Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Morimoto apresenta nova réplica ao representando da Microsoft

Notícia publicada por brain em maio 12, 2004 10:13 AM | TrackBack


Carlos E. Morimoto (morimoto@guiadohardware.net) enviou este link para a sua resposta e acrescentou: "Aquela entrevista que dei para o jornal O Globo teve uma certa repercussão e recebeu uma resposta 'oficial' do Eduardo Campos, um dos 'altos macaquinhos' (expressão inventada pelo Eric Raymond ;-) da Microsoft no Brasil. Isto me lembrou uma frase famosa de Gandhi: 'Primeiro eles te ignoram, depois riem e você, depois resolvem lutar e então você vence'. Já passou o tempo em que o Steve Balmer dizia publicamente 'O que é Linux? Nunca ouvi falar...' ou que tentavam ridicularizar o uso do sistema dizendo que ele era um brinquedo ou que era baseado em tecnologias ultrapassadas. O fato de resolverem encarar o problema de frente só mostra o quanto já estão se sentindo incomodados." A íntegra da resposta de Carlos Morimoto, criador do Kurumin, está no link.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos Araujo () em 12/05 10:29

As respostas do Morimoto aos "altos macaquinhos"foram polidas mas "ferinamente" adequadas, absolutamente corretas.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/05 11:47

A resposta foi muito boa, mas acho que podia ter alguns pontos não atacados: Não diz que uma atualização (apt-get) no mundo livre atualiza não só o sistema operacional mas praticamente todos os aplicativos, ao contrário do Windows. Podia deixar mais explícito (não ficou tão claro) que o kernel pode ser atualizado junto com o sistema sem nenhuma recompilação. E, por fim, o Morimoto disse que não conhecia, mas existem vários projetos pra rodar aplicativos de GNU e Linux no Windows sim. Existiu o LINE (um "WINE de Linux pra Windows"), que morreu; mas existem hoje o famoso CYGWIN (da RedHat), o MINGW e o Services for Unix da Microsoft (esses três procuram recompilar aplicações GNU/Linux no ambiente Windows) e aquele projeto "CoLinux" de israelenses para rodar aplicações GNU/Linux diretamente no Windows: http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/002210.html


» João Melo () em 12/05 12:48

Parafraseando o presidente LULA: "O MORIMOTO MATOU A COBRA, MOSTROU O PAU ENSANGÜENTADO E A COBRA MORTA!! :^)".


» Denisbr () em 12/05 13:32

Conforme as respostas do Morimoto, podemos ver que a Microsoft nem busca conhecer seu concorrente, simplesmente fala o que acha e pronto!


» Marcelo Vivan Borro () em 12/05 14:15

Um outro ponto importante não abordado, é que com o Kurumin, você tem não somente um sistema operacional, mas todos os aplicativos necessários para praticamente qualquer uso (mesmo que tenha que usar um ícone mágico, porém ainda de forma livre).
O que você faz só com o windowsXP? Joga paciência? Porque nem navegar e baixar e-mails você pode sem um antivírus que NÃO vem com o windows....


» Marcelo Vivan Borro () em 12/05 14:24

Apenas complementando meu comentário anterior:

O Windows não custa "só" R$ 650,00.
Ele custa isto mais uns 1500 do MSoffice, mais uns 100 do antivírus, mais uns 300 de jogos, mais um tanto para o Acrobat (como vou criar PDF's?), mais um outro tanto para o Publisher (tá, só uso o Scribus porque não tenho que pagar por ele...)....

Na verdade, o WindowsXP (uma distribuição windows, poderíamos dizer) custaria mais de R$3500. Este valor é que deveria ser usado em comparações com o custo de suporte para distribuições Linux. E estamos falando somente de desktop.


» penetro () em 12/05 14:29

O cara da Microsoft "esqueceu" de dizer que muitos hardwares já nem são mais suportados pelas versões anteriores do windows, ou seja, a tendência é que dispositivos novos só funcionem em versões novas do windows, deixando o usuário na mão, ou obrigando-o a fazer um upgrade de hardware na máquina, além do upgrade do windows.

No linux isso não acontece.



» rafa () em 12/05 15:59

ÓTIMA resposta. era a que eu daria.
:-)
fico feliz quando nosso pessoal acerta e responde no ponto, mostrando que esse eduardo campos nunca sabe do que tá falando... o comentário do morimoto sobre as atualizações é certeiro.
parabéns!


» Silvio Fonseca () em 12/05 21:23

Sem querer ser o chato dos comentários, só teve um ponto que ele pecou na resposta... O Windows (desde os NT se nao me engano, mas com certeza apartir do 2000) já tem o "/home", que é o "Documents and Settings" (o nome é horrível, mas tudo bem), a única diferença é que nem todo desenvolvedor usa isso, mas não tira o mérito: o recurso está lá... Não estou apoiando a MS, mas nós devemos ser justos...

Muitas pessoas (inclua o Stallman nessa :-P) veêm Software Livre de uma maneira quase religiosa, mas não acho que seja por aí. A MS é uma empresa que construiu o que é hoje, suas políticas são a de uma empresa interessada em continuar ganhando dinheiro, não dá pra comparar com Software Livre... A MS foi à minha faculdade e ofereceu licenças Servers e em troca eles tirariam o Linux de alguns setores (lógico que a faculdade não aceitou... :-)))

Patola: O Morimoto estava se referindo a um esforço da MS da rodar programas Linux no Windows, lógico que ela não vai fazer isso (no máximo o Services for Unix como você citou)

De resto, a resposta foi muito boa...


» Marco Antonio () em 12/05 23:03

Caro Silvio Fonseca, me parece que o Morimoto quis dizer que o Windows não permite usar uma outra partiçao (outra partição de disco) para o HOME, o que fatalmente gerará uma perda informação caso se tenha que reinstalar o sistema operacional. No caso do linux, não só é possivel instalar o home em outra particão, como qualquer outro diretório do sistema. Está é realmente uma grande vantagem dos sitemas unix's.

Um abraço..


» André Felício () em 13/05 04:13

Replica.

Caro Marco Antonio, o Windows XP/NTFS (não sei o resto), permite montar uma partição em um diretorio, bem similar aos *nix.
Então basta montar esta partição no "Documents and Settings" (hehehe, concordo, o nome é horrivel).

Abraços

PS.: No Flames, please...


» bebeto_maya () em 13/05 05:17

__Realmente o Eduardo Campos, além da particular hipocrisia dos 'macaquinhos da Microsoft', é ignorante nos seus pontos de vista.Sou do tipo que prefere a máxima:''Se você não sabe fique calado''.Ele,o MOrimoto, foi bem enfático ao desprezar os fabricantes de hardware que, ilicitamente, não garantem compatibilidade com o PC, e sim com o Windows.E também ao exibir a verdade nua e crua de que não é a MS que garante a compatibilidade e sim os empresários sedentos por lucros.
__Por fim, cabe-me citar a gafe do Eduardo Campos,ao dizer que é preciso ''recompilar o Kernel'' para atualizar o sistema.A MS deve recomendar livros jurássicos aos seus ''empregados de luxo''.
__E como desgraça pouca é bobagem, a versão beta do LongHorn travou num exibição em conferência. . .(não há nenhuma novidade nisso).


» Hermes de Souza () em 13/05 08:10

Utilizo o Kurumin e o diretório /home está em outra partição.
Como só tenho um usuário cadastrado, os programas que instalo normalmente instalo nesta partição.
Quando da atualização do sistema (O Kurumin faz muito isso) simplesmente não formato a partição /home e o sistema funciona normalmente, esta atualização ocorre em menos de 15 minutos em meu PC.

-No Windows já reinstei o sistema, sem apagar o diretório "arquivos de programas" e o funcionamento foi sofrível após.

- Acredito que esta é a vangagem do Linux que o Morimoto quiz dizer.


» Éder Almeida () em 13/05 09:05

Outro ponto não comentado.. o tamanho da instalação do sistema. Posso criar um servidor usando não mais que uns 500mb de espaço no hd. Eu tive acesso a uma versão beta do Longhorn... precisa de NO MINIMO 3.0 GB de hd.... credo.
E concordo com o Morimoto: há programas no Rwindows que são ótimos. É o caso do Office. Já testei várias soluções open/free no linux... mas nenhuma se compara ao Office (um dos motivos por ainda ter o Rwindows instalado na minha máquina). Só peca na hora de exportar arquivos para PDF.


» Petia () em 13/05 10:23

Desculpe, André Felicio, mas eu não entendi muito bem: durante a instalação do Windows eu crio uma partição à parte chamada "Documents and Settings", e automaticamente o sistema reconhece como sendo a sua pasta "home", jogando e/ou apontando suas configurações pessoais pra lá? Não, né? Ah, bom... É que no Linux é assim ;-)


» Henrique Vicente () em 13/05 12:05

Caro Sílvio Fonseca,
por mim o diretório /home é um lugar onde fica as pastas dos usuários por padrão, no Documents and Settings tem isso?
Bem, aqui vai duas críticas:
1) Se não tiver ele não é voltado para mais de uma pessoa usar o pc.
2) Se tiver tenho certeza que ninguém o usa por ter um nome ridículo e acho que o usuário não seja 'supossed'(esqueci em português...) para usa-lo.

E quanto não ver o software livre como religião eu discordo, para mim idéias(nesse caso leia-se tecnologia, softwares, patentes), política e religião tem alguma ligação. E eu sou meio radical quanto ao uso do software livre também, eu só não dispenso algumas coisas como o java e o plugin do flash porque acho que seria terrível não tê-los.


» Henrique Vicente () em 13/05 12:12

Frase de Eduardo Campos para um jornal local:
"Como se vê, o Linux não é mais livre, muito menos grátis"
Vejam: http://www.pernambuco.com/diario/2004/05/13/info10_1.html

O mais engraçado é que nós temos dois Eduardo Campos, um da M$ e um do governo pró software livre..


» Vai () em 13/05 17:12


Sinceramente, a tal comunidade linux tem que parar com esses termos de ridicularizar os outros sistemas.

Como querem respeito se não tem pelos outros ?


» Henrique Vicente () em 13/05 20:29

Olá, ?Vai?
eu nunca vi a (como você diz) tal comunidade linux (antes de tudo você deveria entender que não é comunidade linux e sim comunidade do software livre)
ridicularizando os sistemas por aí, claro, falamos mal da Micro$oft (assim como muitos usuários, técnicos dela etc) por causa do seu método de monopólio, concorrência ilegal e por ser a empressa que tem mais $ do mundo e sendo logo de software e não fazer produtos que funcionem corretamente.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 13/05 21:23

A Comunidade Linux ou Software Livre é algo muito vago...

Cada um fala o que quer, então é fácil alguém pegar só as partes negativas e dizer que é a "comunidade". Ou vice-versa, pegar só as mensagens positivas e politicamente corretas pra dar propaganda enganosa! A verdade é: somos um monte de gente diferente, cada um com sua visão e opinião da coisa.


» Raphael Higino () em 14/05 13:54

Concordo com o André Felício sobre poder montar uma partição em uma pasta NTFS *vazia*, mas eu gostaria que ele explicasse como fazer isso durante a instalação do WinXP, já que desde que o sistema é instalado, deve haver pelo menos um usuário na máquina (Administrador).
Se ele não souber (já que parece que não dá), gostaria que ele mostrasse uma forma prática de o rWindows permitir que seja esvaziada a pasta Documents... para que uma partição seja montada nessa pasta *vazia*.
Se ele conseguir, eu fico agradecido (vai me ajudar bastante) e acho que a M$ também ficará (eles não devem saber como fazer isso).


» Alecio () em 15/05 00:27

Marcelo, eu uso tanto o WinXP quanto o Kurumin, mas dando uma de advogado do diabo, vou "comentar" o seu comentário...

--->
O Windows não custa "só" R$ 650,00.
Ele custa isto mais uns 1500 do MSoffice, mais uns 100 do antivírus, mais uns 300 de jogos, mais um tanto para o Acrobat (como vou criar PDF's?), mais um outro tanto para o Publisher (tá, só uso o Scribus porque não tenho que pagar por ele...)
<---

Cara, foi mal, mas existem muitas alternativas gratuitas pra se usar dentro do Windows, (concordo que ainda não existe, e se existir eu não conheço uma alternativa office melhor que a da MS), mas temos programas como o AVG Antivirus, PDF4U pra criar PDF's (que eu uso muito bem obrigado), uma cacetada de de jogos bons e free... note que se você procurar direitinho pela net, vai ver que tem até um simulador de vôo bem melhor que o Flight Simulator, por exemplo...
Sabe qual é a vantagem do Linux, e em especial no Kurumin? Pq no Kuruma tá tudo ali, bem fácil de pegar, nos ícones mágicos (bem colocados onde estão ou não). A grande sacada do Morimoto foi essa: a de colocar tudo na mão do "usuário de dois cliques" (que ainda não sei se é o meu caso).

Desculpe por qualquer coisa, mas se quiser conversar, tô em pvt, e no Messenger (aleciolyra@hotmail.com)
abraços


» George Kihoma () em 15/05 16:00

"Cara, foi mal, mas existem muitas alternativas gratuitas pra se usar dentro do Windows..."

Há algum tempo atrás um dos chefões da M$ leu nota da empresa afirmando que o problema de segurança do rWindows era o usuário. E o problema de estabilidade era provocado também pelo mesmo usuário ao instalar softwares de terceiros. Ora, a M$ não produz antivírus (não que eu saiba), e se eu usasse o AVG, que é gratuito, estaria provocando INSTABILIDADE NO SISTEMA. Quer dizer, mesmo que eu possuisse um antivirus gratuito não deveria utilizá-lo, sob pena de provocar instabilidade no rWindows.
Talvez a resposta seja instalar o rWindows e NUNCA usar o computador. Mas então, para que comprar um computador e o sistema da M$?
É fato. A popularização dos computadores domésticos se deve e muito à visão do dono da M$. Mas daí a dizer que o produto deles é melhor que o Linux. Só rindo disso. Se fosse tão bom não estaria copiando coisas do Linux, como firewall integrado. E pior ainda é algo que só vou citar pois me enoja o estômago pensar mais profundamente sobre: são os métodos de mercado da M$ e sua falta de respeito ao consumidor ao retirar o suporte a versões mais antigas do que eles venderam. A sensação é de que o usuário é um trouxa que nasceu para ser enrolado.


» Manoel Pinho () em 15/05 21:48

"Cara, foi mal, mas existem muitas alternativas gratuitas pra se usar dentro do Windows..."


É claro que existem, mas quantos usuários de Windows você conhece que usam OpenOffice, Mozilla, Gimp para Windows, AVG, PDF4U, etc ?

Eu conheço muito poucos e quase todos eles usam linux também porque têm essa consciência do que é livre ou mesmo freeware.

A maioria não pensa duas vezes em instalar CDs piratas, baixar os programas do Kazaa e usar cracks e serialz. A grande maioria usa mesmo é M$ Office, Corel Draw, Adobe Acrobat (não o reader), Norton Antivirus, etc. E não estou falando de gente ignorante não ! Tenho vários amigos doutores e mestres com essa atitude.

Se o cara for colocando esses programas todos no Windows ele vai ter tanto trabalho que parará e se perguntará porque não usa logo um linux...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.