Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre a disputa da autoria do Linux

Notícia publicada por brain em maio 20, 2004 11:26 AM | TrackBack


No rastro das recentes notícias (1, 2) sobre o "estudo" do Instituto Alexis de Tocqueville visando questionar a real autoria do Linux, o news.com publicou uma interessante análise sobre a questão. Tendo em vista a afirmação de que o Linux seria um trabalho derivado do Minix, é interessante consultar a opinião de Andrew Tanenbaum, afinal ele é o autor do Minix. E se você quiser poupar tempo, leia direto este resumo: Tanenbaum afirma claramente e de forma textual que o autor do Linux é mesmo Linus Torvalds, e que o autor do estudo dizendo o contrário não sabe do que está falando.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Jair () em 20/05 12:32

A opinião do Tanenbaum é muito interessante, vale gastar uns minutinhos lendo.

Apesar de diversos ataques ao Linux vindo de instituições financiadas pela Microsoft, eu ainda não tinha parado para pensar como isso pode ser uma boa tática de guerra: Espalhar FUD utilizando laranjas para desacreditar o inimigo.

PD


» Pierre () em 20/05 13:08

Quem puder leia o livro "Linux só por prazer", ele fala dos bastidores da criação do Linux e tem fatos bem interessantes como uma briga via e-mail entre o Linus Torvalds e o Professor Tanenbaum sobre o Minix e o Linux, cada um falando da qualidade dos seus "filhos".
Acho que não resta dúvidas sobre a autoria do Linux.
O Linus foi o criador, o que vejo ultimamente é muitos boatos sobre os créditos do Linux, acho que é uma jogada para desastabilizar o Linux.
Um abraço a todos

Pierre


» Mandark () em 20/05 14:19

Augusto, link quebrado para a opinião do Tanembaum.


» Fallacy Killer () em 20/05 14:33

Num certo trecho o artigo do News.com afirma

"The Linux issue fuels Brown's concern that open-source software makes it easier for other countries to benefit from U.S. technological prowess, he said: "How are you going to have an intellectual-property economy if you can just rip off stuff?""

Traduzindo:

A questão do Linux alimenta as preocupações de Brown de que o software livre facilite outros países se beneficiar das proezas tecnológicas dos EUA, ele diz: "Como sustentar uma economia a base de propriedade intelectual se você pode simplesmente plagiar?"

Espere aí. E as contribuições dos outros países para o Linux que os EUA também usam? O que dizer das contribuições dos programadores brasileiros para diversos projetos que depois são vendidos com suporte e tudo pela SuSE e Red Hat?

Esse estudo não só é tosco como imbecilizante.


» Wconserta (washington) () em 20/05 15:01

Pra mim isso é só ladainha dos grigos , e bancado pela M$ pra variar, mais isso tem uma lado bom pois quem não conhece o linux pode ficar curioso e querer testar e nessa ele ve que o S.O é melhor, é claro tem muito cio desinformado que acaba tendo medo de usar linux, mais isso é questão de tempo


» Vinicius () em 20/05 15:32

Achei ridicula a "matéria/estudo".

Fiquei com raiva do modo de como a noticia se desenvolveu. Mediocre o nivel de informatividade. Percebe-se que além da SCO e desse "estudo" a microsoft comprou, também, os caras dos site que deram indevida importância ao assunto.

Vejamos onde vamos parar. Até lá: "viva la revolucion" - Ernesto Guevara


» Marco André () em 20/05 16:27

Ótimo texto.

Para quem lembra da discussão ocorrida há algum tempo atrás aqui no br-linux.org, em que um falso doutor tentou enrolar a comunidade, é assim que um doutor de verdade escreve. Texto claro, citando as fontes, argumentando cada opinião e desenvolvendo a idéia até chegar na conclusão da mesma.

Sou agora mais admirador do Tanenbaum do que antes. E dos outros caras citados também.

Fica a dica dos dois livros citados: "Só por prazer" do Linus Torvalds e "A quarter century of Unix" do Sallus. Ambos valem a leitura.



» EdCrypt () em 20/05 17:53

O professor Andrew Tanenbaum é uma grande figura! Eu tenho estudo com um livro dele, realmente muito bom.


» Válter Júnior () em 21/05 07:59

Se você usa o linux, é pq algo de positivo existe, a ponto de mudar seu ponto de vista.
Eu particularmente, não perco meu tempo lendo informações plantadas pela M$, isso por quê, estas notícias não irão mudar em nada, os motivos pelas quais, eu uso o linux.
E para aqueles que ainda usam o Windows, boa sorte, cada um tem o direito de escolher aquilo que vai usar, independente de ser, uma porcaria ou não. Continuo afirmando que, nosso crescimento tecnológico irá com certeza, trazer muitos benefícios para o linux, a ponto de conseguir convecer os indecisos.


» Daniel Semblano () em 21/05 17:54

Passei a respeitar ainda mais o Tanembaum pelo seu texto explicativo e bastante sincero! Grande guru esse cara!


» Builder () em 21/05 20:16

Baita perda de tempo. É como discutir sexo dos anjos. O que isso irá contribuir ou mudar em termos de Linux e software livre?
Porque este pessoal não escreve logo detonando o Linux? Pelo menos a gente se diverte um pouco na réplica...


» Cleimar () em 31/05 18:38

Gente uso Linux a pouco tempo e ja sou super fã do Tolvads, agora to usando Debian. E como vai ficar nossa vida daqui pra frente, com essa briga idiota,, se o kra pegou o codigo e modificou pra melhor ele deve ter direito sobre sua criação, agora M$ so ta querendo é o dinheiro perdido por perder seus usuarios ou melhor seus parasitas..
Obrigado!! e Deixem o mundo Livre.. de pragas como M$.
Ass: D3F3ND3R
irc.debian.org /join livres


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.