Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Saiu o primeiro RC do Conectiva Linux 10

Notícia publicada por brain em abril 23, 2004 10:06 AM | TrackBack


Dantas (mmdantas86@hotmail.com) enviou este link e acrescentou: "É isto aí pessoal , já está disponível para download o Release Candidate 1 do Conectiva Linux 10 tanto via bittorrent e também as imagens estão disponíveis no servidor FTP."

O anúncio oficial é assinado pelo Andreas, que além de ser um dos responsáveis pelo release é também participante habitual dos debates aqui do BR-Linux. Ele informa: "Este release é uma versão de desenvolvimento do Conectiva Linux, para aqueles que desejam avaliar o status atual da distribuição e prover feedback para o time de desenvolvimento, em especial para o recém lançado kernel 2.6." O anúncio também menciona algumas características deste RC1 que vão além das tradicionais listagens das versões dos componentes incluídos, e merece leitura atenta.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Fabricio Moeller () em 23/04 12:14

Beleza, já vou baixar, testei o beta 2 e gostei. Fiz
testes de gravação em partições ntfs e funcionou bem
instalei o gnome e foi quase tudo. Com o gnome final
neste releiser deve estar rodando mais completo. Não
consegui usar a ferramenta que sera a substituta para o linuxconf.


» Rafael () em 23/04 13:27

Qual será a ferramenta substituta ao Linuxconf?


» Mandraker () em 23/04 14:11

Será o Webmin


» Alex Maia Sanchez () em 23/04 14:36

Pode ser o YAST, pois tinha um anuncio que a novell iria passar a distribuir o YAST sob GPL.


» Wconserta () em 23/04 15:11

O comentario que andei ouvindo é que eles iram usar algo parecido com redhat9-fedora tipo "redhat-config- ++ " da vida

Se for menos mal pois ter se livrado do linuxconf ja foi um grande avanço pra conectiva


» Krusty () em 23/04 15:21

O CL X ainda está com bug na instalação junto com o windows?


» Rafael () em 23/04 15:51

Que eu saiba, o webmin é bom para administração remota, já a ser o configurador padrão, não sei se seria uma boa. Prefiro os configuradores do Fedora (RedHat)


» RedCzar777 () em 23/04 16:21

Não será o webmin normal, eles estão modificando bastante coisas nele para intregá-lo ao ambiente do KDE. O Yast2 já está sendo trabalhado para, NO FUTURO, ser usado na distribuição, e acho que eles estão mesmo avaliando os redhat-config-* da vida, alguma coisa sobre isso foi falada na palestra.


» delucca () em 23/04 17:41

Sobre o YAST: a novell ESTÁ PENSANDO em liberar o Yast sob GPL, mas ainda não o fez (li algo como, se o finalmente fizerem, será no fim deste ano). Assim, há que esperar...

De Lucca


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 23/04 17:52

No Press-Release da SuSE não tem nada de "está pensando". Pelo contrário, coloca como certo e usa o verbo "will" - http://www.suse.com/us/company/press/press_releases/archive04/yast.html


» Luciano () em 23/04 18:05

Will em ingles é um futuro duvidoso :)


» Luciano () em 23/04 18:08

mesmo com o will confirmando que ainda nao foi, mas acho q vai ser sim :) hehehe


» XMANUM () em 23/04 19:16

Embora não seja um "is going to" eu acho que "will" já é um grande avanço!!! Sobre o CL10, alguns colegas me falaram muito bem dos testes que fizeram com o beta2, pena que eu não tenha uma máquina pra testar o RC1 também, mas os caras estão satisfeitos com a correção dos bugs que eles reclamam, pelo jeito a versão estável promete ser muito boa mesmo!!!


» Jair () em 23/04 19:53

Acho que foi no Chat que disseram que só com o CD1 já era possível instalar os pacotes básicos de desktop, isso realmente é possível? Queria testar mas não queria baixar os 3 CDs...


Jair,


» Marcos Alexandre () em 23/04 20:08

É verdade. A instalação desktop padrão só necessita do disco 1.


» Manoel Pinho () em 23/04 21:32

Krusty,

Parece que o problema que havia na parte de particionamento tinha a ver com alguma diferença de valors na geometria dos discos entre o que o kernel 2.6 fornecia e o que a libparted precisava.

Um amigo meu reclamou da corrupção da tabela de partições, mas ele bobeou instalando o beta 1 em uma máquina pessoas "de produção" que tinha o windows com vários dados sem backup. Mas ele conseguiu recuperar a tabela de partições com o gparted.


» Manoel Pinho () em 23/04 21:34

Krusty,

Esqueci de dizer que o problema parece ter sido corrigido nessa versão RC1 (pelo que diz o changelog do anúncio oficial do link acima).


» Luciano () em 24/04 10:20

Alguem sabe dizer se o conectiva 10 vai vir com o reiser4 se este sair a tempo? :)


» Mandraker () em 24/04 10:59

Luciano, o Conectiva 10 deve sair com as mesmas funcionalidades deste RC1, apenas com correções de bugs e melhoramentos no que já faz parte dos 3 CDs. Agora são os preparativos finais para o lançamento, não dá pra ficar incluindo novas funcionalidades pois não há tempo suficiente para testa-las.


» LIO () em 24/04 21:02

Tive mensagens de erro da geometria da bios com o particionador mas ele funcionou perfeitamente no beta 2...
No Beta2 inclusive baixei só o 1° cd e o resto baixei por synaptic o que faltou ... assim baixei mais uns 350 MB e economizei pelo menos 1 GB de download dos outros 2 cd's ...


» LION () em 24/04 21:05

Mais uma coisa, só vou baixar o RC1 pra ver se a instalação dos drivers da NVIDIA oficiais irão ser realizados na instalação...


» Luciano () em 25/04 11:36

A versao final sera compilada com o gcc 3.4.0 ? :)


» Fernando () em 25/04 13:12

Baixei e estou achando bem legal o novo conectiva. O novo kernel melhorou mesmo o desempenho geral do sistema, uma pena no cl não é feito o link com a partição fat após a instalação, não sei o motivo disso já que a maioria das distros o fazem.

Mas legal mesmo é o bom gosto dos profissionais da conectiva! O tema, cores, ícones, instalação, tudo bonito e harmonioso, dá até gosto! Já não aguentava mais ver a salada de cores e ícones da outra distro nacional =P


» pyton () em 25/04 17:06

Fernando,

"...não aguentava mais ver a salada de cores e ícones da outra distro nacional =P."

é chato ver com que facilidade vc despreza um bom trabalho...


A Conectiva, que se considera "a empresa líder em serviços, desenvolvimento e distribuição do sistema operacional Linux para a América Latina" não consegue facilitar a vida do usuário.

E se alguém consegue, mesmo que seja um projeto despretencioso, só leva porrada.

Acho que Conetiva tem mais é que adotar as funcionalidades das outras distribuições, como vc mesmo reclama.

Muitas distribuições estão só no começo, e que apesar dos problemas, já estão tendo o reconhecimento dos usuários, que como eu, não entendem porque a Conectiva, que já está no mercado há mais tempo e tem uma grande equipe, continua com "erros bobos" (Credibilidade - 5.5/10 - muitos erros "bobos" e omissões)
e não facilita a vida do usuário.

A Conectiva pode (e parece ter mais condições financeiras e estruturais) se tornar uma boa distribuição, como outras também estão se tornando.


» Fernando () em 25/04 19:17

>> é chato ver com que facilidade vc despreza um bom trabalho...

Não é isso manow... Eu já dei várias dicas referente a isso e já vi vários outros usuários fazendo o mesmo mas o pessoal responsável acha que isso não é importante e continua com a salada.

Valorizo o trabalho sim e apoio tanto que já contribui com bugs e indicaçõs de programas no fórum, apenas apontei a "cabeça dura" que as vezes pode prejudicar um projeto bacana.

Quanto as suas opiniões sobre a conectiva, concordo totalmente!


» anonimo () em 26/04 09:10

'apenas apontei a "cabeça dura" que as vezes pode prejudicar um projeto bacana'

Não é GPL? É fácil fazer as mudanças? O mais difícil não já foi feito? Então, o aprimoramento pode ser feito por quem desejar.


» hamacker () em 26/04 11:25

Um bug em especial me chamou a atenção :
> 7607 cri gcc
>gcc para PowerPC só funciona no micro do claudio

Caramba, quando algo der errado, vou lançar um bug-ticket : "O programa XXX nao funciona no micro do hamacker", muito hilario :)

Gostaria de saber um feedback se o CL10 estará compativel com notebooks toshiba e suas "features" : portas usb, som, video, touchpad, economia de energia, etc... Gostaria até de participar deste teste, mas HD para notebook é uma facada! Mas se alguem conhecer um lugar que venda este HD barato, favor me avisar.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.