Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Artigo na Istoé Dinheiro destaca a IBM e sua estratégia com o Linux

Notícia publicada por brain em maio 12, 2004 10:29 AM | TrackBack


"O texto apresenta a estratégia da IBM para se manter no topo, e o presidente da Big Blue destaca o Linux. Vale a pena a leitura" A contribuição vem de Job (job@eps.ufsc.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

Se você tem a revista impressa, a matéria inicia na página 44. Um trecho ajuda a explicar a estratégia da empresa com relação ao software livre como alavancador de seus negócios: "Dessa vez, a crença é no mundo no qual os mainframes, aqueles computadores de grande porte responsáveis por operações complexas nas corporações, seguirão sendo a base operacional do capitalismo mundial ? conectados a rede de computadores movidos a software livre (como o Linux) e não mais a pagos e exclusivos como os da Microsoft."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 12/05 10:58

Opa!!!
Mais monopólio ?


» Denisbr () em 12/05 13:14

A IBM é uma empresa na qual podemos dizer que fez e faz muito pelo Linux.
Além disso eles possuem uma ótima administração e objetivos definidos.

Por isso que é Sucesso!


» Andre Dias () em 12/05 16:51

Denisebr

Quem disse isto?....


» RJP () em 12/05 17:03

Meu pai acompanha a IBM desde os anos 60. Como ele sempre diz, a IBM nunca teve sempre o melhor hardware ou o melhor produto, mas sim um excelente 'mix' de produtos e um marketing maravilhoso, que fazia o cliente usar IBM e n querer outra vida. A IBM virou a líder do mercado, mas mesmo assim havia espaço para concorrentes, como Control Data, Burroughs, Digital (os PDP-11, para o qual foi feito o Unix), etc. Ao contrário daquela empresa, que quer matar todo mundo e jogar sal na terra p/ ver se n cresce nem grama.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/05 17:34

RJP,

Que visão ingênua. Foi a IBM que inventou o FUD que a Microsoft hoje usa tão bem. Leia a história da Altair x IBM (procure no Google por Altair IBM FUD e você vai se surpreender)...

Não é porque está "do nosso lado" que é bonzinha. Inclusive ela ajudou na matança de judeus no passado. Ela é excelente nas ajudas que presta ao software livre, mas não se iluda: é puro interesse comercial.


» Manoel Pinho () em 12/05 21:03

Agora uma coisa é certa: a IBM é uma empresa quase completa, fabricando de microprocessadores e hds a mainframes.

Enquanto isso a Micosoft só faz (e mal) softwares. O hardware vendido como M$ não é feito por ela (talvez com exceção do X-box, que não emplaca).


» RJP () em 13/05 10:53

Eu nunca disse q a IBM é boazinha. Aliás, alguma empresa é "boazinha"? A IBM era um monopólio e todo mundo sabe, Patola. Mas ainda à sombra dela existiram empresas como a Burroughs, DEC e outras. Qto à matança de judeus na 2a Grande Guerra, isso é assunto + p/ especulação, como aquele livro "A IBM e o Holocausto". Mas daí, dizem também q o homem n foi à Lua e o Código da Bíblia é verídico... Leia bem o q eu disse, eu nunca falei a IBM era uma "boa" empresa. Ela é uma empresa q visa lucro como qualquer outra. Só q ela percebeu q monopólio pura e simplesmente n dá certo, é melhor dividir o bolo p/ todos comerem, pq aí ela ganha fornecendo os produtos p/ o bolo. =) PS: Meu pai trabalhou c/ mainframes IBM durante todos os anos 70, e ele dizia isso pq ele viu na prática. E lembrem q a IBM mudou muito nos últimos 10 anos, nas palavras do atual presidente (graças ao Lou Gestener).


» jr () em 13/05 10:59

Patola:
Qual o problema de a IBM ter "puro interesse comercial" ?
Não é por isto que tanto brigamos aqui? Que outras empresas vejam que é comercialmente viável utilizar Linux?
Não entendi sua posição. Me parece meio utópico achar que alguém vai investir dinheiro se não tiver perspectiva de retorno (diferente do que fazem universidades e estudantes).

Jr (sem flames, por favor).


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 13/05 11:05

jr,

Eu não disse que era problema. Só comentei o fato que não há "boas intenções" por trás, ela quer é ganhar dinheiro.

Claro, por outro lado, eu também acredito que nenhuma empresa deve colocar o lucro acima da ética. O segundo valor é mais importante para a sociedade.


» jr () em 13/05 11:37

Patola:
Nem sempre o que é mais importante para a sociedade também é para determinadas empresas (M$ , empresas de agrotóxicos, empresas norte-americanas cujo país se recusa a assinar o protocolo de Kioto, etc).
Mas acho que uma coisa não exclui a outra. Não é necessário sempre "boas intenções" para o desenvolvimento de software livre. Não vejo nenhum mal em as empresas terem "segundas intenções" na ajuda que estão dando ao Linux: querem lá na frente colher os lucros do que estão investindo e não devem ter pudor de deixar bem claro que o motivo do investimento é este. Senão seria hipocrisia, o que é muito pior (lembremos o que a M$ faz com os concorrentes: EEE).

Jr


» Henrique Paiva () em 13/05 19:54

"inclusive ela ajudou na matança de judeus no passado."

Acho isso besteira, e não passa de mais um assunto polêmco para vender livros.
Isto quer dizer que se o Pentágono americano -o mesmo, que faz atrocidades no Iraque e Afeganistão contra a vontade do resto do mundo- tiver interesse em fechar um contrato com a Novel/Suse, ela deve recusar ?
Muitos devem achar um absurdo comparar Bush com Hitler, mas a idéia é a mesma, e nós não sabemos a verdade por tras disso.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.