Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft é condenada pela União Européia a pagar multa milionária

Notícia publicada por brain em março 25, 2004 08:39 AM | TrackBack


"Saiu no Slashdot a notícia de que a Microsoft foi condenada pela União Européia a pagar a multa recorde de 497 Milhões de Euros (aproximadamente US$ 611 Milhões, ou R$ 1,814 Bilhões) devido à práticas de abusos de poder no mercado. Após uma investigação que durou cerca de 5 anos, a compania foi considerada culpada por estabelecer monopólio no mercado e software para computadores de uso pessoal, servidores e leitores multimídia. A Microsoft tem 90 dias para disponibilizar no mercado Europeu uma versão do Windows sem o Windows Media Player e 120 dias para entregar aos concorrentes do mercado de servidores especificações de seus programas para garantir a total interoperabilidade entre servidores de outras plataformas e desktops rodando Microsoft Windows. A Microsoft planeja recorrer da sentença." A contribuição vem de lmvaz (lmvaz@tchelinux.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

E o Patola complementa a notícia com este link do Terra e um comentário: "O Portal Terra, ao comentar sobre a histórica multa de mais de 600 milhões de dólares aplicada à Microsoft, não resistiu à massificação de conceitos e disparou contra o Linux: 'Segundo alguns analistas, ativistas pró-Linux - o sistema operacional de código aberto que compete com o Windows - se escondem atrás das sátiras mais ácidas contra a Microsoft. Alguns vêem inclusive pistas desses ativistas nos vírus informáticos que periodicamente atacam o grupo, como aconteceu recentemente com o Mydoom.'. A notícia original está aqui."

A Microsoft anunciou que vai pedir revisão da penalidade.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» gbitten () em 25/03 08:59

Jornais prestigiados como o NY Times já dão conta das práticas abusivas da MS, vejam este caso da GO Corporation:
http://www.nytimes.com/2004/03/24/technology/24soft.html?ex=1080709200&en=81be83eda9c09dad&ei=5062&partner=GOOGLE


» Carlos Araujo () em 25/03 09:40

A decisão da União Européia é mais uma bravata, a MS continuará executando práticas monopolistas e ilegais.


» Leon Trotsky () em 25/03 09:52

O Brasil poderia aplicar a mesma multa e reverter o dinheiro para construção de casas populares, educação, saúde e reforma de nossa infra-estrutura viária.


» Ricardo Rabelo Mota () em 25/03 10:21

Quanto ao Terra, é de se estranhar ter colunistas tão mal informados. Na info exame deste mês informa que o portal busca utilizar, quase que exclusivamente, linux para os seus servidores. É bem da prática capitalista: fala bem só de quem tem grana, mas utiliza-se dos demais para crescer. Ainda bem que me desvinculei do acesso Terra, que tem piorado a olhos vistos.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 25/03 11:22

Eu acessei o formulário de contato do Terra - http://informatica.terra.com.br/est/faleconosco/contato.htm - e mandei o seguinte para eles:

"A notícia do URL http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI283451-EI553,00.html tem um parágrafo ALTAMENTE tendencioso e que espalha FUD (Medo, Incerteza e Dúvida) sobre o Sistema Operacional GNU/Linux:

"Segundo alguns analistas, ativistas pró-Linux - o sistema operacional de código aberto que compete com o Windows - se escondem atrás das sátiras mais ácidas contra a Microsoft. Alguns vêem inclusive pistas desses ativistas nos vírus informáticos que periodicamente atacam o grupo, como aconteceu recentemente com o Mydoom."

Esta é uma informação despropositada, sem quaisquer evidências e que fere profundamente o status de profissionais sérios que trabalham com este sistema e o incentivam. É absurdo e infundado - mesmo que haja tais analistas, eles devem ser citados para se poder contestar a fonte; uma afirmação anônima como esta não é característica de imprensa séria e comprometida."

Se alguém se sentir inclinado, poderia fazer o mesmo com suas próprias palavras. Acho que isso mostraria a eles que tem mais gente indignada com o teor das reportagens.


» Cadu () em 25/03 13:31

A Microsoft tem mais é que sumir do mapa. Chega de monopólios e Sistemas (não-)Operacionais horríveis...


» Deyson Thome () em 25/03 19:14

A matéria do Terra começa ridícula desde o título. Quem sabe eles não fazem uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Tio BIll a pagar a multa.


» Marcelo Nascimento () em 25/03 19:46

A matéria não foi escrita por colunistas do Terra, e sim pela AFP (Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 2000 Agence France-Presse). Acho que nesse caso eles não poderiam publicar se não fosse a matéria inteira...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 25/03 20:02

Bom, isso tá lá, mas eles que publicaram, então que encaminhem.


» Bogdano () em 26/03 07:41

Haha... Ativistas PRÓ-LINUX.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.