Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux em notebooks: relatos de quem já instalou

Notícia publicada por brain em maio 17, 2004 10:28 AM | TrackBack


O NewsForge publicou este anúncio do TuxMobil, um site que contém mais de 2000 relatos sobre instalação do Linux nos mais variados notebooks, além de centenas de outros relatos sobre o sistema em PDAs, telefones celulares e outros dispositivos associados. Imperdível para quem quer se informar antes de escolher a marca e modelo destes equipamentos dispendiosos correndo menos risco cde ficar preso a um sistema operacional proprietário.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EAC () em 17/05 12:13

Tive alguns problemas com algumas distros linux para instalar em meu HP 5740us. Eles travavam quando faziam o reconhecimento da firewire.
Tentei o Slackware e tudo foi dez. Hoje tenho praticamente tudo reconhecido. Algumas coisas não dá para saber se esta funcionando pois não tenho como testa-la, como a rede wireless e a firewire.
Até o modem que é um winmodem funciona 10.


» hamacker () em 17/05 12:16

A unica distro que funcionou no meu notebook satellite foi o Suse LiveCD. Agora tento encontrar ela para comprar e nao acho, que droga. O suse-brasil nem funciona direito, nem presta informacoes sobre compra,... que triste
Acho que vou esperar pelo CL 10 e ve se com ele haverá a possibilidade de reconhecer meu note, alias alguem ai vende o novo preview do CL10 somente para eu fazer este teste ?


» andrei () em 17/05 12:49

Tenho o ArchLinux 0.6 rodando perfeitamente em um notebook toshiba satellite. Tentei instalar o freebsd 5.2.1 nele mas o chipset da ali utilizado nao é bem suportado.


» Artur Alvim () em 17/05 13:26

Instalamos CL 9 em um notebook que tinha uma partição vazia para uso futuro. Quando apareceu CL10, resolvemos testá-lo nessa partição. De modo que temos CL9/CL10 em dual boot.

Tudo funciona: modem Conexant onboard, rede onboard, som ALI, modem e rede PCMCIA, touchpad com driver Synaptic, USB.

Linux e dispositivos móveis nasceram um para o outro.


» Malakh () em 17/05 13:53

Tenho o Conectiva 10 beta 2 instalado no meu toshiba satellite . Uso dual boot ( win 98 e linux ) mas, 70% do tempo uso linux com velox .
Tá tudo rodando redondo !


» hamacker () em 17/05 14:27

CL9 no Toshiba ?
Eu tenho o satellite 2435-S255 e definitivamente ele nao funciona lá. Ao descomprimir o kernel ele simplesmente paralisa, nao importa qual o modo de selecao de instalacao voce use. E olhe que o que tenho aqui é o cl9-update1. Mas tudo bem, a paciencia é um dom...


» Fabiano Carvalho () em 17/05 15:26

Tenho um HP nx9010 com Slackware 9.1 instalado. Só maravilha! Tem suporte para todo hardware dele: Placa de vídeo 3D 64M da ati, wireless 802.11g, firewire, modem, touchpad, infra-vermelho, botões de atalho, saída para tv,...,tudo....
Isso que é uma distro boa!


» Flynn () em 17/05 16:49

Instalei o Slackware 9.1 no meu Sony Vaio (que foi adquirido justamente pra isso. Um notebook é um investimento muito caro para ser utilizado com Windows) e a instalação foi uma maravilha...rede, som, vídeo (com aceleração 3D), memory stick, ACPI, controle de brilho no monitor, teclas Fn, etc. O FreeBSD e o NetBSD também instalaram perfeitos (menos aceleração 3D no NetBSD). Bom, na verdade só não configurei o modem, que (novidade : ) é um winmodem e tem drivers comerciais...Eu tinha até até ha um tempo atrás sugerido coletar informações de usuários Linux para notebooks aqui no Brasil...se alguém tiver interesse : ).


» CyberCop () em 17/05 18:21

Bom, instalei o slackware 9.1, no meu desknote (ecs A900 1giga pro, 256 mb, hd 10 gb e DVD), reconheceu tudo perfeitamente bem inclusive o zipdrive 100, porem soh uma coisa q naum consegui instalar, mas nao é mto importante, que é meu mouse optico, qdo eu instalo o danado, o mesmo vai indo para o lado sozinho, mas do resto ta mto bom e mto rapido por sinal


» Elton Minetto () em 17/05 18:35

Eu acabo de instalar o SuSE 9.1 no meu Asus a2500 e ficou muito bom. Tinha instalado o Conectiva 9 antes e a diferença de performance foi visível. Provavelmente a diferença de kernel ajudou bastante, mas achei uma distribuição muito bem acabada e completa.


» Fabio Dondalski () em 17/05 19:04

estou com o mdk 10.0 rodando em um toshiba a20-s207, tudo funcionando, menos é claro, o modem !


» Bogdano () em 18/05 08:38

Alguém sabe como anda aquele projeto de criar drivers portáveis entre SOs? No 2.4.20 ele vinha como experimental.


» Alexandre Figueiredo () em 18/05 09:23

Olá Pessoal,

Estou com o Gentoo rodando no meu Notebook Toshiba 1675CDS. Não consegui colocar o ACPI nem o modem Conexant HSF para funcionar.

Quem tem o modem Conexant HSF está usando em 56Kbps?

[ ]s


» Sandro Vidal () em 18/05 12:32

Estou com o Kurumin em um Toshiba Satellite - creio que o mesmo modelo do hamacker - e o que não funcionou ainda é o som. Não testei o modem ainda. Fiquei impressionado com o relato do Flynn da dupla Sony/Slackware :
* quando você diz "controle de brilho no monitor", é via software ?
* as teclas Fn são as chamadas à funções especiais de hardware, como é no Toshiba (controle de brilho, contraste, nível de bateria, etc) ?
pelo que li nos relatos, esta parece ser uma boa distribuição para notebooks, vou testar.


» Indiox, Claudio Pereira () em 18/05 18:39

Tenho um HP5470US (Pavilion) funcionando perfeitamente com Gentoo e Debian.
Roda tudo perfeito, som (ali5451), acpi, ethernet, wireless, usb, firewire e etc...

[]s IndioX


» leandro () em 18/05 21:35

Ja instalei em alguns modelos IBM e nao tive problemas. Sem usei versoes da Red Hat e Mandrake e rodaram perfeitas.
Ja vi amigos utilizando o Kurumin tambem


» ricardo () em 23/05 14:23

tenho um notebook compak armada, só que nao tem driver de cd rom,como eu farei para intalar o sistema operacional win 98.se alguem puder me dizer eu agradeço.

me escreva:ricardorib1@bol.com.br


» Rogério () em 21/06 13:11

Instalei o Mandrake 9.1 no meu A928 (ECS) e funcionou bem (tirando o modem).... instalei o Mandrake 10 na mesma máquina e meu TouchPad parou de funcionar (não clica).... Alguém saberia me dizer porque ???


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.