Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Troféu girocóptero: Software livre nas escolas é manobra do governo para favorecer empresas internacionais

Notícia publicada por brain em maio 16, 2004 06:31 PM | TrackBack


Elvis Presley (nao@email.com) enviou este link de um artigo memorável, de autoria de Alice Ramos, e selecionou um trecho: "Diria que a iniciativa é interessante, politicamente correta e logicamente não deixa de ser simpática, uma vez que é mais um item a ser transformado em prática no que tange a inclusão digital. A idéia parece ser boa, porém resta saber o mais importante: é producente e trará benefícios reais à população?"

A autora do texto apontado pelo rei do rock vai bem mais longe, tornando sua obra uma verdadeira pérola. Ela acredita que a inclusão do software livre nas nossas escolas pode ser... uma manobra para reduzir as perdas das empresas de software internacionais com a pirataria! Veja o trecho: ""Quem pode garantir que a ação de se distribuir software livre nas escolas públicas, ou em qualquer outra atividade não é um somente um acordo para livrar a cara das grandes empresas estrangeiras de software, da pirataria, já que os seus programas são os mais visados?"

Nota: tente manter este debate de forma positiva, criticando as idéias e não a autora.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Cadu () em 16/05 18:51

Cara...

Essa mulher ganhou o o troféu girocóptero de todos os tempos! Olhem só:

"Não estou dizendo, que fique bem claro, que os órgãos públicos estejam fazendo pirataria, mas colocar a gigantesca máquina estatal para fomentar o uso de software livre talvez seja tudo que as multinacionais do software proprietários pediram a deus (ao mitológico deus Mamon, o do dinheiro, das riquezas e do mercado, é claro)."

Claro! A Microsoft e outras empresas de software estão patrocinando o Governo brasileiro para que apóie e fomente o Software Livre. É tudo o que eles querem!

Sinceramente, ninguém em sã consciência escreveria algo parecido...

PS.: Será que a Microsoft não teria um dinheirinho para patrocinar o projeto Mozilla, OpenOffice e outros? Iria acabar realmente com toda a pirataria!


» jduarte () em 16/05 19:22

Este tipo de matéria me faz refletir sobre o cuidado que devemos ter ao ler sobre assuntos que não conhecemos.

Quem tem um pouco de afinidade com Soft.Livre&Cia sabe o quão absurda e fora da realidade as afirmações da autora são.

Imagine o mal que a matéria irá causar aos leitores desinformados e crédulos, vão ter uma idéia totalmente errada do S.L.


Dizer que as empresas internacionais estão incentivando o uso de S.L. para diminuir a pirataria é dizer o mesmo que vc vai forçar o seu cliente à usar o produto concorrente antes que o concorrente ganhe o mesmo cliente de vc.


» Gafanhootoo () em 16/05 19:40

Sei lá, não pode ser só burrice deve ser má fé mesmo.
--------------

http://www.aliceramos.com/quemsomos.asp

"O AliceRamos.com foi criado pela jornalista Alice Ramos, que esteve por 17 anos à frente das Diretorias de Marketing e Comercial da IDG Computerworld do Brasil - editora líder mundial em publicações de TI, além de ter participado de publicações pioneiras na área de informática, como a Revista Dados e Idéias - primeira revista do setor criada pelo Serpro -, na Gazeta Mercantil, e a Revista Info - atual Info Exame -, no Jornal do Brasil. Atualmente, é a publisher do portal."


» Daniel Dantas () em 16/05 19:51

Essa mulher não sabe o que fala mesmo. E aquela parte do hardware livre. Olha o comentário: "as escolas públicas serão abastecidas de software livre, mas também terão hardware livre?" (????). De onde ela tirou essa idéia?? Não deve saber o que é software livre, porque comparar software com hardware dessa forma é meio estranho.
E mais: "Além dos mais, desconheço qualquer software (livre ou proprietário) que não precise do hardware para rodar (no caso leia-se computador)." Alguém falou de rodar o software livre sem hardware?? No projeto de lei tem algo desse tipo?? Bem, eu acho que os nossos legisladores não são tão inocentes assim.
Elvis, de onde você desenterrou esse link??


» Daniel Dantas () em 16/05 19:53

Agora que vi. "Além dos mais" ??? Deve ser erro de impressão. Não é possível.


» Douglas () em 16/05 20:03

Calma galera, sigam o link e verão o porquê: ela é loira. :)


» jcassale () em 16/05 20:13

Eu ia perguntar quem é essa senhora, mas Gafanhootoo matou a charada. Sem comentários.


» Henrique Vicente () em 16/05 20:24

Eu dúvido que ela tenha conhecimento em informática e também duvido que tenha sido por má fé, basta você ler um pouco dessas publicações nas quais ela já participou que entenderão porque... a maioria desses jornalistas são REALMENTE jornalistas, sendo que não tem conhecimento de informática e boa parte de lógica e bom senso(não tou falando de lógica de programação não, mas lógica de parar um pouco pensar antes de escrever).

Bem, se ela tiver falando hardware livre com a tecnologia empregada ser livre seria até possível mas ela tá confundindo livre com gratis, pelo amor de Deus.. cada macaco no seu galho, jornalistas sem especialização escrevendo sobre coisas como assaltos, roubos, ou seja no jornal local.. jornalistas com especialização em artes escrevendo no caderno de cultura... JORNALISTAS COM ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA escrevendo na área de INFORMÁTICA.

Ps: Espero que eles não entendam especialização como MSCE hahahaha. Será que ela é?

E por favor, para escrever tanta besteira... sem comentários.


» Pac-Man () em 16/05 21:24

Não sei se vou rir por conta do mote do site ou se pelo anunciante dela que muito propiciamente apareceu logo nisso que ela chama de artigo.

http://img16.imageshack.us/my.php?loc=img16&image=alice_loira_ramos.jpg

Ha uma dica pro pessoal, quem quiser hospedar imagens gratuitas tá ai um bom site pra postar fotos até 600kb sem cadastro nem nada. =P
Pelo menos algo de útil esse topico merece...


» programador () em 16/05 21:26

Ta parecendo os gerentes de TI que tem em muitas empresas: Dizem que eles são os sabe-tudo da informática (sempre dizem coisas do tipo "ele trabalha a mais de 30 anos com computador", "ele programa em todas as linguagens" e "ele conhece todas as plataformas : ). Mas aí, quando falamos algo do tipo: "Meu programa usa esse tipo de variável" ou "o kernel faz isso e aquilo", aí eles acham que estamos falando grego ! Vai entender esses especialistas de hoje !


» Pac-Man () em 16/05 21:37

Ha, antes que falem, não, eu não acredito em teorias conspiratórias a respeito dessa transloucada, mas que é muita coincidência há nisso pro meu gosto isso lá tem. Pode não ser paga, mas é altamente tendenciosa.


» Manoel Pinho () em 16/05 22:02

Só rindo mesmo... Pirataria (pelo menos a doméstica) é tudo o que as grandes empresas de software comercial querem, pois isso só ajuda a divulgar o produto e, muitas vezes, criar a falsa necessidade de aquisição.

Hadware livre ??!! Os únicos projetos de hardware livre que conheço disponibilizam modelos VHDL para serem usados em FPGAs, mas nem se comparam com os microprocessadores de PC atuais, além de ser inviável para produtos em alta escala, que requerem fábricas de semicondutores...


» Luiz () em 16/05 22:08

Talvez ela queira apenas fazer uma critica que não adianta apenas usar software livre, mas tambem comprar hardware bom...

Pena que o site em .asp, o patrocinio da microsoft, me fazem pensar o contrario ;P


» PauloRznd () em 16/05 22:12

"Precisamos pensar friamente na questão, principalmente pelo fato de existir um gigantesco fluxo de desinformação com relação ao software livre."

Alguem aqui pode me explicar o que é "fluxo de desinformação"?


» rafa () em 16/05 22:28

sem comentários.
essa dona alice poderia mudar o site para culinária.
combina mais com ela.


» Pac-Man () em 16/05 22:59

Fluxo de desinformação é exatamento onde o barquinho da tia tá afundando. Quer falar mal dos outros sem saber que bife ali na mesa não é a mesma coisa que bife a milanesa.


» FatTux () em 16/05 23:03

Girocóptero?

Eu me lembro de criança que existia algo mais adequado:

PIROCÓPTERO!!!

É isso aí...

[]s a todos.


» Gustavo Ramalho () em 16/05 23:28

É muita irresponsabilidade ou ma fé avacalhar assuntos dessa importância em um site como o dela que se auto qualifica de ter GRANDE VISIBILIDADE e etc...
A questão do software livre é muito mais abrangente e importante para ser liquidificada com outros assuntos como o que foi exposto no referido artigo.


» Henrique Vicente () em 16/05 23:29

Outra crítica a coitada que não sabe o que tá falando, depois dessa notícia ela deveria mudar o slogan: "A inteligência acima da notícia.", a não ser se a inteligência for a do leitor e não a dela, hahaha. (piada), ela também tem outros artigos capitalistas sem nó nem cabeça.

------------------------------------
Caso:
Será que ela pensa que programa é ware, e então software são programas leves, como o Notepad(se eu falar em editor de texto talvez ela pense que eu tou falando em M$Office e diga que...) por exemplo, então a M$ não se importa de dar ele livremente, já hardware são programas grandes, portanto, pesados, exemplo: M$ Office, window$(oops, m$-DO$...) então ela acha que deveria ser tanto software e hardware livres.
Se ela pensar desse jeito fantástico, ela quer a liberdade como todos nós, porém, coitada...


» Henrique Vicente () em 16/05 23:42

A não, ela sabe o que é hardware...
mas em compensação, achei mais dois artigos horrorosos dela(não tive coragem de ler NENHUM artigo dela por inteiro de tanta besteira que tem).
Uma outra besteira é ela dizer que a vantagem do linux é ser gratis e futuramente encontraremos todas as versões sendo vendidas em camêlores a meros 10 reais(palavras dela).
Agora, veja o meio que contraste nas palavras dela.

http://www.aliceramos.com/pingos/0016.asp
http://www.aliceramos.com/pingos/0047.asp

Obs, a minha experiência é aqui em casa, no pc... nunca fiz um curso, tenho 15 anos, e ela... passou 17 anos na IDG, ou seja, mais que minha idade e não sabe de nada de software livre, piada né...

Sorry Alice Ramos but think and write articles
about technology is not for you.


» Luiz Ricardo () em 17/05 00:01

rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá !!!!!
Foi a melhor piada do dia...Brigado tava precisando rir...


» Silvio Santos () em 17/05 00:15

Ela parece a Hebe Camargo...
Vou contratá-la como assistente do Ratinho !
Não!
Vou recriar o programa do Bozo e ela vai ser a nova Vovó Mafalda !!!!!
Software Livre ?
Que GRACIIIIIIIIINHA !


» bebeto_maya () em 17/05 00:28

__Essa Sra.Alice Ramos tomou uma bela sopa no mar da ignorância,``hardware livre`` será que ela leu a GPL?Pelo amor de Deus.É verdade que a lei ``anti-truste`` nos USA, foi uma farsa arquitetada pela M$, mas daí a dizer que o O Software Livre é prestigiado pelo governo, pois ajuda as empresas de programas privados a acabar com a pirataria é alucinar muito, qual a erva que ela põe no chá??
__No mais a MS tem uma política frouxa contra a pirataria, pois é do interesse dela criar a consciência ´´Windows`` na mentalidade humana, mesmo que seja as custas da ilegalidade alheia, para a qual ela fecha os olhos.
__O que eu estou notando é que a maioria dos jornalistas nunca usou Linux, edita seus texto em Word.Nunca leu a GPL, não participa de fóruns, e tudo que sabem, tem bases em matérias superficiais de interesse público.
__O jornalista, tem que estudar, sentir na pele determinadas situações, conviver na mesma por um período, só assim ele terá condições de avaliar algo de maneira imparcial.


» Job () em 17/05 00:44

Enviei o email abaixo para o site.

Subject: A Inteligência em cima da noticia. ???

Segundo o dicionário :

Inteligência:
[Do lat. intelligentia.]
S. f.
1. Faculdade de aprender, apreender ou compreender; percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade.
2. Qualidade ou capacidade de compreender e adaptar-se facilmente; capacidade, penetração, agudeza, perspicácia.
3. Maneira de entender ou interpretar; interpretação: 2 &
4. Acordo, harmonia, entendimento recíproco: 2
5. Relações ou entendimentos secretos; conluio, maquinação, trama.
6. Destreza mental; habilidade: 2
7. Psicol. Capacidade de resolver situações problemáticas novas mediante reestruturação dos dados perceptivos.
8. Pessoa inteligente: 2

Notícia
[Do lat. notitia.]
S. f.
1. Informação, notificação, conhecimento: 2
2. Observação, apontamento, nota.
3. Resumo de um acontecimento.
4. Escrito ou exposição sucinta de um assunto qualquer.
5. Novidade, nova: 2
6. Lembrança, memória.
7. Nota histórica.
8. Jorn. Relato de acontecimento atual, de interesse público geral, ou de determinado segmento da sociedade, veiculado em jornal, rádio, televisão, etc.

Informação
[Do lat. informatione.]
S. f.
1. Ato ou efeito de informar(-se); informe.
2. Dados [ v. dado2 (8) ] acerca de alguém ou de algo: 2 2
3. Conhecimento, participação: 2
4. Comunicação ou notícia trazida ao conhecimento de uma pessoa ou do público: 2
5. Instrução, direção: 2
6. Adm. Parecer dado em processo, nas repartições públicas.
7. Jur. Fase inicial do processo de falência, na qual se apuram o ativo e o passivo. [Cf. liquidação (5).]
8. Bras. Mil. Conhecimento amplo e bem fundamentado, resultante da análise e combinação de vários informes [ v. informe1 (2) ] ; informações.
9. Inform. Coleção de fatos ou de outros dados fornecidos à máquina, a fim de se objetivar um processamento.
10. Segundo a teoria da informação (q. v.), medida da redução da incerteza, sobre um determinado estado de coisas, por intermédio de uma mensagem.


Lendo o artigo: "Escolas receberão software livre, mas e o hardware?"

Fiquei intrigado com o objetivo da autora, afinal com um título chamando sobre Software Livre, a autora desanda a falar assuntos desconexos, e quando fala sobre Software Livre a mesma apresenta opniões desconexas com a realidade com uma completa falta de informação(2) sobre o que é Software Livre, o que é Software, o que é pirataria e como funciona os processos econômicos na área de Tecnologia de Informação, sem mencionar ainda o que são licenças de software.

Mas, investiguei e descobri que o texto era coerente com a frase chave do site "A Inteligência em cima da noticia".

Onde o verbete 'Inteligência' evoca o quinto sentido:
5. Relações ou entendimentos secretos; conluio, maquinação, trama.


Atenciosamente

Job Diógenes Ribeiro Borges
Universidade Federal de Santa Catarina


» Cadu () em 17/05 00:49

Job,

Muito boa essa! uheuahuheuhauh

Cada comentário mostra um lado a mais dessa estranha inteligência, gerando muitas gargalhadas... Essa notícia realmente valeu! Como disse o Augusto, é realmente uma pérola!


» eje del mal () em 17/05 01:46

Essa aí cheirou meia


» Philippe () em 17/05 02:13

gente, da pena a coitada opinando sobre informatica em geral, não somente software livre.
mas eu vou defende ela, ja que acho que misturou dois asuntos (quando tentou inventar o hardware livre). acredito que quando ela sentou no seu laptop, com windows xp, e word do office xp, pensou: "legal, eles querem botar software livre no governo... mas se as escolas nao tem pc's, vão botar onde?" então se deu conta que o governo vai ter que gastar grana pra informatizar o pais, ora novedade, de graça não ia sair, ne?
depois, deve ter chegado à conclusão de que o governo nao tava pensando seriamente investir tanta grana, então saiu com uma teoria de grandes corporações para evitar pirataria... ahi já nao comento nada porque (continúo defendendo ela) devia ser 3 hs da manhã e precisavam publicar o asunto. bateu o desespero e deu do que deu.


Mas duvido que tenha sido de má fe, em outros artigos dela, os que Henrique Vicente compartiu, até que tenta defender o Linux, mas baseado numa lamentavel e profunda ignorancia e ingenuidade. Leiam só: "Após a ascensão do Linux como sistema operacional eficiente a Microsoft, como todo mundo sabe, passou a atacar o produto com a finalidade de desmoralizá-lo. Atitude, aliás, bastante incompreensível por parte de uma empresa desse porte que conseguiu estabelecer o Windows como padrão mundial." Incomprensivel? Sim, para alguem que está fora do ramo e que, provavelmente, vive numa bolha isolada do mundo competitivo.


» Fabricio Moeller () em 17/05 08:50

Gente, o que mais admiro no linus torvals é seu senso de humor perante estas idéias. E isso é muito
interessante pois o pensamento bem humorado consegue se isgueirar pelos padrões pré consebidos destas hamebas, como esta dona.Por isso não se aflijam meus camaradas. As amebas são enfraquecidas tirando seu alimento, que nesse caso é a discórdia.
Com sabedoria, e bom humor eles serão esquecidos pois o futuro do linux já é concreto, e mais do isto, o linux corre em nossas mentes e corações, é mais do que um sistema operacional e suas ferramentas, é uma filosofia de vida, de ajudar e ser ajudado, de deixar o dinheiro do Brasil no Brasil, de um profissional ganhar seu dinheiro pelo seu serviço.
vejam como isso é equilibrado e harmonioso. Por tudo isso lembrem, tenham sabedoria e bom humor para vencermos na vida.


» Fabiano Rech () em 17/05 09:09

Bem que alguêm poderia enviar um email, pedindo para ela se manifestar, agora que ela falou tantas asneiras,tem que assumir o feito e buscar o trófeu :)



» Fabiano Rech () em 17/05 09:33

Mandei um email, sugeri a leitura deste tópico, e ainda perguntei se ela fazia uso de bebidas alccolicas (bincadeira não perguntei isto ehhe)

vamos ver se ela honra a opnião e se manifesta.


» Klaatu () em 17/05 09:39

Olhem, o capitalismo selvagem tem tentáculos absurdos, a campanha contra o linux está em toda a parte e sempre usando a desinformação, a mentira, a má fé.
Vejam o exemplo deste link, ele faz parte de uma campanha contra o linux promovida adivinhem por quem?
http://www.funet.fi/pub/culture/russian/html_pages/images/linux.jpg


» Klaatu () em 17/05 09:42

Completando vai o texto que acompanha a imagem:

According to propaganda in the fight between Linux and Windows users Linux is referred as a form of communism. This image is from www.hupsik.com


» Augusto Campos () em 17/05 09:58

Infelizmente, se ela atender o chamado do Fabiano Rech, dificilmente vai haver clima para uma discussão produtiva, já que tantos optaram por insultar a autora, ao invés de simplesmente criticar suas idéias. É um exemplo de como não iniciar um debate produtivo.


» Fabiano Rech () em 17/05 10:03

É realmente eu mesmo errei em comentar algumas coisas, mas tem coisas que nos deixam coléricos mesmo, mas se ela aceitar podemos começar um debate amigável, apenas com ponto de vista.


» Froger () em 17/05 10:04

E ainda me chamam de maluco quando digo que existe uma conspiração extra-terrestre para invadir nosso planeta. Começam mandando seres abominéveis depois só deus sabe....


» Job () em 17/05 11:30

Olha, acho que a opçào de insultar não foi de propósito. Na verdade é que o texto é muito mal escrito, dói ler tanta asneira.


» Emerson Luis () em 17/05 12:25

Enviei o seguinte e-mail para esta conservadora tresloucada da Alice Ramos. Segue para todos que quiserem ler:

Cara Alice Ramos

Sobre seu artigo que trata do software livre para as escolas, é preciso antes que a senhora, ou o foca que escreve seus artigos, se informe sobre o assunto em questão. Informação esta que aliás não falta, pois os principais veículos de massa têm tratado da questão firmemente. Cito alguns: Época, Istoé, Veja, Estadão, Valor, Folha, Carta Capital, TV Cultura, enfim, muitos deles, e nem citei os especializados. Se a senhora se der ao trabalho de ler o release divulgado pelo Ministério da Educação, verá que o governo comprará
máquinas (hardware) para posteriormente instalar uma distribuição Linux, que é segura, estável, auditável e que prioriza a disseminação do conhecimento. Aliás, gostaria que a senhora contasse quantas vezes não perdeu um texto quando escreve no Office da Microsoft e o Windows trava. Aliás, seria um favor se ele tivesse travado quando a senhora (ou seu foca) escrevia o referido artigo. Seria o primeiro serviço público decente da Microsoft. Para terminar lembro que a palavra segmento, se escreve assim mesmo, segmento, e não seguimento como a senhora (ou seu foca) escreveu.

Cordialmente,

Emerson Luis


» André Michi () em 17/05 13:34

Logo, logo até a Ana Maria Braga vai passar receita de como recompilar o Kernel.

André Michi


» Alan Carvalho de Assis () em 17/05 13:47

Ela só dá peito errado:
No artigo:
http://www.aliceramos.com/pingos/0016.asp

Ela compara a iniciativa do governo Brasileiro com o "Initiative for Software Choice".

Até onde sei o Initiative for Software Choice foi idéia da M$, e é uma forma de combater o Software Livre no governos.

Tia Alice, pede a Ana Maria Braga para te colocar como assistente dela, pede!!



» Patola (Cláudio Sampaio) () em 17/05 13:50

Êmerson Luís,

Muito ofensivo seu e-mail.

Se você notar outros artigos desta senhora, eles costumam estar em nível maior (não BEM maior, claro) do que as supracitadas revistas Veja, Istoé, Folha etc...

Ela cometeu um erro crasso, ridículo. Uma inversão de raciocínio. Mas isto não faz dela uma vilã e mesmo se fizesse seu email não teve um mínimo de cortesia.

Desse jeito a gente não convence ninguém, só torna as pessoas mais avessas ao software livre.


» Joao Emanuel () em 17/05 13:58

Sobre hardware livre, existe sim um projeto sobre isso que começou aproximadamente a 2 anos atrás, mas não é isso que a autora quis dizer.
É por isso que tem tanta gente com ódio da nossa comunidade, pois ao invés de criticar construtivamente, nós só sabemos ofender as pessoas que falam coisas assim. Deveriamos parar de ofender e mostrar a realidade mesmo, sem ofenças. Assim poderiamos obter uma publicidade melhor e as pessoas entenderiam o SL direito. Mas como fazer isso? Se nós só pensamos em ofender e maltratar as pessoas.


» Daniel Fonseca Alves () em 17/05 14:32

Mas que é engraçado é .... :-P
Mudando 180º será que o projeto Openhardware vai emplacar ?
Pelo que sei já há placa de rede sendo produzidas baseada no projeto.
www.openhardware.org
Seria muito bom viver num mundo com Linux e com especificações de hardware livre...


» Daniel Fonseca Alves () em 17/05 14:35

Sorry, www.opencores.org....


» Job () em 17/05 15:40

Fui ler outros "artigos" no site da dita para ver se o nível era diferente. Mas a coisa vai pelo mesmo caminho...
Bom, ela ja pode trabalhar o NYT.
Por falar nisso, achei muito errado liberarem o grinco.
Os EUA, não tem e nunca tiveram imprensa livre.
Mal se consegue visto de turista pra la.
O povo lá é manipulado pelos grandes capitais e donos de media.
Como diz uma frase de um americano que eu li certa vez:
'A imprensa é livre para quem possui uma'


» Maximiliano () em 17/05 16:21

Eu tambem mandei um email para ela, convidando ela a visitar este site... mas me arrependi :/

quando alguem faz um argumento, devemos combatar esse argumento e nao a pessoa que o fez, isso é o minimo que se espera de uma pessoa com estudo, com cultura.

Se eu digo que o windows é melhor que o linux (é so um exemplo!), e alguem começa a xingar a minha mãe... qual a conclusão que se chega? apenas uma, que o cidadão nao gosta da minha mãe :) mas quanto ao windows/linux nao se resolve nada, e eu continuo achando q o windows é melhor, pq nao ouvi nenhum argumento contrário.


» Knuckles () em 17/05 16:54

olha, a mulher não serve nem pra informática nem pro jornalismo... imagino que faculdade ela deve ter feito pra escrever desse jeito. não há erros de gramática não, mas os paragrafos são quase desconexos...

não me leve a mal, mas é que eu ralei pra chegar na faculdade que eu estou e, sendo um cara de exatas, tive que me esforçar muito pra conseguir escrever bem e hoje considero que faço isso (tirei quase nota máxima em todas as provas).

mas lendo o texto dessa senhora, vc não consegue saber o que ou quem ela defende. além do mais, ela demonstra pouquíssimo conhecimento sobre o que ela disserta (no vestibular falariam que ela não leu a coletânea): chamar software livre de freeware é pisar nos bagos. acho também que falta o entendimento da parte dela que o software livre vai reduzir substancialmente os custos para um futuro programa de nacional de inclusão social. REDUZIR, não anular.

"Quer combate mais eficaz à cópia ilegal do que dar alternativas à pirataria, ainda mais sob a bandeira da inclusão digital? Quem ousaria ir contra?" ora, um exemplo de dislexia da autora. "alternativas a pirataria", poxa que lega... opa perae, na ultima frase parece que ela não gosta muito de dar alternativas. afinal que ela defende? a pirataria? o software livre? será que ela acha que software livre é pirataria?

não me leve a mal, mas essa senhora deve ter sido boa no seu tempo, na expansão da internet... já que ela decidiu por não se atualizar, podia optar por se aposentar.


» Knuckles () em 17/05 16:57

olha, a mulher não serve nem pra informática nem pro jornalismo... imagino que faculdade ela deve ter feito pra escrever desse jeito. não há erros de gramática não, mas os paragrafos são quase desconexos...

não me leve a mal, mas é que eu ralei pra chegar na faculdade que eu estou e, sendo um cara de exatas, tive que me esforçar muito pra conseguir escrever bem e hoje considero que faço isso (tirei quase nota máxima em todas as provas).

mas lendo o texto dessa senhora, vc não consegue saber o que ou quem ela defende. além do mais, ela demonstra pouquíssimo conhecimento sobre o que ela disserta (no vestibular falariam que ela não leu a coletânea): chamar software livre de freeware é pisar nos bagos. acho também que falta o entendimento da parte dela que o software livre vai reduzir substancialmente os custos para um futuro programa de nacional de inclusão social. REDUZIR, não anular.

"Quer combate mais eficaz à cópia ilegal do que dar alternativas à pirataria, ainda mais sob a bandeira da inclusão digital? Quem ousaria ir contra?" ora, um exemplo de dislexia da autora. "alternativas a pirataria", poxa que lega... opa perae, na ultima frase parece que ela não gosta muito de dar alternativas. afinal que ela defende? a pirataria? o software livre? será que ela acha que software livre é pirataria?

não me leve a mal, mas essa senhora deve ter sido boa no seu tempo, na expansão da internet... já que ela decidiu por não se atualizar, podia optar por se aposentar.


» Knuckles () em 17/05 17:12

Po, só pra complementa:
Se ela é contra o governo petista, num precisa atacar o Software Livre só pq o PT gosta dele.


» Fabiano Rech () em 17/05 17:13

Que a mulher pisou na bola pisou, mas generalizar com todas é abuso, a mulheres estão a milhões de anos a nossa frente, só faltam a elas se soltarem mais para poderem abocanhar de vez o mercado da informática, conhece tantas que é de invejar a capacidade de raciocinio. e tudo isto com neuronios a menos que nós, o que prova que sem dúvida são muito mais inteligentes.


» João Melo () em 17/05 17:25

Aqui onde trabalho já temos até portal tratando do software livre e da migração de todo o parque tecnológico.
Como se trata de estatal, fica claro que a Microsoft já percebeu que a batalha no governo será muito dura, a custa de muita ignorância e má fé, sim.
A despeito disso, aqui na empresa a equipe de TI, como não poderia ser diferente, ainda resiste muito. Costumo dizer que eles são muito conservadores e reacionários, pois só buscam a solução quando todo mundo já migrou.
Parafraseando um comercial muito famoso aqui da empresa: "Vem pro software livre você também, vem!!"


» AliceNãoMoraMaisAqui () em 17/05 17:29

Let it Be

http://www.aliceramos.com/view.asp?materia=99

já tiraram do ar a "matéria"


» Joao Emanuel () em 17/05 17:33

Pessoal estes últimos comentários estão bons, porque não podemos sempre manter este nível para cima? Concordo que temos que defender o SL, mas com sabedoria e não somente com a emoção. Eu já fui assim também, mas estou começando a evoluir e quero que vocês também evoluam, por isso volto a repetir quando formos argumentar com uma pessoa que por não saber ou mau intencionada nos agredir devemos dá a esta pessoa a melhor resposta possível e não agredi-la, pois assim a pessoa que não sabia o que dizia vai apreender e a pessoa mau intencionada vai se sentir muito mais agredida que se fosse apenas insultada, claro que pode acontecer desta pessoa passar a acreditar em nós e para de ofender a nossa comunidade e começar a nossos ajudar.
E para acabar Knuckles ela não precisa se aposentar o que precisa é que ela conheça melhor nossa comunidade, pois ela mostrou que não conhece, por isso ela tem os velhos mitos e erros, como o SL é um freeware, que é completamente diferente. Querendo ou não ainda existe muitas pessoas, como ela, que ainda não conhece nossa comunidade, por isso estou defedendo esta minha posição.


» Manoel Pinho () em 17/05 18:16

E olhem só essa da M$:

http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI309617-EI553,00.html

Microsoft aumenta investimentos em educação na América Latina


A Microsoft investirá mais no setor educacional da América Latina e assinará convênios com órgãos internacionais e países com o objetivo de diminuir o atraso tecnológico da região, anunciou a companhia. "O futuro passa pela tecnologia da informação. É imprescindível educar as novas gerações e os setores de menores recursos que não têm acesso a ela", disse Eugenio Beaufrand, vice-presidente da Microsoft para a América Latina.

O anúncio foi feito na noite de ontem durante a inauguração do VII Fórum de Líderes de Governo, que acaba amanhã. O encontro, do qual participam cerca de 450 dirigentes dae América Latina e dos Estados Unidos, Canadá e outros países, foi organizado pelo sétimo ano consecutivo pela Microsoft e acontece na sede da companhia em Redmond, perto de Seattle, no estado de Washington.

Durante a inauguração, Beaufrand afirmou que a companhia aumentará os US$ 7 milhões que investiu em projetos de educação na América Latina nos últimos 18 meses para 50 milhões nos próximos cinco anos.


Isso para mim só pode ser medo do linux nas escolas latino-americanas...


» Henrique Vicente () em 17/05 19:58

Fabiano Rech, ele não ofendeu as mulheres não, você leu errado, ele disse a mulher, ou seja, essa Alice Ramos.

Uma coisa 'boa' pode ser para que nós também tomemos cuidado quando formos falar de outra coisa... se bem que ela falou realmente muita besteira sem noção mesmo mas vai que alguém aqui já escreveu coisa parecida...


» Fabiano Rech () em 17/05 20:14

Henrique Vicente: obrigado pelo toque, ler correndo da nisto, mas fica o recado do mesmo jeito

Knuckles:

mil desculpas, eu li errado, falha nossa :)


» Enrique César () em 17/05 20:55

Acho que estes e-mails enviados a ela, com agressões ou não, foram merecidos.

Pois a imprensa, através da liberdade de expressão, fala o que quer. Sem ao menos saber se é coerente ou não. E muita das vezes com agressões também.

Está na hora de dar um basta nestas notícias que emporcalham a imprensa nacional.


» Enrique César () em 17/05 21:38

... e internacional também. Vide NYT sobre alcoolismo do Lula.


» Aliceleigaramos () em 18/05 10:58

Ela é o retrato da soberba, pois não sabe nada do que etsá falando e não admite... acha que sabe de tudo, então nada mais justo do que levar essa lavada do pessoal.... Software livre pra ela deve ser os cds que o pessoal vende na Uruguaiana....rsrsrs


» Knuckles () em 18/05 16:00

Fabiano Rech -> eu tbm leio correndo varias vezes e entendo seu erro... ta desculpado ;)


» critico[O verdadeiro] () em 19/05 09:00

Duvido que os comentarios depreciativos acima sejam de pessoal 'serio' da comunidade.


» Vagner Silva () em 21/05 11:14

Prezada Alice Ramos, eu não visito com frequência o seu portal, mas tive que ler com os meu próprios olhos para verificar tamanho absurdo escrito na coluna mencionado no assunto deste. Sou um jovem de 23 anos que trabalha com software livre a 2. Sinceramente eu nunca vi ninguém mostrar tanta ignorância/má fé em um texto como eu vi hoje. Eu não conheço você e não sei nada a seu respeito, porém você deveria pesquisar mais a respeito de um assunto antes de publicá-lo em uma coluna que tem a importância que tem.
Eu não vou tentar explicar nem corrigir nada, mas estou mandando alguns links para que você APRENDA o que é software livre e possa reformular esse texto ridículo.

Seguem os links:

http://www.fsf.org/home.pt.html
http://codigolivre.org.br/about.php
http://www.sitedolinux.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=792

Atenciosamente,

Vagner Silva


PS.: Hardware livre não existe. (ainda)


» Vagner Silva () em 21/05 11:16

Galera, eu mandei esse e-mail para a inteligência em pessoa.

***********************************************
Prezada Alice Ramos, eu não visito com frequência o seu portal, mas tive que ler com os meu próprios olhos para verificar tamanho absurdo escrito na coluna mencionado no assunto deste. Sou um jovem de 23 anos que trabalha com software livre a 2. Sinceramente eu nunca vi ninguém mostrar tanta ignorância/má fé em um texto como eu vi hoje. Eu não conheço você e não sei nada a seu respeito, porém você deveria pesquisar mais a respeito de um assunto antes de publicá-lo em uma coluna que tem a importância que tem.
Eu não vou tentar explicar nem corrigir nada, mas estou mandando alguns links para que você APRENDA o que é software livre e possa reformular esse texto ridículo.

Seguem os links:

http://www.fsf.org/home.pt.html
http://codigolivre.org.br/about.php
http://www.sitedolinux.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=792

Atenciosamente,

Vagner Silva


PS.: Hardware livre não existe. (ainda)


» semente () em 21/05 12:38

A Mico$oft apoia a pirataria nos países mais pobres. Imagine se a Mico$oft forçar a eles a pagarem as licenças? Ninguém pagaria e escolheriam uma alternativa, ou seja, o GNU/Linux seria o mais provável. A Mico$oft perderia usuários e seu domínio nas máquinas...
Nos Estados Unidos por exemplo, ela cobra as licenças rigorasamente... pois sabe que vão pagar. É assim que ela ganha dinheiro... mantendo todo mundo usando o rWindows e cobrando de quem paga.


» Cássio Oliveira () em 21/05 18:25

Penso que não se trata de uma opnião relevante no que se refere a tecnologia, avaliando o fato dela estar se manifestando como jornalista e não como especialista no assunto e estar discutindo reflexos econômicos da adoção do software livre, equivocadas, mas idéias dela.
Talvez uma correção cabível seria uma tentativa de convencê-la de que o término da pirataria sonhada pela Micro$oft, só poderia ser concretizada com a compra do produto por parte dos usúarios e não pela adoção de uma outra proposta de sistema operacional, isto, não só acabaria com a pirataria mas também com a Micro$oft, considerando que seus outros produtos se apoiom no fato de serem os "melhores produtos" para SUA PLATAFORMA.
Outra questão a merecer consideração por parte da comunidade é o fato de os argumentos dela poderem influenciar negativamente um leigo sobre os aspectos apresentados pela difusão do S.L.
Acho que ela deve explicações, mas só iria se manifestar sendo "cordialmente espancada" :) como já observaram alguns colegas.

[]'s
Cássio


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.