Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Kurumin na capa do Info etc.

Notícia publicada por brain em maio 5, 2004 10:16 AM | TrackBack


"O Kurumin foi capa do suplemento de informática do jornal O Globo desta segunda. O enfoque da matéria, com a sugestiva chamada 'Não me venha com churumelas', é a facilidade de uso do sistema, mostrando o quanto o Linux já está pronto para o desktop. Quem quiser ler on-line tem que se registrar antes." A contribuição vem de Pacozila (lxbrito@ig.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rodrigo Romano () em 05/05 10:35

Legal.
Enquanto isso na InfoExame ,eles prometeram uma
máteria sobre Lindows Brasileiro(para mim seria o Kurumin) para esse mês. Não sei por quê ,mas mudaram de ideia e não saiu quase nada sobre Linux.


» Flavio Moreira () em 05/05 10:40

Link alternativo para ler a notícia
(sem registro) com imagem da capa :

http://www.kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?t=25128


» Hermes de Souza () em 05/05 11:37

É incrível como o Kurumin vai conquistando espaço. Folha de São Paulo, O Globo, Jornal da Tarde, etc.. Também pudera:
- Facilidade de Uso.
- Simples.
- Manual em Português.
- Farta documentação no Fórum
- Fórum dinâmico, com uma galera extremamente colaborativa.

Agora a grande vantagem mesmo é rodar diretamente do CD. Isto sem dúvida esta trazendo muita gente
para o Linux. Os grandes mitos: (perder dados ao particionar HD para instalar o Linux; Linux é dificil;)
afastam as pessoas do Sistema.

É o experimenta sem nenhum medo, se acontecer alguma coisa é só retirar o CD do drive e abrir novamente o seu antigo sistema operacional

Comigo aconteceu assim: Hoje o Kurumin é o meu SO Padrão.

Bem que o poder público poderia disponibilizar alguns de seus potentes servidores para distribuição do Kurumin.

Parabéns ao pessoal do Kurumin. E o Morimoto hein, nada de foto, o homem quer continuar a ser um grande ilustre desconhecido.


» Welington R. Braga () em 05/05 12:34

É o linux "comendo pelas beiradas"


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 05/05 12:50

E a dor-de-cotovelo dos debianistas puros para com o Kurumin e assemelhados (Kalango, Dizinha...) continua.

Ontem, no chat do grupo debian-br, chamaram-no de "Linux da Carmen Miranda".


» Paulo Zambon () em 05/05 13:34

Patola,

Não ligue para a dor de cotovelo. Lembre-se que de como a Carmem Miranda era chamada: "A Pequena Notável", podemos muitíssimo bem assemelhar isso ao Kurumin: "O Pequeno Notável - Eficássia em menos de 200 Megas"... e fica tudo por isso mesmo. =)


» Hermes de Souza () em 05/05 13:49

Patola
eu sinceramente não consigo entender isto. A comunidade SL em alguns momentos parece o PT no Governo (a sua maior oposição é o PT Mesmo).
a paixão de algumas pessoas por uma distro em alguns momentos passa longe do bom senso.
Fato: O Kurumin é um remaster do Knoppix, que é baseado no Debian. Então podemos dizer que o Kurumin foi possível graças à existência do Debin.

Fato: Não dá para imaginar que um cidadão comum vá até uma banca de revistas, ou baixe da internet os CDs do Debian, da RH, do Fedora ou da própria conectiva e o instale só para conhecer como funciona o Linux. (voltamos aos mitos acima)

O Kurumin é LINUX e está divulgando o LINUX, quem defende o LINUX, defenda o Kurumin, pois o mesmo é atualmente o grande garoto propaganda do movimento. Aginda desta forma todo mundo irá sair ganhando.

Além do mais, acredito também que parte daquelas pessoas que conhecerem o Linux através do Kurumin, caso precisem de uma distro mais robusta, com certeza irão atraz das grandes.
Espero também que as grandes distros também optem por trazer estas facilidades que o Kurumin traz para o usuário.



» Derwood () em 05/05 13:56

Grande parte das distros estão criando uma versão "live", pena que não em português.
Pessoalmente gostei do Mandrake Move, mas continuo levando o Kurumin para todo canto...
Ele quebra cada galho com os clientes...


» Carlos E. Morimoto () em 05/05 14:25


Como já disse em outras oportunidades:

1- Não acredito que exista uma "comunidade" em torno do soft livre, na minha opinião existem vários grupos separados, cada um com seus próprios interesses.

2- O Kurumin é neto do Debian e filho do Knoppix. a vantagem de ser neto é que você tem o dinheiro do pai e do avô pra gastar, fora o que você consegue ganhar sozinho :-P


» José Maria Silveira Neto () em 05/05 20:37

A cada versão eu me surpreendo mais com o Kurumin.
O Kurumin vem não só superado os pontos onde o Linux é fraco mas também vem se aproveitando dos pontos fortes do Linux.
Ele tem focado os programas que a maioria dos usuários desktop usam. Quem for um usuário mais especialista baixa o resto, de maneira muito fácil.

Os ícones mágicos são uma forma fantástica de aproveitar uma grande vantagem do universo do software livre, ele vai e baixa o que você quer (usando o apt-get ou wget) e depois instala. É inimaginável um sistema desses em software proprietário com softwares proprietários. Isso é uma forma de utilizar as potencialidades do Linux para tirar usuários daquele outro sistema operacional. Os usuários vão não só fazer tudo o que eles faziam antes, vão fazer mais.

Além disso ele tem adotado uma postura bem corajosa, manter os 200MB (apesar de existir o kurumin kokar com mais de 200MB, o kurumin popular tem 200MB). Isso ajuda ele a ficar fácil e prático de baixar e cópiar(num mini-cd ou cd normal). Mesmo quem tem conexão discada pode baixar ele facilmente.


» José Antonio Meira da Rocha () em 07/05 04:15

Carmem Miranda foi a maior estrela do cinema mundial, na época. Proponho ao Morimoto que passe a usar Carmem Miranda como mascote da distro, assim como a Corel usou a dublê de atriz e engenheira eletrônica Heidy Lamarr.


» Marcio Martins () em 07/05 23:09

O kurumin ja da suporte ao winmodem netodragon?


» Alexandre Martins () em 10/05 19:40

E aí Morimoto? Te manifesta, sabemos que tu és leitor habitual aqui. Que tal a excelente idéia de adotar a imagem da nossa internacionalíssima "pequena notável" para nosso "pequeno notável" Kurumin? Além de dar um tapinha de luva nos puritanos debianistas de fato é uma excelente idéia!!!


» bebeto_maya () em 15/05 05:21

__Não gosto da idéia de assoaciação da Carmem Miranda com o Kurumin, isso me lembra bananas, o que traz a idéia de ''republiqueta das bananas''.No mais, o Kurumin já tem um Logotipo:O indiozinho sobre o K de Kurumin.
__O Morimoto conseguiu ser muito mais do que um técnico frio e excelente, ele sentiu e pensou como o usuário, e, baseando-se nisso, tirou as idéias das cabeças de pessoas simples que querem usar o computador e rasgar o monopólio da MS, fazendo um sistema realmente confortável e seguro!Isso só prova que a imaginação é mais importante que o conhecimento!


» Manoel Pinho () em 15/05 10:39

Se for para ter um mascote reconhecido internacionalmente, por que não usar o Zé Carioca ?
É uma ave também como o pingüim e bem brasileiro.

A Carmem Miranda, apesar de ser associada com o Brasil, nasceu em Portugal e tanto os filmes com ela quanto os desenhos com o Zé Carioca eram promovidos pelo governo americano como uma forma de aproximação com o Brasil, que eles temiam que virasse comunista... E o irônico é que agora é a Microsoft que diz que quem usa linux é comunista... :-)


» Manoel Pinho () em 15/05 10:55

Uma imagem do Zé carioca:

http://spazioinwind.libero.it/brazil63disneypages/disney/d1876.gif

Mas eu sinceramente acho difícil a Disney ceder a imagem para o Kurumin sem receber $$ para isso, assim como seria necessária a autorização da família da Carmem Miranda para usar a imagem dela.

Por que não usar um papagaio ou uma arara estilizado como mascote do Kurumim. Na minha opinião é melhor do que associar a distribuição a índios, que ainda são vistos como primitivos, além de ser mais próximo do tux por ser uma ave também.

A minha sugestão (anote aí Morimoto !) é usar a ararajuba, um animal brasileiro que está em risco de extinção e tem as cores da bandeira brasileira:

http://www.vivabrazil.com/ararajuba.htm

Algumas imagens dela:

http://images.google.com/images?q=ararajuba&ie=UTF-8&hl=pt&btnG=Pesquisa+Google

Não tenho o menor jeito para desenho mas quem tiver esse dom poderia criar uma ararinha simpática como mascote do Kurumin...


» Marcelo Bubicz () em 11/08 19:11

Ai pessoal , vamos nos unir divulgar e implantar cada vez mais o Linux em todos os setores , empresas , lojas , devagarinho vamos chegar lá e provar que o Sistema Linux veio pra ficar.

Um abraço a todos.


» Marcelo Bubicz () em 11/08 19:12

Ai pessoal , vamos nos unir divulgar e implantar cada vez mais o Linux em todos os setores , empresas , lojas , devagarinho vamos chegar lá e provar que o Sistema Linux veio pra ficar.

Um abraço a todos.


» Marcelo Bubicz () em 11/08 19:12

Ai pessoal , vamos nos unir divulgar e implantar cada vez mais o Linux em todos os setores , empresas , lojas , devagarinho vamos chegar lá e provar que o Sistema Linux veio pra ficar.

Um abraço a todos.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.