Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

HyperSCSI, dispositivo SCSI acessado em rede linux

Notícia publicada por brain em maio 18, 2004 10:34 AM | TrackBack


Deivid Bitti (deivid@autovidros.com.br) enviou este link e acrescentou: "Quem sonhava com uma alternativa barata e poderosa para armazenamento de dados já pode abrir os olhos. O DSI (Data Storage Institute com sede em Singapura) criou o HyperSCSI que é uma tecnologia que permite que um dispositivo qualquer seja acessado via rede através de comandos SCSI de baixo nível, com ele você pode, por exemplo, instalar um gravador de CD em uma máquina e mapear o dispositivo em outra máquina cliente, essa máquina irá acessá-lo como se fosse um gravador SCSI instalado localmente, o mesmo pode ser feito para HD IDE, USB Key Chain, Zip drive e quaisquer outros dispositivos de bloco tangíveis pela sua imaginação e pelo seu bolso, e o mais legal....é GPL."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcus Grando () em 18/05 11:36

Opa,

Na mesma linha tem outros projetos na SF.net:

http://unh-iscsi.sourceforge.net/
http://linux-iscsi.sourceforge.net/
http://sourceforge.net/projects/intel-iscsi/

Quem já testou algum deles pode dar o seu depoimento?

Abraços


» Silvio Fonseca () em 18/05 16:32

Pelo que eu pude ver dos projetos que Marcos mandou, eles implementam um padrão da IEFT chamado iSCSI, que necessita suporte no storage... O HyperSCSI parece ser diferente, ele permite "exportar" um dispositivo SCSI-like (IDE,USB,etc) para outras máquinas e usa-los como se fosse físico na máquina... bem interessante, qualquer dia eu testo isso.. :-)


» Silvio Fonseca () em 18/05 17:49

Opa, lendo melhor, a única diferença aparente entre os dois é que o iSCSI é implementado sobre IP e o HyperSCSI é implementado de maneira mais genérica, usando Ethernet Frame (??) e não suporta IP...


» Bogdano () em 19/05 08:44

Qual é a vantagem de usar Ehternet Frame? Desempenho?


» Silvio Fonseca () em 19/05 17:15

Exatamente, voce não precisa nem de rede lógica, basta um Switch/Hub e pronto... Como não tem pilha TCP/IP pra passar, isso é bem rápido... A proposta deles é ser uma solução genérica para usar storage sem usar FC (Fiber Channel), Ethernet é a mais barata, mas pode sem implementado para qualquer tecnologia...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.