Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux no Iraque

Notícia publicada por brain em maio 31, 2004 10:43 AM | TrackBack


"'Com mais de 24 milhões de habitantes, a maioria dos quais sem dinheiro para comprar uma cópia do Windows, o país devastado pela guerra parece ser um lugar ideal para o software livre dar certo. Mas o crescimento do Linux é lento e há várias dificuldades a enfrentar...'" O trecho vem de Elvis Presley (elvis@elvis.org), acompanhada deste link da reportagem da Wired para maiores detalhes.

E o flipe (flipe@hyperlinux.com.br) complementou com vários matizes ideológicos: "Venho aqui mostrar a vocês o meu ponto de vista, a guerra não leva a nada. Mas não é sobre isso que vou-lhes relatar, a noticia é a seguinte:'O Linux cresce muito devagar no Iraque'. Esta no link enviado com está noticia, o Linux cresce devagar, mas cresce, pois temos que leva em conta que o Iraque está em guerra, mas tem gente que é mais forte e não para, por exemplo o grupo de usuários Linux do Iraque. E digo que não será uma guerrinha qualquer que irá parar o Linux, e a vontade daquele povo de para sofrer e aprender, diga não a guerra e sim ao Linux."

Independente de ideologia, o fecho da reportagem é muito interessante porque provoca a reflexão: "Segundo [o fundador do grupo de usuários], o interesse pelo sistema aberto cresceu depois que alguns conhecidos seus começaram a usar a Internet e passaram a precisar de proteção contra os vírus que atacam o Windows. A imunidade contra várias ameaças digitais sempre foi um grande ponto a favor do Linux. 'Muitos amigos me pediram CDs com Linux por causa dos vírus e cavalos de Tróia do Windows', conta Nawfal. 'É mais seguro para navegar na rede'."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Zecamann () em 31/05 15:12

Tudo bem.....obrigado pelo Elvis ter tido a paciência de traduzir a matéria.....mas eu num tava com saco!!!!!!! (mas que EU indiquei, indiquei)


» Zecamann () em 31/05 15:15

Desculpem a piada, mas pinguim num deserto daqueles é f....(tadinho dos pinguinzinho)


» Zecamann () em 31/05 15:17

Desculpem a piada, mas pinguim num deserto daqueles é f....(tadinho dos pinguinzinho)


» Zecamann () em 31/05 15:18

Desculpem a piada, mas pinguim num deserto daqueles é f....(tadinho dos pinguinzinho)


» critico[Comunidade Critica Linux] () em 31/05 17:58

O iraq precisa é de investimentos da industria de software proprietario para depois conseguir desbancar com ele assim como aconteceu em todo o mundo. Iniciativas 'singulares' sao normais e duvido que isso signifique um abraçamento em larga escala. Usar Linux para se proteger de trojan e de virus? Se estiverem sendo atacados por lammers talvez resulte


» Wilfredo () em 31/05 20:01

Com a pirataria tão difundida, nenhuma iniciativa de software livre ou proprietário terá muito sucesso. Somente os contrabandistas lucram com essa situação.


» #startx# () em 01/06 11:09

Eu acho engraçado esse tal de critico. Já repararam que o site dele tem diversas críticas ao Linux, matérias infundadas, tendenciosas, bobas, sem conteúdo, mas sem nenhum link para tecer comentários? Todo crítico é assim, adora falar mal, mas vai criticá-lo para ver. Por isso eles nem se arriscam a abrir espaço, pois sabem que serão desmoralizados.
Quer ver um exemplo:
" Você sabia qual é a empresa mais odiada pelos partidarios Linux depois da
SCO?
A Micr.., Quem disse? É a Red Hat, pelo menos ó que diz Steven Vaughan-Nichols
no seu artigo na Eweek
eweek.com/article2/0,1759,1592544,00.asp
É que segundo eles a Red Hat 'traiu' a comunidade ao se ajuntar a Unitedlinux.com, um consorcio de empresas do qual faz parte a Conectiva, e também a antiga Caldera agora SCO, e a SuSe que já nao pertence a este grupo.
Outro factor segundo eles é de a Red Hat ter dito que o Windows era melhor no desktop(alguma duvida quanto a isso?) que o Linux por isso mesmo recomendava o seu uso."

1º - A fonte é uma só: Steven Vaughan-Nichols. Só o seu "pelo menos..." parece até fofoca:

"Meninaãn, nem te contoõn! Aquela baranga da..." "- Ai Mas quem te disseaãn?" "- Foi a fulanaãn. Bem, pelo menos foi o que ela disseãn..."

2º - Nunca a comunidade Linux se manifestou de tal forma contra a Red Hat, a não ser alguns poucos que apenas gostariam de ter maiores informações sobre o que seria o UnitedLinux.
3º - As afirmações da Red Hat foram feitas há muito tempo e com foco na área comercial. Não foi dito que um é melhor que o outro, mas apenas que a preferência nos desktops ainda era Windows, perfeitamente explicável pelos longos anos de liderança no mercado.
Veja bem, o Linux começou sua popularização há menos de uma década. O carinha aí espera que não precise de melhoras? Vc lembra a titica que era o windows 3.x? Pois é, quanto tempo de mercado já tinha? Só em 95 resolveram fazer alguma coisa e mesmo assim até o Me continuava tão cheio de erros quanto. Só a forma de mostrar os erros ficou mais bonitinha e mais discreta: uma pequenina janela com um botão de fechar (feche aqui esta porcaria e perca todo o seu trabalho).
O que acontece agora é que o Linux está crescendo tb nos desktops, qualitativamente e quantitativamente. Agora, não venha me dizer que o Windows é melhor, pois se os programas que uso existissem para Linux, eu perderia menos tempo do meu dia e beberia menos café esperando o sistema voltar.


» critico[Comunidade Critica Linux] () em 02/06 06:23

=Eu acho engraçado esse tal de critico. Já repararam que o site dele...=

- Nao é site, é blog.

=Todo crítico é assim, adora falar mal, mas vai criticá-lo para ver.=

- Isso é o que você pensa.

=Por isso eles nem se arriscam a abrir espaço, pois sabem que serão desmoralizados.=

- Se for com esse tipo de comentarios como o teu duvido que isso aconteça.

=Não foi dito que um é melhor que o outro, mas apenas que a preferência nos desktops ainda era Windows, perfeitamente explicável pelos longos anos de liderança no mercado.=

- Dá pra ver duas coisas no que você disse acima:
*Que você está postou isso ai com nervos a flor da pele.
*Que você ou nem sequer leu ou nem sequer chegou a entender o texto do executivo da RedHat

=pois se os programas que uso existissem para Linux, eu perderia menos tempo do meu dia e beberia menos café esperando o sistema voltar.=

- É a desculpa normal para fracassados que nao sabem nem migrar quanto mais programar.

=1º - A fonte é uma só: Steven Vaughan-Nichols. Só o seu "pelo menos..." parece até fofoca:=

- Dá pra ver que você é mesmo usuario do windows, só assim se justifica nao saber sequer de quem se trata 'Steven Vaughan-Nichols'. Porque razão os usuarios do Windows sao tao desinformados?

A proposito #startx# a MailBox da MSN ainda continua horrivel? Ouvi dizer que ainda rodam BSD's por lá. Acho que como usuario 'activo' dos sistemas lá do mais velho de redmond voê deve saber bem.
Que pena, eu sou critico e nao uso eles.



» Manoel Pinho () em 02/06 08:47

Elvis não morreu ! E o crítico também não :-)


» Toskinha () em 02/06 08:58

Porque não ignorar??? Vamos lançar uma campanha, não alimente o troll...


» Guilherme Yan () em 02/06 13:05



» #startx# () em 02/06 13:12

"não é site, é blog"

- Dãããã! Só contaram pra vc. Parece até aquele cara da Praça é Nossa: "Eu gosto das coisas muuuuito bem explicadiiiinhaaasss!"

"Isso é o que vc pensa"

- Que grande argumento para alguém que se intitula critico

"Se for com esse tipo de comentarios como o teu duvido que isso aconteça"

- Mostrou que não aceita críticas.

"- Dá pra ver duas coisas no que você disse acima:
*Que você está postou isso ai com nervos a flor da pele.
*Que você ou nem sequer leu ou nem sequer chegou a entender o texto do executivo da RedHat"

- Quantos anos vc tem? Por um acaso conhece a história de como o Linux ficou famoso, sendo que na época o OS/2 era muito superior ao ruindows? A M$ tem seus méritos, mas são meramente comerciais.

"É a desculpa normal para fracassados que nao sabem nem migrar quanto mais programar"

- Não disse que programo. Sou designer. Dizer que o Windows trava quando vou usar Photoshop, Studio MX etc por minha culpa é não saber do que se está falando. Eu rasgo elogios a Adobe e a Macromedia (excelentes), mas ruindows é merda. E mais: sou usuário final, não sei nada de programação.

"Dá pra ver que você é mesmo usuario do windows, só assim se justifica nao saber sequer de quem se trata 'Steven Vaughan-Nichols'. Porque razão os usuarios do Windows sao tao desinformados?"

- Justamente por eu não saber nada de programação ou não ser nenhum geek xiita, que não tenho a menor obrigação de saber de quem se trata. Só sei de uma coisa, adoro usar Linux e odeio usar Window.

"A proposito #startx# a MailBox da MSN ainda continua horrivel? Ouvi dizer que ainda rodam BSD's por lá. Acho que como usuario 'activo' dos sistemas lá do mais velho de redmond voê deve saber bem.
Que pena, eu sou critico e nao uso eles."

- Tb não uso essa porcaria. Nem sequer abro esse email. Só serve para colocar em campos obrigatórios e públicos sem que ninguém pegue o teu email para encher o saco com spam. Nem o email que uso no AMSN é esse.


» critico[Comunidade Critica Linux] () em 02/06 17:25

=- Quantos anos vc tem? Por um acaso conhece a história de como o Linux ficou famoso, sendo que na época o OS/2 era muito superior ao ruindows? A M$ tem seus méritos, mas são meramente comerciais.
=

- Desculpe lhe dizer isso mas você está sendo um autentico burro. Quem disse que eu vim defender a microsoft aqui? Um critico nao defende uma tese, critica teses, eu mesmo já lançei criticas contra a microsoft e outras empresas de software proprietario.

=- Não disse que programo. Sou designer. Dizer que o Windows trava quando vou usar Photoshop, Studio MX etc por minha culpa é não saber do que se está falando. Eu rasgo elogios a Adobe e a Macromedia (excelentes), mas ruindows é merda. E mais: sou usuário final, não sei nada de programação.=

- Entao continua no teu Rwindows e fecha o bico, só mesmo um 'retardado' nao saberia que o GIMP Wine e o CrossOver já conseguem ser alternativas. Cada hora me convenço mais que você deve mesmo ser muito limitado. Que pena, é o que dá usar Windows se acomodar e depois reclamar quando quer ganhar aprovação.

=- Justamente por eu não saber nada de programação ou não ser nenhum geek xiita, que não tenho a menor obrigação de saber de quem se trata. Só sei de uma coisa, adoro usar Linux e odeio usar Window.=

- Você se tem enganado totalmente se pensa que com suas afirmações vai me atingir. Eu sou usuario de software livre, e assumo o papel de critico daquilo que 'eu' acho que está errado, você é um usuario do Windows/dualboot/Linux e que só entra no Linux quando te dá nao tola. Tenho a certeza que esse post que você enviou foi no teu Rwindows. Foi, nao foi? Ha muito bem, tinha um meu amigo que dizia que lasanha era horrivel, foi só ver o que ele ia fazer naquele restaurante todas as 13:00H...
Nao se deixe influenciar pelas opinioes dos outros você está sendo um homem com 'h' minusculo. Se você usa Windows admita e deixe de dizer que ele nao presta, porque é essa coisa que nao presta que te sustenta.

=- Tb não uso essa porcaria. Nem sequer abro esse email. Só serve para colocar em campos obrigatórios e públicos sem que ninguém pegue o teu email para encher o saco com spam. Nem o email que uso no AMSN é esse.=

- Só falta dizer que usa e-mail da LinuxMail.


» #startx# () em 03/06 13:41

Só porque uso Linux, não sou obrigado a usar Gimp, Quanta, wine (ou o próprio Crossover) que não roda nada de forma decente, Blue Fish, Sodipodi e vários outros já testados por mim. Eu decidi por Photoshop, Corel Draw, Quark Express, Studio MX entre outros. São as ferramentas com as quais EU me identifiquei e pronto. Só não me identifico com a porcaria do Ruindows e lamento profundamente que eu tenha que usá-lo. Na minha cidade, por exemplo, existem regiões em que o Velox (não levando em conta se é a melhor conexão do Brasil ou não, isso não me interessa) ainda não chegou. Então, opta-se por um servicinho de banda "alargada" de quinta categoria que só dá problemas. Enquanto o Velox ainda não chega para essas pessoas, elas têm que suportar a porcaria. É a mesma coisa: eu não uso Windows, eu suporto ele enquanto coisa melhor não chega. E coisa melhor para mim é quando empresas como Adobe, Macromedia etc portarem seus softwares para essa coisa melhor.

É muito difícil entender isso, ou vc é burro demais para entender que, por enquanto, ainda é necessário Windows/dualboot/Linux como vc mesmo disse?

Uma coisa é certa: reconheço que é bem verdade que eu me envergonho muito de ainda ter que usar Ruindows. Porém, não é ele que é necessário, mas a ferramenta dos outros, que infelizmente ainda rodam nele. Eu não me deixo influenciar pelos outros, até porque eu comecei a fuçar o Linux desde 1999 movido pela curiosidade. Naquela época, tudo tinha que ser configurado na mão. Era terrível. Mas eu olhava para o futuro, quando as pessoas poderiam ter um bom SO em casa ou no escritório sem gastar muito e sem ficar na pirataria. Pô! Legal! Era uma alternativa! O meu caso de amor com o Linux, passa não só pelo satisfação com o sistema, mas pela ideologia também. Afinal, um SO de domínio público?´Parece até sonho. Mas vc, colega, é do tipo da pessoa que vem aqui pro br-linux, um lugar onde as pessoas se ajudam, se estimulam e se encorajam para lutar contra um monopólio desleal para ficar falando merda como se fosse o dono da razão, se achando o dono da cocada preta: "Só eu sei a verdade! Eu sou o bão! Cês tem que me escutar! Windows é melhor que Linux." Só não enxerga, que em apenas 5 anos, o Linux se pôs em pé de igualdade com um SO que está há quase duas décadas tentando convencer que é bom e seguro, mesmo em meio a tantos patches, correções, vírus...

Sacanagem! Depois eu é que sou o radical. Você tá longe de ser um sujeito ponderado, amiguinho. Como todo critico.


» #startx# () em 03/06 13:47

Aliás, vc poderia se despedir daqui do site, parar de encher o saco e procurar a sua turma, ajudando aquele pessoal que deve ficar perguntando nos seus fóruns: "como se remove o vírus W32/não_sei_o_que_lá?"


» critico[Comunidade Critica Linux] () em 03/06 18:13

Sem comentarios.

Que louco. Dorme com aquela garota todas os dias e depois diz que ela nao presta.
Perder tempo falar com pessoas assim. Que usuario 'serio' de software livre ia apoiar o que ele disse? Ele reprovou totalmente a usabilidade do Linux


» #startx# () em 04/06 08:39

Como todo bom crítico, vc adora colocar palavras na boca dos outros. É vc quem está deturpando meus argumentos para defender sua tese mal elaborada. Uso Linux para o meu administrativo, comercial e para lazer (internet, vídeos, música). Na hora da produção, se eu tivesse recursos, eu usaria Mac, mas quem não tem rifle caça com estilingue. O Windows é igual a uma prostituta que vc paga enquanto não consegue uma mulher decente. Que perda de tempo falar com vc. Que usuário sério de Linux ficaria aqui perdendo tempo com um sujeitinho tão arrogante e prepotente?
Quer saber? Fui!


» Rowilson Moareira Fonseca () em 20/06 12:15

Estou iniciando na cibercultura a pouco tempo
seu site e 10 sobre Linux.Coloquei um link na pagina acima,para que meus alunos possa visitar
o teu site.Tenho 1200 alunos.Gostaria se possivel
vocë por o link acima na tua pagina.
obrigado um grande sucesso.


» ILO () em 15/10 17:45

Sou webdesigner, e programador, e sou OBRIGADO a usar windows.
Como o #startx# disse, ADOBE, MACROMEDIA, etc, ainda NÃO portaram seus softwares para linux, o que força muitas pessoas a usarem o dualboot - win-\-linux.
Não adoro windows, ao contrário, é muito caro, com uma estabilidade péssima, e mesmo assim, sou OBRIGADO a usar... se alguem puder me apresentar um dreamweaver, um photoshop, ou um Delphi.net pra linux (não estou querendo ferramentas "alternativas" e sim os softwares REAIS), eu uso, com TODO O PRAZER do mundo, mas enquanto ainda não funcionam no linux, não dá pra fazer nada, pois a qualidade requerida e a urgencia do meu trabalho, ainda não me dão oportunidade de ficar "experimentando" coisas e fazendo um serviço ruim para meus clientes.
Gastei muito dinheiro pra fazer cursos e aprender a usar estes softwares, e a qualidade deles é reconhecida internacionalmente como os melhores, então vou continuar usando eles, pois estimo, e muito, a qualidade do que faço.
Quano a wine, croosover, etc, não os uso, pois não me proporcionam uma velocidade e qualidade que preciso (nem todo mundo pode ter um computador de ponta pra usar toda a potência dele pra fazer rodar o wine ou outro).

:)

By ILO


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.