Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais uma análise do SUSE 9.1 Beta

Notícia publicada por brain em abril 10, 2004 01:35 PM | TrackBack


A primeira versão do SUSE Linux pós-aquisição da Novell ainda nem saiu do forno, e já começam a pipocar as análises. Desta vez, quem publicou uma análise completa com screenshots foi o site MadPenguin, que no momento está fora do ar. Mas você pode ver o texto (sem as screenshots, infelizmente) no cache do Google. Análise positiva, indicando pontos fortes (reconhecimento de hardware, qualidade do ambiente de trabalho default, número de pacotes, documentação, ferramenta de administração) e alguns pontos fracos também (excesso de opções, falta de atenção ao GNOME...).

Vale repetir que a análise é da versão 9.1 BETA - não foi lançada ainda a versão 9.1 definitiva. Mas você já pode ler as informações sobre ela no site da SUSE.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» André () em 11/04 01:06

Fantástica! Tem uma aparência ótima, parecendo ser bastante prática (fácil, simplificada) de usar / configurar! Qdo se tornar 100% livre eu experimento. :-)


» Augusto Campos () em 11/04 01:17

Olha, 100% livre acho que nenhuma distribuição é. Até o Richard Stallman tinha apostado as fichas dele no GNU/LinEx, uma distribuição sendo feita na Espanha, mas depois até essa passou a apoiar softwares não-livres, como é o comum entre as outras (http://www.ofb.biz/modules.php?name=News&file=article&sid=260 ).

Mas a SUSE tinha um problema um pouco maior que outras como a Red Hat, Debian e Slackware (que se limitam a oferecer, distribuir, suportar, anunciar ou facilitar o uso de software não-livres feitos por terceiros, como o Opera e o pine): uma ferramenta desenvolvida por ela (o configurador YAST) não era livre.

Felizmente esta situação mudou em meados do mês passado, e agora a Novell (nova dona da SUSE) anunciou que o Yast vai passar a ser um software livre (http://br-linux.org/noticias/002065.html).

Portanto, uma razão a menos para não experimentar..


» André () em 11/04 01:48

Pois é, 100% livre não da, mas essa notícia do YaST me animou bastante quando saiu. Agora é só esperar pra ver!


» luciano () em 11/04 11:30

Eu queria saber para que server aquele novo icone Expert network configuration heheheh :)
So falta um icone para configuraçao de servidor LDAP, outro para servidor kerberos e é so alegria :)


» luciano () em 11/04 12:07

Na verdade falta ainda o suporte a reiser4 e o gnome 2.6... ai vai ficar legal...

Agora q o Yast é GPL a conectiva podia abandonar o linuxconf e investir no Yast ne? é uma boa...
Aquele linuxconf as vezes tenho impressao as coisas q vc faz nele nao funcionam... :oP


» Cobarde Anonimo () em 11/04 19:10

Aqui pra nós, com todo o respeito a quem usa, o LinuxConf tem um comportamento esquisito não? Comparando com o Yast onde a gente tem certeza do que a gente fez vai funcionar acho que o LinuxConf é menos eficiente do que configurar na mão e foi o que me afastou das distros RedHat like, não me levem a mal e sem flames por favor. Deixando de lado toda hype que as pessoas tem ao falar da SuSE, se eu usasse linux em ambiente de produção SuSE seria a escolha, pelo mérito técnico. Yast com licença GPL que beleza, ótimo pra gente que precisa de eficiencia e eficácia no linux.


» Henrique Paiva () em 13/04 11:37

E onde encontro download dos ISOs ?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.