Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Experiências da Prefeitura de Sobral-CE com Linux

Notícia publicada por brain em abril 15, 2004 12:20 PM | TrackBack


"O jornalista Fábio Campos, que possui coluna no jornal O Povo (CE) dedicou parte de duas colunas (em 10/4 e 13/4) para comentar a adoção do Software Livre por parte da Prefeitura de Sobral, isto já ocorrendo desde 2001. Ele enumera algumas vantagens já conhecidas (segurança, possibilidade de auditoria), além de mencionar o ganho econômico somente pela adoção do Open Office. Eis um pequeno trecho: 'O software livre é uma ótima idéia. Vale uma sugestão para o Palácio do Planalto: o Governo Federal deveria enviar emissários para conhecer a experiência de Sobral. Não haveria nem sequer constrangimentos políticos. Afinal, Sobral é administrada por um grupo político fiel a Lula. Lá, a experiência com o software livre começou em 2001. Lá, o Linux impera nos seis servidores da Prefeitura. O Windows foi defenestrado pela janela. A Prefeitura também implantou outra plataforma de trabalho no lugar do Office (Microsoft). É o Open Office. Livre, acessível, grátis e com a mesma eficiência do Office, o programa que custa R$ 1.400,00 por computador pela licença de uso. Os 180 computadores da sede da Prefeitura estão com o Open Office. Outros 840 computadores de mesa espalhados pelas escolas públicas, postos de saúde e outros órgãos da administração municipal também já trabalham com o Open Office... ' É válido ressaltar que o jornal O Povo é de grande circulação no Estado do Ceará, apoiando mais ainda a divulgação do software livre na região." A contribuição vem de Klein Cryogen (kleincryogen AT ig.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Hélio Nunes () em 15/04 14:23

Boa Noticia
Gostaria de saber quais são as prefeituras do estado de São Paulo, quantas são ?
Que aplicativos estão utilizando ?


» Marcelo Martins () em 15/04 17:25

Soube de uma empresa no Sul que está desenvolvendo um planejamento de migração de prefeituras para Linux e OpenOffice e desenvolvendo um sistema de gestão municipal em J2EE.


» De Lucca () em 16/04 01:11

Há algum tempo postei aqui no br-linux (e em outros sites) pedidos de informações sobre prefeituras que estavam utilizando software livre (em termos de soluções de gestão - não somente de infraestrutura). A lista provisória que consegui montar é a seguinte (algumas são firmes, outras não posso garantir pois são informações de terceiros ou quartos):

Amparo (SP)
Aracaju
Arroio do Sal (RS)
Bagé
Belo Horizonte
Bento Gonçalves (CamaraMunicipal)
Betim
Blumenau (Secr.Saúde)
Botucatu
Campinas
Canela
Caratinga
Carazinho (RS)
Caxias do Sul (PrefMun/CM)
Chapecó
Charqueadas
Colombo (PR)
Erechim
Eldorado do Sul
Florianópolis
Guarulhos (CM)
Iguaba Grande
Ilhéus
João Pessoa
Joinville
Juiz de Fora (CM/PM)
Lajeado
Manaus
Montes Claros
Niterói
Palhoça (SC)
Pará de Minas
Paracambi
Parobé
Passo Fundo
Paulínia
Paulista
Pelotas
Petrolina
Petrópolis
Piraí (RJ)
Ponta Grossa
Porto Alegre
Pouso Alegre
Recife (PM/CM)
Ribeirão Pires
Ribeirão Preto
Rio das Ostras (RJ)
Rio de Janeiro (CM)
Rio do Sul (CM)
Rio Grande
Santo André
São Carlos
Sobral
Solonópole
Taquara
Uberlândia
Viamão
Viçosa

Há algum tempo também troquei mensagens com o responsável pela mudança na prefeitura de Sobral e o caso é realmente muito interessante e de muito sucesso. Até os cursinhos de informática da cidade passaram a oferecer cursos de OpenOffice... :-)

De Lucca


» Fernando () em 16/04 09:54

Sou de Sobral e posso dizer que a prefeitura tem linux em seus servidores e a vontade de certos usuários que este avançe outros setores é grande... mas muitos dos que trabalham lá ainda, têm medo e desconfiança de trabalhar com o sistema ... O que impede que avançe p/ as maquinas clientes (OpenOffice + Linux ao invés de OpenOffice/StarOffice + Windoze, como está sendo utilizado)

Então Gnu/Linux em servidores não basta p/ deixar "livre" pois nos dias de hoje, pela dissiminação, é mais facil alguem saber fazer um servidor linux de que windows (com segurança).


» omorp () em 16/04 10:33

grande "jornalista" esse. olha a perola: "defenestrar pela janela" ahhaha analfabeto.

e outra, desde quando uma cidade do tamanho de um cu seria referencia para o governo federal ? meu deus do ceu parece uma piada


» Fernando () em 16/04 13:29

Bom:
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/artigos/termos.htm

E como ele está sendo:
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/e-mala.htm


=)


» Sérgio Luiz Araújo Silva () em 20/04 19:12

Apesar de recebermos nesta área do site criaturas que torcem pelo continuísmo, de outros tantas que proferem palavrinas curtas que são o mais criativo que poderiam dizer. O linux cresce!!


» Eduardo Rodriguez () em 21/04 15:43

Hola. Perdón que escriba en español pero no sé hablar portugués. Me da mucha pena escuchar el fallo de la Suprema Corte en relación a la Ley de Software Libre en Rio Grande do Sul. Yo colaboro en un comité que pretende presentar una iniciativa de ley para impulsar el software libre, así que me gustaría entablar relaciones con legisladores y promotores del SL en Brasil, para intercambiar experiencias en miras a proponer cambios a la Ley Mexicana. Ya sé que los de M$ también están viendo este comentario, pero la justicia se impondrá al final.

Gracias y saludos desde México.


» Eduardo Rodrigue () em 21/04 15:45

Perdón mi email es lombay@yahoo.com


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.