Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançado Gentoo 2004.1

Notícia publicada por brain em abril 28, 2004 09:57 PM | TrackBack


fl0cker (lasn_al@yahoo.com.br) enviou este link para o anúncio oficial e acrescentou: "Lançado um novo release do projeto Gentoo, mais informações sobre esse release podem ser encontradas no link acima"

O anúncio não entra em muitos detalhes, mas as novidades mencionadas são melhorias diversas (não especificadas) nos componentes da distribuição, inclusão de assinaturas GPG nos softwares distribuídos e melhorias no Catalyst.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Emilio Wuerges () em 29/04 08:10

Essa noticia nao eh do comeco do ano nao?
Eu acredito que jah uso o 2004.1 a pelo menos 1 mes.


» ryu () em 29/04 08:20

eu acho que vc usa o 2004.0 como eu.. quem usa linux eh obrigatorio pelo menos experimentar essa distro


» LAFR () em 29/04 08:32

Era 2004.0 provavelmente. Esse anúncio está no topo da página do Gentoo


» Marcelvs () em 29/04 08:55

Acho que todo o mundo que dá um "emerge sync" e depois um "emerge -up world" usa a versaão 2004.1 :D. Esse 2004.1 nada mais é do que a versão do cd de instalação do gentoo, uma vez que as atualizações para os pacotes e estruturas de diretório são diárias.


» Luciano () em 29/04 09:28

Alem do sistema de pacotes qual é a grande vantagem do gentoo? Existe um YAST da vida? :)

Um sistema proprio de firewall, o q?

Qual é a grande vangatem sem ser esse negocio de compilar todos os programas?


» Alexandre Figueiredo () em 29/04 09:51

A grande vantagem do Gentoo é você ter um Linux sempre atualizado.

Se amanhã, sair uma atualização do KDE ou do GNOME ou outro software qualquer, o GentooUser estão entre os primeiros a usar a novidade.

Sacou! Viva o pinguim do polo sul (pinguim da raça Gentoo, tem aproximadamente 30 cm de altura).

[ ]s


» domus () em 29/04 09:54

bom eu nao conheço o Suse portanto nao posso falar se ele tem ou um YAST da vida ou nao

a grande vantagem que vejo é a facilidade em instalar programas, pois o portage resolve todas as dependencias automaticamente, fora que ele nos da a possibilidade de centralizar um portage numa rede NFs e compartilhar com outras maquinas isso é magnifico!!


» Dyego Souza Dantas Leal () em 29/04 09:57

Certo alexandre...

Essa parte de atualizacao nao convence muito... prq isso todos as distro APT-LIKE tem...

Convenhamos... como o gentoo trata um problema de seguranca por ex: ? sempre joga a versao mais atual ? ou arruma o problema na versao que a pessoa esta utilizando ?


O ponto que quero chegar é:

Se meus servidor esta a muito tempo sem atualizar... nao sao todos os softwares que passao de uma versao para outra sem nenhuma alteracao ( ex: samba,squid )

Como o gentoo se sai nisso ? atualiza e que se vire o adm para configurar caso algo falhe ?



» Luciano () em 29/04 10:10

Exatamente o que o amigo falou acima...

Eu perguntei justamente qual é a vantagem do gentoo sem ser o sistema de empacotamento?

Existe um painel de controle tipo o mandrake? Algo para detectar e instalar automaticamente perifericos?

Algum sistem de firewall proprio?

Ou a unica coisa que existe é esse sistema de pacotes, eu pergunto uma coisa pedindo e pedindo para que voces excluam da resposta apenas o sistema de pacotes e voces respondem exatamente o que eu pedi :oP

Valeu


» Luciano () em 29/04 10:13

Consertando a ultima frase:
A unica coisa que existe é esse sistema de pacotes? Eu pergunto uma coisa, pedindo para que voces excluam da resposta apenas o sistema de pacotes e voces respondem exatamente o que eu nao pedi :oP


» Luciano () em 29/04 10:14

"Se meus servidor esta a muito tempo sem atualizar... nao sao todos os softwares que passao de uma versao para outra sem nenhuma alteracao ( ex: samba,squid )

Como o gentoo se sai nisso ? atualiza e que se vire o adm para configurar caso algo falhe ?"

Excelente pergunta, nenhum sistema de pacotes resolve isso (acredito eu)...


» Enderson Maia () em 29/04 10:22

Eu acho uma vantagem é a maneira como tudo funciona. Simplesmente funcona! Tem-se um controle maior do sistema, tem uma documentação de muito boa qualidade, e aqui funciona, e a compilação no meu desktop me trouxe benefícios em desempenho.

Quanto a servidores, muita gente acha que não tem vantagem em compilar, demora muito pra instalar um servidor, mas tudo se resolve, vc não precisa compilar, tem um CD com pacotes compilados, e tá pra sair um repositório de pacotes compilados para cada arquitetura disponível no portage atual.
Além de poder fazer um cluster pra compilar mais rápido, e nem é tão difícil.

Mas Linux é Linux, então dá pra fazer o que a cabeça imaginar. :)

Instala e vê qual a vantagem. Acho esta a melhor maneira de se tirar a prova.


» Enderson Maia () em 29/04 10:25

Dyego,
no Gentoo tem um prograa chamado etc-update, todo arquivo de configuração no sistema fica protgido das atualizações, e sempre que você faz uma atualização onde há alterações em configurações, você pode rodar o etc-update, e pode ir alterando as configurações de acordo com suas necessidades, ou não atualiza, ou atualiza tudo, você quem escolhe.


» domus () em 29/04 10:32

Luciano,

vamos separar um pouco as coisas, o gentoo nao usa sistema de empacotamento, tanto que para instalar programas o portage baixa o source, vc pergunta se existe um tool end-user estilo MCC e tal?? bomm creio que nao, mas se vc quer saber o ldetect do mdk esta presente no portage do gentoo sim, e ele pode ter incluido outros softs do genero pra exercer a mesma funçao

explique melhor essa coisa de firewall proprio, pois ainda nao ouvi falar, iptables?

Dyego:

se eu entendi bem a questao qque vc pois em pauta, o etc-update resolveria esse problema, pois sempre que atualizo apenas o system (pacotes de serviços etc...) o etc-update sugere a atualizaçoes das confs tb, pra isso ele sugere algumas opçoes (das que eu lembro agora) compara a atual conf com que vai ser atualizado, sugere manter a conf atual, ou escreve a nova conf por cima da que ja existe, so as confs criticas eu procuro manter, pois o proprio etc-update requer do usuario essa decisao


» Luciano () em 29/04 10:40

Obvio que eu ja ouvi falar do iptables...

Mas confesso que fujo de editar estas regras na mao, confio plenamente nas regras que o SuSEpersonal.firewall gera a partir de informaçoes contidas no sysconfig.

É disso que eu to falando.

Por exemplo se eu quiser configurar a placa de rede, terei que ir no /etc/sysconfig/
e depois no modules.conf
e ficar editando arquivo texto ate ter tudo configurado?

É so isso que eu quero saber. Se eu tenho que fazer tudo na mao como no redhat 1.0 o existe programas que ajudam as tarefas do dia a dia?

PS: Nao falem mais sobre o sistema portage, eu nao perguntei sobre isso.


» domus () em 29/04 10:57

eu normalmente faço tudo na mao mesmo, seguindo a documentaçao oficial, os modulos sao carregados por

/etc/modules.autoload.d/kernel-2.x

mas como disse no portage vc consegue programas graficos, nao posso atestar sua efecicia, pois nao curto em usalos e nem mesmo vi funcionando, um bom lugar pra pesquisar é aqui

http://packages.gentoo.org/

pesquise por detect na busca do link acima


» Senhor Chapeu () em 29/04 11:01

Eu tive problemas em instalar o 2004.1, mais usava uma flag, agora ta tudo em boa ordem.
To usando essas:

GNU/Linux Gentoo CHOST="i686-pc-linux-gnu"
CFLAGS="-march=pentium3 -O3 -pipe -fomit-frame-pointer"
CXXFLAGS="-march=pentium3 -O3 -pipe -fomit-frame-pointer"

Nenhum Linux é "perfeito" Suse por exemplo é pago e caro.


» Luciano () em 29/04 11:05

Agora ai vai uma critica que eu faço a aqueles que acham que o terminal é o melhor caminho. Concordo com voces que pelo terminal, editando os arquivos na mão voce tem pleno controle do que está acontecendo e coisa e tal. Mas acho que nao é por ai que o linux vai se popularizar.

Eu uso linux a uns 3 anos. Administro rede linux na universidade e coisa e tale... só que eu ainda estudo engenharia elétrica, se toda vez que eu for precisar fazer algo, ter que ler quilos de documentaçao para configurar um firewall relativamente seguro, ou configurar uma placa de rede, com certeza nao conseguiria conciliar tudo que eu faço. O que quero dizer é, certas coisas foram feitas para podermos economizar tempo e por que nao, atrair novos usuarios.

E esse negocio de falar "para que configuradores graficos? o bom é fazer na mao" não ajuda em nada no aumento de usuarios Linux (nem em servidores nem em Desktops).

PS: Minha opnião, nao quer dizer q eu esteja certo.


» domus () em 29/04 11:08

Diga Sr chapeu,

eu to usando uma parecida, porem mais comprida, eheheh

CFLAGS="-march=pentium3 -O2 -pipe -mmmx -msse -fomit-frame-pointer -fprefetch-loop-arrays"

baixei a otimizaçao pra -02 optei por binarios, mais estaveis a lango prazo de execuçao ou abertura dos programas


» Luciano () em 29/04 11:09

"Nenhum Linux é "perfeito" Suse por exemplo é pago e caro."

O suse nao é pago. O suporte é pago.


» Lordello () em 29/04 11:12

Gente, o Gentoo é como o Slackware, mas com um sistema de empacotamento bem robusto. Ele não tem frecusras graficas, a atualização ainda é feita na base do shell mesmo! Não existe YAST, Linuxconf ou Drakconf... só existe um bom e puro Linux!
A vantagem dele? Você compila tudo! Você determina as CFLAGS e CXXFLAGS conforme seu hardware. Além de estar sempre atualizado, ele possui um repositório enorme de programas, tem tudo o que você possa imaginar...
A desvantagem? Para quem tem modem 56k pode ser sacal fazer download dos fontes e para quem tem uma máquina lenta, é foda esperar dias para ter o Gnome rodando. Claro que esses dois problemas são fáceis de resolver, o pessoal do egntoo sempre cria binários e colocam ele nos mirrors, então na hora de instalar é só dizer que quer usar o binários ao invés de compilar tudo. Isso é bom para quem quer otimizações normais e não quer perder tempo :)
Mais detalhes em www.gentoo.org
Falow!


» Senhor Chapeu () em 29/04 11:17

O Luciano entao me indica um ftp do suse 9.1 ae, sempre quis testar.

Domus, eu usava essa ae mais tinha que comentar a Flag # quando dava erro pra compilar, eu testei essa s deu certo depois volto pra 02 quando terminar a instacão.


» domus () em 29/04 11:19

luciano vc nao esta criticando nada, vc apenas quer expor sua razao, lançando flames, eu disse que prefiro o texto, isso nao o dá o direito de achar que o texto é o melhor caminho, pare por ai antes de começar a dizer coisas sem sentido

"O que quero dizer é, certas coisas foram feitas para podermos economizar tempo e por que nao, atrair novos usuarios."

o Gentoo pra min economiza muito tempo, exceto quando preciso compilar algo

"
E esse negocio de falar "para que configuradores graficos? o bom é fazer na mao" não ajuda em nada no aumento de usuarios Linux (nem em servidores nem em Desktops)."

nao ajuda mesmo, nao sei daonde vc tirou, so pq disse que prefiro usar assim lhe da o direito de dizer algo que nem comentei, existe puristas no mundo linux que pensa assim, so acho que vc foi descriminatorio em querer comparar o primeiro que vem aqui com boa vontade em exclarecer duvidas ser taxado disso ou aquilo

pq vc nao pergunta logo assim:

o gentoo nao possui uma versao interprise?

acho que ficaria mais objetivo e evitaria extremismos


» domus () em 29/04 11:29

Sr chapeu,

eu tb estava usando a -03 mas uma extrema necessidade de baixar, pq eu sentia o OpenOffice binario do OOo.br muito instavel, dai passei a refazer todas as tualizaçao do glibc, bibliotecas graficas com -02 e hj o openoffice roda muito bem, eu percebi que -03 é boa para usos curtos e temporarios, pois os binarios ficam bem rapidos


» Luciano () em 29/04 11:30

Beleza, voces ja me convenceram a nunca usar o Gentoo :)

Senhor chapeu:

http://www.emptylogic.com/suprnova/torrents/450/SuSe_Linux_9.0_Complete_5_CDs.torrent

Ta ai... so baixar :)

Se esperar um pouco deve sair o torrent do 9.1


» Luciano () em 29/04 11:34

Domus se voce nao entendeu o que eu quis dizer, eu desisto de explicar.


» byce () em 29/04 11:58

... estes irmãos brigões :) ...
Vamos lá:
1. O Gentoo pode não ter os YaST´s 'da vida'...
2. O SUSE não possui o 'gerenciador de pacotes' do GENTOO...
3. Creio que aqui não é o melhor lugar para decidir se um sistema atende ou não suas necessidades: Que tal ler as informações constantes no site da distribuição?
4. Ter arquivos para baixar não é sinônimo de programa gratuito (senão todos seriam freeware, basta ver os sites que listam .torrents por aí...)
5. Liberdade de escolha: Esta é a frase!

byCE
=========================================


» Leonardo (tux-br) () em 29/04 13:13

realmente o trem tá feio aqui.

A minha opnião é.... o gentoo me obedece muito mais que os mandrakes conectivas e redhats que já usei. Condordo que outras ferramentas gráficas seriam bem úteis, mas da forma com o gentoo é hoje já tá ANIMAL pra mim.
Tudo que preciso de programas, tudo MESMO ele tem lá e detalhe em várias versões. muitos plugins, muitos temas. Pra quem desenvolve em qualquer linguagem lá tem tudo, pra Java especialmente não tem nem com comparar com outra distribuição. Umas 10 JVM, netbens, eclipse, jboss, tomcat tá tudo a sua disposição na última versão.
Pra quem nunca utilizou o gentoo pode parecer mesmo coisa de nego revoltadinho que quer sempre o caminho mais complicado, mas galera não é isso !!!
O gentto não é um troço obscuro complicado de instalar/usar.
Usem e irão mudar de idéia.
Detalhe: o gentoo você só precisa instalar uma vez, tudo que vai lançando você pega no portage, por isso no anúncio de versão vc não vê kdexxx, gnome xxx.
Outro detalhes: no gentoo tem sim ferramentas gráficas. Qual é a principal ferramenta de configuração do CL 10? webmin certo? no gentoo tem webmim :)


» Alexandre () em 29/04 13:16

Eu acho que essa discussão ja virou aquela de qual é a melhor distribuição...
oque não leva a nada, a melhor distribuição e aquela que te atende, o gentoo foi feito para atender as nescessidades de um grupo que e muito satisfeito com ele, assim como o suse e o red-hat para ambiente corporativo, o kurumin para desktop. vamos tentar ser mais especificos nas discursoes e falar so sobre a parte tecnica nas caracteristicas de cada distribuição e cada um depois de testar decide qual é a melhor para ele.


» Arthur () em 29/04 18:51

Eu uso o Gentoo, e sou muito satisfeito com ele, pois deixa que o Administrador escolha os programas q ele quer em sue computador, e não os que os desenvolvedores da distro escolhem. Quando eu digo tudo, é tudo mesmo, desde os gerenciadores de log, cron, etc.
Uma outra coisa a favor do Gentoo: as USE's flags, que ajuda e muito na instalação de um pacote. Quando usava Red Hat, Slackware, Debian, mesmo tendo os binários para o PHP por exemplo, eu tinha q compilá-lo sempre, pois os binários não ativavam o suporte que eu preciso para o banco de dados Interbase. E compilando, era difícil removê-lo depois, pois o sistema de empacotamento não tinha controle sobre ele. Agora no Gentoo, como ele vai compilar o PHP mesmo, eu apenas faço assim: USE="firebird" emerge php. Pronto, ele instala o PHP com o suporte que eu preciso, e se eu quiser remover o php depois, facílimo: emerge -C php. Nenhuma outra distro cuidou deste problema para mim. Sem falar que os progs sempre vem do jeito que os desenvolvedores o lançam, eu não quero um Gnome com cara de KDE como o do Fedora...


» fernandotcl () em 29/04 21:00

Eu não costumo comentar aqui, mas...

Esse "luciano" não fala coisa com coisa. Ele quer o YAST no Gentoo... Ele quer um "painel de controle no estilo do Mandrake Control Center", ele deve ser um perito nisso então. Mas é lógico que ele sabe o que é iptables. Se ele soubesse metade do que ele fala ele não estaria falando tanta besteira. Será que ele já leu alguma coisa sobre Gentoo?

E pra quem quiser conhecer o Gentoo, não é somente uma distribuição, e sim uma meta-distribuição. Isso quer dizer que se você não quer compilar você não compila. Existe o projeto Chinstrap. Existem os servidores do Debian, SUSE, MDK, Fedora, Slackware, etc.. Tudo isso usa binários. Você compila se quiser.


» Douglas () em 30/04 05:37

Domus,

Não entendi a questão da flag "O3" ser menos estável do que a "O2". A não ser que o gcc tenha bugs (que comprometam a estabilidade) de otimização, pois na O3 o sacrifício é no tamanho do binário (em favor da velocidade de execução), não da questão de estabilidade.


» Luciano () em 30/04 08:30

Ola zé fernandotcl,

a unica coisa que perguntei nesses comentarios, foi se... o gentoo teria algo como as outras distros tem para facilitar a configuração de um computador. Mas a cada vez q eu perguntava vinha um e falava sobre o maravilhoso portage, so que nao era isso que eu tinha perguntando.

Foi apenas isso seu ze fernando. Agora da proxima vez que voce fizer este tipo de comentario, tenha pelo menos a coragem de colocar seu e-mail nele.


» domus () em 30/04 10:16

Olá douglas blz?

Bom ao 03 que me referi é o seguinte, optei pela 02 pq vi que a longo prazo os binarios tem estabilidade melhor de quando usava a -03, a -03 achei rapido, porem sem muita estabilidade, o binario do openoffice.org.br por exemplo ficava muito instavel, passei a fazer o emerge com 02, o ultimo glibc que estou otimizei em 02 e o primeiro a sentir a diferença no que diz respeito a estabilidade foi o openoffice


» Alexandre Figueiredo () em 30/04 16:56

Luciano,

Suponho que a sua questão já tenha sido respondida.

Até onde eu conheço o Gentoo, a configuração é feita na mão, como no Slackware. O interessante dele é exatamente isso que os colegas comentaram, o Linux fica na tua mão.

Eu já usei Red Hat, Mandrake, Debian, Slackware e Gentoo. A instalação mais enxuta que eu já vi foi a deste último.

Qto ao controle de correções, acho que vale para os binários e não para os seus arquivos de configuração. Foi uma boa pergunta, reconheço.

Concordo contigo, em parte, qto ao Linux no meio corporativo. Onde você falou sobre as GUI para configuração facilitada. Os Unix atuais, como Sun Solaris, IBM AIX e HP-UX, a configuração é feita na mão. Claro que há possibilidade de usar GUI, mas, a maioria das vezes, o prompt e os arquivos texto de configuração são os mais usados.

[ ]s


» Eduardo () em 01/05 03:05

Todos:

Não existe sistema de pacotes bom, ou sistema de pacote ruim. O apt é tão bom quanto o yum, que é tão bom quanto o o portage, que é tão bom quanto o yast, etc.

Instalação automática de dependências todos eles fazem. Não existe nada de computacionalmente complexo em fazer instalação automática de dependências. Até pro slackware tem.

O que faz a diferença é o repositório. Se você têm uma ferramenta de instalação com verificação de dependências perfeita, mas a sua distribuição tem um repositório com poucos programas, ou então com programas pouco atualizados, a ferramenta de instalação não vai servir para nada.

O Portage, por si só, não é uma das grandes vantagens do Gentoo. Esse mérito cabe ao repositório de softwares, com uma grande quantidade de programas, e com boa atualização.


Usuários de Gentoo:
Param, de uma vez por todas, de discutir sobre CFLGAS. Na enorme maioria dos programas as otimizações do compilador não servem para nada, já que a grande maioria dos programas passa muito mais tempo esperando entrada/saida do que efetivamente usando o processador.
Talvez valha a pena compilar o kernel ou a libc com otimizacoes, ja que ambos são programas que estão 100% do tempo rodando. (Tudo bem, chamar a libc de programa é um exagero, mas da pra entender)

Ficar otimizando outros programas é, na maioria das ocasiões, perda de tempo.

Agora, a GRANDE vantagem do Gentoo, que muitos usuários desconhecem, é a flag USE, que define que opções serão adicionadas a um programa.

Explico:
Imagine que exista um mp3 player, que possa usar bibliotecas de som ALSA, ESD, aRTs, ou outras.
Numa distribuição binária, como o Debian, o responsável pelo pacote desse mp3 player vai escolher que suporte será incluido no programa. (Geralmente na hora de rodar ./configure)

No gentoo, você decide quais serão essas opções, por meio da flag USE.

Essa é A grande vantagem do Gentoo.
Usando o Gentoo sem fazer um bom uso da USE o máximo que você vai conseguir é um Debian com um apt-get de loooonga duração.

Existe o 'ufed', que é um editor para a flag USE. (Dica: emerge ufed)

Documentação sobre a USE: http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2&chap=1

Lista, não necessariamente atualizada das flags USE: http://www.gentoo.org/dyn/use-index.xml


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.