Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Symantec considerando o uso do Linux

Notícia publicada por brain em maio 27, 2004 11:13 AM | TrackBack


Pode até parecer ironia, mas esta notícia é a sério: a Symantec, apresentada como a maior produtora de software antivírus para Windows, anunciou ontem que está considerando a possibilidade de adotar o Linux nas suas estações de trabalho internas, substituindo o próprio Windows para seu uso. O próprio executivo chefe da empresa declarou que consegue ver a si próprio usando Linux em seu desktop, mas determinou um estudo para ver se é possível levar esta decisão a toda a empresa, ou apenas a partes dela.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rodrigo Pinheiro Matias () em 27/05 13:09

Não ficaria supreso se o estudo de caso der que o GNU/Linux é inviavel para a empresa, ela é a mais interessada em ter maquinas com windows rodando.
Ou então eles já estão dispostos a tentar investir na produção de virus para o nosso OS.


» Augusto Campos () em 27/05 13:18

A alternativa b é a correta, Rodrigo. E sugiro a leitura do artigo ;-)


» /home/josceley () em 27/05 14:48

"Ou então eles já estão dispostos a tentar investir na produção de virus para o nosso OS."

Vírus ou anti-vírus??

Ou vocês acreditam que a Symantec seja difusora de vírus pro rwindows???


» Augusto Campos () em 27/05 14:51

Acho que ele quis dizer anti-vírus, josceley. Caso contrário, retiro meu comentário anterior ;-)


» Joerlei P. Lima () em 27/05 15:10

Vejo isso como um passo natural (anti-vírus para linux). Tenho visto inúmeros clientes da Symantec migrando pra outros anti-vírus porque não há um norton (ou eu desconheço) anti-vírus para linux.


» Fabio Portes () em 27/05 15:26

Suponho que ele tenha dito "Virus" mesmo.
Existe uma "crença" que diz queos fabricantes de anti-vírus são os maiores criadores de vírus, para manter seu mercado bastante requisitado ...
Não duvido nada disso. ;]
Se eles começarem a portar o anti-vírus, se preparem, porque o que vai chover de vírus para unix, não vai ser brincadeira não ...

Beijos achocolatados,

-fpm.


» RedCzar777 () em 27/05 15:53

Que o número de vírus para Linux vai crescer não há dúvida, mas isso se deve ao aumento da base instalada. Diversas empresas de anti-virús já têm versões para Linux e nem por isso se viu um aumento nos últimos meses, pelo contrário, só se tem notícia de alguns worms que tiveram pouca difusão, e isso já faz alguns meses.


» Arkhanjo () em 27/05 16:00

Pessoal,

Achar que nunca haverá vírus para Linux é demais não?! Eu tenho certeza que o Linux irá(já está começando) dominar o mercado de SO e, neste dia, haverá muita gente contrariada que passará a fazer vírus para a plataforma. Claro, o estrago(se houver) será sempre muito pequeno, considerando a política de segurança do Linux(que é muito robusta e superior a do Windows(se é que o Win tem alguma)). Somente em caso de alguma vulnerabilidade poderá ocorrer algo sério. Mas mesmo assim, a respostas da comunidade para este tipo de caso tem sido milhões de anos-luz mais rápidas do que as da Microsoft.

Finalizando, o que precisamos, conforme mensagem que acabei de sugerir ao Augusto, é que tenhamos softwares que garantam a privacidade de nossas informações/dados... pois está havendo uma verdadeira inundação de SPAM com e-mails de pessoas ligadas ao software livre, conforme reportagem do TERRA: http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI314708-EI559,00.html , e para isso, qualquer iniciativa é bem vinda... mesmo as não gratuitas.

Arkhanjo,
São Paulo-SP


» critico[Comunidade Critica Linux] () em 27/05 16:50

Pelo menos já conseguem reconhecer que existe virus para Linux, se bem que uma 'super' estudante de computação disse que nao tem.


» Rafael-Santos () em 27/05 18:59

iiiiiii. Olha o Critico ai denovo!!!!

Eu não duvido nada que em algum tempo possa surgir varios virus para Linux. A base instalada está crescendo e muita gente não vai ficar contente com isso. (Como disse o amigo mais a cima).
Mas, senhor Crítico, isso jamas nos atingirá como atinge os usuário do Windows. Isso vc tem que reconhecer. Mesmo que haja bugs, estes serão resolvidos rápidamente pela nossa querida comunidade e a atualização é muito mais simples que a do concorrente.

Quero deixar registrado os meus agradecimentos a toda a comunidade livre pelo trabalho maravilhoso que vem fazendo!!!

Abraços,
Rafael-Santos


» Manoel Pinho () em 27/05 20:43

Mesmo que aumente o número de vírus para linux, eles NUNCA terão o mesmo nível de infecção dos vírus atuais para Windows porque:

1- As distribuições linux não são tão parecidas entre si quanto as várias versões de Windows. Diversidade de DNA é algo que até a natureza sabe ser a melhor forma de resistência contra infecções.

2- Os programas não são projetados para idiotas (que adoram clicar em tudo e ir abrindo as coisas sem pensar e com as opções default setadas para a mínima segurança) nem costumam ter recursos de scripting desnecessários. Exemplos disso são o Outlook e MS Office, que possuem uma enorme classe de vírus que exploram exclusivamente esses programas.

3- Não há uma unanimidade tão burra nos aplicativos de linux quanto os de Windows. No Windows, mais de 90% das pessoas usam o mesmo browser (IE) e mesmo cliente de email (Outlook Expresso) por já virem no Windows. No linux os usuários não há essa unanimidade: uns usam evolution, outros Mozilla, outros pine/mutt, etc.

4- Embora os Windows da linha NT possuam ACL para controle de permissões de arquivos e diretórios, a maioria dos usuários domésticos ainda usa FAT32 (que não permite o armazenamento dessas informações) e se loga como um usuário com poderes de administrador, simplesmente porque assim fica mais fácil e parecido com os win9x.


» Marco Carvalho () em 27/05 21:13

Existir ou não vírus para Linux não é o ponto, eles existem, e existirão muito mais, porém o fato é que sempre terão alcance muito limitado, pegando apenas um punhado de incautos de calças curtas, e isso se deve á característica "babel" do Linux, onde cada instalação é praticamente única, com a "cara" e "manias" do usuário.
Hehe, no Linux até o "caos" conta á favor :)


» Henrique Vicente () em 27/05 22:35

Bem, uma coisa é, eu acho que para Symantec realmente seria uma boa mudar os pcs dela para linux porém não é uma boa para ela se as outras empressas mudem de windows para linux ou o que seja hahahaha se não de que eles viveriam? Sei que ela fabrica muitas coisas mas o que (ao menos ao meu ver) é o mais comprado é o anti-virus..


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.