Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Carlos Morimoto convida: "Participe do desenvolvimento do Kurumin 3.0"

Notícia publicada por brain em abril 26, 2004 10:32 PM | TrackBack


Carlos E. Morimoto (morimoto@guiadohardware.net) enviou este link do seu forum e acrescentou: "Há alguns dias lancei o preview 2 do Kurumin 3.0. Esta nova versão visa marcar a entrada do Kurumin na vida adulta, com mais estabilidade e recursos :-) Não existe data prevista de lançamento, nem pressa para que isto aconteça. Vou liberar previews com as novas atualizações regularmente, mas a versão final será lançada apenas quando 'estiver pronta', demore um mês ou demore um ano. Esta semana estou trabalhando na documentação do sistema e pesquisando novos recursos a incluir. Este post é um convite para que você acompanhe os releases e poste suas opiniões e contribuições no fórum do Kurumin. Ninguém é perfeito, mas estamos aqui tentando fazer o melhor dentro do tempo e recursos disponíveis ;-)"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» ThLux () em 26/04 22:44

Gostaria apenas de ressaltar que o trabalho do Marimoto é digno de muitos aplausos. Tenho uma grande admiração pelo seu projeto (Kurumin), sempre fui usuário Conectiva mas confesso, me rendi ao kurumin de uma maneira que hoje, ele vai comigo pra onde eu for. Sempre carrego o CD para em caso de necessidade, eu recorrer ao sistema. Parabéns Marimoto, continue trabalhando e aperfeiçoando a mais tupiniquim das distros nacionais.


» ThLux () em 26/04 22:44

Gostaria apenas de ressaltar que o trabalho do Marimoto é digno de muitos aplausos. Tenho uma grande admiração pelo seu projeto (Kurumin), sempre fui usuário Conectiva mas confesso, me rendi ao kurumin de uma maneira que hoje, ele vai comigo pra onde eu for. Sempre carrego o CD para em caso de necessidade, eu recorrer ao sistema. Parabéns Marimoto, continue trabalhando e aperfeiçoando a mais tupiniquim das distros nacionais.


» É nois na Fita Manôôô () em 27/04 01:02

===============================================
http://www.kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?p=121492#121492
===============================================

Ola Pessoal do Forum.

E com grande orgulho que fala que o governo brasileiro na 1ª Semanda de capacitação em softwarelivre está distribuindo Kurumin no evento.

Texto do texto de abertura do CD-ROM


Citação:
O que é o Kurumin.GOV.BR?

O Kurumin.GOV.BR O Kurumin.GOV.BR é uma distribuição Linux gratuita promovida pelo Governo brasileiro para incentivar o uso da plataforma Linux e de seus aplicativos em código aberto pelos funcionários públicos e cidadãos em geral. Este CD permite que o usuário tenha em seu computador uma instalação completa Linux, com diversos aplicativos como Open Office, editores de imagem e tocadores de áudio, sem precisar alterar profundamente a estrutura do seu equipamento.

Esta é principal vantagem do Kurumin, desenvolvido pelo especialista em sistemas Carlos Morimoto, que teve seu primeiro contato com Linux em 1997. Segundo Morimoto, “desenvolvi o Kurumin pensando que o sistema deveria ser capaz de detectar o Hardware da máquina, configurar o X automaticamente e ser fácil de usar, para que mesmo uma pessoa que nunca tivesse ouvido falar em Linux conseguisse navegar pelo conteúdo do CD sem dificuldades”. O nome Kurumin surgiu desta praticidade de instalação e uso, uma fusão da palavra curumin, que são as crianças nas aldeias indígenas brasileiras, com o K da interface KDE.

Depois vou tirar alguns screen shots e fotos do estande e enviar.


Vejam sobre o evento em
http://www.softwarelivre.gov.br/
http://www.iti.br

bjverde
===============================================


» bebeto_maya () em 27/04 04:22

__Já contribuo com o Kurumin, no Projeto ZappWM ( www.zappwm.cjb.net ) , um desktop e mini-ambiente de trabalho leve e completo.(elogiado e criticado bestialmente na mesma medida), e me sinto grato por fazer parte desta poderosa comunidade, que está levando o Linux para os desktops de usuários simples e intermediários.Infelizmente, o Kurumin também é desmerecido por alguns pseudo-intelectuais, que em nada contribuem para qualquer coisa de cunho social, que seja.
__Mas o Indiozinho cresce, e hoje, simboliza algo que empresas como Conectiva e IBM ainda não conseguiram fazer no Brasil:Linux em Computadores Domésticos.


» Tiago Cruz () em 27/04 08:12

Essa versão irá vir com um suporte bem melhorado as ATi's da vida, o que vai melhorar em muito a massificação nas classes fanáticas por games, hehehehe


http://www.kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?t=22677


» Luciano () em 27/04 08:24

O kurumin precisa vir com supermount. E garantia que o apt-get upgrade nao vai estraga-lo nem bagunça-lo. :) Aí é dificil ne?


» valdo () em 27/04 08:40

Lembro dos primeiros RCs do Kurumin, e, vendo o que ele é hoje percebemos sua evolução, mas, na verdade a proposta da versão 3 ter tantos previews quantos forem necessários para o lançamento de uma versão "porreta" era uma via que estava faltanto ao Kurumin, e é a realização de um sonho antigo; lembro de, lá trás, ter feito mais de uma vez esta sujestão, agora, se existiam poucos a falarem mal do Kurumin eles terão que calar!

O Kurumin está caminhando para ser o chefe da tribo linux no Brasil!


» Davi Dalben () em 27/04 09:07

Uso o Kurumin desde a primeira versão e só tenho elogios para o trabalho do Morimoto. Sua dedicação e paciência são dignas de um grande líder.

Com esse anúncio percebo que não só o Kurumin amadureceu, mas o próprio Morimoto e, junto, toda essa comunidade.

Sucesso a Kurumin! Sucesso ao Linux no Brasil!


» Carlos E. Morimoto () em 27/04 09:10


Eu que remasterizei esta versão pro pessoal do ITI :-) Não tem nada demais, vem com o OpenOffice, Gimp, etc. pré-instalados e foram incluídas algumas páginas html e o papel de parede que me mandaram.


» anom () em 27/04 09:29

Espero que o negócio de 1 ano tenha sido so forca de expressao. :) Confesso que so usei o Kurumin de um amigo uma vez pra recuperar uma senha de root de um debian. Sinceramente, deu vontade de continuar usando o CD. Não o usaria em casa por que gosto de ter a disposicao em CD a maior variedade de software possivel e razoavelmente atualizados, daí eu utilizar Mandrake e testar Fedora vez ou outra. Ah! se um dia o Kurumin tivesse uma versao com 3 ou 4 Cds respletos de software e lancados 1 vez por ano ... seria a distribuicao perfeita para estacoes de trabalho. Estrutura do debian e releases a periodos mais curtos do o do proprio Debian (1 ano tá bom, nao precisa ser duas vezes por ano, como Mandrake e Fedora).


» AxShi () em 27/04 11:54

Lembro de quando entrei no site do Kurumim por uns instantes e estava lá: uma distribuição que rodava direto do CD:D ... Quando dei boot nele fiquei pasmo pela rapidez do boot, num Pentium 2 com 64 MB de RAM e CDROM de 12x (estava acostumado com o "pesado" Conectiva), a qualidade gráfica e a gama de programas, gráficos e de console, disponíveis... Uma pequena distribuição se equiparando com as grandes. É isso mesmo que esperamos do GNU-Linux: Uma caixa de surpresas, surpresas boas.

Parabéns, Carlos Morimotto.


» O Pregador () em 27/04 11:59

Tô terminando uma máquina para minha irmã utilizar e com certeza virá com o Kurumin : )

Apenas gostaría de saber sobre esse suporte:


***** Leitura e Escrita em NTFS ? *****


» Manoel Pinho () em 27/04 12:01

Alguém sabe se a versão 3.0 virá com o kernel 2.6 como default (ou como único kernel) ?


» Carlos E. Morimoto () em 27/04 12:16


Kernel 2.4.25 provavelmente. Dá para tentar usar o captive para escrita em ntfs, falta testar apenas... :-)


» Hermes de Souza () em 27/04 13:44

O kurumin conseguiu tirar o medo das pessoas em relação ao Linux. Derrubou mitos (se você usar vai ter que formatar todo o HD, você perderá os dados que já tem, etc, etc.)
É sem dúvida o grande garoto propaganda do Software Livre.
É também a grande opção para o poder público federal, estadual e municipal substituir o Windows (na maioria das vezes pirata).
uma remasterização enxuta e segura do Kurumin para estes órgãos. com OpenOffice, sem acesso ao Konsole, nem usuário root, com certeza diminuirá um custo que não entra no TCO do concorrente (a grande quantidade de reinstalação do sistema, devido a danos causados pelo usuário, instalando novos programas, mexendo onde não sabe, etc.) Tudo bem que o XP permite isso, mas cadê máquinas para rodar XP?. Acredito que uma instalação do Kurumin com estas características não demandará mais do 20 minutos.
Uma sugestão para os estados e união, PARTICIPEM do desenvolvimento do Kurumin, COLABOREM, existem centenas de analistas e profissionais com conhecimento nos órgãos públicos do Brasil. Vocês estarão ajudando a criar uma grande ferramenta da qual vocês mesmos serão os grandes beneficiados.

É claro que a iniciativa privada também é bem vinda. mas o comentário acima é pelo fato de alguns órgão públicos já terem manifestado a intenção de utilizar o Kurumin em seus desktops.


» Manoel Pinho () em 27/04 14:13

Morimoto,

Em primeiro lugar obrigado pela resposta e ao excelente trabalho com o Kurumin.

Eu li em algum lugar que havia algum problema (ou falta de algum recurso existente no 2.4) com o kernel 2.6 que o impedia de ser usado no Knoppix (e eu creio que o Kurumin também) quando usado direto do CD. Saberia me dizer que problema é esse ?


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 27/04 15:09

O kernel 2.6 está bem estável, Morimoto. Acho que já dava pro Kurumin 3.0 vir com ele. Ou pelo menos, como o Manoel Pinho perguntou, como "opção default" (podendo o usuário utilizar o 2.4.25 se quiser).


» Luciano () em 27/04 15:30

E o supermount?


» /home/josceley () em 27/04 17:18

Um dos problemas do kernel 2.6, é seu precário suporte aos winmodens da vida.
Se com o 2.4 já havia problemas demais, com o 2.6 é um suplício.
E como o Kurumin é voltado ao usuário final, e a maioria deles ainda usa linha discada ( com grande chance de ser winmodem ), acho que ainda há um certo delay até chegar a essa mudança. Mas já há versões do kurumin prontas com o 2.6, só olhar no forum da distro.
Que por sinal, é realmente excelente..
Um exemplo é que a conexão banda larga de meu mano parou inexplicavelmente de funcionar no win2k.
ele teimando que era o modem, eu acusando o SO.
Após um peque boot com o cd do kurumin, e uma conexão perfeita, ele descobriu quem tinha razão... :)


» Alencar O. P. () em 27/04 22:14

Ainda não testei o Kernel 2.6.
Mas pelo que li a respeito parece ser bem
mais rápido e integrado que o 2.4.
Acho que valeria a pena manter uma versão
de desenvolvimento para cada versão.
Como o uso do adsl já é bastante grande, muitas
pessoas não teriam necessidade de instalar
modens, e neste caso poderiam desfrutar de
um sistema mais rápido e evoluido.
Afinal num futuro próximo deve prevalecer
a serie 2.6.


» Tiago Pastorello () em 28/04 04:40

Olá pessoal ..

Sempre usei o Kurumin, desde sua 1ª versão. É uma mão na roda muitas vezes ter um cd do Kurumin por perto. Só gostaria que tivesse umas opções para ele rodar em Pcs mais antigos ou com pouca memória RAM. A estabilidade do sistema tem melhorado muito. ;-)
Parabéns pelo desenvolvimento do Kurumin Linux... !!!
[ ]´s
Tiago Pastorello


» Hildor () em 28/04 08:30

O kalango 2.0 que está saindo ainda este mês .. (www.kalango.org) já está com o Kernel 2.4.25 e com o suporte ao NTFS leitura/escrita (CAPTIVE);
Além de que ele vem com o Gnome e o KDE.
A respeito da velocidade do Kernel 2.6.x , o kernel 2.4.25 já é nitidamente mais ra´pido que os anteriores. Vale a pena conferir.


» José Antonio Meira da Rocha () em 30/04 04:32

É muita humildade do Morimoto dizer "não tem nada de mais" uma distribuição com OOo e tudo o mais...


» Marcio () em 04/05 11:30

A primeira vez que eu vi o Linux Kurumin fiquei extasiado, a segunda vez encantado e depois MARAVILHADO! Beleza! Só consegui instala-lo no Pnetium II 300 com 80 Mb de ram! Mas ficou melhor no K6 II 500 COM 128 MB! Não dá dor de cabeça (nem para os empresarios e comerciantes pois é free ao contrario do Windows que quando a fiscalização abaixa, dá uma multa de até 2.000 vezes o valor do software! e as vezes até cadeia!.) As faculdades vão usado em efeito dominó! Os catedráticos vão ajudar a melhorá-lo (pois essa é a finalidade para que o Linux foi criado : EVOLUÇÃO! Foi pra isso que seu patrono e inventor, Linus Torvalds, há 13 anos criou-o , para crescer e evoluir em multiplataforma e multiusuário! o Mac da Apple que o diga! Seu kernel novo , o MAC OS X v.10 ,v.11, Panther, etc..., é baseado em LINUX/UNIX e roda REDONDINHO! É só dar uma olhada no linK da apple: http://www.apple.com/macosx/
neste site o desenvolver já conta com mais de 10.000 (repito: DEZ MIL) Programas desenvolvidos para ele.!!! (Agora respire bem fundo e tome um suco de maracujá bem adoçado!) LEIAM ISSO: "FreeBSD 5 into Darwin — the Open Source, UNIX-based foundation of Mac OS X — to provide enhanced performance, compatibility and usability. " BASEADO no FREE BSD 5 !!! Puro linux ou não? Bom , enfim, nosso semelhante e 100% brasileiríssimo KURUMIN está de parabéns e seu eu fosse um mega-empresario investiria (e muito) neste SO (Sistema Operacional) sem sombra de dúvida! Então faça a sua parte, copie , empreste , doe, dê , compre-o e faça-se conhecer o KURUMIN para seus amigos (e até os inimigos!) é, e sempre será um bom presente!
Viva o Linux , Deus abençoe os criadores do KURUMIN!!! BY! WELCOME!!!

==================================================
P.S:Se você quiser falar com o SYSGOD , lá vai:

Contact Information
Snail-mail (work):
Linus Torvalds
Transmeta Corp
3940 Freedom Circle
Santa Clara, CA 95054
USA
Phone (work):
+1 (408) 327 9830 x328
Email:
torvalds@transmeta.com

Obs: Os endereços, tels, acima não foram conformidos! mas vale a pena tentar...escreva em inglês please!!!
==================================
LINUX KURUMIN


» Rafael () em 29/07 19:44

O kurumin 3 tem suporte nativo a leitura de ntfs? Pois quando eu rodo direto do cd ele le os arquivos que estão em ntfs, mas após a instalação ele não le mais.....alguem saberia resolver meu problema? Já tentei instalar o captive mas não tive sucesso, alguem conseguiria me explicar passo a passo ou indicar onde tenha? Cheguei até a baixar do site o captive, depois da erro na instalação. Valeu


» Neilto Sousa () em 08/10 21:54

Já não aguentando mais reinstalar o WinXP e cançado de retirar trojans e progarmas espiõs, resolvi esperimentar o tão comentado linux.
hoje ja não me conecto mais com o windous, me conecto sempre com o knoppix, mas me identifiquei mais com o kurumim. È uma pena que não consigo me conectar com este linux, parece que ele não identifica a minha placa de rede apesar do sistema mencionar esta placa no inicio da detecção, talvez eu não esteja sabendo configurar a rede,no knopix há a opção de ativar rede do tipo xDSL (speedy) ppoe todos os sistemas detectam esta placa como "Via technologies.inc.VT6105(Rhine-III) fast ethernet.

Gostaria muito de ter uma solução p/ este problema, pois quero tornar o Kurumim o meu sistema operacional PADRÃO. ASS Neilto Sousa .


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.