Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Tutorial nacional sobre programação Glade/GTK

Notícia publicada por brain em abril 15, 2004 12:32 PM | TrackBack


O convite vem de Welington Braga (welrbragaNOSPAMyahoo.com), acompanhado deste link para maiores detalhes."Fiquei devendo à comunidade, desde o lançamento do site há alguns meses atrás, um tutorial sobre programação com Glade/GTK. Depois de bastante trabalho e falta de tempo posso orgulhosamente anunciar a todos que o tutorial está lá pronto pra todos que quiserem ler e aprender a usar estas poderosas ferramentas. Convido portanto a todos que leiam e enviem seus comentários, elogios e criticas. Obrigado e um grande abraço!"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Leoanrdo S.R. () em 15/04 13:43

Geocities informa:
"Desculpe, este site está temporariamente indisponível!"

Sabem informar se já há algum mirror do documento?

Obrigado.


» Christian () em 15/04 14:25

Eu copiei o tutorial e o código fonte do hello world.
Está em:

http://200.228.204.202/mirror/

Boa sorte!


» Leonardo S.R. () em 15/04 15:54

Parabenizo o Welington Rodrigues Braga pela obra e pela iniciativa.
Porém tem um ponto a destacar, o qual não diminuirá o meu apreço pelo autor.
Tendo isto esclarecido vamos ao ponto.
Notei nesta obra que o autor fez uso da Licença de Documentação Livre GNU (GNU Free Documentation License version 1.2), assim gostaria de saber, talvez do autor, o que o levou a escolher esta licença em detrimento das licenças:
- Licença Pública Geral do GNU (GPL) [General Public License] [http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/legalcode.pt];
- Licença Pública Geral Menor do GNU [http://creativecommons.org/licenses/LGPL/2.1/legalcode.pt].

Só levanto este fato para mostrar que, mesmo sendo o Brasil o primeiro país a adotar uma licença homologada pela FSF em língua não-inglesa, ainda não tomei conhecimento de nenhum software ou até mesmo documento (visto que suas versões em inglês já foram utilizadas em documentos). E que muito tem se falado que o governo brasileiro esta muito devagar ou, para alguns, não esta rapido o suficiente na adoção de programas livres para computador (PLC), a comunidade brasileiro de fomentadores de PLC também não se mostra receptiva a estas licenças, visto que não as utilizam. Assim gostaria de ter este assunto melhor discutido aqui pela comunidade BR-LINUX.ORG.

Desde já agradeço a todos.


» Leonardo S.R. () em 15/04 16:01

Augusto por favor corrigir o erros de ortografia a gramática.

1)
"...Porém tem um ponto a destacar..."
para
".. Porém tenho um ponto a destacar..."

2)
"...comunidade brasileiro de fomentadores..."
para
"...a comunidade brasileira de fomentadores..."

Me desculpe por não ter conferido antes de postar.


» Welington Braga () em 15/04 17:27

Saudações Leonardo S. R.

Em resposta a sua questão, não houve qualquer motivo em especial que me fizesse optar por uma ou outra. Apesar de já ter lido a Licença da CreativeCommons e a ter achado interessante, eu simplesmente segui o que já noto a algum tempo na Net ou seja, a maioria dos sites sobre GNU/Linux e afins adotam a FDL e no mais acredito que a licença em questão é mais apropriada para documentação do que a GPL que por sua vez é mais apropriada para os softwares em si


» Gustavo Noronha Silva () em 16/04 07:11

Parabéns pela iniciativa, Wellington!

Precisamos de mais produções desse tipo por aqui. Eu estou começando alguma coisa sobre glib e gtk+ e muito provavelmente adicionarei um link pra seu tutorial.

Tem alguns erros e 'práticas ruins de programação' que eu acho que poderiam ser revistos para uma próxima versão como falar que glade é uma linguagem, que a libglade não 'converte para GTK' e que é bom especificar o caminho completo para o arquivo .glade -- a localização do arquivo glade deve ser encontrada pelo ./configure e definida no programa por meio de uma constante definida durante a compilação pelas CFLAGS ou coisa do tipo.

Abraço!


» Patola () em 16/04 08:14

Wellington,

Muito bem escrito e muitíssimo útil seu tutorial. Virou referência aqui. Parabéns mesmo!


» Welington Braga () em 16/04 09:57

Saudações Gustavo,

Obrigado pelo Incentivo e pelas criticas.


Realmente admito que há algumas práticas de má programação, mas a ideia realmente foi mostrar que a coisa pode funcionar de forma tão simples quanto se queira, pra quem está começando ver aquele monte de arquivos que o Glade, Anjuta, Diasce, Autoproject e outros criam acabam dando nó na cabeça.

MAs certamente que isso será aperfeiçoado futuramente conforme sua sugestão e conforme estava já previsto!

Parabéns pela iniciativa, Wellington!

Precisamos de mais produções desse tipo por aqui. Eu estou começando alguma coisa sobre glib e gtk+ e muito provavelmente adicionarei um link pra seu tutorial.


Patola,

Valeu pelo apoio. Não esperava que repercutisse tanto assim e já estou providenciando para migrar o site para um outro servidor que aguente rojão de verdade, pois o Geocities pecou ao me deixar na mão!


» Wilfredo () em 16/04 14:02

Só para avisar, o site pode ser acessado a partir do endereço http://gtk.por.com.br .


» Ednei Pacheco () em 17/04 01:24

Valeu amigão!!!

Não seria melhor remover a página antiga e redirecionar o acesso para a nova (ou criar um atalho que faça isto)?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.