Slackware tem uma dívida de gratidão. Porém não se pode manter algo deficiente por gratidão(opinião minha). Talvez o pessoal do XFree86 tenha "deixado subir à cabeça" e pensado que já podiam ditar as regras, quem sabe eles resolvam repensar...


» Toskinha () em 01/06 09:32

Damn it... licença, licença, licença. Burrelio vai bem, podem xingar...


» Augusto Campos () em 01/06 09:33

Ricardo, alguns antigos desenvolvedores proeminentes do Xfree (inclusive alguns conhecidos na nossa comunidade, como o Alan Cox), bem como os responsáveis de algumas das distribuições de Linux que mudaram do XFree tentaram antes conversar. O assunto foi bastante publicado, se você olhar as notícias antigas talvez mude de opinião quando ver qual foi a permanente resposta do Dawes e demais lideranças do XFree.

Ou talvez você mantenha a mesma, isso é com você. Se existe gente que torce pelo Bangu, certamente pode existir gente no mundo que acha que o XFree86 está sofrendo uma injustiça quando publico notícias sobre o suporte cada vez menor que a comunidade oferece ao projeto.


» Aurelio () em 01/06 09:43

Quem lê em inglês "license" acaba "dando mole" e escrevendo "licensa" ou mesmo "lisença" ...


pecado venial ... tem conSerto !


» SdnNv () em 01/06 09:56

fora do assunto: se tem um erro de gramática irritante é aquele em que se troca a conjunção MAS pelo advérbio MAIS... é só tentar trocar o MAS/MAIS por PORÉM (PORÉM=MAS), para ver qual se usa...


» RJP () em 01/06 11:05

Qual é o mérito de migrar do XFree86 pro X.Org? Tem gente q fala q sua distro fez isso e se orgulha... Orgulho besta, sô.

E qual é o problema de torcer pelo Bangu?

Não, eu não sou Bangu. :-D


» William da Rocha Lima () em 01/06 11:14

Resposta para o Amigo do Brain:

Caro a Noticia foi postada antes do br-linux.org e a fonte é a osnews, você conhece?

Sem Mais,


» Fabiano Rech () em 01/06 11:34

"Muitos" estão usando mesmo o sistema rdf do osnews!
Ai é só traduzir! ou será que existe algum script que traduza? pois tem notícias que não se entende nada, tudo meio desconexo, parece tradução by babel ;)

Olha o codigo!
http://www.osnews.com/files/recent.rdf


» CWagner () em 01/06 11:38

Acho que as propostas de desenvolvimento o X.org são mais atuais. Além do que existem alguns questionamentos que, pelo menos eu levantei há um bom tempo atrás, tipo: se eu uso o computador como estação pra quê preciso de um SERVIDOR gráfico?

Antes que alguém jogue a primeira pedar, eu sei das vantagens de um servidor de terminais e aplicações gráficas, mas pensem bem... O ambiente gráfico do Linux não ficaria mais ágil se não houvesse toda uma sobrecarga de funções do servidor/cliente na mesma máquina?

Quanto à migração e outras questões, não sei por que algumas pessoas se sentem TÃO incomodadas com os software instalados nas distribuições. Na maioria das vezes o usuário nem quer saber se o software é livre ou "apenas" um demo/shareware, apenas quer resolver um problema. Ou seja, se o programa me serve ótimo, se não apenas não uso e pronto.

Seja qual for o motivo, devemos (se quisermos realmente entender a questão) ver as partes envolvidas e depois de uma reflexão, podemos emitir opiniões. Acho que se não for dessa forma, nenhum argumento pode ser considerado válido, pelo contrário tende a ser vazio.

Quanto aos erros de português... alguns erram por não estarem acostumados a escrever, ler ou mesmo ouvir um português corretamente. Mas não creio que seja desculpa para rasgar a gramática e queimar os dicionários da casa.

Afinal de contas você não quer ser um e-mala (http://brlinux.linuxsecurity.com.br/artigos/e-mala.htm), quer?


» Fabiano Rech () em 01/06 11:53

CWagner, concordo plenamente com você acho que o bom português deve ser praticado, mas eu não condeno quem erra, ora se eu mesmo erro, como posso exigir algo que não pratico ? alêm do mais, aqui não é um site de gramática, mas de discuções sobre software. Veja por exemplo o seu texto:


"pra quê preciso" ... não seria: "para que "

"jogue a primeira pedar" é pedar mesmo? ou seria pedal de bicicleta? ou pedra ???

;)


» hamacker () em 01/06 11:58

Posso estar errado, mas os programas atuais sao dependentes dos protocolos de comunicação do servidor X e principalmente para utilizar a abstração do hardware, dessa forma, se retirarmos ou trocarmos a forma de comunicação no X então as aplicações atuais precisariam ser re-escritas e seriam especificas para aquele ambiente e dificilmente seria portavel.
Os micros velhos se beneficiariam muito dum ambiente grafico numa camada só, mas como fazer os programas velhos rodarem nele sem a necessidade de porta-lo ? Acho que é esse o gargalo.


» Anonimo () em 01/06 12:03

E Muitos tem um site que fica replicando noticias de sites que traduzem as noticias.


» CWagner () em 01/06 12:13

Fabiano, obrigado pelas correções. Você está certo os dois erros foram gritantes. :)

Hamhacker, o XFree, e conseqüentemente o novo X.org são derivados do X11. No site do projeto tem um documento que explica o funcionamento do protocolo X. Se você tiver um tempo livre visite o link http://www.x.org/X11_protocol.html . Acho que lá tem as repostas que procuramos.


» Pacozila () em 01/06 12:17

Essa história toda já saiu do meu cache, mas vamos lá. O X11 é um protocolo, o XFree86 é uma implementação de um servidor gráfico que usa o protocolo X11. O pessoal do XFree mudou a licença (não desanime Toskinha, a luta continua), que continua livre, mas incompatível com a GPL por exigir que seus créditos sejam incluídos na documentação oficial das distribuições.

Até aí, tudo bem. Só que, no que me concerne, o X.org não é um "fork" do XFree, ele é, com outro nome e um pouco de marketing e plástica, a própria implementação padrão do X11.


» Marcos Alexandre () em 01/06 13:08

" se eu uso o computador como estação pra quê preciso de um SERVIDOR gráfico"
Isso!
Isso eu venho falando tem um bom tempo e quase sou malhado.
Alguem lá em cima (do tópico, não do céu) perguntou sobre o Mac OS X. Ele usa o Quartz, que não é livre nem aberto e é muito mais robusto que o XFree exatamente por não usar o X11 e ter sido desenvolvido especialmente para aplicações 3D, texturas e aceleração de hardware, coisas que não existiam quando o X11 foi criado.


» Daniel Fonseca Alves () em 01/06 13:12

Branch... Fork... Port...
O mais interessante é que consigo rodar o XFree 4.4 em uma CPU com processador Pentium mmx 200 e 48 MB muito bem. Não acho que se deva criar um servidor gráfico de 01 camada, creio que o Xfree dá conta do recado muito bem e roda rápido. E para o que quer performance ainda há o modo DGA que elimina o servidor e permite que a aplicação escreva diretamente a saída de vídeo(pena que necessito de SU) usando bibliotecas como a SDL.
Como o Xorg vai acabar sendo a mesma coisa em termos técnicos pra mim está ótimo.



» Paulo Ferreiro Marcelo de Moraes () em 01/06 16:09

É mesmo, o Slackware é uma porcaria mesmo. É lento e não tem supórte ao apt. Longa vida ao Debian, e ao Xfree, o x.org é um lixo que naUM suporta placas mais novas, e um sistema de nerds bitolados em open source sem a mínima noção de PROGRESSO :)


» Paulo Ferreiro de Moraes () em 01/06 16:09

É mesmo, o Slackware é uma porcaria mesmo. É lento e não tem supórte ao apt. Longa vida ao Debian, e ao Xfree, o x.org é um lixo que naUM suporta placas mais novas, e um sistema de nerds bitolados em open source sem a mínima noção de PROGRESSO :)


» Cesar Cardoso () em 01/06 16:24

Bem... no final das contas, graças ao imenso ego de David Dawes e sua reinvenção (como farsa) da cláusula de propaganda, dá até vontade de rir ao ler as distros e SO que ainda apóiam XFree86: http://www.xfree86.org/distro-support.html. NetBSD, distros do segundo grupo de distros orientadas ao desktop (Lycoris, Yoper), algumas distros com apelo regional (Conectiva, Plamo Linux) e... e... mais ninguém...

RH/Fedora, Slackware, FreeBSD (ainda em processo de transição) e Gentoo (embora ainda esteja mascarado) já se mudaram para o Xorg, OpenBSD está usando o XFree 4.4.0 sem arquivos que já estejam sob a nova licença, Debian ainda está com 4.3.0 mas deve pular direto para o Xorg...


» Sérgio () em 01/06 20:21

Novela a slackware pôs à votação e nós desnvolverdores escolhemos por votos a libredade de ter um X em public lincense coisa que o Xfree deixou de ter, passou a obrigar na sua licensa a ter expressamente que os autores eram a xfree.


» Cadu () em 02/06 00:06

Paulo,

Sem querer ofender a comunidade Debian, mas se tem alguém mais bitolado em licenças e coisas parecidas, são os carinhas do "sistema de nerds bitolados" do Debian. E ser bitolado em software livre e softwares de código aberto é algo totalmente válido.

Se o apt-get fosse algo tão fenomenal, o Piter Punk não teria feito algo parecido em menos de um dia ( Estás duvidando que ele fez o slackpkg em menos de um dia? Então olha este link: http://www.piterpunk.hpg.ig.com.br/artigos/tutorial-slackpkg.html ). A única diferença é que o slackpkg não checa dependências, o que eu considero uma vantagem... :)

Por último, não entendi o que tu escreveste na tua mensagem tem a ver com o X.Org e o XFree86. Será que não erraste de notícia? hehehe :^)


» Douglas Augusto () em 02/06 05:37

Segundo o link http://www.xfree86.org/distro-support.html a Conectiva ainda distribui o XFree86 (e pelo visto é a mais popular das distribuições Linux listadas). Alguém sabe se ela planeja seguir a onda e migrar também para o X.Org?


» http://criticalinux.blogspot.com/ () em 02/06 06:54

Augusto Campos/Brain/Blogueiro/Not-GPL/Not-FREE.

Seja mais moderavél e educado. com seus comentários absurdos.

Até,


» gar0t0 () em 02/06 08:33

ASHUDHUASDHUAS.. Ai ai..
Cada uma heim!? O Augusto é bem educado.. já você sr. Rocha pelo que li no seu blog como tem merda la heim!

Agora voltando ao assunto... o Patrick sabe o que faz... e se fosse só ele mudando algum motivo tem né ?

bom... eh isso
Não sou a melhor pessoa para falar sobre o assunto... prefiro so ler sobre =)


» Toskinha () em 02/06 08:56

Cadu: don't feed the troll...


» Wconserta () em 02/06 09:01

Pessoal para nó não tera grandes problemas a mudança para x.org que como o pacozila falou é a implementação oficial do x11 e tipo se pensamos que uma grande quantidade de colaboradores do do xfre86 mudaram para o x.org é natural aos poucos o x.org crescer mais e ser melhor que o xfree86 , eu adei testando no fedora 2 (x.org)e comparando com o fedora 1 (xfree86), o que notei foi uma certa lerdeza mais coisa minima , enfim tem que ser assim desrrespeitou gpl descata hehehehe e parte pra outra


» Peter Parker () em 02/06 09:05

Cadu, sobre o slackpg, aqui tem uma versão, que lista as dependências, implementada pelo TaQ, em python:

http://slackcurrent.sf.net

Essa feature só não foi adicionada ao Slackpg do Piter Punk pq ele simplesmente não respondeu aos contatos do TaQ (via email, irc e icq).


» Churc () em 02/06 10:23

Eu uso slackware, mas dizer que o slackpkg é igual ao apt é dizer o maior absurdo q ja vi.

É so comparar o q um faz e o outro.


» Toskinha () em 02/06 10:58

Peter Parker, seu comentário é bastante tendencioso, parece que o Piter não quis responder. Talvez vc ignore que ele está a 15 dias de licença, e que antes disso tem um emprego e faculdade. E talvez vc não tenha lido as premissas básicas do slackpkg: não checa e nem irá checar dependencias. Quem quiser pode usar o swaret ou este do Taq, porém é uma decisão do Piter, desde que fez o slackpkg, que não vai colocar checagem de dependencias, o que eu espero que ele mantenha. Acho que ele deveria fazer um FAQ na pagina do slackpkg...
E Churc, o que o Cadu quis dizer é que em um dia o Piter fez um script que faz mais da metade do que o apt-get faz. E não no sentido de "como eu sou bom", mas sim no sentido que qq um com um mínimo de conhecimento de shell script pode fazer isto.


» TaQ () em 02/06 11:14

Só para deixar claro: o Slackcurrent NÃO checa dependências. Ele só gera uma lista dos pacotes que precisam ser atualizados no seu Slackware. SÓ. Nada mais que isso.


» critico[Comunidade Critica Linux] () em 02/06 17:47

Augusto campos você já deveria impedir posts anonimos aqui.


» Conectiva rules above the rest () em 02/06 18:46

> dá até vontade de rir ao ler as distros e SO que ainda apóiam XFree86

Não entendo por que a Conectiva apoiar o XFree86 dá vontade de rir. Estou usando o XFree do CL10 e está funcionando muito bem.

Acho que a Conectiva tomou a decisão certa e não se apressou em pular no bonde da migração para o X.org sem testá-lo devidamente.

Estou recebendo informes de pessoas com problemas no X.org no Fedora por exemplo. Então acho que esse negócio de migrar para o X.org é mero blablablá às custas do usuário.

Há histórias também de times que bifurcaram e depois se reconciliaram (samba?). Então pra que ser apressado?

Quando X.org provar que vale a pena a Conectiva fará muito bem em migrar para ele. Por enquanto é prudente esperar.


» CWagner () em 03/06 09:23

O senhor Alves da Rocha, autointitulado "O Critico da comunidade Linux", tem vários comentários sobre o software livre como um todo.

Pelo contúdo do site http://criticalinux.blogspot.com/ (um blog, na verdade) mantido por ele, temos uma idéia de que ele não "vai muito com a cara" da filosofia do Software Livre.

Acho que ele está no local errado para colocar as suas críticas. Se está querendo polemizar deveria postar os seus comentários em outros sites, mais apropriados com as idéias que defende. Se está querendo tumultuar, está conseguindo, pois a cada comentário tendencioso, e às vezes pernicioso, consegue desviar as atenções para o seu ego, em detrimento dos verdadeiros motivos dos nossos debates no br-linux.org.

Creio que devemos ler, os comentários do Sr. Rocha, mas acho que para determinadas pessoas não devemos mais "defender" o Linux e o software livre, ou seja vamos nos concentrar em quem está disposto a nos ouvir sem nos atacar, e não atacar quem não quer nos ouvir.


» Usuário Conectiva () em 03/06 12:16

@Douglas Augusto

> Segundo o link http://www.xfree86.org/distro-support.html a
> Conectiva ainda distribui o XFree86 (e pelo visto é a mais popular das distribuições Linux
> listadas). Alguém sabe se ela planeja seguir a onda e migrar também para o X.Org?

Segundo os desenvolvedores da Conectiva, se o X.org se firmar, eles pretendem usá-lo numa possível versão CL11. Por enquanto, eles vão usar XFree86 no CL10, uma porque a mudança da licença ocorreu quando eles já tinham começado o desenvolvimento do CL10 e ficaria muito em cima para mudar para o X.org, outra porque o X.org ainda não tem vantagens significativas em relação o XFree86 que motivem a troca.


» Para você pensar () em 03/06 12:32

@Cesar Cardoso

> algumas distros com apelo regional (Conectiva, Plamo Linux) e... e... mais ninguém...

Infelizmente, não posso tomar essa declaração como neutra. Entendo que ela carrega a conotação de que tais distribuições são de segunda categoria.

Outro dia, pendurado no canal #conectiva do irc.freenode.net, o PiterPunk, numa discussão sobre localização de distro, afirmou com todas as letras que o Patrick Volkerding não dava muita bola para nós cucarachas.

Não que isso tenha me feito pensar, mas serviu para confirmar aquilo que já tinha certeza.

O que é melhor, uma distro com apelo regional, ou uma distro com _desprezo_ regional?

Será que é melhor ser usuário de segunda categoria numa distro supostamente de primeira categoria, ou usuário de primeira categoria numa distro supostamente de segunda categoria?

Eu prefiro a segunda opção. Ela faz mais sentido para mim. Só com Conectiva eu posso ter o privilégio de ter figuras como acme, andreas, cavassin, heliocastro, boiko e verde discutindo aspectos técnicos importantes para meu uso diário em canais IRC, listas e sites.

Quanto às outras distros, sem nenhum demérito para elas, mas será que seus desenvolvedores principais conhecem seus usuários regionais? Será que sabem onde ficam o Brasil, ou a AL no mapa? Será que entendem nossos problemas?

Então, não me interessa que distro X seja feita de ouro. A Conectiva, regional ou global, está perto de mim, e isso é só o que importa.

Apenas um detalhe: aparece gente de todas as partes do mundo todo no canal #conectiva do irc, e lá se fala inglês, português, espanhol, tupi-guarani, etc., na mais autêntica democracia global.


» LordStorm () em 01/07 19:27

Sobre o comentario do hamacker:
Eu axo que ele esta certo, nao tem necessidade de se usar sockets na mesma maquina, pois se consome mais memoria e processamento.Existem projetos que fazem isso, um deles e o DirectFB (http://www.directfb.org/) que consiste em uma lib que acessa a placa de video diretamente atraves do Frame Buffer do kernel, so que suporta aceleracao apenas pra algumas placas, nao suporta Mouse USB(apenas por emulacao via PS/2) alem de que voce so pode usar programas feitos em GTK ou QT aplicando um patch na biblioteca.Mas tem coisas boas, uma delas e o suporte a transparencia que vem embutido direto na lib.Para fazer isso no X a chave esta na Xlib, e ela quem faz a comunicao dos programas com o servidor grafico, ela quem cria os sockets etc, ela poderia ser mdificada para nao usar sockets quando esta rodando na mesma maquina e deixar para usa-los via rede.Existem outros recursos que seriam interessantes o X.org usar, como o suporte a Translucent Window(Ja existe a algum tempo no Mac OS, esta sendo implementado no Linux pelo DirectFB e pelo XServer do freedesktop.org apesar de ambos ainda serem experimentais, e tambem e implementado separadamente no codigo do progama como no KDE e no Flux Box 0.9 tambem em desenvolvimento) alem de melhorar o suporte as placas.Quanto ao Xfree, eu nao axo que as distribuicoes teriam trocado de servidor caso o XFree realmente fosse bom e nao houvesse nenhum projeto a altura, eles apenas fariam o q tava na licenca e continuariam ao inves de arriscar a qualidade da distro.
E me parece que os desenvolvedores do X.Org sao bem menos conservadores e tem ideias muito boas.Outro servidor que parece ter futuro e o XServer mais ainda esta em desenvolvimento.


» LordStorm () em 01/07 19:42

Complementando, tambem poderiam ser escritos drivers q enviem comandos a placa usando o DMA ao inves da CPU e tambem pelo menos tentar estabelecer alguns padroes na Xlib(os do freedesktop.org por exemplo)ou pelo menos torna-los mais acessiveis forcando os desenvolvedores a seguirem-os.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.